Existem muitos MITOS com relação a esta motocicleta, alguns deles são verdadeiros outros nem tanto.
Considero como pontos positivos nesta MOTO:
1) Posição de pilotagem, principalmente para pilotos de pequena estatura.
2) O consumo de combustível que é 26 a 29 km/litro é muito bom para sua cilindrada.
3) Possui um motor muito robusto e que requer muito pouca manutenção.
4) Possui COXINS no GUIDÃO e nas PEDALEIRAS do piloto o que quase elimina a sensação de VIBRAÇÕES DO MOTOR.
Como pontos negativos eu apontaria:
1)O motor, embora muito potente e robusto, apresenta ruídos excessivos em alta rotação, mesmo com todas as folgas ajustadas para os valores recomendados pelo fabricante.
2)O farol é de PÉSSIMA EFICIÊNCIA para uma lâmpada de 45W/45W. Recomendo, como eu fiz, a sua substituição pelo da TWINSTER-250 que possui um grupo ótico de muito MELHOR RENDIMENTO e frente em policarbonato.
3)A CHAVE COMBINADA de FAROL-ALTO/BAIXO + SETAS + LAMPEJADOR é ergonomicamente desconfortável e antiquada já que exige que o piloto desligue a SETA , após fazer uma curva, com um movimento contrário ao de acionamento. Quase todas as MOTOS de outras marcas já aboliram este tipo de chave e utilizam uma chave com um interruptor para cada função e o interruptor da SETA é desativado com um simples TOQUE. Eu, substitui na minha por uma chave da YBR-125 e estou muito satisfeito.
4) A maior parte dos CROMADOS da MOTO são de péssima qualidade, oxidam muito rápidamente (e olha que eu não moro no litoral) em especial o PÁRA-LAMAS dianteiro e o ESCAPAMENTO. No caso do pára-lamas dianteiro/ traseiro dá para prolongar a vida útil revestindo a parte interna com FIBRA DE VIDRO.
5)A AUSÊNCIA de um interruptor de proteção no MANICOTO DE EMBRAGEM permite que se acione o MOTOR DE PARTIDA com a MOTO engatada em qualquer marcha. ISTO REPRESENTA UM PEGIGO EM POTENCIAL!!!. Motos de outras marcas e até de cilidrada menor e mais leves, já possuem este dispositivo de proteção/segurança. Na minha adicionei este insterruptor e estou mais seguro agora.
6) As TAMPAS LATERAIS são presas ao QUADRO apenas por ENCAIXES DE BORRACHA o que as tornam muito fáceis de serem FURTADAS ou de simplesmente desencaixarem e caírem durante uma viagem devido à pressão do vento na região logo abaixo do ASSENTO. Na minha instalei dois pequenos pedaços de cabo de aço (com cobertura plástica e terminação em olhal) com uma extremmidade aparafusada na TAMPA e o OLHAL ficando fechado na TRAVA DE CAPACETE.
7) Ao se retirar e colocar a RODA DIANTEIRA é preciso ter muito CUIDADO ao se instalar o DESMULTIPICADOR (Sistema de engrenagens que transmitem o movimento da RODA DIANTEIRA para o CABO DO VELOCÍMETRO) pois a sua posição é muito CRÍTICA e se for instalada pelo menos uns poucos graus FORA DE SUA POSIÇÃO, quando se apertar a porca do EIXO a probabilidade de ficar forçando e trincar a CARCAÇA DO DESMULTIPLICADOR é muito GRANDE. Portanto, tome CUIDADO quando for à BORRACHARIA consertar o PNEU DIANTEIRO, a maioria dos borracheiros não está acostumada com este modelo de MOTO.
8) O ELEVADO CUSTO das peças de reposição ORIGINAIS e a oferta de peças no MERCADO PARALELO ainda é MUITO PEQUENA.
9) O BAIXO PREÇO DE REVENDA. Esta MOTO é pouco conhecida o que implica em tomar um BOM PREJUÍZO na hora de revendê-la.