Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
Não quero discordar das contas de vocês sobre os cálculos da bateria aguentar uma lãmpada de 60W. Mas vejam o meu ponto de vista...

Uma lâmpada de 60W a 12V puxa 5A. Se a bateria for de 7Ah beleza, mas se fosse assim seria fácil demais, Por ex. numa biz que tem a bateria de 3Ah se colocasse uma batera de 7Ah ela aguentaria a lâmpada, mas não é assim que funciona, chegaria uma hora que a bateria iria acabar... porque o estator da moto não dá conta de mandar esses 5A que a lâmpada puxa, suponhamos que o estator mande 3A, os outros 2 serão puxados da batera, podemos até colocar uma batera de carro mas com o tempo ela iria se esgotar.

Por ex. uma Twister, o estator dela tem a capacidade de gerar 0,204kW que daria 204W que ainda dá 17A, que será distribuído entre a ignição e iluminação, e mais buzina, etc.
O alternador da titan 150 gera 0,068kW, que daria 68W, acho que nem preciso dizer mais nada....
É exatamente isso que vivo falando: O ESTATOR É A BASE DE TUDO! Se ele não dá conta de repor a carga a mais, ou de gerar suficiente pra manter uma lampada de 60w sem queda de tensão, abandona a idéia!

Ou seja, quem quer procurar melhorar a luz da moto colocando lampada mais forte... antes de gastar dinheiro com lampada pesquisem quantos watts gera o ESTATOR, e não a bateria. Ela até dá uma noção se vai funcionar porque geralmente ela tem amperagem de acordo com a capacidade do estator. Então: bateria grande = estator mais potente. Mas sabendo a potencia do estator é mais garantido.
Estator fraco aceita bateria maior, mas não aceita lampada mais forte.