Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 9 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 135
  1. #1
    Motociclista Avatar de Cachorro
    Data de Ingresso
    Jun 2009
    Posts
    1.784

    Freio à disco -- Vs -- Freio à tambor

    Discutam aqui e deixem o tópico dos lançamentos da Dona Honda em paz!

    auhsuhasuhas

    Abs,
    Carregando...

  2. #2
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    May 2012
    Idade
    36
    Posts
    269
    Comparativo de freios de Honda/Yamaha tambor com moto xing-ling a disco.:

    Auto Esporte - Comparativo: Dafra Riva 150 x Honda CG 125 Fan x Yamaha YBR 125

    Se as japonesas ganham na suspensão, nas frenagens, o disco dianteiro da Riva faz a moto ser superior com acionamento mais contundente do sistema. YBR e CG, nas versões avaliadas, fazem uso do arcaico sistema a tambor no trem dianteiro, o que exige mais força no momento de parar e menor eficácia em casos de urgência. Na traseira, todas possuem freio a tambor

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    Quixeramobim-Ceará
    Idade
    36
    Posts
    425
    Freio a disco infinitamente superior. Desde que saiba usar.
    "É melhor lançar-se à luta em busca do triunfo, mesmo expondo-se ao insucesso, do que ficar na fila dos pobres de espírito, que nem gozam muito nem sofrem muito, por viverem nessa penumbra cinzenta de não conhecer vitória e nem derrota"


  4. #4
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    São Paulo
    Idade
    43
    Posts
    613
    Citação Postado originalmente por Natão Ver Post
    Comparativo de freios de Honda/Yamaha tambor com moto xing-ling a disco.:

    Auto Esporte - Comparativo: Dafra Riva 150 x Honda CG 125 Fan x Yamaha YBR 125
    Pronto. Pode fechar o tópico.
    Dafra NEXT 250. 13000 KM e em plena Forma!


  5. #5
    Super Piloto Avatar de DOUGLAS 00
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Santa Cruz do Sul, RS
    Idade
    41
    Posts
    6.508
    Ainda acho que pra certas motos, o tambor da conta sim. Principalmente se for em Biz/CG 125.

    No caso da Biz por que o pneu da frente é fininho, e é bom esse comportamento mais borrachudo. No caso da Titan, mil vezes um tamborzinho que se mantem sempre razoável do que o freio a disco, que como pastilha a cada 7 mil km e o dono muitas vezes põe uma que não presta, arranha o disco e fica uma bosta.

    Obviamente disco é bem melhor que tambor. Mas usuário relaxado tem que ter tambor mesmo... Eu se fosse comprar uma segunda moto pra andar na city mesmo, compraria a versão tambor, simplesmente por andar quase sempre abaixo dos 60km/h...
    Moto é uma doença. Depois que se contrae, se passa a vida com ela ou se morre dela.
    Visite o blog Garagem Cafe Racer e conheça mais sobre o mundo das Cafe Racers.

  6. #6
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    São Paulo
    Idade
    43
    Posts
    613
    Citação Postado originalmente por DOUGLAS 00 Ver Post
    Ainda acho que pra certas motos, o tambor da conta sim. Principalmente se for em Biz/CG 125.

    No caso da Biz por que o pneu da frente é fininho, e é bom esse comportamento mais borrachudo. No caso da Titan, mil vezes um tamborzinho que se mantem sempre razoável do que o freio a disco, que como pastilha a cada 7 mil km e o dono muitas vezes põe uma que não presta, arranha o disco e fica uma bosta.

    Obviamente disco é bem melhor que tambor. Mas usuário relaxado tem que ter tambor mesmo... Eu se fosse comprar uma segunda moto pra andar na city mesmo, compraria a versão tambor, simplesmente por andar quase sempre abaixo dos 60km/h...
    Quanto ao relaxo, não há sistema que ajude um cara desse. Pode ser tambor, um pedaço de pau pra por no meio do aro na hora de frear, ou um disco.

    Se não fizesse diferença, as scooters não teriam e a Lead não teria o C-ABS que na XRE e CB300 custam 2 mil a mais.

    Tambor, deveria ter um sistema de auto-regulagem como nos carros. Não deveria depender de regulagem manual em moto nenhuma.

    Freio a disco é item de segurança. Sem ele, é o mesmo que o cara ter um carro com AirBags, ABS e andar sem cinto de segurança.
    Dafra NEXT 250. 13000 KM e em plena Forma!


  7. #7
    Super Piloto Avatar de DOUGLAS 00
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Santa Cruz do Sul, RS
    Idade
    41
    Posts
    6.508
    Claro que faz diferença. Mas não é taaannnttooo assim. Eu mesmo, já tive tudo que é tipo de tambor tenho moto com disco e sempre deu de boa, ao menos no meu uso.
    Moto é uma doença. Depois que se contrae, se passa a vida com ela ou se morre dela.
    Visite o blog Garagem Cafe Racer e conheça mais sobre o mundo das Cafe Racers.

  8. #8
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Parana
    Posts
    4.860
    Citação Postado originalmente por madnando1 Ver Post
    Pronto. Pode fechar o tópico.
    Patético o comparativo, a única coisa que fala é que o Freio a Disco da Riva tem acionamento mais "contundente", hilário

    Numeros de espaço de frenagem que é bom, nada

    Uma suspensão mau resolvida pode muito bem anular a teorica vantagem no espaço de frenagem do frieo a disco
    Suzuki Intruder azul 2011, voltando a pilotar apos muitos anos

    Fiat Idea 2008 - Esse é da familia

  9. #9

  10. #10
    Motociclista Avatar de Diogo-RJ
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    1.012
    Citação Postado originalmente por halvaro Ver Post
    Patético o comparativo, a única coisa que fala é que o Freio a Disco da Riva tem acionamento mais "contundente", hilário

    Numeros de espaço de frenagem que é bom, nada

    Uma suspensão mau resolvida pode muito bem anular a teorica vantagem no espaço de frenagem do frieo a disco
    disse tudo... sem mais. kkkkkkkkkkk

  11. #11
    Motociclista Avatar de CkOFan
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Porto Alegre - República Rio-Grandense
    Posts
    1.548
    Citação Postado originalmente por DOUGLAS 00 Ver Post
    Claro que faz diferença. Mas não é taaannnttooo assim. Eu mesmo, já tive tudo que é tipo de tambor tenho moto com disco e sempre deu de boa, ao menos no meu uso.
    É exatamente isso. Disco é melhor? ÓBVIO. Disco é incrívelmente superior ao tambor? NÃO! ABS é incrivelmente superior a disco e a tambor? SIM!
    Pronto.

    Essa diferença descomunal não existe, existe sim uma maior eficácia no freio a disco, o que não torna o tambor um equipamento completamente desqualificado.

  12. #12
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    São Paulo
    Idade
    43
    Posts
    613
    Citação Postado originalmente por CkOFan Ver Post
    É exatamente isso. Disco é melhor? ÓBVIO. Disco é incrívelmente superior ao tambor? NÃO! ABS é incrivelmente superior a disco e a tambor? SIM!
    Pronto.

    Essa diferença descomunal não existe, existe sim uma maior eficácia no freio a disco, o que não torna o tambor um equipamento completamente desqualificado.
    Se a maior eficácia do Freio a disco é unanimidade entre todos, deveria ser item obrigatório.

    Tem um projeto de lei tramitando no senado para obrigar todos os modelos vendidos aqui a terem freios ABS. Passou até no autoesporte na globo acho. É um bom projeto que visa a segurança do motociclista que não será aprovado infelizmente. Agora se fosse uma lei pra aumentar os impostos.... essa tava no papo!
    Dafra NEXT 250. 13000 KM e em plena Forma!


  13. #13
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Posts
    473
    claro que o disco é melhor, e eu só tenho a agradecer quem inventou..

    em junho tomei uma fechada de um caminhao (da coca-cola heheh) e freei forte o quanto pude, só cai porque o guidon tocou da mangueira do rodoar dianteiro, mas já estava quase parando, talvez uns 20km/h de 60 que eu estava qdfo percebi o "tombo"...

    se fosse tambor eu tinha entrado na cabine...

  14. #14
    Super Piloto Avatar de DOUGLAS 00
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Santa Cruz do Sul, RS
    Idade
    41
    Posts
    6.508
    Se fosse obrigatório, seria uma boa... pois baixaria o custo do disco.
    Moto é uma doença. Depois que se contrae, se passa a vida com ela ou se morre dela.
    Visite o blog Garagem Cafe Racer e conheça mais sobre o mundo das Cafe Racers.

  15. #15
    Motociclista experiente Avatar de Carleetos
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Maceió/AL
    Idade
    36
    Posts
    2.333
    Citação Postado originalmente por Strada Prata Ver Post

    Freio a disco, hoje, amanhã e sempre!
    Muito bom


    -


    Com certeza o freio a disco é bem superior. Assim como os carros serão obrigados a vir com ABS e AirBag, as motos deveriam sim serem obrigadas a vir com freio a disco na dianteira.

    Quanto a regulagem e manutenção, será igual para os dois sistemas. A gente colhe o que planta, se você não faz manutenção no freio não conte com ele pra te parar.
    1ª: CG 150 Titan Mix ES 09/10
    2ª: CBX 250 Twister Amarela 2007
    3ª: CG 125 Fan ESD 13/14
    4ª: Biz 110i 2017
    5ª: Fan 160 ESDi 2019
    6ª: Fuçando o OLX...

 

 

Tópicos Similares

  1. Trocar freio tambor para freio a disco
    Por brunobros no fórum Área de debate
    Respostas: 16
    Último Post: 04-04-11, 20:51
  2. freio a disco vs tambor
    Por junior_itj no fórum Área de debate
    Respostas: 82
    Último Post: 28-09-10, 17:36
  3. Mudança de freio à tambor para freio à disco ?
    Por Bruno Boo no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 11-03-09, 23:56
  4. Titan 150 / Freio a Tambor ou a Disco??
    Por Motorhead no fórum Área de debate
    Respostas: 34
    Último Post: 21-01-08, 10:02
  5. Respostas: 4
    Último Post: 22-02-07, 10:48

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •