Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 12 de 12
  1. #1
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Localização
    São Francisco do Itabapoana-RJ
    Idade
    33
    Posts
    62

    Question como adiantar o ponto de ignição

    Gostaria da ajuda de vcs,minha titan está com carburador de 2003,um pinhão 15 sem filtro de ar gigle de 108 e sem junta do cabeçote,gostaria de saber oque é adiantar o ponto? quais as vantagens e desvantagens? E se é pelo magneto só girando e olhando a marcação?Eu mesmo quero fazer na minha titan.O meu magneto e da titan 2001 com a marcas I II III está na I.Aguardo vcs.

    - - - Updated - - -

    NÃO INTENDI PQ FICOU TUDO EMBARALHADO LA EM CIMA

  2. #2
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Pode se adiantar refurando a mesa do estator.

    - - - Updated - - -

    Cara ontem ficamos discutindo isso um tempão no facebook e muitos teimam comigo que não, mas eu acho que adiantar o ponto demais causa desgaste maior dos rolamentos do vira e da biela.
    Pois o ponto é feito pra faísca ser disparada no momento exato que o pistão passa em cima.

    Ele sobe, passa pelo topo e desce. Se a faísca atrasa pega o pistão já descendo não se aproveita toda a força que poderia gerar na explosão.
    Se adiantar tem de ser pra que a faísca acerte o momento exato que o pistão chegou no topo.

    Mas como o movimento do pistão é absurdamente rápido e até o estator criar o campo magnético, o CDI criar a descarga, a bobina amplificar e a vela dar a faísca o pistão foi mais rápido. Por isso o ponto é adiantado em relação ao pistão. E isso tem de ser aumentado conforme o giro aumenta, pois mais rápido o motor gira mais a faísca tem que se apressar entende? Isso é a chamada curva de avanço que todo CDI tem.
    Antigamente as CGs a platinado tinham dentro do volante um mecanismo centrífugo com molas que conforme o giro aumentava a abertura da platina era antecipada.

    Enfim adiantar ponto numa CG hoje em dia acho que não convem, vale mais investir num CDI com curva de resposta específica.
    Se adiantar o ponto vai adiantar em toda a faixa de giro, pra ligar se a moto for a pedal vai dar um coice na perna, porque a faísca vai acontecer quando o pistão ainda tá subindo e faz ele voltar de vez pra tráz.

    - - - Updated - - -

    Ah, mais uma coisa: isso é no caso da moto ser a gasolina. Na moto a álcool o ponto pode ser mais adiantado, a metanol dizem que pode mais ainda.

  3. #3
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    magrao tk, reduzir o gap ja dianta o ponto de ignição em alguns graus, fora que tbm deixa a faisca mais forte

    Como o tempo e o vento...

  4. #4
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Localização
    São Francisco do Itabapoana-RJ
    Idade
    33
    Posts
    62
    vlw ai magrão,mas se vc souber de auguma coisa que eu possa fazer neste motor agradeço. E chiccoli o que é reduzir o gap????

  5. #5
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Magrão, A faísca tem que ocorrer um pouco antes do pistão chegar no topo, a hora que ele chegar no topo o combustível já tem que estar quase completamente queimado, se isso não acontecer ele não consegue aproveitar toda a energia que o combustível pode fornecer (aliás, o pistão aproveita em media só 1/3 da energia do combustível)
    Quanto maior a RPM mais p ponto tem que ser adiantado pois o pistão chega mais rápido no topo e como a mistura demora o mesmo tempo para queimar ela tem que começar a queimar mais cedo.

  6. #6
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    Magrão, A faísca tem que ocorrer um pouco antes do pistão chegar no topo, a hora que ele chegar no topo o combustível já tem que estar quase completamente queimado, se isso não acontecer ele não consegue aproveitar toda a energia que o combustível pode fornecer (aliás, o pistão aproveita em media só 1/3 da energia do combustível)
    Quanto maior a RPM mais p ponto tem que ser adiantado pois o pistão chega mais rápido no topo e como a mistura demora o mesmo tempo para queimar ela tem que começar a queimar mais cedo.
    É bem por aí, na verdade não só o processo da produção da centelha mas tambem a explosão já tem de acontecer nesse instante. O que importa é que a energia toda tem que aproveitar totalmente o deslocamento do pistão no cilindro. Se o pistão já tá indo já perdeu um pouco do ganho que teria.

    É tipo empurrar uma criança num balanço. Se deixar pra impulsionar quando ela já veio até vc e já tá retornando, não vai ter a mesma força que teria naquele instante que ela parou e vai começar a voltar, que seria o ''ponto exato''.

    Do mesmo jeito se for empurrar antes, quando ela ainda estiver vindo com velocidade na sua direção... o seu impulso vai dar um tranco na criança e em vc. É o caso do ponto adiantado! Por isso eu teimo com que tem a mania de falar em adiantar o ponto sem saber como faz, que vai sim ter desgaste maior nas peças do motor.

    - - - Updated - - -

    Perfectros, reduzir o gap é fechar um pouco a abertura do eletrodo da vela, e isso realmente adianta o ponto tambem.

  7. #7
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por perfectros Ver Post
    Gostaria da ajuda de vcs,minha titan está com carburador de 2003,um pinhão 15 sem filtro de ar gigle de 108 e sem junta do cabeçote,gostaria de saber oque é adiantar o ponto? quais as vantagens e desvantagens? E se é pelo magneto só girando e olhando a marcação?Eu mesmo quero fazer na minha titan.O meu magneto e da titan 2001 com a marcas I II III está na I.Aguardo vcs.

    - - - Updated - - -

    NÃO INTENDI PQ FICOU TUDO EMBARALHADO LA EM CIMA
    Bom colega essas modificações que vc fez são quase insignificante para um adiantamento de ponto,o que pode te ajudar um pouco é substituir o cdi original por um que tenha uma telemetria mais agreciva,os CDIs mais digitais tem uma variação de ponto pré-programadas,e um adiantamento de ponto direto na mesa do estator não terá um efeito significante ou benéfico para o motor.

    Mas se vc colocar uma comando melhor e um pistão 2~3mm rebaixar o cilindro uns 0,30~0,50 téra um resultado satisfatório,pois a simples remoção da junta do cabeçote não suficiente para um bom ganho de taxa,o maximo que vc fez foi subir a taxa de 9,5:1 para 9,8:1.

    Outra coisa,não se ganha torque ou potência aumentando a quntidade de combustivel no motor através de umasimples troca de giclê,para maior uma maoir quntidade de combustivel é preciso uma quntidade ainda maior de ar,caso ocntrário vc vai ter um motor consumindo mais e rendendo de menos.

    Só a existe duas formas de ganhar potência,aumentando a rpm ou aumentando o torque,se exeste outra formula magica eu quero saber!!!!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  8. #8
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Localização
    São Francisco do Itabapoana-RJ
    Idade
    33
    Posts
    62
    Oque será que acontece se eu mudar a regulagem da magneto ao invés de deixar na posição I deixar ele na III???

  9. #9
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Isso não é posição I, II ou III, isso é o avanço da ignição, o lugar pra montar é na chaveta. Quer uma ignição melhor coloque um CDI esportivo e uma bobina mais potente

  10. #10
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Toledo Pr
    Idade
    42
    Posts
    937
    Tem um cdi magnetron alta performance pra titan 99/2001, pode por que funciona muito melhor que mecher no avanço, te garanto.
    [img width=234 height=130]http://i17.photobucket.com/albums/b65/guidewes/TITANMOTOS2-1.jpg[/img]

  11. #11
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por Limabl Ver Post
    Bom colega essas modificações que vc fez são quase insignificante para um adiantamento de ponto,o que pode te ajudar um pouco é substituir o cdi original por um que tenha uma telemetria mais agreciva,os CDIs mais digitais tem uma variação de ponto pré-programadas,e um adiantamento de ponto direto na mesa do estator não terá um efeito significante ou benéfico para o motor.

    Mas se vc colocar uma comando melhor e um pistão 2~3mm rebaixar o cilindro uns 0,30~0,50 téra um resultado satisfatório,pois a simples remoção da junta do cabeçote não suficiente para um bom ganho de taxa,o maximo que vc fez foi subir a taxa de 9,5:1 para 9,8:1.

    Outra coisa,não se ganha torque ou potência aumentando a quntidade de combustivel no motor através de umasimples troca de giclê,para maior uma maoir quntidade de combustivel é preciso uma quntidade ainda maior de ar,caso ocntrário vc vai ter um motor consumindo mais e rendendo de menos.

    Só a existe duas formas de ganhar potência,aumentando a rpm ou aumentando o torque,se exeste outra formula magica eu quero saber!!!!
    Acho que isso tudo não significou nada !!!!!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  12. #12
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Citação Postado originalmente por Limabl Ver Post
    Acho que isso tudo não significou nada !!!!!
    o cara quer brincar com a ignição dele 1º, deixa ele...
    se eu fosse brigar por tudo aki eu tinha que matar uns par, então fika tranquilo...

    Como o tempo e o vento...

 

 

Tópicos Similares

  1. ignição Magnetron e ignição motoplat ,qual a melhor?
    Por jabiro no fórum Área de debate
    Respostas: 2
    Último Post: 02-10-09, 21:49
  2. Adiantar o ponto da 150...
    Por luizbaierle no fórum Área de debate
    Respostas: 0
    Último Post: 27-08-07, 09:40
  3. Respostas: 11
    Último Post: 17-12-06, 09:17
  4. adiantar comando de cg 125
    Por Stone no fórum Área de debate
    Respostas: 5
    Último Post: 21-10-06, 09:47
  5. Como Mudar o "ponto da moto"?
    Por lim@ no fórum Área de debate
    Respostas: 5
    Último Post: 19-05-05, 18:12

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •