Postado originalmente por
Diego.fcs
Tão falando de óleo agora? Assunto bom, mas não vamos mudar o assunto do tópico. Antes as motos não cortavam giro, aí os tontos andavam com o motor quase explodindo, aí colocaram um limitador, para se ter uma faixa de segurança para preservar o motor, e o pessoal quer continuar andando cortando giro e tentando descobrir um jeito de se andar além dessa faixa de segurança, e qual o motivo?
Lembre-se que tem uma faixa de giro ideal para se trocar as marchas, e isso depende de cada motor, o torque máximo, ou a máxima capacidade de um veículo tracionar uma carga, sempre ocorre numa rotação inferior à máxima, por isso não se deve trocar de marchas na linha vermelha, que é onde ultrapassa essa faixa do torque máximo. Os manuais dos veículos sempre informam sobre potência máxima, torque máximo e a rotação onde cada um deles ocorre.
Quando o motor trabalha próximo a rotação de torque máximo ele é mais econômico e menos exigido. Essa é a faixa de uso que confere maior durabilidade ao motor. O uso do motor na sua faixa mais alta de rotação aumenta o consumo e, se ocorrer de forma habitual, assim como os cgzeiros, compromete a sua durabilidade.
Só para complementar, não sou "coxinha", sou um cara com 30 anos de idade, já com uma certa experiência com motos e por ser engenheiro, e estar estudando para ter um 2° título de engenheiro, sempre procuro informações concretas, e não com pseudos motoqueiros, ou pseudos "mexânicos", tanto que eu mesmo montei minha moto, e tudo o que você quer saber sobre motos, está no manual dela, basta saber ler que saberá tudo sobre ela.
Esse fórum tem os caras que mais entendem de moto que eu já vi na vida, portanto, leia bastante esse fórum antes de postar algo.