Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 2 de 6 PrimeiroPrimeiro 1234 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 16 a 30 de 81

Tópico: Trocar o oleo

  1. #16
    Motociclista experiente Avatar de Defeacer
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Posts
    2.241
    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    1000 em 1000 ? baboseira ? troca com mobil preto de 3 em 3 mil , vê que que sobra do motor kkkk
    Se o manual diz então é oras :P
    ​​


    Se corro, logo existo...por pouco tempo

  2. #17
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Citação Postado originalmente por Defeacer Ver Post
    Se o manual diz então é oras :P

    é..., a cb500 era mobil e a cada 6 mil né.., ninguém fazia, não sei pq..

    Como o tempo e o vento...

  3. #18
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    Eu troco de 2 mil em 2 mil, as vezes um pouco menos.
    Apesar de escuro, dá pra perceber que o oleo ainda aguentava mais.
    Sobre o oleo da Mobil, ele é um bom óleo sim. O que manda é a classificação API, que no caso dele é SG (pior que o SL da Yamalube por exemplo).
    E outra se tiver no manual trocar de 3 mil em 3 mil é porque a fabrica testou exaustivamente o motor e o óleo antes de falar isso.
    O ponto chave é sempre verificar o nível, se não fizer isso e o óleo baixar...

    No mais, seguir manual é seguir tranquilo.
    Abraços, nação!
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  4. #19
    Motociclista Avatar de sandro lara
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    presidente prudente
    Idade
    48
    Posts
    877
    E la vamos nós pra uma "saga"kkk , mobill? yamalube ? de mil em mil ? de 4 em 4? mais um topico sem fim , moço troca quando der e pronto .
    Armas não matam pessoas,pessoas,matam pessoas.

  5. #20
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Citação Postado originalmente por Diey Ver Post
    Eu troco de 2 mil em 2 mil, as vezes um pouco menos.
    Apesar de escuro, dá pra perceber que o oleo ainda aguentava mais.
    Sobre o oleo da Mobil, ele é um bom óleo sim. O que manda é a classificação API, que no caso dele é SG (pior que o SL da Yamalube por exemplo).
    E outra se tiver no manual trocar de 3 mil em 3 mil é porque a fabrica testou exaustivamente o motor e o óleo antes de falar isso.
    O ponto chave é sempre verificar o nível, se não fizer isso e o óleo baixar...

    No mais, seguir manual é seguir tranquilo.
    Abraços, nação!

    SG ? até esses dias era SF

    Como o tempo e o vento...

  6. #21
    Usuário de motoneta Avatar de sergipe
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    361
    eu troco de 1000 em 1000, de 1500 em 1500 e essa última foi com 2000, depende da forma que utilizei a moto nesse período(nas manhas ou mais forte)
    o manual diz pra trocar com 4000, porém ele diz para reduzir caso o uso seja severo ou outros usos, tipo em poeira e seilá mais o que
    sabesse lá como eles chegaram a conclusão que é pra trocar com 4000?!
    só sei que troco e trocarei nesse esquema que falei.

  7. #22
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    43
    Posts
    3.485
    Citação Postado originalmente por Motaro Ver Post
    Eu sigo o manual pra tudo. Inclusive fazia todas as revisões na concessionária tbm, o que passou a ser inviável devido a demora e preço, já que rodo 2500km todo mês e tinha que revisar de 3 em 3. Utilizo aquele óleo Mobil preto, padrão do manual. Não tento inovar nem encurtar ou aumentar o prazo. Também não me meto a fazer. Sou mto grosso com isso.
    Não tem problema passar 200 km da troca amigo...mas me diz uma coisa, é mobil preto api sf 20w50 que a suzuki recomenda na gsr150i ? Ta errado isso ai não ta... nem as intruders que tão ai desde 2002 usavam esse oleo de especificação api SF. Sempre foi API Sg no manual da minha trudi 2006 e no da minha yes 2008. A jtoledo fez uma baixa de especificação ? To curioso agora.

  8. #23
    Iniciante Avatar de Cláudio Lima
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Localização
    Maceió - Alagoas
    Posts
    80
    Citação Postado originalmente por mdorigon Ver Post
    ... é mobil preto api sf 20w50 ...
    esta é outra questão, a minha é 2009, e na tampinha do motor tem escrito 10w40, nunca encontrei este óleo, sempre coloquei 20w50 mobil 4t API SG ou lubrax 4t API SL

    - - - Updated - - -

    Outra coisa outro dia eu estava bolado pq todos carinhas qeu conheço tocam o óleo de 1.000 em 1.000, liguei para concessionária e perguintei pq o manual fala pra trocar de 3 em 3 e o pessoal troca de 1 em 1, a resposta foi para não esperar o limite dito no manual, então eu troco o óleo a cada 1.500 e o filtro a cada 3.000, fiz até uma planilha no excel para não esquecer
    Última edição por Cláudio Lima; 22-10-12 às 08:15.

  9. #24
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Parana
    Posts
    4.860
    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    1000 em 1000 ? baboseira ? troca com mobil preto de 3 em 3 mil , vê que que sobra do motor kkkk
    Dessa vez sou obrigado a concordar com o Defeacer
    Suzuki Intruder azul 2011, voltando a pilotar apos muitos anos

    Fiat Idea 2008 - Esse é da familia

  10. #25
    Iniciante Avatar de Cláudio Lima
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Localização
    Maceió - Alagoas
    Posts
    80
    A maior parte das motos 4 tempos comercializadas no Brasil possuem sistema motor e transmissão acoplados. O óleo é responsável pela lubrificação do motor e também pela lubrificação da caixa (transmissão). Muito diferente do sistema dos carros e caminhões que tem um tipo de óleo para motor e outro tipo para caixa.

    Grande parte dos lubrificantes para motos que se encontram no mercado tem a viscosidade 20W50 e norma API SF. E é justamente aí que começa toda a confusão. Os lubrificantes para motos além de ter a viscosidade 20W50 e API SF, deverá conter também estampado no frasco a norma JASO MA ou JASO MB. A viscosidade 20W50 API SF existe também para carros, mas não deverá conter a norma JASO. Então não se deve usar óleo de carro em moto. O lubrificante de moto deverá garantir o bom funcionamento do motor e ao mesmo tempo lubrificar a caixa, evitando excesso de deslizamento (patinação) dos discos de embreagens. O deslizamento pode ocorrer pelo uso de produto com maior índice de aditivação, como API SH, SJ, SL ou superior.
    Hoje existem produtos com API superior a SG, mas são avaliados pelas montadoras fazendo testes com as embreagens.

    Observe as características dos motores das motocicletas
    - Altas temperaturas de operação;
    - Grandes variações de temperatura de trabalho;
    - Alta potência específica - aproximadamente 1,5 vezes maior do que a de um carro de passeio;
    - Altas rotações - aproximadamente 2 vezes a de um carro;
    - Reservatórios de óleo menores.

    Essas características – alta temperatura com pouco volume de óleo – faz com que o regime seja considerado muito severo. Por isso às vezes tem que se trocar o óleo a cada 1000 km (mil quilômetros).

    Principais Normas de desempenho para motos 4 tempos:

    API: American Petroleum Institute
    JASO: Japanese Automobile Standards Organization

    classificações:
    SF: De 1980 a 1989;
    SG: De 1989 a 1994;
    SH: De 1994 a 1996;
    SI: De 1996 a 1998;
    SJ: De 1998 a 2000;
    SL: De 2000 aos dias atuais.
    JASO MA: Alto índice de coeficiente de atrito (bom para embreagens)
    JASO MB: Baixo índice de coeficiente de atrito (fraco para embreagens)

    DICA:
    Verifique o período de troca de óleo no manual do proprietário. Somente a montadora que define esse período, baseada em testes específicos em campo e laboratórios.

    fonte:
    Entendendo sobre óleos - Motos 4 tempos - LUBHAUS e http://r19club.com/catalogos/classif...antes-parte-1/
    Última edição por Cláudio Lima; 22-10-12 às 08:17.

  11. #26
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    43
    Posts
    3.485
    Citação Postado originalmente por Cláudio Lima Ver Post
    esta é outra questão, a minha é 2009, e na tampinha do motor tem escrito 10w40, nunca encontrei este óleo, sempre coloquei 20w50 mobil 4t API SG ou lubrax 4t API SG

    - - - Updated - - -


    Outra coisa outro dia eu estava bolado pq todos carinhas qeu conheço tocam o óleo de 1.000 em 1.000, liguei para concessionária e perguintei pq o manual fala pra trocar de 3 em 3 e o pessoal troca de 1 em 1, a resposta foi para não esperar o limite dito no manual, então eu troco o óleo a cada 1.500 e o filtro a cada 3.000, fiz até uma planilha no excel para não esquecer
    Opa...tem um excelente da elf 10w40 api sh, acho que tem lubrax agora 10w40. Tinha um ipiranga 10w40 api sm totalmente sintetico. Em fim... se vc procurar nos grandes centros tem de boa. Mas se não tiver não encuque com isso...veja algum que atenda o minimo de api e seja feliz. Quer um tiro e queda e que vc acha em qq lugar : yamalube...20w50 e api sl.

    Lubrax tecnomoto
    http://www.br.com.br/wps/portal/port...-+motocicletas
    Última edição por mdorigon; 22-10-12 às 08:32.

  12. #27
    Usuário de motoneta Avatar de LostSoul
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Localização
    Porto Alegre - RS
    Idade
    42
    Posts
    129
    É uma diferença grande na viscosidade do 10w40 pro 20w50... Mas já encontrei o 10w40 até em supermercados, dá mais uma pesquisada e com certeza irá encontrar.

  13. #28
    Motociclista Avatar de Diogo-RJ
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    1.012
    compre um oleo decente e qualidade top: motul 3000 SG...melhor entre os minerais (msm tendo mineral SL)...msm sendo SG, qualidade sem igual...nao adianta nada ter alta tecnologia se nao vai aguentar o tranco os aditivos e etc...

    troca com 3mil um "motul 3000 SG" e "yamalub SL ou qualquer outro mineral SL" para vc ver a diferenca da qualidade como ainda sai o oleo.

    mobil preto é igual coca cola zero...vale mais a pena comprar 3lt de coca zero, sai muito mais barato para jogar no motor.

    sobre o semi e 100% sintetico...continuo com a linha motul...(talvez esse mobil mx semi-sintetico Sl, mas trocaria de 2mil em 2 mil)...ja o motul 5100 vai fundo com 5mil a troca.
    Última edição por Diogo-RJ; 22-10-12 às 12:03.

  14. #29
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Citação Postado originalmente por halvaro Ver Post
    Dessa vez sou obrigado a concordar com o Defeacer
    eu tbm concordo, e não concordo.., ta ficando difícil arrumar argumentos que ele não saiba responder kkk
    existem muito mais fatores além do que o santo manual e as super especificações dos oleo independente de marca...

    Como o tempo e o vento...

  15. #30
    Motociclista Avatar de Motaro
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Idade
    33
    Posts
    1.482
    Bom, vcs tão me deixando é com um medo do krl SUAHSUHAs
    Mas ok. Confesso que não entendo nada de nada sobre esse assuntoe simplesmente sigo o q me disseram. Troco filtro e óleo a cada 3mil, coloco o Mobil 4T Mineral (inclusive peguei aqui os docs antigos e vi q nas revisões na concessionária, botaram esse mesmo. Enfim, ta funcionando, rs.

    Dafra - Next250
    Good guys go to heaven. Riders can go anywhere!

 

 

Tópicos Similares

  1. Trocar Óleo
    Por D.Lima no fórum Área de debate
    Respostas: 1
    Último Post: 22-11-10, 17:38
  2. Trocar oleo da Titan 99
    Por Volverine MF no fórum Área de debate
    Respostas: 5
    Último Post: 29-11-08, 17:02
  3. Trocar óleo da bengala
    Por sucupira no fórum Área de debate
    Respostas: 27
    Último Post: 27-09-07, 22:21
  4. Como trocar o Filtro de óleo da Yes??
    Por RGBguima no fórum Área de debate
    Respostas: 3
    Último Post: 25-04-07, 19:46
  5. Trocar o Óleo da Yes
    Por danielpaiva no fórum Área de debate
    Respostas: 10
    Último Post: 13-04-07, 11:59

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •