Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 11 de 11
  1. #1

    Pesquisa sobre novo produto - descanso de punho

    Pessoal. Olá. Sou aluno de engenharia Mecânica e estou fazendo uma matéria de empreendedorismo. Nessa matéria devemos criar um novo produto, estudá-lo e fazer um protótipo(e se der certo, levar para frente o projeto).A ideia inicial foi construir um descanso de mão e/ou braço para motos, que deve ser muito útil para os estradeiros. Por enquanto, a ideia é fazer um apoio de tal forma que o piloto descanse o braço mas ao mesmo tempo continue acelerando a moto.
    Agora estamos na fase de entrevistar o público-alvo, e ver quais as necessidades e receptividade das pessoas a este produto. Acho que os melhores lugares para isso, são os fóruns, por isso estou aqui. Se puderem me ajudar, serei realmente grato. São só algumas perguntas e que realmente nos ajudarão a fazer o melhor projeto possível. As perguntas seguem abaixo. Conto com a ajuda de vocês. Caso queiram mais informações ou tenham dúvidas, podem deixar mensagem aqui ou também podem me contactar pelo meu email [email protected]

    Quanto tempo você pilota motos?
    Já fez viagens muito longas?
    Se sim, sentiu cansaço e dores nas mãos, pulsos e braços devido a forma de pilotar/acelerar?
    Acha que um acessório como um descanso para mão e/ou braço seria útil?
    Você preferiria um descanso/apoio só na manopla(o que só seria útil para o punho) ou um maior que envolvesse o antebraço também?
    Você compraria um desses descansos? Se sim, até quanto estaria disposto a pagar?
    Tem alguma sugestão para esse descanso?(ex: acolchoado para melhor conforto, antideslizante para melhor aderência, etc )

  2. #2
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    ja travei o punho ja.., facilita bastante em questão de longos trajetos, porém é meio perigoso, ja que não se tem controle da aceleração e a potencia necessária da moto é sempre variavel em rodovias, pode ser que pra grandes facilite, o cara deixa la em 5% do uso do motor e vai embora sem as mãos..
    dor na mão só da quando usa luva...., tem que ficar apertando mais pra não voltar o acelerador.. =S
    pago uns 10, 20 reais ^^
    Última edição por chiccoli; 20-09-12 às 08:08.

    Como o tempo e o vento...

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de Cláudio W.
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Posts
    292
    Então amigo, piloto motos a mais ou menos 3 anos e acho um descanço para o braço algo um tanto desnecessário. Pra mim e acho que pra grande maioria dos motociclistas, o problema não é a posição de pilotagem e coisas do gênero o que encomoda um pouco é o fato de ter que estar sempre com a mão firme do acelerador, sem poder tirá-la dali praticamente, acho que faria mais sucesso algum tipo de mecanismo que "prendesse" o acelerador na posição que deixassemos, isso seria interessante para viagens, já que então poderiamos soltar a mão, apoiá-las em cima na manopla de maneira confortável, ou até mesmo pilotar sem ela ou coisas do tipo. como é em carros com piloto automático, você aperta o piloto automático e o carro mantem a velocidade sem você precisar ficar com o pé acelerando.

    Eu tenho isso no meu Vectra CD 2.2 e acho muito interessante. Um descanço pra mão poderia bater muito com a falta de necessidade, e a estética que poderia ficar prejudicada. Então fica minha opinião.

  4. #4
    Motociclista Avatar de Bruno Rafael
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Itapira - São Paulo
    Posts
    1.828
    Antes de responder suas perguntas, eu sempre pensei em uma coisa que travasse o acelerador sei que é perigoso) mas em uma reta interminavel isso seria bem util... isso existe?
    e outra coisa, acho que vc poderia colocar o protótipo desse descanço pq eu não imagino como seje, vamos ás perguntas:
    Quanto tempo você pilota motos? Um pouso mais de 1 ano
    Já fez viagens muito longas? A viagem mais longe que eu fiz foi de 200km ida e 200km volta
    Se sim, sentiu cansaço e dores nas mãos, pulsos e braços devido a forma de pilotar/acelerar? As luvas diminuem muito o cansaço nas mãos, mas já senti cansaço sim
    Acha que um acessório como um descanso para mão e/ou braço seria útil? Creio que sim, mas preciso saber o que exatamente é isso.
    Você preferiria um descanso/apoio só na manopla(o que só seria útil para o punho) ou um maior que envolvesse o antebraço também? apenas proximo á manopla
    Você compraria um desses descansos? Se sim, até quanto estaria disposto a pagar? Depende muito do material do qual é fabricado, mas creio que de 70~100 eu pagaria
    Tem alguma sugestão para esse descanso?(ex: acolchoado para melhor conforto, antideslizante para melhor aderência, etc ) Poderia ser feito com a mesma espuma dos bancos das motos, nem muito duro, nem muito mole, e a capa do banco das moto em maioria já é antideslizante.

  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de Cláudio W.
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Posts
    292
    Citação Postado originalmente por brunorafael Ver Post
    Antes de responder suas perguntas, eu sempre pensei em uma coisa que travasse o acelerador sei que é perigoso) mas em uma reta interminavel isso seria bem util... isso existe?
    Não existe nada do tipo, pode até existir alguma gambira, que alguém tenha feito.

    Você não entendeu minhas "intenções", não é algo que travasse o acelerador, apenas algo que o assegurasse na posição deixada, algo de fácil destravamento. Tipo algo que exercesse uma pressão sobre a manopla de acelerador, uma pressão suficiente para não deixá-lo voltar. Mas que com aplicação de força ele voltasse.

    Como eu dei o exemplo do meu carro, Vectra CD 2.2 16V, no momento que tu aciona o Piloto automático, ele mantêm a velocidade, mas se tu pisar no freio ou no acelerador ele desativa automaticamente.

    Sobre trancar o acelerador é perigoso em partes, só seria um perigo para um motorista meio novato, porque mesmo trancado sem poder voltar, é só usar embreagem, freio e deu. Mais do que o giro subir e cortar umas quantas vezes não acontece.

  6. #6
    Motociclista Avatar de Bruno Rafael
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Itapira - São Paulo
    Posts
    1.828
    Citação Postado originalmente por Cláudio W. Ver Post
    Não existe nada do tipo, pode até existir alguma gambira, que alguém tenha feito.

    Você não entendeu minhas "intenções", não é algo que travasse o acelerador, apenas algo que o assegurasse na posição deixada, algo de fácil destravamento. Tipo algo que exercesse uma pressão sobre a manopla de acelerador, uma pressão suficiente para não deixá-lo voltar. Mas que com aplicação de força ele voltasse.

    Como eu dei o exemplo do meu carro, Vectra CD 2.2 16V, no momento que tu aciona o Piloto automático, ele mantêm a velocidade, mas se tu pisar no freio ou no acelerador ele desativa automaticamente.

    Sobre trancar o acelerador é perigoso em partes, só seria um perigo para um motorista meio novato, porque mesmo trancado sem poder voltar, é só usar embreagem, freio e deu. Mais do que o giro subir e cortar umas quantas vezes não acontece.
    então, isso de acelerar ou freiar é bom, mas eu penso em algo simples, apenas para manter a manopla viirada mesmo, pq eu iria continuar com a mão em cima, isso seria apenas para descançar a mão um pouco...

  7. #7
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783
    Já vi algo parecido em uma Harley Davidson, o punho tinha um negócio diferente, e que você não precisava apertar a manopla para acelerar, somente movimentando eu punho ou sua mão já acelerava.

    Algo desse tipo:



    Parem o mundo que eu quero descer...

  8. #8
    Usuário de motoneta Avatar de Cláudio W.
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Posts
    292
    Citação Postado originalmente por Diego.fcs Ver Post
    Já vi algo parecido em uma Harley Davidson, o punho tinha um negócio diferente, e que você não precisava apertar a manopla para acelerar, somente movimentando eu punho ou sua mão já acelerava.

    Algo desse tipo:



    É um bom equipamento, mas creio que sirva apenas para motos que tenham o acelerador leve, coloca isso numa Twister que o acelerador é pesado... O bagulho gira em cima da manopla e não faz nada na mesma. -N

  9. #9
    Motociclista Avatar de Cachorro
    Data de Ingresso
    Jun 2009
    Posts
    1.784
    Buenas!

    Se a intenção é aliviar a mão do acelerador, existe além dessa opção postada acima essa outra aqui:

    Piloto Automático Para Moto - Universal - Cruise Control - R$ 164,90 no MercadoLivre

    Outra coisa que já vi era um peso de guidão adaptado, tu acelerava até onde queria e ajustava o peso de guidão pra ele travar o punho.

    Quanto à descansa-braço, já fiz 900kms num dia de Twister, de CBR450 e de CB500 e nunca senti necessidade.

    Abs,
    Última edição por Cachorro; 20-09-12 às 21:11.
    Carregando...

  10. #10
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783
    Então Claudio, eu vi um esquema desse em uma Harley, só que essa peça parecia fazer parte da manopla, e parecia ser muito anatômico e confortável, era até maior que essa, e notei que a mão apoiava muito bem nela, achei interessante.
    Parem o mundo que eu quero descer...

  11. #11
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Seria bom uma coisa que não ''travasse'' o acelerador, mas sim algo que tu acionasse e desse uma resistencia ao punho pra não retornar sozinho. Mas que ainda assim, na hora que precisasse desacelerar, bastasse girar a manopla devolta ao zero ao invez de apenas soltar como é de costume.

    Lembro de algumas motos velhas de amigos nas quais convivi, que era normal o acelerador pesado por falta de lubrificação a ponto de acelerar e poder tirar a mão que ele ficava. Aí empurrava pro zero pra desacelerar. No caso teria então de ser algo que desse resistencia num único sentido: pra não voltar. Porque acelerador duro pra puxar aí ninguem merece!

 

 

Tópicos Similares

  1. moto muito inclinada no descanso
    Por uedaa no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 05-05-12, 22:33
  2. Estribo quebrado ( pezinho de descanso )
    Por Rodolfo Henrique no fórum Área de debate
    Respostas: 22
    Último Post: 19-04-10, 00:43
  3. pesquisa sobre câmeras digitais
    Por Rafa Davidson no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 9
    Último Post: 27-02-09, 21:33

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •