Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 9 de 9
  1. #1
    Motociclista experiente Avatar de Zanca
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Salto/SP
    Idade
    42
    Posts
    2.588

    Tensor corrente de comando da TW

    Ai pessoal blz, a um tempo atras eu tirei o tensor para retirar o motor de partida e percebi um barulhinho o qual me disseram que era o tensor, como para vender a moto coloquei o escape original agora da para ouvir o barulhão que esta fazendo o tensor, tem como regular ele ou só trocando
    Atual CG Titan 1998 "Azul Abrolhos" a famosa roxinha

    ex CG Titan 2004 Vermelha
    ex Hunter 125 2005 Vermelha
    ex Twister 2007 Preta

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de Zanca
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Salto/SP
    Idade
    42
    Posts
    2.588
    kraca veio ninguém manja de tensor de corrente de comando
    Atual CG Titan 1998 "Azul Abrolhos" a famosa roxinha

    ex CG Titan 2004 Vermelha
    ex Hunter 125 2005 Vermelha
    ex Twister 2007 Preta

  3. #3
    Iniciante Avatar de SKDN
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Uberlandia - MG
    Posts
    67
    Zanca, não vou te dizer que eu manjo, mas li bastante a respeito.

    Existe sim uma maneira de dar uma sobrevida para o tensor, cortando uma pequeno pedaço da mola dele, mas o ideal mesmo é trocar pelo catracado, que não esta saindo tao caro, tendo em conta o quanto dura..

  4. #4
    Motociclista Avatar de Irmão
    Data de Ingresso
    Oct 2010
    Localização
    Mossoró-RN
    Idade
    39
    Posts
    938
    Tenta o seguinte, tira a tampinha que tem atrás e coloca uma chave fenda fina
    roda até a mola encolher toda depois solta e dá mais um aperto (não muito).
    Liga a moto e vê se parou se não parou troca o tensor. Agora se seu é de catraca
    é só tirar a mola e colocar um algo que entre dentro do buraco e empurrar um pouco
    até dá um estralo (não pode empurrar muito senão fica muito apertado.
    Como sei se o tensor é de catraca ou não?
    Quando vc tirar a tampinha dele sai uma mola comprida é catraca outro detalhe
    a maioria dos tensores de catraca a tampinha é chave "allen" enquanto o original
    é "Phillips".

  5. #5
    Motociclista Avatar de nil_bad
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Localização
    Praia Grande - SP
    Idade
    37
    Posts
    1.223
    Tem que ver se não é a corrente de comando que ja foi pro saco, o melhor é trocar visto que é barato a peça.

    60 reais o da plasmoto catracado.

  6. #6
    Motociclista Avatar de apu
    Data de Ingresso
    Jul 2009
    Localização
    RS
    Idade
    74
    Posts
    1.421
    tensor de corrente de comando da TW, se for o original, tem que trocar. isso se o problema realmente for o tensor, pois pode ser a corrente de comando que chegou ao fim da vida. a minha troquei com 40.000. se for trocar o tensor, coloca um da plasmoto que tem regulagem, dai futuramente eh soh apertar.

    abraço

  7. #7
    Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2018
    Localização
    Belmonte-BA
    Idade
    40
    Posts
    2
    O meu problema é op tensor mas estou cismado em trocar por um que não seja original, entende, o da plasmoto realmente é de confiança alguem ja trocou e não deu problema ou se deu em quanto tempo?

  8. #8
    Novato
    Data de Ingresso
    Jan 2018
    Localização
    Belmonte-BA
    Idade
    40
    Posts
    2
    Vi este Tópico em outro site e queria compartilhar com vc's


    Autor: Ivander V. Silva

    Site: http://motodicas.blogspot.com/2016/1...omando-em.html

    Teste da Corrente de Comando - Para quem tem pouco conhecimento: O comando de válvulas na moto é transmitido através de uma corrente (ou vareta, nas mais primitivas) ligada no eixo da cambota (virabrequim) até o eixo de comando na parte superior do motor, nos carros usa-se correia dentada. Com o uso, a corrente apresenta fadiga e para compensar isso existe um tensor de baquelite, fixo na parte posterior do motor para guiá-la, e na parte traseira há um tensor móvel, o qual é pressionado contra a corrente pelo Acionador do Tensor da Corrente de Comando. Nas motos Honda de 200 a 250cm³ nacionais as quais fazem uso da mesma peça, tem-se freqüentemente notado a fadiga do Acionador do Tensor da Corrente de Comando, e isso ocorre sem um período base de uso, podendo ocorrer aos 3000km de uso ou 50000km.

    A forma com que foi arquitetada a peça faz com que a mesma retorne com a vibração da corrente. Pode ocorrer também o limite de uso da corrente de comando e o tensor permanecer funcional. O que acontece é que às vezes é trocada a corrente sem ter sido dada uma atenção especial no acionador do tensor da corrente de comando que às vezes é o culpado. A troca da corrente pode até resolver o problema por alguns meses, porque com a corrente nova, o acionador do tensor vai trabalhar no início do seu curso (maior pressão da mola). Segue abaixo como examinar na sua moto, onde está localizada a fadiga. 1 - Para começar, retire o escape da moto (XR 200 e Tornado), no caso da XR 200 deve-se retirar o motor de arranque também (dá para retirá-lo sem retirar o carburador, será necessária uma chave combinada de 10mm). 2 - Com uma chave allen de 5mm retire o acionador do tensor (nas motos mais novas é um parafuso sextavado de 8mm, fazendo-se necessário o uso de uma chave canhão soquete), o qual estará totalmente estendido (com a ponta pra fora).



    A partir daí já pode ser iniciado o teste do conjunto. 3 - Com o acionador todo estendido, tente recolocá-lo na base onde estava, forçando um pouco na sede com a mão, para esticar a corrente. Se ficar alguma distância entre a peça e a parede do motor, significa que você ainda tem corrente em condições de uso. Quanto menor essa distância entre a peça e a sede, implica em desgaste mais acentuado da corrente. Acionador do tensor estendido. Acionador sendo colocado na sede para testar desgaste da corrente. Não reparem que eu estou mostrando em um cilindro vazio. 4 - Agora nos resta fazer o teste do acionador, simularemos com as mãos o funcionamento da peça no motor. Com ele todo estendido, coloque a peça com a ponta para baixo em cima de alguma superfície, com uma mão aberta faça um pouco de pressão em cima da peça (como na figura abaixo) e com a outra mão, dê umas "marteladas" em cima de sua mão para verificar se a peça sede a pressão. A pressão com a mão simula a pressão entre o acionador e o tensor, enquanto que as pancadas com a outra mão simula a vibração do motor.

    Se isso acontecer e a peça recolher, significa que o acionador deve ser trocado, caso contrário pode recolocá-lo no lugar. 5 - Recolocação da peça na sede (finalização dos testes). Para se recolocar a peça no lugar, deve-se recolher a ponta da peça que agora se encontra estendida. Pra isso abra a tampinha que tem na parte externa com uma chave philips (vulgo estrela), e agora com uma pequena chave de fenda, gire no sentido horário até a ponta recolher totalmente, quando isso acontece ela trava com a ponta recolhida e assim permanece quando se retira a chave. Peça sendo recolhida para recolocação. 6 - Reencaixe a peça no motor, troque a junta se necessário e fixe com os parafusos, com uma pequena chave de fenda, gire no sentido horário a peça para destravá-la. Uma pancada, com o cabo de um martelo, por exemplo, também faz com que a peça destrave e voltei a acionar o tensor. Após isso feche a tampinha. Uma observação: Na twister o exame pode ser simplificado da seguinte forma, como o escape não passa pela frente do acionador. Basta retirar a tampinha e colocar uma chave de fenda pequena (tudo isso sem desmontar nada, com a peça no motor). Dê partida na moto e com a chave de fenda, gire no sentido anti-horário, se o motor parar de bater corrente, significa que você ainda tem corrente em condições de uso, caso contrário, deve ser trocada. Se o acionador do tensor da corrente de comando estiver com a mola cansada, quando acelerar a moto, você vai ver a chave de fenda girar no sentido horário sozinha (acionador recuando com a vibração da corrente)!!! Isso implica em dizer que o mesmo deve ser trocado.

    Quando se faz necessária à troca do acionador do tensor da corrente de comando, eu particularmente, não recomendo a peça original, pois irá entrar em fadiga novamente, mais cedo ou mais tarde (já acompanhei alguns casos). Aconselho a utilização da peça paralela produzida pela Plasmoto que além de ter a qualidade já comprovada (nunca vi queixas e eu mesmo uso há quase um ano), é mais barata que a original. Há também a mesma peça produzida pela WGK que parece ser ligeiramente mais barata que a da Plasmoto, mas usam o mesmo princípio de montagem. O diferencial na peça paralela é que usa um sistema de cremalheira com uma trava que permite a peça avançar e jamais recua, então não há como perder eficiência, a corrente só vai sacolejar quando realmente extrapolar a sua vida útil, fazendo agora só a troca da corrente e de repente seria até bom dar uma verificada se os tensores estão legais na hora da troca da corrente, coisa fácil de se verificar.
    Última edição por Anderson Twistero; 03-01-18 às 09:14. Razão: Faltou o autor

  9. #9
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por Anderson Twistero Ver Post
    O meu problema é op tensor mas estou cismado em trocar por um que não seja original, entende, o da plasmoto realmente é de confiança alguem ja trocou e não deu problema ou se deu em quanto tempo?
    acho que você está precisando conhecer o tensor de catraca e o tensor parafuso onde um é mais antigo e o outro mais recente e corrige o problema, de esticar demais, do antigo.
    o parafuso tem mais progressividade no auto-ajuste durante a variação de temperatura.

    nesse vídeo o rapaz compara os dois, não está com todas as informações porém tira a dúvida.
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

 

 

Tópicos Similares

  1. Tensor da corrente de comando da titan 150
    Por sdksk8 no fórum Área de debate
    Respostas: 18
    Último Post: 01-08-11, 18:40
  2. Dúvida: Acionador do tensor da corrente de comando!
    Por fabiogarros no fórum Área de debate
    Respostas: 1
    Último Post: 02-07-10, 21:32
  3. Tensor de corrente de comando da titan...
    Por Bronislaw no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 08-01-10, 20:00
  4. Respostas: 5
    Último Post: 09-03-08, 17:33

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •