Citação Postado originalmente por DOUGLAS 00 Ver Post
Justamente. Sabe quando o nego véio faz merda? Excesso de confiança. Mas afirmo, é bem comum esse excesso de confiança em "novato". Até o primeiro "cagaço"...

Eu me considero "macaco véio". Creio tenho mais de 100 mil km no lombo de moto, piloto a uns 12 anos, já fiz viagens de 1600km. E ainda me considero um piloto "regular/bom". Ainda tenho muitas coisas a melhorar(Preciso parar de forçar os pulsos e punhos, usando mais o corpo e perder o medo em estrada de chão/off road). Quando pego uma moto grande, vai um tempinho pra me sentir a vontade. Imagine quem tem 5 mil km nas costas.

Punker, não sei em que moto vc começou, se começou com a moto que tem hoje. É uma moto de boa, com a performance bem próxima a da Strada. Ai que digo, nessa faixa, até a Strada, é tranquilo, qualquer iniciante pilota e a moto perdoa erros bobos ( A maioria mal sabe frear direito e nem imagina o que é um contra esterço...)

Já quanto as 250, acho que estão no limite do recomendável. Uma Fazer como primeira moto? Tudo bem, se a habilidade for boa... mas se começar a chegar na 300, na Ninja... é outra performance... tem que ter juízo, concentração e o cara vai ter que se esmerar mais na pilotagem. Nem entro na questão financeira, pois nem todo mundo é "pelado" como eu...

Na verdade tem que se observar de caso pra caso. Em alguns casos, tudo bem, apesar de não ser o ideal. Mas na dúvida, o lance é começar de boa, não acha?

Concordo plenamente, ele deve ir de boa sem exageros independente da moto.
A minha ainda permite erros, mas a posição do piloto deitado nela dificulta sair de certas situações. Já a roadwin deixa o piloto ereto podendo ter maiores reações.
Eu comecei na Racing que tenho, ela não passa dos 130mk/h do painel o que já faria um grande estrago, mais sei até onde posso ir, por isso acho que ele poderia até usar uma ninjinha se soubesse que não é experiente e que não está andando de bicicleta.