Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 11 de 11
  1. #1
    Motociclista Avatar de Bruno Rafael
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Itapira - São Paulo
    Posts
    1.828

    As motos, o trânsito, e a morte

    Pessoal, bom dia!
    Eu estava lendo essa matéria no Motos Blog e achei super interessante, vale a pena ler.



    As motos, o trânsito, e a morte.

    Ultimamente há um grande alarde com relação ao número de acidentes com motos, e eu resolvi falar um pouco o que eu acho sobre o assunto.



    A Revista “Em discussão“, que é uma publicação do Senado Federal, teve sua edição do mês de Novembro de 2012 dedicada exclusivamente ao assunto das motos, trás em sua capa a manchete: “Explosão de motos e mortes”. A frase já dá o tom do que há nas próximas 43 páginas. Longe de mim falar aqui sobre prudência no trânsito. Quem lê o Motos Blog a algum tempo sabe que eu não sou exemplo de bom comportamento. Apesar de abordar muito o aspecto da segurança, eu sempre atribuí a segurança em pilotar a bons equipamentos de proteção, boas condições de manutenção da Motocicleta e a bom treinamento em técnicas de pilotagem. O comportamento no trânsito obviamente influi muito sobre a probabilidade do Motociclista se envolver em um acidente, mas eu particularmente penso que isso, por si só, não resolve o problema. Hipocrisia? Não! Todo mundo pensa assim. Pouca gente dirige como os ursinhos carinhosos, e eu certamente não sou um deles.
    Primeiramente os critérios de análise devem ser muito específicos. O Brasil é um país enorme, de diversidade cultural muito diferente, e não é difícil perceber que os problemas de trânsito do Nordeste, por exemplo, são muito diferentes dos problemas do Sul. Cada região possui suas próprias características econômicas, climáticas, sociais e culturais, e tudo isso é levado para as ruas quando o motociclista resolve pilotar. Então dizer “Mortes explodem no Brasil” pode parecer irreal. Elas podem ter aumentado em uma região e não ter aumentado em outra, e é preciso entender os motivos que levaram a isso.
    Um dado interessante é que, segundo a revista do Senado, por ano morrem 7 Motociclistas a cada 100 mil habitantes. A revista chama isso de “epidemia”, no entanto, 26 de cada 100 mil habitantes morrem vítimas de homicídios e nem por isso o governo chama de “epidemia” o problema da segurança pública – pelo contrário – finge que não há problema e nada faz para mudar a situação.
    Eu particularmente penso que existem seis grandes problemas que devem ser resolvidos para que possamos ver uma melhora neste quadro:
    Criminalizar o comportamento perigoso

    Enviando torpedo enquanto dirige


    Motoristas de todos os veículos (e não apenas Motocicletas) negligenciam as leis de trânsito. Excedem o limite de velocidade, param em fila dupla, andam sem Capacete, sem cinto de segurança, falando ao celular, furando semáforos, alcoolizados, entorpecidos. Todos comportamentos de risco a vida (própria e alheia). Mas qual é a penalidade? Pontos na carteira, suspensão do direito de dirigir por alguns meses em alguns casos? Eu acho essas penalidades muito brandas. Queria ver penas absurdamente pesadas. Quem dirigiria a 200 km/h sabendo que pode ficar 5 anos NA CADEIA, como acontece no Canadá por exemplo? Quem dirigiria alcoolizado sabendo que poderia perder o direito de dirigir por no mínimo 1 ano, e na reincidência, 3 anos – além de prisão e multa pesada, como acontece na Inglaterra? Quem estacionaria em local proibido se soubesse que seu veículo seria imediatamente imobilizado, e posteriormente guinchado, como ocorre no Japão? Eu mesmo iria mudar muito meu comportamento se as penas fossem mais pesadas. Multas não resolvem, por mais caras que sejam, não adianta fotografar o camarada pelo Radar e mandar uma cartinha para ele daqui a alguns dias. A polícia é quem deveria ir na casa dele e levar ele preso.
    Acabar com o RenaInf

    Carro de um embaixador estacionado em local proibido


    Pouca gente sabe: Os veículos em nome de empresas, quando são multados, a empresa recebe um aviso e deve apresentar quem era o condutor do veículo no momento da infração. Afinal de contas, havia uma pessoa ali conduzindo o veículo, e esta pessoa deve ser penalizada, certo? Pois é, se a empresa não apresentar o condutor, é gerada uma nova multa, chamada RenaInf. Ela basicamente dobra o valor da multa original, mas desobriga a apresentação de um condutor. Os “pontos” não vão para ninguém. Não é difícil perceber que este é um “esquema” criado exatamente para permitir que os infratores habituais possam dirigir sem se preocupar com penalizações. Basta que eles coloquem seus veículos no nome de alguma empresa (geralmente deles próprios). Dinheiro eles sempre tem, pagar o dobro do valor da multa não é um problema para eles. Problema é ter seu direito de dirigir suprimido.
    Uma solução seria “buscar e apreender” os veículos com multas RenaInf, ou seja, sem indicação de condutor. E só liberar o veículo ao apresentar o condutor do mesmo. Caso o veículo não seja localizado, então que o responsável pelos veículos da empresa seja preso, até que o veículo apareça, ou o condutor responsável pela infração seja apresentado.
    Incentivo ao uso de equipamentos de segurança

    Motociclista totalmente equipado – Foto: Divulgação Honda


    Na minha opinião, bons equipamentos fazem uma ENORME diferença na hora de passar por um acidente de Moto. Eu já caí de moto algumas vezes, e nunca me machuquei gravemente pois sempre ando equipado.
    Os equipamentos de proteção diminuem muito as consequências, e também ajudam a reduzir o próprio risco do acidente, ao permitir uma condução mais tranquila e segura. Um bom capacete, com viseira de qualidade, cuidado com a aerodinâmica, estofamento que garante conforto térmico e sonoro, permite ao piloto se concentrar mais no que realmente interessa: A pilotagem. Jaquetas e calças com protetores minimizam muito os ferimentos em caso de acidentes. Estes equipamentos são feitos de modo a não rasgar, perfurar e não sair do corpo quando são exigidos, o que garante que a pele não sofrerá nenhum trauma, os protetores absorvem grande parte da energia dos impactos nas áreas mais importantes, o que reduz muito a chance de ocorrer uma fratura. Luvas são igualmente importantes para evitar a abrasão da pele com o chão e para garantir que os dedos permaneçam todos no lugar, assim como as botas, que possuem fundamental importância na proteção dos pés.
    Se você não acredita no poder dos equipamentos, veja este vídeo do acidente de Guy Martin no TT de 2010. Ele bateu a 300 km/h em uma parede no circuito de rua da Ilha de Man, sua moto explodiu, mas ele viveu e hoje continua competindo.

    Estes equipamentos deveriam ser isentos de impostos, o que reduziria MUITO o custo deles, e certamente reduziria o custo com internações por acidente no SUS. O Governo estaria economizando com isso.
    A legislação atual já exige que, além do capacete, o condutor de motocicleta utilize roupas que protejam o corpo, mas o texto é vago e carece de uma definição mais específica. Talvez fosse o caso de exigir que o Inmetro homologue também as roupas para andar de moto, e não apenas os capacetes.
    Seguro obrigatório com perfil

    O seguro DPVAT possui valor fixo hoje. Não importa se o seu carro é um Fusca ou um Camaro, não importa se sua moto é uma YBR ou uma Hayabusa. Até ai tudo bem, afinal o DPVAT não é um seguro para cobrir danos materiais, ele é um seguro para cobrir danos corporais, e as pessoas não tem valor definido, nem possuem valores diferentes entre si.
    Porém, um condutor que já tenha atropelado alguém, ou que tenha sido flagrado dirigindo alcoolizado é alguém que não respeita a vida dos outros. No mercado de seguros, isso é conhecido como “risco certo”, e para este tipo de risco, simplesmente não há seguro.
    Nos EUA e Canadá o seguro obrigatório é por condutor, e não por veículo. O sujeito que é flagrado em excesso de velocidade terá seu seguro aumentado para US$ 20 mil na próxima renovação. E ai? Vale a pena pagar 20 mil dólares de seguro por ano num país onde se compra duas Bandits pelo mesmo preço?
    Melhorar a qualidade dos condutores


    O sistema de formação de condutores está completamente falido. Além de extremamente corrupto (as próprias auto-escolas intermediam a propina para que o aluno garanta a aprovação nos exames), o próprio processo de formação é falho. 15 horas de aulas em ambientes extremamente controlados não capacitam ninguém a conduzir qualquer veículo que seja. Na formação de motociclistas o processo deveria ser ainda mais rigoroso, deveria haver provas que avaliam a capacidade de usar os freios, as setas, andar em maior velocidade e esquivar-se de situações inesperadas. Hoje a prova de motos não permite nem mesmo que o aluno coloque segunda marcha na moto! Que preparo esse sujeito vai ter para pilotar nas ruas?
    Vai aumentar o custo? Vai. Mas é o preço a se pagar por um trânsito mais seguro.
    Melhorar a qualidade das motos

    As motocicletas possuem enorme parcela de culpa por este grande aumento no número de acidentes. Na minha opinião, se deve a péssima qualidade das novas motocicletas, principalmente as de origem Chinesa, que chegam ao mercado. Nas regiões mais carentes isso é ainda mais evidente, onde se vendem as motos mais baratas. Essas motos não possuem o mínimo de segurança para rodar.

    As motos mais baratas possuem motores de baixíssimo desempenho. Estes motores tornam a pilotagem menos segura por não permitem ao condutor escapar de situações de perigo com agilidade. Além disso, essas motos possuem pneus de baixa qualidade, freios a tambor e são produzidas com materiais de baixa qualidade, ciclística e geometria completamente incorretas.
    Outro detalhe: Muitas motos vendidas no Brasil nem mesmo são licenciadas. Elas rodam por ai, sem placa, sem documentos, completamente a margem da legislação de trânsito. Deveria haver um controle maior sobre a qualidade das motos homologadas para venda no Brasil, e também um controle para que nenhuma moto saia da concessionária sem o devido licenciamento.
    Conclusão

    A frota de motocicletas aumentou muito, e a quantidade de acidentes também aumentou. É possível atribuir a causa do aumento da frota de motos o deficiente sistema de transporte público, o aumento da renda média do Brasileiro (principalmente nas áreas mais pobres, graças ao “apoio” estatal) e o barateamento das motocicletas, principalmente com a entrada dos fabricantes Chineses no mercado nacional.
    Esta aumento não veio acompanhado de medidas educacionais e evolução legislativa e processual, que são necessárias para evitar que isso aconteça.
    Também faltam pesquisas mais específicas no sentido de mapear com precisão a causa raiz dos problemas. Em quais estados acontecem mais acidentes? Qual tipo de motocicletas se envolvem em mais acidentes? Os acidentes com motos foram causados pelo motociclista ou por um motorista de outro tipo de veículo? Porque? Será que ele estava ao celular ou alcoolizado?
    Infelizmente, pouco movimento se vê no sentido de mudar esta situação. As iniciativas devem ser sempre pessoais. Pessoas que adotam comportamento seguro no trânsito, pagam caro por motocicletas melhores e equipamentos de proteção, e investem em treinamento especializado, estão menos sujeitas a sofrer acidentes. Infelizmente esta é uma ínfima parcela dos novos motociclistas, e é por isso que as estatísticas demonstram que a situação só tende a piorar.

    Fonte: As motos, o trânsito, e a morte | Motos Blog

  2. #2
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    muita besteira e que tem escrito ai sobre as multas.....as multas
    ja sao pesadas demais e as pessoas continuam a cometer infracoes....ja foi comprovado que o que vale e a certeza da punicao e nao o valor dela.... se a multa custa mil reais mas na grande maioria das vezes vc nao e penalizado, vc acaba cometendo as infracoes, agora se a multa for 50,00 reais e TODA vez que vc cometer a infracao vc for penalizado, vc nao faz....
    a conclusao e que a eficacia da multa esta na certeza da punicao.
    Última edição por emerson merighi; 23-01-13 às 10:17.
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

  3. #3
    Motociclista Avatar de Bruno Rafael
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Itapira - São Paulo
    Posts
    1.828
    Citação Postado originalmente por emerson merighi Ver Post
    muita besteira e que tem escrito ai sobre as multas.....as multas
    ja sao pesadas demais e as pessoas continuam a cometer infracoes....ja foi comprovado que o que vale e a certeza da punicao e nao o valor dela.... se a multa custa mil reais mas na grande maioria das vezes vc nao e penalizado, vc acaba cometendo as infracoes, agora se a multa for 50,00 reais e TODA vez que vc cometer a infracao vc for penalizado, vc nao faz....
    a conclusao e que a eficacia da multa esta na certeza da punicao.
    Exatamente o que o texto diz, não adianta o valor alto e sim a penalidade exercida.
    E como a maioria sabe, multas são mais uma maneira de criar corruptos.

    "Multas não resolvem, por mais caras que sejam, não adianta fotografar o camarada pelo Radar e mandar uma cartinha para ele daqui a alguns dias. A polícia é quem deveria ir na casa dele e levar ele preso."

  4. #4
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    43
    Posts
    3.485
    Bem, o velho discurso de querer falar que todo mundo em cima da moto não tem grande culpa na coisa e querendo falar que motoristas de outros veiculos são os maiores culpados. Todos tem culpa sim...mas vejo que a grande maioria que anda de moto apela por achar que ta em um veiculo agil e veloz no transito...bem minha opinião no geral é que a punição ainda é branda tb, mais por varios motivos tb. Se ve muita gente dirigindo sem carta...e como punir isso ? E com o veiculo caindo aos pedaços e geralmente sem documento...ai tem um monte de defensor dos fracos e oprimidos que falam que a culpa é do governo e tal, pq o cara precisa do bagulho de rodas dele pra levar o sustento pra casa... e o idiota que gasta rios de dinheiro pra andar com os doc em dia, manutenção, andando dentro da lei ? como fica ? Fiscalização nas ruas pra tirar os veiculos sem doc e sem condições de segurança e para prender os irresponsaveis sem habilitação ?
    Carro, moto, etc tinham que ser mais baratos, mas a habilitação deveria ser muito mais complexa e 10 x mais cara...ai sim o povo ia começar a ter mais responsabilidade ao dirigir um veiculo...qq que seja.
    Uma coisa que achei interessante e foi dita : dpvat por condutor e não por veiculo, e levar em consideração na hora de taxar o historico do cara. Seria bem mais justo.
    Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
    Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
    Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!

    "Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
    Confucio

    "A vida não segue um horário, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitário precisa de muito tempo sozinho"
    Melhor Sem Você - Matanza

  5. #5
    Motociclista Avatar de coreanas
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Idade
    64
    Posts
    1.272
    Isso é matéria paga prara justificar o aumento CRIMINOSO DO DPVAT.

  6. #6
    Motociclista experiente Avatar de Zanca
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Salto/SP
    Idade
    42
    Posts
    2.588
    Isso não é materia para min tenho uma preguiça de ler da p....
    Atual CG Titan 1998 "Azul Abrolhos" a famosa roxinha

    ex CG Titan 2004 Vermelha
    ex Hunter 125 2005 Vermelha
    ex Twister 2007 Preta

  7. #7
    Iniciante Avatar de xicova
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Florianópolis / SC
    Posts
    52
    Na minha opinião deve-se sim aumentar as multas, e as punições como reciclagem, aumento do seguro do infrator e nos caso mais severos a prisão.

    Infelizmente grande parte dos nossos "motociclistas" não ão valor à própria vida olhe lá as dos outros.
    Vejo muito gurizão fazendo "pega" de CG 150, 300. Imaturos e irresponsáveis põe a vida alheia em perigo, nem falo das deles próprias pois se nem eles as valorizam não vai ser eu quem vai valorizar. Empinando, "costurando" o trânsito.

    Muitos tem a moto como brinquedo e simplesmente as tratam como tal e depois descobrem da pior maneira pelo seu mal uso.

  8. #8
    Novato Avatar de Esmael
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    São Paulo S.P
    Idade
    42
    Posts
    21
    Citação Postado originalmente por xicova Ver Post
    Na minha opinião deve-se sim aumentar as multas, e as punições como reciclagem, aumento do seguro do infrator e nos caso mais severos a prisão.

    Infelizmente grande parte dos nossos "motociclistas" não ão valor à própria vida olhe lá as dos outros.
    Vejo muito gurizão fazendo "pega" de CG 150, 300. Imaturos e irresponsáveis põe a vida alheia em perigo, nem falo das deles próprias pois se nem eles as valorizam não vai ser eu quem vai valorizar. Empinando, "costurando" o trânsito.

    Muitos tem a moto como brinquedo e simplesmente as tratam como tal e depois descobrem da pior maneira pelo seu mal uso.

    Faço das suas palavras a minhas.

  9. #9
    Motociclista experiente Avatar de Defeacer
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Posts
    2.241
    Aumentar multa? Aumentar seguro? Reciclagem?

    Se até prender nesse país não resolve nada.

    A lei seca não resolve nada, e olha a facada que é no bolso.

    Ta no DNA desse país infelizmente, nego bebe e num ta nem aí pra ninguém, acelera e que se exploda o resto. A maioria das malditas leis deste país tem brecha, quando não tem brecha um advogado qualquer inventa e um juiz de merda aceita.

    Aquele desgrama do Thor assassinou um ciclista e o processo foi arquivado, se fosse um peão qualquer estaria na cadeia, mas talvez não. O cara assassina uma família inteira, se ele se apresentar a polícia no dia seguinte é bem capaz de ele ter que pagar 2 cestas básicas e ta livre.
    ​​


    Se corro, logo existo...por pouco tempo

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de Sky
    Data de Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    São Paulo - SP
    Idade
    40
    Posts
    267
    Resumindo, a culpa é minha, sua, nossa.
    Da forma que dirigimos, na forma que elegemos, na forma que cobramos.

    Enquanto não criar uma massa com cultura e atitudes éticas pode-se criar Deus ao Diabo que não vai adiantar em nada!

    E adianto, isso está longe de acontecer infelizmente, serão mais coisas para extirpar nosso dinheiro de uma forma e outra à fim de mascarar uma falsa segurança.
    DT180 [83] - Agrale 27.5 [86] - Suzuki RMX 250 [94] - TDM225 [01] - XT225 [04] - Suzuki Yes - [09] - Hornet 600 [06] - Bandit 650N [09] - Bandit 650N [12] e Teneré [12].


    "Não encontre um defeito, encontre uma
    solução".
    Henry Ford.

  11. #11
    Novato
    Data de Ingresso
    Mar 2014
    Localização
    Curitiba - PR
    Idade
    35
    Posts
    16
    Creio que ja existem penas mais severas em certos casos, como a tal "lei-seca". Mas na hora de aplicar e outro assunto...
    Relacionamento é igual a moto: só cabe dois, mas tem gente que não entende...

 

 

Tópicos Similares

  1. Comportamento no Transito - Motos grandes
    Por fredericoelias no fórum Área de debate
    Respostas: 13
    Último Post: 12-05-11, 12:37
  2. Respostas: 81
    Último Post: 21-01-08, 14:57
  3. Motociclista (PM) confessa a morte de agente de trânsito
    Por Lu Carvalho no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 13
    Último Post: 29-05-07, 20:45
  4. O trânsito moderno precisa das motos.
    Por Carlos Roberto no fórum Área de debate
    Respostas: 33
    Último Post: 10-01-07, 22:31
  5. Trânsito na Índia, carros e motos sem regras!
    Por m4teus no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 3
    Último Post: 23-04-06, 16:22

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •