Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 15 de 76

Visão do Encadeamento

  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de Cláudio W.
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Posts
    292

    Lightbulb Vocês sabem fazer uma curva de moto?

    Olá pessoal, pode parecer estranho, mas resolvi criar um tópico ajudando o pessoal menos experiente, e quem sabe até mesmo alguns experientes. Recentemente meu amigo caiu por não saber fazer uma curva corretamente, ou melhor, para si, ele estava fazendo a curva certo. Não que eu seja uma espécie de perfeição em matéria de pilotagem, provavelmente tem coisas que eu não sei, mas essa que eu sei vou compartilhar com vocês, porque realmente quase ninguém sabe, garanto que quando eu explicar vai ter um monte de gente achando "estranho". Mas vamos lá.

    O que eu tenho a dizer para vocês é que você acha que para entrar numa curva é só virar o guidão para o lado da curva e deitar a moto, esqueça tudo que você sabe... Você está fazendo errado!

    Se você quer fazer uma boa curva, você deve girar o guidão para o lado de fora da curva, isto mesmo, se você vai entrar para a esquerda, você o vira pra direita. Isto é uma técnica chamada contra-terço. Quando você entra numa curva e mantêm o guidão a favor da curva que você está fazendo, você está brigando com a moto, porque no extinto dela de moto, ela quer levantar, e você está querendo que ela deite. E amigo, moto não gosta de ser contrariada, se você fizer isso e deitar bastante a chance de escorregar o pneu dianteiro e você ir para o chão é grande. Quando você gira o guidão para fora da curva, a moto se deita de automático, sendo assim é a moto que quer deitar, não é você que está obrigando. Sendo assim não tem nenhuma força querendo levantar ela e outra querendo baixar, fazendo assim uma curva sem riscos de derrapagem, exceto por fatores externos, areia na pista, pista molhada, pneus ruins enfim.

    Pratiquem a técnica com moderação, quando eu falo em virar o guidão para fora da curva, eu não digo em virá-lo realmente, você vai aplicar uma força suave nele para fora da curva e já vai sentir de imediato a moto pedindo pra descer, o que ela pedir pra descer você desce, nunca tente controlar a descida dela "brigando" com ela como eu falei antes, se ela descer demais alivia a força contrária e ela subirá. Se você tentar levantar ela na marra a chance do pneu dianteiro sair da linha é a mesma de virar o guidão para dentro da curva.

    Contra-terço é uma técnica usada a partir dos 40 Km/h, é a velocidade que a moto cria um efeito físico pelo movimento giratório das rodas. Enfim, não vou explicar a parte física porque o tópico já está enorme. Como podem ver, curva não é tão simples como vocês imaginavam, é por isso que dizem, o bom piloto a gente conhece nas curvas.
    Última edição por Cláudio W.; 21-09-12 às 16:12.

 

 

Tópicos Similares

  1. Fazer curva na chuva medo
    Por Rodolfo Henrique no fórum Área de debate
    Respostas: 34
    Último Post: 21-01-12, 15:42
  2. Vendo curva de COYOTE para FAZER
    Por douglasybrazul no fórum Classificados
    Respostas: 18
    Último Post: 09-03-09, 10:03
  3. Como fazer uma curva segura & mais alguns Comentários
    Por Minervino no fórum Área de debate
    Respostas: 30
    Último Post: 03-10-08, 13:45
  4. Vocês já incentivaram algum amigo ou parente para comprar uma moto?
    Por Rodrigo_Alves no fórum Área de debate
    Respostas: 30
    Último Post: 02-10-08, 18:54
  5. Vocês sabem o que é TWI?
    Por sucupira no fórum Área de debate
    Respostas: 16
    Último Post: 26-11-07, 10:41

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •