Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 37
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de Cláudio W.
    Data de Ingresso
    Aug 2012
    Localização
    Rio Grande do Sul
    Posts
    292

    Lightbulb Esticar marcha além da potência máxima, adianta?

    Olá pessoal, sei que pelo título ficou complicado de entender, mas explicarei. Sempre tive essa "curiosidade", todas as motos tem em sua ficha técnica de torque e potência, das quais são entregues em uma faixa X de rotação, esticar uma marcha acima dessa rotação onde é dito que se encontra a potência máxima, por exemplo, compensa? Tem algum ganho?

    Por exemplo a Twister, ela entrega 2.48 kgfm de torque à 6.000 RPM e 24cv de potencia à 8.000 RPM, como o corte de giro é aproximadamente 10.500 RPM, existe ganhos em esticar a marcha acima dos 8.000 RPM ou é melhor tocar a outra marcha? Eu como dono de uma Twister, tenho a sensação de que a moto não evolui muita coisa se esticar tudo as marchas. Evolui o mesmo que se passar a 8.000 RPM ou até menos. Isso me baseando em nada, apenas impressão, nunca fiz dados mais concretos sobre isso

    Então, opiniões?

  2. #2
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Em motor 4t não tem vantagem nenhuma esticar muito as marchas, e nem é bom por causa da flutuação das válvulas.
    Já os 2t... quem tiver a oportunidade de andar um dia em uma, ''faça exatamente isso'', estique as marchas até o fim. Parece que não acaba nunca! Não tem preço!!!!

  3. #3
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    twister, ela tem uma boa faixa de potencia entre 6 e 9 mil, fora isso é uma moto meio morta.., vivo dando uns coro em cb 300 pq o povo não sabe trocar marcha kkkk

    Como o tempo e o vento...

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de VictorBarboza
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Localização
    Rio das Ostras
    Idade
    32
    Posts
    338
    Bom saber isso.. Tambem tenho essa duvida

  5. #5
    Motociclista Avatar de stcowboy
    Data de Ingresso
    Dec 2008
    Localização
    São Paulo/ SP
    Idade
    38
    Posts
    1.492
    Eu considero o ideal trocar a marcha quando a moto está no pico de torque.

  6. #6
    Motociclista Avatar de Bruno Rafael
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Itapira - São Paulo
    Posts
    1.828
    Depende da subida...

  7. #7
    Motociclista experiente Avatar de Zanca
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Salto/SP
    Idade
    42
    Posts
    2.588
    sera que é isso que as vezes tomo coro de 300 levo o giro lá no pico mesmo
    Atual CG Titan 1998 "Azul Abrolhos" a famosa roxinha

    ex CG Titan 2004 Vermelha
    ex Hunter 125 2005 Vermelha
    ex Twister 2007 Preta

  8. #8
    Motociclista experiente Avatar de Bandit
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    33
    Posts
    2.643
    O negocio de vc esticar as marchas, e bom pelo seguinte, se vc trocar a marcha a 8 mil no ponto maximo, qd vc encantar a proxima, o giro cairia pra tipo 5 mil... se vc estica ate 9 mil, qd engatasse a proxima, ela ja estaria a 6 mil... ou mesmo numa subida, pra nao perde giro, vc estica bem antes, e joga a marcha... depende da situaçao, acho q tem q ter um equilibrio entre andar rapido, e nao f#der o motor....

    Clique na Imagem abaixo e configura as fotos da Falcona


  9. #9
    Motociclista Avatar de nil_bad
    Data de Ingresso
    Feb 2012
    Localização
    Praia Grande - SP
    Idade
    38
    Posts
    1.223
    Eu costumo não passar dos 9mil rpm, acho essa faixa ideal pra twister.

    Citação Postado originalmente por Zanca Ver Post
    sera que é isso que as vezes tomo coro de 300 levo o giro lá no pico mesmo
    Pode ser por isso mesmo, depois dos 9mil parece que o motor cansa.

  10. #10
    Motociclista Avatar de augustothalison
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Idade
    30
    Posts
    502
    Bom a minha yes geralmente quando quero correr troco de marcha entre 10 e 11 mil rpm, isso na faixa vermelha do contagiros, da algum problema fazer isso? ou so se eu ficasse cortando giro? ela corta geralmente pouco dps de chegar nos 11 mil rpm
    A velocidade que emociona é a mesma que mata.

  11. #11
    Motociclista Avatar de msguinha
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    RS
    Idade
    34
    Posts
    1.272
    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    twister, ela tem uma boa faixa de potencia entre 6 e 9 mil, fora isso é uma moto meio morta.., vivo dando uns coro em cb 300 pq o povo não sabe trocar marcha kkkk
    Somos 2 então! hehehehe


    Quanto a duvida: Nunca jogou Need For Speed pro Ps2? Sério! Tem um modo de jogo que é o Drag. Lá o objetivo é trocar a marcha na hora CERTA. Se for antes ou depois do ponto de "Shift", o carro não desenvolve tanto quanto se fizesse certo.

    Antes eu comprava até CDI sem corte pra Titan, pensando que ia ganhar alguma coisa. Que nada, tirando a ultima marcha não tem ganho nenhum. Você ve a motoca chegando a 40 ou 50 e poucos em 1ª e se ilude. Enquanto o cara do lado (no caso da frente) já está em 80 em 2ª ou 3ª, no mesmo tempo.
    Xtz é vida

  12. #12
    Motociclista Avatar de coreanas
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Idade
    64
    Posts
    1.272
    O negocio de vc esticar as marchas, e bom pelo seguinte, se vc trocar a marcha a 8 mil no ponto maximo, qd vc encantar a proxima, o giro cairia pra tipo 5 mil... se vc estica ate 9 mil, qd engatasse a proxima, ela ja estaria a 6 mil... ou mesmo numa subida, pra nao perde giro, vc estica bem antes, e joga a marcha... depende da situaçao, acho q tem q ter um equilibrio entre andar rapido, e nao f#der o motor....
    O Bandit falou tudo.

  13. #13
    Super Piloto Avatar de DOUGLAS 00
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Santa Cruz do Sul, RS
    Idade
    42
    Posts
    6.508
    Varia muito: No uso normal, se levar até a faixa do torque máximo, tá bom. Se for pra uso esportivo, o lance é tentar manter o giro na faixa útil: Entre o pico e torque e de potência. Mas as vezes se espicha um pouco mais o giro, pois dependendo da relação de marchas, ao jogar a marcha superior, o giro pode cair demais... o bom é que o giro caia pra faixa de torque máximo, ao menos nas nossas pequenas...
    Moto é uma doença. Depois que se contrae, se passa a vida com ela ou se morre dela.
    Visite o blog Garagem Cafe Racer e conheça mais sobre o mundo das Cafe Racers.

  14. #14
    Iniciante Avatar de Murilo_STZ
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Idade
    36
    Posts
    56

    Essa imagem é de um motor de carro, eu sei, mas eu não achei nenhuma de motor de moto (só há algumas, e ruins) mas a ideia é a mesma. Pois bem, se reparar, após a rotação máxima de potência (nesse caso 5500rpm) de nada adianta esticar mais, pois não haverá ganho de torque nem de potência. Mas atenção para um detalhe: a marcha continua sim esticando, mas de forma mais lenta do que se tivéssemos passado para a próxima marcha, que ao troca-la, provavelmente cairia bem em cima do pico de torque (daí a importância de um bom câmbio, bem escalonado).

    Fonte: http://bestcars.uol.com.br/marchas.htm
    Última edição por Murilo_STZ; 01-02-13 às 10:40.

  15. #15
    Usuário de motoneta Avatar de guilhermeaugusto
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Posts
    315
    depois do limite de giro, o motor so aproveita o vacuo, e so faz barulho e superaquece demais...nao compensa trocar de marcha a 10500 rpm pensando que ganha potencia...a 6 marcha eh pra isso mesmo, aproveitar o vacuo do motor e deixa-lo com uma folga, podem prestar atencao, se vc ficar somente na 5 marcha, depois dos 8000 rpm ela so faz barulho, o aproveitamento disso eh numa subida, ai sim compensa subir a faixa de giro, mas, andando numa reta ou de boa, nao presta, so vai consumuir combustivel sem precisao.

 

 

Tópicos Similares

  1. Recorrer multas adianta?
    Por chapolinrt8 no fórum Área de debate
    Respostas: 13
    Último Post: 21-08-11, 19:16
  2. Velocidade máxima de cada marcha motos 125/ 150 marcada no painel original
    Por Joao Marcos - Alemaoo no fórum Área de debate
    Respostas: 96
    Último Post: 24-02-10, 20:09
  3. moto perdendo potencia na 5 marcha
    Por Fagner no fórum Área de debate
    Respostas: 27
    Último Post: 17-06-09, 18:32
  4. Velocidade máxima em cada marcha
    Por atilnune no fórum Área de debate
    Respostas: 91
    Último Post: 24-08-06, 00:19

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •