Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 32
  1. #1
    Novato Avatar de laam88
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    35
    Posts
    38

    Lightbulb Regime de maior economia de combustivel

    Qual o critério mais certo para melhorar o consumo de combustível:

    -Manter RPM perto da tração ou potencia máxima?
    -RMP mais baixas?
    -Menor acionamento do acelerador?
    -Acelerar sempre suavemente e usar freio motor?

    Enfim, qual o critério mais certo para seguir quando estiver dirigindo para melhorar o consumo.

    OBS: Pergunto apenas com relação ao motor e seu regime de funcionamento, SEM levar em consideração a aerodinâmica, carga, boa manutenção, etc.

    - - - Updated - - -

    Esses critérios mudam de estrada para cidade?

  2. #2
    Motociclista Avatar de coreanas
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Idade
    64
    Posts
    1.272
    Mão de fada no acelerador, usar o peso a favor do veículo, aproveitar embalos, marchas mais leves, rotações mais baixas mas não muito baixas, tem que ter sensibilidade para perceber a faixa ideal. É mais ou menos com pilotar na chuva: com carinho.

    Freio motor tem que usar sempre, até daria alguma mínima economia apertando a embreagem para reduzir, mas o custo do desgaste dos freios seria maior. Sem contar o perigo, pois a frenagem fica muito comprometida.

    Em rodovias andar abaixado e usar o vácuo dos outros veículos, mas esse hábito é perigosíssimo, digo isso técnicamente, sem levar em consideração outros fatores como segurança.
    Última edição por coreanas; 26-01-13 às 09:53.

  3. #3
    Motociclista experiente Avatar de Strada Prata
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Jardim-MS
    Idade
    42
    Posts
    2.239
    Eu acredito que a maior diferença no consumo seja na hora de arrancar, por o veículo em movimento. Se arrancar forte toda vez que está parado eu acho que gasta mais. As médias de combustível divulgadas pelas montadoras geralmente são de um veículo em pista plana e em velocidade constante (sempre a velocidade e sem parar), assim até eu consigo 60 km/l em uma Biz

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de Neto SP
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    São Paulo SP
    Idade
    43
    Posts
    479
    A dica mais fácil de seguir na estrada é manter a velocidade de cruzeiro do veiculo se a sua moto for a mesma da foto atinge cerca de 115 km/h reais cerca de 130 no painel então você divide 115 por 4 que é 28.75 então multiplica por 3 que é igual a 86.25 ou seja se você andar a cerca de 90 km/h de painel com a marcha mais longa possível sua moto vai economizar.

    A velocidade de cruzeiro de qualquer veiculo é sempre cerca de 3/4 da velocidade máxima.
    Última edição por Neto SP; 26-01-13 às 10:35.

  5. #5
    Motociclista Avatar de coreanas
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Idade
    64
    Posts
    1.272
    O que aconteceu com os motociclistas? Eu sou do tempo em que o veículo, mais ainda na moto, é uma extensão de seu corpo.

    Voce sente a moto inteira fucionando, se está consumindo ou não, se o motor está trabalhando no ideal e até o grip do pneu no chão. Esse é o segredo: Sentir o veículo. O acelerador, principalmente na estrada, vai automáticamente para a melhor posição. Chego a ver na mente a posição do pistonete e tudo funcionando: pistão, válvulas, relação, embreagem, suspensão, freios. A moto te diz qual é a faixa ideal.

    É assim que se faz economia de combustível e manutenção: Usando a sensibilidade, tente "ser" parte da moto.

    Mas em geral é isso mesmo 3/4 de volta na estrada, ou deixe uma folguinha de um dedo se for moto pequena e diminui o acelerador conforme for maior sua moto. Experimente deixar o próprio acelerador te dizer qual é a melhor posição.
    Última edição por coreanas; 26-01-13 às 12:12.

  6. #6
    Usuário de motoneta Avatar de Neto SP
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    São Paulo SP
    Idade
    43
    Posts
    479
    Citação Postado originalmente por coreanas Ver Post
    O que aconteceu com os motociclistas? Eu sou do tempo em que o veículo, mais ainda na moto, é uma extenção de seu corpo.

    Voce sente a moto inteira fucionando, se está consumindo ou não, se o motor está trabalhando no ideal e até o grip do pneu no chão. Esse é o segredo: Sentir o veículo. O acelarador, principalmente na estrada, vai automáticamente para a melhor posição. Chego a ver na mente a posição do pistonete e tudo funcionando: pistão, válvulas, relação, embreagem, suspensão, freios. A moto te diz qual é a faixa ideal.

    É assim que se faz economia de combustível e manutenção: Usando a sensibilidade, tente "ser" parte da moto.

    Mas em geral é isso mesmo 3/4 de volta na estrada, ou deixe uma folguinha de um dedo se for moto pequena e diminui o acelerador conforme for maior sua moto. Experimente deixar o próprio acelerador te dizer qual é a melhor posição.
    Verdade amigão mas isto é com o tempo para os garotos é melhor ensinar, o mais diretamente possível....

    Mas você esta certo esta é a alma do motociclismo !!

  7. #7
    Novato Avatar de laam88
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    35
    Posts
    38
    O que aconteceu com os motociclistas? Eu sou do tempo em que o veículo, mais ainda na moto, é uma extenção de seu corpo.

    Voce sente a moto inteira fucionando, se está consumindo ou não, se o motor está trabalhando no ideal e até o grip do pneu no chão. Esse é o segredo: Sentir o veículo. O acelarador, principalmente na estrada, vai automáticamente para a melhor posição. Chego a ver na mente a posição do pistonete e tudo funcionando: pistão, válvulas, relação, embreagem, suspensão, freios. A moto te diz qual é a faixa ideal.

    É assim que se faz economia de combustível e manutenção: Usando a sensibilidade, tente "ser" parte da moto.

    Mas em geral é isso mesmo 3/4 de volta na estrada, ou deixe uma folguinha de um dedo se for moto pequena e diminui o acelerador conforme for maior sua moto. Experimente deixar o próprio acelerador te dizer qual é a melhor posição.
    Acredito que já faça um pouco disso, mas sou uma pessoa muito racional.
    Pra mim, saber tecnicamente o comportamento do motor me ajuda a entender melhor a moto.

    Como sou novo no mundo das duas rodas tento conhecer de mecânica o melhor que posso.
    Talvez o pessoal da PN com mais experiencia tenha esse entendimento no sangue.

    Acho que é igual a mulher. Quando você está começando é preciso de mais informações pra chegar ao seu objetivo, mas quando se ganha experiencia no assunto, isso já fica no sangue.
    Trato minha moto como uma mulher que tenho muito carinho, mas ainda não conheço direito.

  8. #8
    Motociclista experiente Avatar de Defeacer
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Posts
    2.241
    Uma moto reguladinha certinha vai fazer a média normal sem muitas paranoias. Exemplo, a minha faz 35 a 38 km/l. Se eu andar tiozão e com mão de fada, faz mais de 40 km/h, se eu correr muito ela faz uns 30 km/l.

    Eu subo na moto eu me preocupo com trânsito e com segurança, não consigo ficar nessa paranoia por conta de 5 km/l a mais ou a menos, não vale a pena o risco. Se eu precisar correr eu corro, se eu precisar andar devagar eu ando, se eu precisar esticar a marcha eu estico e por aí vai. Não deixo de fazer uma coisa só pra economizar combustível. Agora se a moto for uma 150 e estiver fazendo 10 km/l aí a culpa não é do piloto, não adianta.

    A melhor forma de economizar combustível é deixar a pequena parada, se quer ter moto tem que arcar com gasto com combustível, até dá pra tentar economizar, mas eu acho desnecessário ficar tão obcecado por alguns km/l a mais ou a menos, ainda mais em moto de 150 cc. Agora se for uma Twister que gosta de beber até que compensa ou qualquer moto maior. Agora ficar nesse lenga lenga com uma moto de 150/125 cc é desnecessário. Todo mundo gosta de economizar, mas há certas coisas que não vale o sacrifício.
    ​​


    Se corro, logo existo...por pouco tempo

  9. #9
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    Citação Postado originalmente por Neto SP Ver Post
    A dica mais fácil de seguir na estrada é manter a velocidade de cruzeiro do veiculo se a sua moto for a mesma da foto atinge cerca de 115 km/h reais cerca de 130 no painel então você divide 115 por 4 que é 28.75 então multiplica por 3 que é igual a 86.25 ou seja se você andar a cerca de 90 km/h de painel com a marcha mais longa possível sua moto vai economizar.

    A velocidade de cruzeiro de qualquer veiculo é sempre cerca de 3/4 da velocidade máxima.
    a velocidade mais economica de um veiculo é de 25% a 35% da velocidade máxima e na marcha mais longa, acelerando com maos de fada, em torno de 90km/h na minha moto de sexta marcha a 2500 rpm, no plano chega a fazer 25km/l...mas ninguém tem paciencia de andar a 35% da velocidade maxima de uma moto pequena....
    se fosse verdade que a velocidade economica é 3/4 da velocidade maxima, a velocidade economica da minha moto seria andando a 235km/h, o que está longe de ser verdade ....
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

  10. #10
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por coreanas Ver Post
    O que aconteceu com os motociclistas? Eu sou do tempo em que o veículo, mais ainda na moto, é uma extensão de seu corpo.

    Voce sente a moto inteira fucionando, se está consumindo ou não, se o motor está trabalhando no ideal e até o grip do pneu no chão. Esse é o segredo: Sentir o veículo. O acelerador, principalmente na estrada, vai automáticamente para a melhor posição. Chego a ver na mente a posição do pistonete e tudo funcionando: pistão, válvulas, relação, embreagem, suspensão, freios. A moto te diz qual é a faixa ideal.

    É assim que se faz economia de combustível e manutenção: Usando a sensibilidade, tente "ser" parte da moto.

    Mas em geral é isso mesmo 3/4 de volta na estrada, ou deixe uma folguinha de um dedo se for moto pequena e diminui o acelerador conforme for maior sua moto. Experimente deixar o próprio acelerador te dizer qual é a melhor posição.
    O tigre dente de sabre é menos raro que essa especie de motociclista hoje em dia !!!!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  11. #11
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Idade
    30
    Posts
    1.406
    Citação Postado originalmente por emerson merighi Ver Post
    a velocidade mais economica de um veiculo é de 25% a 35% da velocidade máxima e na marcha mais longa, acelerando com maos de fada, em torno de 90km/h na minha moto de sexta marcha a 2500 rpm, no plano chega a fazer 25km/l...mas ninguém tem paciencia de andar a 35% da velocidade maxima de uma moto pequena....
    se fosse verdade que a velocidade economica é 3/4 da velocidade maxima, a velocidade economica da minha moto seria andando a 235km/h, o que está longe de ser verdade ....
    O que ele quis dizer é a maior velocidade que se consegue andar com menos combustível possível, ou seja, extrair o máximo de velocidade sem consumir muito, entendeu?

  12. #12
    Usuário de motoneta Avatar de Neto SP
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    São Paulo SP
    Idade
    43
    Posts
    479
    Citação Postado originalmente por Carlos Henrique Ver Post
    O que ele quis dizer é a maior velocidade que se consegue andar com menos combustível possível, ou seja, extrair o máximo de velocidade sem consumir muito, entendeu?
    exatamente a 3/4 da velocidade máxima o veiculo atinge a melhor relação entre despenho e consumo ele esta gastando com eficiência e não esta forçando o motor a própria Busa a 235km/h esta quase parada em relação a esforço e desgaste o problema é que ela teria uma velocidade de cruzeiro alta demais para o padrão do Brasil.

    Minha Bandit 650 ja ficaria em 157 km/h.

  13. #13
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por coreanas Ver Post
    O que aconteceu com os motociclistas? Eu sou do tempo em que o veículo, mais ainda na moto, é uma extensão de seu corpo.

    Voce sente a moto inteira fucionando, se está consumindo ou não, se o motor está trabalhando no ideal e até o grip do pneu no chão. Esse é o segredo: Sentir o veículo. O acelerador, principalmente na estrada, vai automáticamente para a melhor posição. Chego a ver na mente a posição do pistonete e tudo funcionando: pistão, válvulas, relação, embreagem, suspensão, freios. A moto te diz qual é a faixa ideal.

    É assim que se faz economia de combustível e manutenção: Usando a sensibilidade, tente "ser" parte da moto.

    Mas em geral é isso mesmo 3/4 de volta na estrada, ou deixe uma folguinha de um dedo se for moto pequena e diminui o acelerador conforme for maior sua moto. Experimente deixar o próprio acelerador te dizer qual é a melhor posição.
    Falou tudo! O cara sente o motor!

    Eu não sei ao certo quanto a economia, mas uma coisa que eu evito fazer é forçar o motor, dar uma ''carga'' acelerando mais do que o motor pode desenvolver naquela situação.
    Tem gente que arranca e já sai torcendo o acelerador que o motor chega engrossar o ronco!

    Eu levo quase na ponta dos dedos o acelerador, ela desenvolve quase do mesmo jeito e tu sente o motor bem soltinho. Acredito eu que isso beneficie no consumo, porque no desgaste do motor eu tenho certeza absoluta que beneficia!

    Então eu acho que aceleração brusca e carga demais no acelerador são os vilões principais, e nem tanto o giro.
    Eu geralmente levo um pouquinho acima do normal a rpm na troca de marcha, pra na próxima marcha ele já empurrar a moto sem forçar tanto, em vez de sair pulando pra marchas mais altas ainda em baixa rotação.

  14. #14
    Iniciante Avatar de Skuich
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Localização
    São Léo - RS
    Posts
    68
    Concordo com coreanas e magrão !!!

  15. #15
    Motociclista Avatar de coreanas
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Idade
    64
    Posts
    1.272
    Já que gosta de dados técnicos laam88

    Falando de carro, o meu, no manual diz que a velocidade máxima é 202 km/h, mas já dei 220 no velocímetro no plano até com alguma reserva.

    Se eu andar a 100 km/h ele faz 12 km/l mas se eu andar a 130 km/h ele faz 13 km/l, ou seja essa é sua faixa ideal. O engraçado é que a 120 km/h ele está a 3500 giros, justamente onde testes dizem que ele está no melhor momento de torque X potência. 10 km/h de diferença fica por conta de que os velocímetros, por lei, tem que marcar mais.

    Na Titan 150 esse momento é perto de 7000 giros

    Mas o DEAFACER disse tudo: É subir na moto e fazer o que tem que fazer com consciência, sem ficar se preocupando demais com economia. Até porque é mais prejú ficar parado no farol, por exemplo, do que dar uma leve esticadinha e passar antes dele fechar.
    Última edição por coreanas; 26-01-13 às 18:45.

 

 

Tópicos Similares

  1. Econômia de combustível, giro baixo ou não?
    Por diego_fernandes05 no fórum Área de debate
    Respostas: 83
    Último Post: 20-12-10, 12:25
  2. Inmetro lança selo de economia de combustível
    Por cabra de brasilia no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 19
    Último Post: 28-04-09, 13:56
  3. economia de energia
    Por Bibes no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 12
    Último Post: 24-03-06, 13:25
  4. Economia
    Por Matew no fórum Área de debate
    Respostas: 26
    Último Post: 16-02-06, 10:19

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •