Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 23
  1. #1
    Novato Avatar de silviosouzassa
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    Londrina - Pr
    Posts
    13

    Post Painel com Led, ligar na chave

    Boa tarde galera amante de duas rodas,

    Bom sou novo aqui, e desculpe se estou postando em lugar errado, eu pesquisei, mas não consegui encontrar.

    Gostaria de saber da galera quem podia me ajudar com uma ligação na minha moto, possuo uma fan 150 2012, e estou fazendo um esquema para colocar leds no painel, acho muito feio aquele amarelo encandecente, e ainda mais so fica forte quando vc acelera. Como vou colocar leds, preciso colocar dirento na bateria, mais especifico, quando ligo a chave, sei que tem como fazer isso sem o uso de rêle. Gostaria da ajuda de vocês, assim que concluir o projeto, mostro como ficou.

    Ficon o aguardo

    Obrigado

  2. #2
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Bem vindo!

    É só tu pegar um ponto de tensão ''pós chave'' ou seja, que vai ter corrente só ao ligar a chave.
    Um lugar bem simples seria um dos 2 fios que vão pra chave de ignição, ou um dos fios que vão pro relé de pisca, ou então os que vão pros interruptores de freio, tanto dianteiro quanto traseiro.

    Tendo em mãos um multiteste ou até uma lampadazinha de painel pra testes fica bem fácil de identificar o fio certo, já que um sempre vai ter que ter tensão ao ligar a chave, que é o que tu vai usar pra ligar o circuito led. Só vou ficar devendo as cores dos fios porque a minha é 2004 não sei se na sua vão ser as mesmas cores, alem que não lembro de cabeça agora. Só sei que os que vão pra chave são um vermelho e outro vermelho com listra preta, fio nesses fios da chave que eu usei pra fazer na minha.

    Outro detalhe são os leds que tu vai usar. Se for os leds já vendidos pra painel de moto, no problem, basta ligar. Mas se for aqueles leds alto brilho vendidos em casas de componentes eletronicos aí complica um pouco, tem que entender um básico de eletronica pra montar os resistores aos leds, pois eles não são alimentados direto com 12v, mas funcionam fazendo o esquema de resistores.

    Da minha usa esses leds com resistores. Espalhei vários dentro do painel, por baixo dos números. Se não me engano usei uns 6~7 no do velocímetro. Mas ilumina bem. Pra ficar perfeito o ponteiro teria que ser luminoso tambem. Esse meu o ponteiro fica meio ruim de enxergar.
    Última edição por magrao tk; 09-12-12 às 16:16.

  3. #3
    Novato Avatar de silviosouzassa
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    Londrina - Pr
    Posts
    13
    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Bem vindo!

    É só tu pegar um ponto de tensão ''pós chave'' ou seja, que vai ter corrente só ao ligar a chave.
    Um lugar bem simples seria um dos 2 fios que vão pra chave de ignição, ou um dos fios que vão pro relé de pisca, ou então os que vão pros interruptores de freio, tanto dianteiro quanto traseiro.

    Tendo em mãos um multiteste ou até uma lampadazinha de painel pra testes fica bem fácil de identificar o fio certo, já que um sempre vai ter que ter tensão ao ligar a chave, que é o que tu vai usar pra ligar o circuito led. Só vou ficar devendo as cores dos fios porque a minha é 2004 não sei se na sua vão ser as mesmas cores, alem que não lembro de cabeça agora. Só sei que os que vão pra chave são um vermelho e outro vermelho com listra preta, fio nesses fios da chave que eu usei pra fazer na minha.

    Outro detalhe são os leds que tu vai usar. Se for os leds já vendidos pra painel de moto, no problem, basta ligar. Mas se for aqueles leds alto brilho vendidos em casas de componentes eletronicos aí complica um pouco, tem que entender um básico de eletronica pra montar os resistores aos leds, pois eles não são alimentados direto com 12v, mas funcionam fazendo o esquema de resistores.

    Da minha usa esses leds com resistores. Espalhei vários dentro do painel, por baixo dos números. Se não me engano usei uns 6~7 no do velocímetro. Mas ilumina bem. Pra ficar perfeito o ponteiro teria que ser luminoso tambem. Esse meu o ponteiro fica meio ruim de enxergar.
    nuss que maneiro que ficou o seu painel, então eu estou terminando de fazer a placa de fenolite, vou usar led com resistores, a minha duvida era mesmo com a parte elétrica da moto, mas vc me clareou, vou desemontar o painel e ver a parte da chave e testar com uma lampanda, fazer os ajustes e ver o que acontece...ae eu vou postar.. nossa, obrigado pela ajuda... e mais uma vez ficou show de bola o seu painel, na minha tambem vou por azul..

  4. #4
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103
    Souza, eu uso leds no painel da minha Yes, faz o seguinte, tira as lâmpadas do seu painel e vai em alguma autopeça que venda leds. Compra da cor que vc quiser, sendo o encaixe do led exatamente igual ao da lâmpada. É simples e o painel ficou lindo. Não precisa acrescentar mais leds, basta comprar o pingão se for o caso ou o "esmagadinho". Eu não sei quantas lâmpadas tem o painel da Fan, nem qual o tipo de bocal.
    Um grande abraço a todos os irmãos.
    PS: Na Yes são duas lâmpadas ou Leds em cada relógio.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  5. #5
    Novato Avatar de silviosouzassa
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    Londrina - Pr
    Posts
    13
    Citação Postado originalmente por Ivan RJ Ver Post
    Souza, eu uso leds no painel da minha Yes, faz o seguinte, tira as lâmpadas do seu painel e vai em alguma autopeça que venda leds. Compra da cor que vc quiser, sendo o encaixe do led exatamente igual ao da lâmpada. É simples e o painel ficou lindo. Não precisa acrescentar mais leds, basta comprar o pingão se for o caso ou o "esmagadinho". Eu não sei quantas lâmpadas tem o painel da Fan, nem qual o tipo de bocal.
    Um grande abraço a todos os irmãos.
    PS: Na Yes são duas lâmpadas ou Leds em cada relógio.
    Boa noite Ivan RJ, tudo bom?, desculpe-me por demorar em responder, trabalho, facu, semana tensa, kkkkk, então, na minha é um soquete T5 que fala, eu testei, so que nao ficou do jeito que eu queria, ainda ficou fraco sabe, não deu aquele brilho que eu espera, e como sou enjuado ae ja viu né,, essas esmagadinhas são muito bacana, é so substituir uma mão na roda, sendo que o consumo é bem inferior ao da luz encadenscente né....no momento eu estou terminando de fazer o circuito, vou colocar alguns leds pra ver como fica, mais no final de semana, se tudo ocorrer bem e o resultado for satisfatório que nem a do magrao tk, que por sinal achei muito legal, irei postar aqui.

    obrigado Ivan pela atenção

  6. #6
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por silviosouzassa Ver Post
    Boa noite Ivan RJ, tudo bom?, desculpe-me por demorar em responder, trabalho, facu, semana tensa, kkkkk, então, na minha é um soquete T5 que fala, eu testei, so que nao ficou do jeito que eu queria, ainda ficou fraco sabe, não deu aquele brilho que eu espera, e como sou enjuado ae ja viu né,, essas esmagadinhas são muito bacana, é so substituir uma mão na roda, sendo que o consumo é bem inferior ao da luz encadenscente né....no momento eu estou terminando de fazer o circuito, vou colocar alguns leds pra ver como fica, mais no final de semana, se tudo ocorrer bem e o resultado for satisfatório que nem a do magrao tk, que por sinal achei muito legal, irei postar aqui.

    obrigado Ivan pela atenção
    Amigo obrigado pelos elogios.
    Mas te dou uma sugestão a mais, se tu tiver a manha substitui o ponteiro por um desses de acrílico que fique luminoso sabe? Porque o original fica bem apagado. Eu só não fiz na minha porque não tive coragem de arrancar o ponteiro e de repente ficar marcando tudo errado, uma vez estrguei um velocímetro depois não quis mais chegar perto de nenhuma máquina dessas kkkk.

  7. #7
    Novato Avatar de silviosouzassa
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    Londrina - Pr
    Posts
    13
    Boa tarde amigos, bem depois de muito trabalho consegui colocar as leds, no final tive que fazer tudo denovo, com plata de fenilite não resolveu nada, kkkk,,,olhem só como ta ficando, ainda preciso fazer uns ajuste:



    dMinha camera não é das melhores, mas na kilometragem eu coloquei ultravioleta,, preciso fazer uns ajustes porque eu consegui "manchar" o vvelocimentro limpando com alcool, eu não sabia, agora vou ter que comprar outro.

    magrao tk, eu vi mesmo que ficou um pouco escuro, na realidade na foto saiu bem brilhante, mas no real não ficou, vou ver se encontro um ponteiro luminoso valeu pela dica, e tambem pela questão da energia, fazendo como vc falou de testar com uma lampanda consegue desconbrir uma fonte de enrgia, no meu caso eu peguei do neutro mesmo que ja vinha direto da bateria..

    bem durante a semana, agora vou testar, e no proximo sabado faço os ultimos ajutes, e posto aki

    obrigado pela atenção de voces. abraço

  8. #8
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por silviosouzassa Ver Post
    Boa tarde amigos, bem depois de muito trabalho consegui colocar as leds, no final tive que fazer tudo denovo, com plata de fenilite não resolveu nada, kkkk,,,olhem só como ta ficando, ainda preciso fazer uns ajuste:



    dMinha camera não é das melhores, mas na kilometragem eu coloquei ultravioleta,, preciso fazer uns ajustes porque eu consegui "manchar" o vvelocimentro limpando com alcool, eu não sabia, agora vou ter que comprar outro.

    magrao tk, eu vi mesmo que ficou um pouco escuro, na realidade na foto saiu bem brilhante, mas no real não ficou, vou ver se encontro um ponteiro luminoso valeu pela dica, e tambem pela questão da energia, fazendo como vc falou de testar com uma lampanda consegue desconbrir uma fonte de enrgia, no meu caso eu peguei do neutro mesmo que ja vinha direto da bateria..

    bem durante a semana, agora vou testar, e no proximo sabado faço os ultimos ajutes, e posto aki

    obrigado pela atenção de voces. abraço
    Ficou ótimo, bem forte. A idéia do neutro é excelente tambem, pois já pega de dentro do painel, não altera a fiação externa da moto.
    Posicionou os leds em baixo dos números? Usou quantos? Porque realmente esse acende bem forte! Tambem não sei... já percebi que o painel das 125 antiga tipo da minha parece que não passa tanta luz como esse modelo aí.

    Nesse caso do seu talvez até um ajuste de brilho seria interessante, como tem nos carros.

  9. #9
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    ficaram muito legal esses paineis com led...nota 10!
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

  10. #10
    Novato Avatar de silviosouzassa
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    Londrina - Pr
    Posts
    13
    Obrigado emeron merighi, deu um pouco de trampo, mas o resultado, vc ve, sabe da outro brilho na moto, muito bacana.

    entao magrao tk, eu fiz primeiramente com placa de fenolite, deu errado o projeto, ae parti para uma outra ideia de fio de cobre soldado, ele fica muito solido, assim consegui posicioar os leds da forma que queria, olha só as fotos:

    Aqui, é o primeiro projeto com placa de fenolite, ollha só o desenho, depois de feito o molde, so faltava cortar e perfurar (errei 3 vezes kk):


    Depois, olha como ficou os leds distribuidos, a ideia aqui era apenas encaixar na estrutura do velocimetro, funcionou com o velocimentro fora da carcaça, quando fui encaixar ele ficara "erroscando" dentro, ae acabei quebrando, kkk:



    Depois, decobri que se eu pegar um fio de cobre e soldar ele posso deixar a forma que quiser que ele vai me obdescer, e tambem o que garantiu eu conseguir isso foi que, no modelo da minha por ser Fan, ela não possui akele konometro de percurso (não sei se assim que se chama), so que o suporte para encaixe, existia no velocimentro, dessa forma pude colocar um parafuso, oonde o mesmo com auxilio de terminais segura o fio de cobre:



    Olha o fio de cobre ja soldado e posicionado:




    Agora com os leds:



    Depois de quase pronto, apenas faltando instalar o fio posito, no caso, eu usei a estrutura do velocimentro para negativo:




    Bem, depois de montado, eu acabei manchando o mostrador com alcool, rsrs, mesmo assim gostei do resultado, mas ainda vou ter que mexer, hoje mesmo cheguei em casa anoite, e percebi que alguns pontos como por exemplo no 40 e 60, fica um pouco apagados não sei o motivo, pois os leds são do mesmo brilho, estão na mesma direção, talves algo esteja precionando para o lado, vou ter que vereficar, tambem, no combustivel ficou muito fraco, a led deve estar mau posicionada, e tambem, vou ver se consigo aquele modelo de mostrador para o combustivel mais aintigo, que tem o "neutro" e "hi-beam" transparente,,,logo assim que conseguir posto os resultados, é aquela coisa né, quem mexe sempre que mexer,kkk, espero que da maneira que fiz foi a mesma de vcs...

    ao todo, eu usei no painel de velocimento 8 leds azul de auto brilho com registores de 1K, e tambem 2 leds ultravioleta com resistores de 620 hms (eu sei, no limite né, a ultravioleta é bem mais fraca do que azul, estava com receio qe ela não aparecece) onde posicionei na kilometragem para dar uma realçada, e pro combustivel, uma azul com resistor de 1k em cima (a que tenho que regular) e uma ultravioleta com resistor de 620hms no final, assim ela combina as cores, fica legal.

    Bom, por enqaunto é isso..
    Abraço amigos. valeu pela atenção

  11. #11
    Novato Avatar de silviosouzassa
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    Londrina - Pr
    Posts
    13
    Boa tarde amigo, bem acho que agora terminei, precisei rever a instalação por dentro do velocimentro, e tambem como havia dito eu "estraguei" o mostrador do velocimentro e quando comprei outro percebi que esse deixava passar mais luz, e não apresentava falhas, fiquei satifeito com o resultado, agora ja no mostrado de gasolina, o mostrador por ser original não sei o motivo, mas a letra "F" ate a letra "E", em diferença de transparencia, precisei posicionar Leds atraz dela para dar um resultado bacana, usei ao todo 3 leds azul, e 1 ultravioleta pra da um toque bacana,, uma das leds azul foi de 3mm, porque tive que posicionala bem abaixo do desenho do combustivel pra ficar legal..

    bem o resultado foi esse:


    Inclusive a seta eu fiz dois leds cada um com posição diferente para o pisca, o pisca ficou um poukinho lento, mas coisa imperceptivel, a luz alta e neutron tb são leds,,, fiquei satifeito com o resultado, pelo leds serem forte os ponteiros aparecem sem problemas.

    Bem, espero que gostem, não é dificiu, apenas um pouco trabalho. Qualquer duvida estamos ae.

    abraço a todos que me acompanharam.

  12. #12
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Foi +/- assim que fiz pra prender os leds embaixo dos mostradores da minha, com fios de cobre. Como não aparecia não me importei em confeccionar plaquinha, que bom, pois poderia ter acontecido o mesmo que aconteceu contigo.

    O resultado final ficou excelente! Parabens!!! Muito bom essa idéia da combinação de cores indicando a reserva no marcador.

    - - - Updated - - -

    Os leds são cabeça chata ou tu lixou eles? Já ouvi dizer que fazendo isso a luz espalha mais, mas nunca testei.

  13. #13
    Novato Avatar de silviosouzassa
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    Londrina - Pr
    Posts
    13
    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Foi +/- assim que fiz pra prender os leds embaixo dos mostradores da minha, com fios de cobre. Como não aparecia não me importei em confeccionar plaquinha, que bom, pois poderia ter acontecido o mesmo que aconteceu contigo.

    O resultado final ficou excelente! Parabens!!! Muito bom essa idéia da combinação de cores indicando a reserva no marcador.

    - - - Updated - - -

    Os leds são cabeça chata ou tu lixou eles? Já ouvi dizer que fazendo isso a luz espalha mais, mas nunca testei.
    Eai magrao tk, tranquilo?

    valeeeuu.. kkkkk

    com a placa de fenolite não deu certo, não recomendo,, agora com o fio de cobre show de bola né, facilita o trabalho..

    Então o leds eu lixei eles, tanto os de 5mm quanto os de 3mm, vc lixa eles ate passar um poukinho aquela "voltinha" na cabeça do led, o resultado é que ele espalha, fica muito bom.

  14. #14
    Novato Avatar de silviosouzassa
    Data de Ingresso
    Dec 2012
    Localização
    Londrina - Pr
    Posts
    13
    Boa tarde Galera, eai, tudo certo?

    olha só, adicionei a minha moto algumas leds no protetor de motor, e gostaria da opinião de vocês, se ficou bom ou não, pra mim ficou legal, mas tambem gosto de saber a opinião para que ve a minha moto (talvez isso foi so uma empolgação, devido ter colocado o painel em led), e perguntado a alguns amigos aqui da minha cidade, digamos que não senti senceridade da parte deles.












    Tambem fica a idéia de personalização. se caso alguem se interessar, explico passo a passo, desde os materiais até onde ligar na moto.

    Mas primeiramente conto com a opinião de vocês, se vocês vendo, qual a impressão que tem. ficou bou ou não.

    Obrigado

    Valeu a todos..

  15. #15
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Achei que ficou bem discreto até. Mas é que a maioria já nem gosta de mata cachorro, com leds destaca mais a peça, deve ser por isso.
    Como tu mesmo disse é uma idéia de personalização.

 

 

Tópicos Similares

  1. Ligar a iluminação da moto ao girar a chave (tipo Twister)
    Por Joao Marcos - Alemaoo no fórum Manuais e tutoriais
    Respostas: 24
    Último Post: 31-12-13, 14:11
  2. acendendo painel de ybr na chave
    Por FBG08 no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 04-10-12, 09:29
  3. lugar de ligar a chave da moto todo riscado
    Por SARAIVA no fórum Área de debate
    Respostas: 13
    Último Post: 14-04-11, 22:10
  4. Farol ligar na chave
    Por juniorjpf no fórum Área de debate
    Respostas: 18
    Último Post: 06-07-10, 09:55

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •