Interessante. Gostei da tua observação quando dizes que:
Citação Postado originalmente por mdorigon Ver Post
[...]mesmo que seja a cabeça dele que va pro saco, tem toda uma cadeia envolvida nisso. Se hj eu cair com um cap que tivesse sem condições, e morresse por causa que o cap não me protegeu pq estava em má condições, fica ai o governo tendo que pagar pensão pro meus filhos...justo ?[...]
É a única argumentação plausível que já ouvi na vida que justificaria uma possível obrigatoriedade, na minha opinião.

Sobre
Citação Postado originalmente por mdorigon Ver Post
[...]o caso de um menor de 16 anos dirigindo a moto dele e morreu atingindo por um busão[...]
daí é sacanagem! Poxa, esquecendo por um min. o fato de ele ser menor, pilotando sem habilitação? Não dá né... a culpa sempre seria dele, que estaria colocando em risco outras pessoas por não ser habilitado (supondo, é claro, que a carteira de motorista certifique que a pessoa é hábil de fato, o que nem sempre é verdade...)

Outra observação é sobre aqueles capacetinhos "racha-cuca" (não preciso citar marcas porque todo mundo já pensou neles, hehe...), mais duros que concreto. O capacete fica intacto depois do acidente e o cérebro e o crânio todo rachado. E uma "instituição séria" ainda certifica aquilo... francamente... com certeza "alguém deve ter levado uma grana pra homologar." e aí, mais uma vez, já descobrimos um dos principais intuitos dessa regulamentação...

Mas, minha posição ainda é: Não obrigatoriedade!

Abraço!