Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 20
  1. #1
    Banido
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Posts
    850

    Freio traseiro da Yes 125, e sub-sequentes - MELHORANDO

    bom... lá vou eu tentar passar alguma dica de melhoria das coisas das Suzuki Yes 125 (e pelo que ví, aplicável à GSR 150i e às duas novas GSR 125...), de forma simples e prática, como sempre procuro fazer:

    melhorar o freio traseiro, bastante criticado pela maioria, vide uns tantos tópicos relacionados. Isso, neste caso, pode ser feito trocando-se apenas 1 peça externa, mantendo-se patins e lonas originais... esta peça:




    apesar da "excepcional" qualidade da foto do meu strange ling celular (eu não estava com minha câmera quando fiz a troca), essas duas peças são os braços de acionamento das lonas do freio traseiro. A da esquerda (a maior) é a original da minha Yes... e a da direita é a original da Intruder 125, que comprei nova, por R$ 10,00 no centro de Sampa, numa das Suzuparts.

    Como tenho ambas as motos, depois que comprei a Intruder percebi que o freio traseiro dela era bem mais eficiente, atuava bastante mais, que o da Yes...
    Nas manutenções, nunca ví nada, internamente, que justificasse o freio da Yes ser pior... ambos são semelhantes (ou iguais, sei lá!)... e pelo meu jeito de conduzir as motos, nada relativo a consumo das lonas podia ser ligado à essa diferença. Então, em algum momento é que pensei no tamanho desse braço de acionamento, mesmo considerando o tamanho diferente das rodas, e esse pensamento foi sendo adicionado e juntado com o caso do bracinho da embreagem delas, que pela simples montagem em posição errada prejudica o acionamento da mesma, porque envolve uma pequena diferença no deslocamento do prato separador da embreagem, quando errada.

    No caso dos freios, a montagem não estava errada... mas o tamanho desse braço dá uma diferença bastante significativa no tanto que os patins são acionados, para o mesmo curso que se aplica no pedal do freio propriamente dito. Com o braço maior, o ângulo de giro resultante no eixo do acionamento é menor do que com o braço pequeno, para uma mesma pisada do pedal... espero que consigam "visualizar" essa idéia para entender...

    Após muito enrolar, troquei há poucos dias esse braço... a frenagem com o traseiro melhorou bastante, mesmo com minhas lonas ainda originais da moto, que está com pouco mais de 78 mil km. Agora, usar o traseiro para controlar o equilíbrio nos zig-zag em trânsito parado ficou bom, como é na Intruder.


  2. #2
    Usuário de motoneta Avatar de Clarion bilmont
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Petrópolis - RJ
    Idade
    44
    Posts
    122
    Citação Postado originalmente por Jduarte Ver Post
    bom... lá vou eu tentar passar alguma dica de melhoria das coisas das Suzuki Yes 125 (e pelo que ví, aplicável à GSR 150i e às duas novas GSR 125...), de forma simples e prática, como sempre procuro fazer:

    melhorar o freio traseiro, bastante criticado pela maioria, vide uns tantos tópicos relacionados. Isso, neste caso, pode ser feito trocando-se apenas 1 peça externa, mantendo-se patins e lonas originais... esta peça:




    apesar da "excepcional" qualidade da foto do meu strange ling celular (eu não estava com minha câmera quando fiz a troca), essas duas peças são os braços de acionamento das lonas do freio traseiro. A da esquerda (a maior) é a original da minha Yes... e a da direita é a original da Intruder 125, que comprei nova, por R$ 10,00 no centro de Sampa, numa das Suzuparts.

    Como tenho ambas as motos, depois que comprei a Intruder percebi que o freio traseiro dela era bem mais eficiente, atuava bastante mais, que o da Yes...
    Nas manutenções, nunca ví nada, internamente, que justificasse o freio da Yes ser pior... ambos são semelhantes (ou iguais, sei lá!)... e pelo meu jeito de conduzir as motos, nada relativo a consumo das lonas podia ser ligado à essa diferença. Então, em algum momento é que pensei no tamanho desse braço de acionamento, mesmo considerando o tamanho diferente das rodas, e esse pensamento foi sendo adicionado e juntado com o caso do bracinho da embreagem delas, que pela simples montagem em posição errada prejudica o acionamento da mesma, porque envolve uma pequena diferença no deslocamento do prato separador da embreagem, quando errada.

