bom... lá vou eu tentar passar alguma dica de melhoria das coisas das Suzuki Yes 125 (e pelo que ví, aplicável à GSR 150i e às duas novas GSR 125...), de forma simples e prática, como sempre procuro fazer:

melhorar o freio traseiro, bastante criticado pela maioria, vide uns tantos tópicos relacionados. Isso, neste caso, pode ser feito trocando-se apenas 1 peça externa, mantendo-se patins e lonas originais... esta peça:




apesar da "excepcional" qualidade da foto do meu strange ling celular (eu não estava com minha câmera quando fiz a troca), essas duas peças são os braços de acionamento das lonas do freio traseiro. A da esquerda (a maior) é a original da minha Yes... e a da direita é a original da Intruder 125, que comprei nova, por R$ 10,00 no centro de Sampa, numa das Suzuparts.

Como tenho ambas as motos, depois que comprei a Intruder percebi que o freio traseiro dela era bem mais eficiente, atuava bastante mais, que o da Yes...
Nas manutenções, nunca ví nada, internamente, que justificasse o freio da Yes ser pior... ambos são semelhantes (ou iguais, sei lá!)... e pelo meu jeito de conduzir as motos, nada relativo a consumo das lonas podia ser ligado à essa diferença. Então, em algum momento é que pensei no tamanho desse braço de acionamento, mesmo considerando o tamanho diferente das rodas, e esse pensamento foi sendo adicionado e juntado com o caso do bracinho da embreagem delas, que pela simples montagem em posição errada prejudica o acionamento da mesma, porque envolve uma pequena diferença no deslocamento do prato separador da embreagem, quando errada.

No caso dos freios, a montagem não estava errada... mas o tamanho desse braço dá uma diferença bastante significativa no tanto que os patins são acionados, para o mesmo curso que se aplica no pedal do freio propriamente dito. Com o braço maior, o ângulo de giro resultante no eixo do acionamento é menor do que com o braço pequeno, para uma mesma pisada do pedal... espero que consigam "visualizar" essa idéia para entender...

Após muito enrolar, troquei há poucos dias esse braço... a frenagem com o traseiro melhorou bastante, mesmo com minhas lonas ainda originais da moto, que está com pouco mais de 78 mil km. Agora, usar o traseiro para controlar o equilíbrio nos zig-zag em trânsito parado ficou bom, como é na Intruder.