Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 33
  1. #1
    Motociclista Avatar de diego_fernandes05
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    João Pessoa - PB
    Idade
    34
    Posts
    831

    Problemas com tomada 12v na moto

    Pessoal, hoje depois de ler uns tópicos sobre o assunto, tentei instalar uma tomada 12v na minha moto, pra poder conectar meu celular e usar o gps durante algumas viagens... pra isso eu comprei um bicho exatamente igual a este aqui:



    Beleza, foi esse aí, 2 metros de fio 2,5mm, uma chave liga-desliga e pronto...

    Fiz as ligações, testei ele sem ligar a moto (a luz de funcionamento dele acendia normal).. aí eu tentei conectar meu celular com o cabo usb que eu uso pra recarregar ele.. bom, a moto estava desligada e o celular não deu sinal de carregar... foi aí que eu dei partida nela, o celular deu sinal de carregamento, mas não deu 10 segundos e esse negócio aí fumaçou tudo!!! desconectei tudo na velocidade da luz com o c# na mão de ter queimado qualquer coisa.. liguei a bateria da moto sem ele e tudo certo, o cel também não queimou, porém esse carregador fritou tudo por dentro... a pergunta é, onde eu errei?? kkkkk

    Eu só preciso de uma bendita saída usb de 5v pra carregar meu celular durante as viagens.. alguém pode ajudar???

  2. #2
    Iniciante Avatar de Murilo_STZ
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Idade
    35
    Posts
    56
    kkkkk agiu rápido em!!! Bom, de imediato eu pensei: "a voltagem passou dos 12V, deve ter ido lá pra 14V ou 15V"... mas depois eu lembrei que no carro também funciona assim... com o motor ligado, o alternador sempre fornece um pouco mais, e nunca queima nada. A questão é: aonde você ligou o outro lado desse adaptador (o lado do acendedor de cigarros)?? Será que não inverteu os pólos?

  3. #3
    Motociclista Avatar de diego_fernandes05
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    João Pessoa - PB
    Idade
    34
    Posts
    831
    Inverti não... por que se tivesse invertido teria nem acendido a luz nesse adaptador antes de eu dar partida na moto... de qualquer forma eu liguei a parte de fora dele no negativo e a do meio no positivo (ainda que eu abri ele antes e confirmei que era assim mesmo)... não sei porque diachos queimou esta bagaceira não kkkkkk

  4. #4
    Motociclista Avatar de stcowboy
    Data de Ingresso
    Dec 2008
    Localização
    São Paulo/ SP
    Idade
    38
    Posts
    1.492
    Usei mais de um tipo de tomada 12v na Fazer, acredito que posso te ajudar. No entanto. não entendi exatamente como você ligou... Foi esse adaptador diretamente na bateria? Se foi, aí é que está o problema, ele é 5V e a bateria é de 12, quem faria o papel de transformador seria a tomada 12v. Faz o seguinte, compra uma tomada automotiva e manda um auto-elétrico fazer um chicote com fusível, é baratinho e não dá dor de cabeça nenhuma. Fiz isso e foi só alegria por mais de 2 anos. Depois comprei uma tomada pronta de instalar no guidão (essa vai pra moto atual em breve).

  5. #5
    Motociclista Avatar de diego_fernandes05
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    João Pessoa - PB
    Idade
    34
    Posts
    831
    Foi isso mesmo stcowboy, direto na bateria... eu achei que a entrada dele era 12v com saída de 5v no usb... mas se é a fêmea dele que recebe os 12v e converte pra 5v então foi isso mesmo... o chicote eu meso faço, uso um fusível de 5a ??

  6. #6
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Com o motor em funcionamento os volts da bateria sobe para 14,5~15,5 volts, outra coisa que conta tembem é a amperagem da bateria,geralmente carregadores de celular e derivados trabalham na escala de miliamperes e não em amperes,ou seja 1 ampere é composto por 1.000 meliamperes!!!!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  7. #7
    Motociclista Avatar de diego_fernandes05
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    João Pessoa - PB
    Idade
    34
    Posts
    831
    Bom, como eu disse eu usei só esse adaptador, liguei ele direto na bateria... pois nele tem uma etiqueta assim:

    InputC12V~24V
    OutputC5V (+-5%)

    Bom.. foi aí que eu entendi que ele receberia os 12v da bateria (mesmo que ela subisse, ele aceita até 24v)... agora aí nos amperes mora a dúvida... a bateria da fazer se não me engano é 6 ou 7 amperes... e então, como que eu faço agora???