    No caso dos freios, a montagem não estava errada... mas o tamanho desse braço dá uma diferença bastante significativa no tanto que os patins são acionados, para o mesmo curso que se aplica no pedal do freio propriamente dito. Com o braço maior, o ângulo de giro resultante no eixo do acionamento é menor do que com o braço pequeno, para uma mesma pisada do pedal... espero que consigam "visualizar" essa idéia para entender...

    Após muito enrolar, troquei há poucos dias esse braço... a frenagem com o traseiro melhorou bastante, mesmo com minhas lonas ainda originais da moto, que está com pouco mais de 78 mil km. Agora, usar o traseiro para controlar o equilíbrio nos zig-zag em trânsito parado ficou bom, como é na Intruder.

    Diz uma coisa: como você conseguiu ficar 78000 km com lonas originais????
    "Pra que asas se Deus me deu duas rodas????"
    Conheçam e deem sugestões sobre minha yeszinha: http://www.pequenasnotaveis.com.br/f...125-yes-44610/

  3. #3
    Banido
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Posts
    850
    procuro usar a moto "economicamente"... as pastilhas, do dianteiro, também são as originais.

    Mas, contribuindo para isso, trabalho a 35 km de distância, então são 70 km ida e volta. Desses 70, 40 são em rodovia, quase sempre percorridos em 5a marcha, e usando freio motor quando necessário. Não abuso das frenagens, nem das arrancadas... então, freios e pneus são muito poupados (conseguí levar o primeiro pneu traseiro até 25.960 km... os dois Michelin em seguida, duraram um 25 mil e o outro quase, foi aos 24.500).

    Além disso, faço frequentemente bate-volta a lugares até 150~200 km de distância, e isso também aumenta kilometragem com pouco uso dos freios.

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de Clarion bilmont
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Petrópolis - RJ
    Idade
    44
    Posts
    122
    Você deveria criar era um tutorial de como economizar freios e pneus... troquei a primeira leva de pneus com 12000, pastilha já troquei duas vezes e lona aos 11000. Quando o freio da minha yes está bem reguladinho noto que ele é efetivo, mas depois de umas 2 ou 3 ssemana começa a ficar deficiente de novo... essa troca do braço adianta mesmo? ou é necessário apenas um ajuste fino na porca de regulagem?
    "Pra que asas se Deus me deu duas rodas????"
    Conheçam e deem sugestões sobre minha yeszinha: http://www.pequenasnotaveis.com.br/f...125-yes-44610/

  5. #5
    Banido
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Posts
    850
    um tutorial assim é meio inviável... mas pensarei.

    Sobre a troca, o que acontece é que com o braço original, ao pisar no pedal do freio, o eixo de acionamento dos patins gira pouco, há um "ângulo de atuação" pequeno... então, qualquer desgaste na lona vai sendo mais percebido no afundamento do pedal do freio...

    Com o braço menor, o giro no eixo de acionamento será um pouquinho maior, e então menos suscetível do desgaste aparecer tão rapidamente lá na ponta do pedal... as regulagens serão menos frequentes...

    - - - Updated - - -

    complementando:

    com o braço menor, já que o ângulo efetivamente "girado" no eixo de acionamento será maior, a atuação da pressão dos patins sobre a panela será mais efetiva... e praticamente com a utilização da mesma força aplicada no pedal do freio...

  6. #6
    Usuário de motoneta Avatar de Clarion bilmont
    Data de Ingresso
    Jul 2012
    Localização
    Petrópolis - RJ
    Idade
    44
    Posts
    122
    Entendi.. bora testar! vou ver se consigo a peça e depois posto minhas sensações!
    "Pra que asas se Deus me deu duas rodas????"
    Conheçam e deem sugestões sobre minha yeszinha: http://www.pequenasnotaveis.com.br/f...125-yes-44610/

  7. #7
    Banido
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Posts
    850
    esqueci de comentar:

    ao trocar, o novo braço deve ser montado na mesma posição em que o anterior estava, ou seja, mantendo o mesmo alinhamento em relação ao eixo de acionamento...



    Essa posição até pode ser modificada quando se sabe que ainda há lona suficiente, para fazer com que o braço e a haste de acionamento fiquem a 90 graus um em relação ao outro, com o freio já ajustado, esse é o ideal...

  8. #8
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Petrópolis RJ
    Idade
    34
    Posts
    608
    Boa JDUARTE , no caso vc usou o braço da intruder né ?

  9. #9
    Banido
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Posts
    850
    sim, ele mesmo... optei pelo da Intruder por que sei que esse tamanho que está nela produz ótima frenagem. Há outros tamanhos, de outras motos, que também poderiam ser utilizados... o importante nesse caso é que sejam menores mesmo que o da Yes.

  10. #10
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Localização
    fortaleza
    Posts
    519
    cara e com o braço menor 1 consequencia e ter de por mais força pra freiar? Pois o braço maior como por ex uma porta voce fecha ela mais facil empurrando pela ponta dela... se empurrar mais perto do eixo de rotaçao a força tem de ser maior...

    Na minha quando eu freio eu vejo que so da pra apertar 1 pouco o freio e depois nao tem como apertar mais...

    Meu medo trocando essa peça e aquelas barrinhas que empurram a lona de freio girarem demais e darem 1 giro completo ai a moto da 1 estralo bem alto e se voce tiver em alta velocidade a moto bamboleia muito... tem de ter cuidado...

    isso ja aconteceu com voce?

  11. #11
    Banido
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Posts
    850
    não precisa por mais força... como a "relação" entre as duas alavancas envolvidas aí (a alavanca desse braço, e a alavanca no pedal do freio, a que está atrás do bacalhau) está meio equivocada, com o braço menor a aplicação da força que fazemos no pedal torna-se mais produtiva. É por causa desse tamanho do braço original que o movimento mais amplo no pedal não se transforma num movimento suficiente nesse braço.

    Para que aconteça o que voce citou (o came de acionamento girar), será necessário o tambor do freio estar muito desgastado, e as lonas também... isso é percebido na marca que existe no eixo de acionamento, que serve de medidor do estado das lonas...

  12. #12
    Novato
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    35
    Posts
    33
    Não sei se o freio traseiro da GSR precisa de melhoras, só uso o dianteiro que é nota 10.

  13. #13
    Banido
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Posts
    850
    ah, "proveitosa" observação... ... freio dianteiro? ... ah, é ótimo, sim.

    enquanto isso:

    o braço da minha Intruder:


    o braço da minha Yes:


    e, o braço de uma Yes aqui do condomínio:



    claro que eu preciso dizer que há uma diferença, já que ninguém vai perceber isso. Olhem com atenção a "outra" Yes.


    * --- ah, a foto do braço da minha Yes já é a atual, utilizando a peça da Intruder...
    Última edição por Jduarte; 25-09-12 às 19:48. Razão: complementar a informação

  14. #14
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Petrópolis RJ
    Idade
    34
    Posts
    608
    Citação Postado originalmente por Jduarte Ver Post
    ah, "proveitosa" observação... ... freio dianteiro? ... ah, é ótimo, sim.

    enquanto isso:

    o braço da minha Intruder:


    o braço da minha Yes:


    e, o braço de uma Yes aqui do condomínio:



    claro que eu preciso dizer que há uma diferença, já que ninguém vai perceber isso. Olhem com atenção a "outra" Yes.


    * --- ah, a foto do braço da minha Yes já é a atual, utilizando a peça da Intruder...
    jduarte INTRUDER com cano da YES ?

  15. #15
    Banido
    Data de Ingresso
    Jul 2006
    Posts
    850
    é sim... dá uma estética muito boa para a moto... e atualmente ela está com o motor de Yes também.

 

 

Tópicos Similares

  1. Freio traseiro a disco na Biz 125 +!!!!!!
    Por fabiogarros no fórum Preparação
    Respostas: 16
    Último Post: 23-03-12, 10:27
  2. Freio traseiro da YES
    Por joãomaller no fórum Área de debate
    Respostas: 13
    Último Post: 08-09-11, 08:04
  3. Melhorando o freio traseiro da Yes
    Por A.C.P. no fórum Área de debate
    Respostas: 16
    Último Post: 13-11-08, 00:11
  4. Freio traseiro da yes 125
    Por jotappe no fórum Área de debate
    Respostas: 1
    Último Post: 12-11-08, 20:47

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •