Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 46
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de Cláudio W.
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Posts
    292

    Até quanto esses velocímetros marcam errado?

    Sei que o assunto é meio batido pessoal. Mas tava percebendo hoje o quanto esses velocímetros marcam errado, vinha hoje tranquilo na Rodovia mantendo 100 ~ 110 Km/h, quando passei por uma Factor 125 com seu velocímetro lá chegando os 120 Km/h, olho pro meu, ele em 110 Km/h, e eu passei pelo cara meio embalado ainda. Deve ser dai que surgem as histórias de motos 125 a 120 ~ 130 Km/h.

    Minha dúvida é, existe como acertar a marcação pra marcar o real mesmo, ou é assim mesmo? Velocímetro é só pra marcar a velocidade aproximada? Eu confio até no velocímetro da minha Twister, já que ela nunca passou dos seus 145 Km/h, o que eu acredito ser o máximo de limite real de uma moto de tal cilindrada. Agora já vi outros dizer que colam os 160 Km/h em retas, com moto original (sem comentários)...

    Então, opiniões?

  2. #2
    Usuário de motoneta Avatar de demetre
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Localização
    são joão de meriti-rj
    Idade
    37
    Posts
    153
    tópico com cara q vai dar oq falar rsrsrsrs

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de Cláudio W.
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Posts
    292
    Se tiverem bom senso, não tem o que dar o que falar. Eu acho bravo uma 250 monocilíndrica passar dos seus 140 Km/h original, acima disso ou a descida não tem fim ou é erro do velocímetro. Velocímetros saem sempre marcando a mais de fábrica, não é verdade? A questão é essa, tem como deixá-los pra marcar somente o real, ou mesmo bem regulado um velocímetro não marca a velocidade com exatidão?

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de demetre
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Localização
    são joão de meriti-rj
    Idade
    37
    Posts
    153
    eu axo q não tem como deixar eles marcando o mais correto possivel..sempre vai existir uma taxa de erro..

  5. #5
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103
    Eles marcam a mais para nossa própria proteção. A velocidade final real da TW assim como da Fazer é 135km/h, com a motos bem afinadas e originais.
    Existem erros grosseiros como o da Dafra 150 Kansas, na Yes marca 60 e na Kansas pra mais de 80km/h, sendo que na yes já está marcando um pouco a mais. Absurdo.
    Eu não vejo nenhum problema em marcar a mais, a preocupação é quando marca a menos e o radar não perdoa.
    Vc pode usar o GPS. Eu não vejo necessidade de mexer no velocímetro, pode ocorrer de estragarmos uma peça que está boa tentando melhorar. Penso que não compensa.
    Um grande abraço a todos os irmãos.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  6. #6
    Usuário de motoneta Avatar de Cláudio W.
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Posts
    292
    Citação Postado originalmente por Ivan RJ Ver Post
    Eles marcam a mais para nossa própria proteção. A velocidade final real da TW assim como da Fazer é 135km/h, com a motos bem afinadas e originais.
    Existem erros grosseiros como o da Dafra 150 Kansas, na Yes marca 60 e na Kansas pra mais de 80km/h, sendo que na yes já está marcando um pouco a mais. Absurdo.
    Eu não vejo nenhum problema em marcar a mais, a preocupação é quando marca a menos e o radar não perdoa.
    Vc pode usar o GPS. Eu não vejo necessidade de mexer no velocímetro, pode ocorrer de estragarmos uma peça que está boa tentando melhorar. Penso que não compensa.
    Um grande abraço a todos os irmãos.
    Errei por pouco, chutei máximo 140 Km/h, então, a minha TW, passa por tudo que é radar marcando quase certo, se o radar é 50 Km/h, pra dar cinquenta nele tem que passar um pouco acima dos 50, tipo 52/53 (calculando no painel). Mas como tem muitas motos aí com os velocímetros muito otimistas, como você mesmo citou, achei interessante perguntar se tinha como.

    Abraçs

  7. #7
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    A minha tw num passava de 140, hoje consegui regular ela.., bateu 158 na descida, mantendo 130~140 na reta, mas antes era 120, ~130
    uma vez o cattani tava falando que passou do lado de umas factor colado nos 140, a moto dele tava marcando 115 ^^
    se eu tivesse um amigo com gps eu queria medir...,
    não compro um pq a função principal não me serve muito..

    outra vez mandei regular o velocimentro da cg, mandei o cara deixar certinho como ela realmente deveria marcar!.
    blz.., todo mundo de 150 andando a 120.., 130.., e a cg do lado marcando uns 105~110.. kkkk
    arrependimento, acabou com a minha ilusão.. =/
    Última edição por chiccoli; 01-12-12 às 01:44.

    Como o tempo e o vento...

  8. #8
    Motociclista Avatar de augustothalison
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Idade
    30
    Posts
    502
    No Geral, os velocimetros tem uma margem de erro de até 10 km/h

  9. #9
    Usuário de motoneta Avatar de Neto SP
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    São Paulo SP
    Idade
    43
    Posts
    479
    Como ando com certa freqüência na pista, e tenho amigos que competem em varias categorias do motociclismo tenho visto que quando medidas com sistemas de telemetria que marcam a velocidade real da moto, a variação é grande, até em motos do mesmo modelo, por exemplo tem CG cujo painel só marca cerca de 5 Km/h mais do que o real enquanto em outras o erro chega a quase 20 km/h.

    Tem algumas que surpreendem positivamente e negativamente

    A Ninja 250 por exemplo a 161 km/h marcava 185...
    A CB 300 a 137 km/h marcava 158
    A CBR 600 RR a 230 km/h marca quase 260
    a XJ6 da Yamaha a 203 marcava 209
    A BMW F 800R estava a 215 e marcava 215
    a XTZ 125X a 103 km/h marca quase 120.

    È importante lembrar que abaixo de 100 km/h nas pequenas e de 140 nas grandes a margem erro é bem menor.

    Para que qualquer velocímetro de boa qualidade marque a velocidade real basta fazer a aferição de depois sincroniza-lo dando o desconto ou acrecimo necessario.
    Última edição por Neto SP; 01-12-12 às 08:18.

  10. #10
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    E por que vcs acham que eu não perco tempo nesses tópicos inúteis internet afora de: ''quanto a sua moto dá de final?'' É a mesma coisa que discutir futebol, política, religião, marca de moto...
    Última edição por magrao tk; 01-12-12 às 07:13.

  11. #11
    Usuário de motoneta Avatar de Hemerson Cavalcante
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Localização
    Poços de caldas
    Idade
    38
    Posts
    179
    em reta meio dificil, mais decida com a minha marcou 160km, decida de poços de caldas pra aguas da prata...
    em outras vezes passou ate ^^ sem zueira.
    [img width=231 height=130]http://www.cogumelolouco.com/wp-content/uploads/lxhDP.gif[/img]

  12. #12
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Criciúma - SC
    Posts
    4
    poe um velocimetro de bike, aqueles que da pra ajustar o diametro da roda

  13. #13
    Usuário de motoneta Avatar de sergipe
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Posts
    361
    eu na minha Bros 150 i.e toda original acalerando tuudoo até espremer a alma dela, marcava no painel 120km/h e 112km/h no GPS
    isso é o máximo que consegui extrair dela.

  14. #14
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Idade
    38
    Posts
    50
    Citação Postado originalmente por Cláudio W. Ver Post
    Se tiverem bom senso, não tem o que dar o que falar. Eu acho bravo uma 250 monocilíndrica passar dos seus 140 Km/h original, acima disso ou a descida não tem fim ou é erro do velocímetro. Velocímetros saem sempre marcando a mais de fábrica, não é verdade? A questão é essa, tem como deixá-los pra marcar somente o real, ou mesmo bem regulado um velocímetro não marca a velocidade com exatidão?
    Já me falaram para ir em uma loja que calibra taximetros homologada pelo imetro. 2,5% de erro após calibrado. So preciso lembrar que a medida que o pneu vai sendo gasto a medida muda e o erro aumenta.

    Quanto ao erro, 10% de erro a mais acho que é o aceitavel pelas montadoras.

    Sobre Twister a 160km/h, real mesmo eu duvido, digamos 150km/h de final real, na ladeira ajudando. Digo isso pq com garupa já coloquei 146km/h na ladeira a baixo. Real acho que era uns 130...

    No corsa 1.4 no alcool, coloquei 180, gps marcou 176 km/h. Nada mal né ?

  15. #15
    Lenda do Fórum Avatar de Yuri_RN
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Natal-RN
    Idade
    38
    Posts
    10.379
    Passei 8 meses sem cabo de velocímetro.. por ai vocês tira o quanto eu ligo pra olhar pra o Painel.

    «®» Campanha «®» "Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." «®»

 

 

Tópicos Similares

  1. Vela da YBR Factor, trocar de quanto em quanto tempo ?
    Por Bruno Boo no fórum Área de debate
    Respostas: 18
    Último Post: 13-10-13, 10:24
  2. Emoção e novidades marcam categorias internacionais em 2011
    Por MotoRide no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 0
    Último Post: 04-01-11, 12:24
  3. Motos marcam presença no salão do automóvel
    Por Mundo Moto no fórum Área de debate
    Respostas: 0
    Último Post: 29-10-10, 09:01
  4. Velocímetros mentirosos
    Por omesmojairo no fórum Área de debate
    Respostas: 55
    Último Post: 24-07-10, 20:25

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •