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  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de Cláudio W.
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    Lightbulb Esticar marcha além da potência máxima, adianta?

    Olá pessoal, sei que pelo título ficou complicado de entender, mas explicarei. Sempre tive essa "curiosidade", todas as motos tem em sua ficha técnica de torque e potência, das quais são entregues em uma faixa X de rotação, esticar uma marcha acima dessa rotação onde é dito que se encontra a potência máxima, por exemplo, compensa? Tem algum ganho?

    Por exemplo a Twister, ela entrega 2.48 kgfm de torque à 6.000 RPM e 24cv de potencia à 8.000 RPM, como o corte de giro é aproximadamente 10.500 RPM, existe ganhos em esticar a marcha acima dos 8.000 RPM ou é melhor tocar a outra marcha? Eu como dono de uma Twister, tenho a sensação de que a moto não evolui muita coisa se esticar tudo as marchas. Evolui o mesmo que se passar a 8.000 RPM ou até menos. Isso me baseando em nada, apenas impressão, nunca fiz dados mais concretos sobre isso

    Então, opiniões?

  2. #2
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
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    Em motor 4t não tem vantagem nenhuma esticar muito as marchas, e nem é bom por causa da flutuação das válvulas.
    Já os 2t... quem tiver a oportunidade de andar um dia em uma, ''faça exatamente isso'', estique as marchas até o fim. Parece que não acaba nunca! Não tem preço!!!!

  3. #3
    Piloto de moto Avatar de Limabl
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    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Em motor 4t não tem vantagem nenhuma esticar muito as marchas, e nem é bom por causa da flutuação das válvulas.
    Já os 2t... quem tiver a oportunidade de andar um dia em uma, ''faça exatamente isso'', estique as marchas até o fim. Parece que não acaba nunca! Não tem preço!!!!
    Em parte vc tem razão magrão,mas ambos os motores tem um pico de potência maxima,nos motores 4t o que limita o pico de potência é diametro dos dutos e valvulas,telemetria da igniçaõ e injeção,comandos,diametro do bura ou corpo injetor e formato da caixa de ar.

    Nos 2t o que limita o pico de potencia é a duração da janela de escape e transferencia,telemetria da igniçaõ,dimencionamento do escape,tamanho e espeçura das palhetas de torque,diametro do carburador e formato da caixa de ar.

    Todos os 2 motores perdem potência depois do pico maximo de potência em alguns casos 8000~1000rpm depois da potência maxima chaga a perder de 3~10cv dependendo do motor e cilindrada !!!!!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  4. #4
    Motociclista experiente Avatar de corsani
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    Citação Postado originalmente por Limabl Ver Post
    Em parte vc tem razão magrão,mas ambos os motores tem um pico de potência maxima,nos motores 4t o que limita o pico de potência é diametro dos dutos e valvulas,telemetria da igniçaõ e injeção,comandos,diametro do bura ou corpo injetor e formato da caixa de ar.

    Nos 2t o que limita o pico de potencia é a duração da janela de escape e transferencia,telemetria da igniçaõ,dimencionamento do escape,tamanho e espeçura das palhetas de torque,diametro do carburador e formato da caixa de ar.

    Todos os 2 motores perdem potência depois do pico maximo de potência em alguns casos 8000~1000rpm depois da potência maxima chaga a perder de 3~10cv dependendo do motor e cilindrada !!!!!
    é bem isso. acho engraçado que te, gente que fala que tal moto da 160 km\h na primeira e ficam se gabando. ja vi isso até em matéria de programa de TV. mas ninguem comenta que se jogasse a segunda e terceira ela chegaria a essa velocidade bem antes.
    quanto a perda de potencia depois do giro maximo é uma verdade. por exemplo a RD 350 original tem 55cvs a 9500 giros e se continuar ela vai a 45 cvs.
    isso é programado no próprio cdi ou mesmo no calculo da carburação das motos sem limitador tanto nas 4t para não flutuar valvulas como nas 2t para o pistão não passar na velocidade maxima em metros por segundo que é calculado para não estourar biela,pistão ,etc.
    exemplo de novo.as motos atuais injetadas tem um limite em que corta a gasolina. as cgs mais antigas tem um limite mais alto ou praticamente nem cortam giro mas sim são limitadas pelo caburador. as twister e tornados possuem o mesmo motor, só que cada uma tem uma faixa de regulagens e corte diferente no cdi. a RD 350 ja tem um fio marrom que muitos desconectam do cdi onde passa a faixa de giro pra mais, só que não adianta fazer isso na original porque a carburação dela tambem se limita na mesma faixa de giro que é programada no cdi com o fio conectado.

  5. #5
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
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    Citação Postado originalmente por Limabl Ver Post
    Em parte vc tem razão magrão,mas ambos os motores tem um pico de potência maxima,nos motores 4t o que limita o pico de potência é diametro dos dutos e valvulas,telemetria da igniçaõ e injeção,comandos,diametro do bura ou corpo injetor e formato da caixa de ar.

    Nos 2t o que limita o pico de potencia é a duração da janela de escape e transferencia,telemetria da igniçaõ,dimencionamento do escape,tamanho e espeçura das palhetas de torque,diametro do carburador e formato da caixa de ar.

    Todos os 2 motores perdem potência depois do pico maximo de potência em alguns casos 8000~1000rpm depois da potência maxima chaga a perder de 3~10cv dependendo do motor e cilindrada !!!!!
    Citação Postado originalmente por corsani Ver Post
    é bem isso. acho engraçado que te, gente que fala que tal moto da 160 km\h na primeira e ficam se gabando. ja vi isso até em matéria de programa de TV. mas ninguem comenta que se jogasse a segunda e terceira ela chegaria a essa velocidade bem antes.
    quanto a perda de potencia depois do giro maximo é uma verdade. por exemplo a RD 350 original tem 55cvs a 9500 giros e se continuar ela vai a 45 cvs.
    isso é programado no próprio cdi ou mesmo no calculo da carburação das motos sem limitador tanto nas 4t para não flutuar valvulas como nas 2t para o pistão não passar na velocidade maxima em metros por segundo que é calculado para não estourar biela,pistão ,etc.
    exemplo de novo.as motos atuais injetadas tem um limite em que corta a gasolina. as cgs mais antigas tem um limite mais alto ou praticamente nem cortam giro mas sim são limitadas pelo caburador. as twister e tornados possuem o mesmo motor, só que cada uma tem uma faixa de regulagens e corte diferente no cdi. a RD 350 ja tem um fio marrom que muitos desconectam do cdi onde passa a faixa de giro pra mais, só que não adianta fazer isso na original porque a carburação dela tambem se limita na mesma faixa de giro que é programada no cdi com o fio conectado.
    Ok, me expressei mal. Mas tava pensando quando escrevi, na situação atual: qual moto 2t hoje em dia que não é fuçada e que use um dimensionado média-alta? Aí um cara acostumado com CG pega uma moto dessas pra dar uma voltinha e passa as marchas igual na CG dele. Vai pensar: só isso?

    É com essa intenção que falei e voces vão convir comigo que é muito doido acelerar uma moto dessas esticando uma 2ª ou 3ª marcha até o fim! Eu particularmente gosto e não to nem aí se subindo marcha ela ganha velocidade mais cedo. Fod@-se velocidade final, não sou piloto e nem nossas estradas permitem isso!

  6. #6
    Motociclista experiente Avatar de corsani
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    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Ok, me expressei mal. Mas tava pensando quando escrevi, na situação atual: qual moto 2t hoje em dia que não é fuçada e que use um dimensionado média-alta? Aí um cara acostumado com CG pega uma moto dessas pra dar uma voltinha e passa as marchas igual na CG dele. Vai pensar: só isso?

    É com essa intenção que falei e voces vão convir comigo que é muito doido acelerar uma moto dessas esticando uma 2ª ou 3ª marcha até o fim! Eu particularmente gosto e não to nem aí se subindo marcha ela ganha velocidade mais cedo. Fod@-se velocidade final, não sou piloto e nem nossas estradas permitem isso!
    calma Magrão, citei isso pros não entedidos, tambem faço isso e sei que numa 2t é gostoso de ver a bichinha se torcendo bebaixo da gente.

  7. #7
    Piloto de moto Avatar de Limabl
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    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Ok, me expressei mal. Mas tava pensando quando escrevi, na situação atual: qual moto 2t hoje em dia que não é fuçada e que use um dimensionado média-alta? Aí um cara acostumado com CG pega uma moto dessas pra dar uma voltinha e passa as marchas igual na CG dele. Vai pensar: só isso?
    !
    Bom magrão, eu me referir a motores originais mesmo,Rd135 e cg125,ambas tem cc parecidas, porem a sensação de que o motor da rd estique mais não é pelo o motivo de ser 2t, e sim porque a rd tem o pico de potência maxima mior de 16cv e com a RPM mais alta de 9000rpm,a cg125 por outro lado tem um pico de potência menor de 12,5 cv e com a rpm menor de 8000rpm.

    Em alguns motores 125cc 4t que preparei com comando de 296~300°,ele perde totalmente a força em baixa rpm, e deixa de entregar potência linear como é caracteristica dos 4t,mas só com a estalação de um comando dessa magnitude o motor não vai render o esperado pelo o comando, devido ao carburador de tamnho restrito e a telemetria do CDI não ser adequada para aquele comando,o que fazer então,comando de alta são comando que faz a curva de torque e potência subir para RPMs mais altos,e se o CDI não tiver uma curva de avanço para atender a nova curva de torque e potência do novo comando o motor vai acabar estrangulado e sem acerto ideal de funcionamento.

    Bem o que eu quero dizer se é que estou dizendo alguma coisa é que, tanto motores 2t ou 4t, não são suas caracteristicas mecânicas distintas que determinam se um ou outro giram mais ou menos, e sim suas comfigurações,seja ela de fabrica ou modificada por um sintonizador,mas mesmo assim o motor 2t tem uma entraga de potência mais agressiva que um 4t!!!
    Última edição por Limabl; 04-02-13 às 18:03.


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  8. #8
    Super Piloto Avatar de chiccoli
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    twister, ela tem uma boa faixa de potencia entre 6 e 9 mil, fora isso é uma moto meio morta.., vivo dando uns coro em cb 300 pq o povo não sabe trocar marcha kkkk

    Como o tempo e o vento...

  9. #9
    Motociclista Avatar de msguinha
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    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    twister, ela tem uma boa faixa de potencia entre 6 e 9 mil, fora isso é uma moto meio morta.., vivo dando uns coro em cb 300 pq o povo não sabe trocar marcha kkkk
    Somos 2 então! hehehehe


    Quanto a duvida: Nunca jogou Need For Speed pro Ps2? Sério! Tem um modo de jogo que é o Drag. Lá o objetivo é trocar a marcha na hora CERTA. Se for antes ou depois do ponto de "Shift", o carro não desenvolve tanto quanto se fizesse certo.

    Antes eu comprava até CDI sem corte pra Titan, pensando que ia ganhar alguma coisa. Que nada, tirando a ultima marcha não tem ganho nenhum. Você ve a motoca chegando a 40 ou 50 e poucos em 1ª e se ilude. Enquanto o cara do lado (no caso da frente) já está em 80 em 2ª ou 3ª, no mesmo tempo.
    Xtz é vida

  10. #10
    Motociclista Avatar de coreanas
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    O negocio de vc esticar as marchas, e bom pelo seguinte, se vc trocar a marcha a 8 mil no ponto maximo, qd vc encantar a proxima, o giro cairia pra tipo 5 mil... se vc estica ate 9 mil, qd engatasse a proxima, ela ja estaria a 6 mil... ou mesmo numa subida, pra nao perde giro, vc estica bem antes, e joga a marcha... depende da situaçao, acho q tem q ter um equilibrio entre andar rapido, e nao f#der o motor....
    O Bandit falou tudo.

  11. #11
    Super Piloto Avatar de chiccoli
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    Citação Postado originalmente por msguinha Ver Post
    Somos 2 então! hehehehe


    Quanto a duvida: Nunca jogou Need For Speed pro Ps2? Sério! Tem um modo de jogo que é o Drag. Lá o objetivo é trocar a marcha na hora CERTA. Se for antes ou depois do ponto de "Shift", o carro não desenvolve tanto quanto se fizesse certo.

    Antes eu comprava até CDI sem corte pra Titan, pensando que ia ganhar alguma coisa. Que nada, tirando a ultima marcha não tem ganho nenhum. Você ve a motoca chegando a 40 ou 50 e poucos em 1ª e se ilude. Enquanto o cara do lado (no caso da frente) já está em 80 em 2ª ou 3ª, no mesmo tempo.

    ai que entra o comando.., vc muda a faixa de potencia aproveitavel da moto, como o rpm é maior, tem mais potencia, ai vc tem que colocar o cdi sem corte pro giro ir la encima na faixa aproveitavel dakele comando, isso SE os dutos do seu motor derem conta se alimentar o motor com akele levante de comando a akela rotação , se estiver chegando próximo do limite tbm.., não valeu de nada.

    Como o tempo e o vento...

  12. #12
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
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    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    ai que entra o comando.., vc muda a faixa de potencia aproveitavel da moto, como o rpm é maior, tem mais potencia, ai vc tem que colocar o cdi sem corte pro giro ir la encima na faixa aproveitavel dakele comando, isso SE os dutos do seu motor derem conta se alimentar o motor com akele levante de comando a akela rotação , se estiver chegando próximo do limite tbm.., não valeu de nada.
    É aquela velha história: na preparação o que vale é o conjunto! Trocar uma coisa só e manter o resto original achando que vai mudar muito é gastar dinheiro a toa.

  13. #13
    Usuário de motoneta Avatar de VictorBarboza
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    Bom saber isso.. Tambem tenho essa duvida

  14. #14
    Motociclista Avatar de stcowboy
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    Eu considero o ideal trocar a marcha quando a moto está no pico de torque.

  15. #15
    Motociclista Avatar de Bruno Rafael
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    Depende da subida...

 

 

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