    PS: por eu precisar apenas de um USB de 5v, poderia ser feito isso aqui (usando um cabo usb, sendo preciso comprar só o regulador 78M05 e um fusível de 10a)???


  8. #8

  9. #9
    Motociclista Avatar de diego_fernandes05
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    João Pessoa - PB
    Idade
    34
    Posts
    831
    É, mas eu só preciso de usb, então quanto mais simples melhor... e também queria eu mesmo fazer, gosto de aprender e ter as coisas feitas por mim

  10. #10
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por diego_fernandes05 Ver Post
    então quanto mais simples melhor...
    Resumindo......"mão de vaca" rsrsrs


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  11. #11
    Motociclista Avatar de diego_fernandes05
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    João Pessoa - PB
    Idade
    34
    Posts
    831
    Citação Postado originalmente por Limabl Ver Post
    Resumindo......"mão de vaca" rsrsrs
    kkkkkkkkkk pode ser também

  12. #12
    Piloto de moto Avatar de tom crazy
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Ribeirão Preto
    Idade
    38
    Posts
    3.149
    Muito estranho ter queimado, o proprio carregador em tese deveria ter um regulador de tensão de 5 volts dentro. Certeza mesmo que não inverteu positivo e negativo? hahaha, acontece.... Referente a corrente da bateria isto é indiferente, pode ser 5, 10, 15, 50 amperes, seu teu equipamento consumir 50 miliamperes é isto que ele vai drenar da bateria.

  13. #13
    Motociclista Avatar de diego_fernandes05
    Data de Ingresso
    Oct 2009
    Localização
    João Pessoa - PB
    Idade
    34
    Posts
    831
    Citação Postado originalmente por tom crazy Ver Post
    Muito estranho ter queimado, o proprio carregador em tese deveria ter um regulador de tensão de 5 volts dentro. Certeza mesmo que não inverteu positivo e negativo? hahaha, acontece.... Referente a corrente da bateria isto é indiferente, pode ser 5, 10, 15, 50 amperes, seu teu equipamento consumir 50 miliamperes é isto que ele vai drenar da bateria.
    Certeza absoluta... até porque se ele estive invertido não funcionaria.. e chegou a funcionar... mas eu ainda abri o adaptador, confirmei as polaridades.. foi tudo nos conformes "/

  14. #14
    Piloto de moto Avatar de tom crazy
    Data de Ingresso
    Jul 2005
    Localização
    Ribeirão Preto
    Idade
    38
    Posts
    3.149
    Rapaz se abriu ele em tese deveria ter um regulador de tensão dentro ou algo do tipo, se a ligação estava correta pode ter tido o azar de ter pego um carregador com problema.

  15. #15
    Iniciante Avatar de Gustavo_Soares
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    Espírito Santo
    Idade
    40
    Posts
    56
    Sobre amperagem é o que o Tom Crazy já disse: é indiferente (se na fonte fornecedora estiver sobrando).
    Na bateria ( ou transformadores e geradores) a amperagem é a capacidade dela fornecer energia na voltagem de trabalho.
    Já no celular, gps, farol etc a amperagem específicada é a necessária para trabalho normal, é o tanto que o dispositivo consome.
    Não é culpa da amperagem a queima do seu dispositivo. Foi curto, inversão de polos, voltagem errada, produto de má qualidade.

    Sei que a pergunta é meio boba, mas você usou multimetro para checar se estava tudo ok?
    Faz os testes de voltagem de trabalho, voltagem de pico ao ligar, sentido da corrente, etc. nas pontas dos fios que está/estava ligada a sua tomada.
    I fly a starship across the Universe divide/ And when I reach the other side/ I'll find a place to rest my spirit if I can
    Perhaps I may become a highwayman again/ Or I may simply be a single drop of rain/ But I will remain/ And I'll be back again...

 

 

Tópicos Similares

  1. Tomada 12v na moto
    Por diego_fernandes05 no fórum Área de debate
    Respostas: 22
    Último Post: 07-10-12, 12:25
  2. Eletricistas de Plantão do PN - Three Way e tomada =/
    Por fredericoelias no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 13
    Último Post: 03-02-12, 20:26
  3. elétrica/eletrônica, tomada na moto
    Por NiveaC no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 6
    Último Post: 07-08-11, 19:41
  4. Lançamento!!! Scooter para ser abastecido na tomada!!!
    Por wfires no fórum Área de debate
    Respostas: 1
    Último Post: 06-03-07, 19:30

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •