Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 42
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de Neto SP
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    São Paulo SP
    Idade
    43
    Posts
    479

    Question Como ensinar um amigo de 35 anos a pilotar.

    Bem ja cheguei a comentar aqui que por motivo de trabalho viajo muito de moto ontem tive de fazer uma pequena viajem a baixada santista, fui la por incontáveis vezes, a diferença é que ontem tive de levar, um colega de serviço que também é meu amigo para ajudar no trabalho,geralmente quando ele vai, nós viajamos de carro mas desta vez o carro dele estava na oficina então larguei a Fazer em casa e fomos de Bandit.....

    Eu nunca tinha levado ele de moto, e o cara ficou alucinado kkkkkk ele disse que até ontem não tinha vivido, falou que não aguenta mais carro nem transito etc e me perguntou se eu poderia ensina-lo a pilotar , e se eu acho que ele poderia aprender bem o suficiente, para não sofrer acidentes e tal...

    E sinceramente não soube responder já ensinei muitas pessoas a pilotar mas são sempre pessoas jovens com menos de 23 anos sei que qualquer um aprende a andar de moto mas sera que uma pessoa na idade dele (35 anos) assimilaria o suficiente para viajar a trabalho e a lazer com pouco risco???

    Alguém ai ensinou alguém mais velho e teria aluma dica?? Ele disse que a anos não anda nem de bicicleta e nunca tentou pilotar uma moto.

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de Zanca
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Salto/SP
    Idade
    42
    Posts
    2.588
    o Mais fácil é ele dar entrada numa auto escola aprender la primeiro que é bem diferente de aprender na rua e depois que ele tiver terminado ai sim você pode ensinar ele na sua ou quem sabe ele compra uma e fica mais fácil ainda, pois pode ocorrer de ele cair e machucar a sua moto
    Atual CG Titan 1998 "Azul Abrolhos" a famosa roxinha

    ex CG Titan 2004 Vermelha
    ex Hunter 125 2005 Vermelha
    ex Twister 2007 Preta

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de Neto SP
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    São Paulo SP
    Idade
    43
    Posts
    479
    Citação Postado originalmente por Zanca Ver Post
    o Mais fácil é ele dar entrada numa auto escola aprender la primeiro que é bem diferente de aprender na rua e depois que ele tiver terminado ai sim você pode ensinar ele na sua ou quem sabe ele compra uma e fica mais fácil ainda, pois pode ocorrer de ele cair e machucar a sua moto
    KKKK acho que não expliquei direito é claro que ela vai na moto-escola fazer tudo nos conformes da lei mas todo mundo aqui sabe habilitação é mera formalidade ele não vai aprender a pilotar la só vai ter um papel que diz que é legal ele pilotar, estou dizendo mesmo na pratica quando ele for começar a pegar o transi to e tal...

  4. #4
    Motociclista Avatar de NiveaC
    Data de Ingresso
    Apr 2010
    Localização
    São José dos Campos - SP
    Idade
    35
    Posts
    1.362
    eu aprendi na auto escola, na auto escola vc aprende o básico q é pilotar, tanto carro qnt moto, as manhas do trânsito vc aprende no dia a dia, vivenciando, não existe essa de vc ensinar alguma coisa, td se aprende sozinho, com a prática
    povo tem mania de se achar o professor só pq auto escola não da curso de pilotagem esportiva
    [IMG]imgur.com/YJfaxyZ[/IMG]

    "Devo tudo a minha mãe, mas já estou negociando.'

  5. #5
    Iniciante Avatar de Edson Sartorio
    Data de Ingresso
    Sep 2011
    Localização
    Rio de Janeiro
    Idade
    49
    Posts
    69
    Bom dia a todos.

    Minha opinião a respeito e de que, apos a auto escola, devidamente habilitado, em dupla, ele com a moto dele e você com a sua, vá passando algumas dicas e observe seu comportamento de pilotagem, dê alguns toques do certo e errado.
    Creio que se alguem mais experiente corrigir de forma didatica a evolução dele sera bem mais rápida.

    Abraços a todos

  6. #6
    Usuário de motoneta Avatar de Neto SP
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    São Paulo SP
    Idade
    43
    Posts
    479
    Citação Postado originalmente por NiveaC Ver Post
    eu aprendi na auto escola, na auto escola vc aprende o básico q é pilotar, tanto carro qnt moto, as manhas do trânsito vc aprende no dia a dia, vivenciando, não existe essa de vc ensinar alguma coisa, td se aprende sozinho, com a prática
    povo tem mania de se achar o professor só pq auto escola não da curso de pilotagem esportiva
    Só que o X esta ai geralmente quem aprende mais velho não tem paciência para aprender aos poucos e muito provavelmente ele ja vai comprar uma primeira moto grande e potente eu no inicio aprendi com uma 125 com 18 anos primeiro na cidade e depois na estrada o que eu aprendi em quase 15 anos de pilotagem e em 2 cursos ele que aprender de uma vez e não é só ele quase todos são assim

    Citação Postado originalmente por Edson Sartorio Ver Post
    Bom dia a todos.

    Minha opinião a respeito e de que, apos a auto escola, devidamente habilitado, em dupla, ele com a moto dele e você com a sua, vá passando algumas dicas e observe seu comportamento de pilotagem, dê alguns toques do certo e errado.
    Creio que se alguem mais experiente corrigir de forma didatica a evolução dele sera bem mais rápida.

    Abraços a todos
    Eu acho também que depois que ele tiver um domínio básico o melhor é acompanhar ele pilotando e tentar corrigir os erros embora quase todos que perguntei pensem que é melhor ensinar na mesma moto....

  7. #7
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Meu sogro tem mais de 50 comprou seu primeiro carro há 2 anos e nunca tinha dirigido, até hoje eu sou o motora deles, mas tava dando umas aulas pra ele ano passado mesmo não sendo o melhor professor do mundo. Mas ele pegou bem rápido as manhas do carro. Só não sai sozinho porque tem que se acostumar ao transito, andamos só por estradas do interior. Então não tem nada a ver seu amigo ter 35 anos. Eu tenho quase isso e se não soubesse acho que pegaria o jeito tambem.

    Só que é interessante tu ensinar a ele só por complemento, o que a porcaria das aulas do Detran não ensinam. Se mandar ele direto pra lá vai ser mais um despreparado nas ruas.

  8. #8
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Porto Alegre
    Posts
    877
    Se o seu amigo sabe andar de bicicleta, já é o melhor começo, ele já tem a noção do equilíbrio. Andar de bicicleta é como saber nadar, você jamais "esquece". Se ele dirige carro, melhor também porque ele já tem as noções de condução de um veículo pelas ruas.
    O fundamental é começar pelo certo que é fazer uma moto escola decente, tem que descobrir alguma empresa que ensine de verdade e não aquelas em que o instrutor fica fumando encostado em algum lugar, vendo o aluno fazendo "oito" a aula inteira.
    Mas... se vocês tiverem algum lugar em que não exponham ninguém a perigo ou corram risco de bater em algum carro, pode dar alguma noção para ele falando sobre o básico de acionamento dos comandos da moto. Depois, coloque o colega a somente arrancar a moto acelerando o mínimo possível e andando em primeira marcha e em linha reta. Depois, da segunda marcha em diante e as curvas, vai tudo ao natural.
    Aconselhe seu amigo a não começar com moto grande, sugira a ele comprar uma moto 125/150 usada em bom estado pois será ótima para aprendizado. Barbeiragens, tombos, tudo ele pode fazer e aprender na motinho pequena para depois partir para uma moto maior e se for o caso, zero Km.
    Motos como Yes, YBR, FAN, são ótimas opções para o período de aprendizado.

  9. #9
    Motociclista experiente Avatar de Zanca
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Salto/SP
    Idade
    42
    Posts
    2.588
    Citação Postado originalmente por Neto SP Ver Post
    Só que o X esta ai geralmente quem aprende mais velho não tem paciência para aprender aos poucos e muito provavelmente ele ja vai comprar uma primeira moto grande e potente eu no inicio aprendi com uma 125 com 18 anos primeiro na cidade e depois na estrada o que eu aprendi em quase 15 anos de pilotagem e em 2 cursos ele que aprender de uma vez e não é só ele quase todos são assim



    Eu acho também que depois que ele tiver um domínio básico o melhor é acompanhar ele pilotando e tentar corrigir os erros embora quase todos que perguntei pensem que é melhor ensinar na mesma moto....
    Então mas ai que esta o X então se ele não tiver paciência ele não vai chegar a lugar algum e principalmente se ele comprar uma moto grande ninguém consegue aprender com moto grande no máximo que ele pode pegar seria uma 300 por pelo menos uns 6 meses ai se ele tiver paciência se não vai ser chão atras de chão, você disse que tem uma Bandit você sabe bem a diferença de ter uma pequena e um grande, é uma dica que você pode passar para ele
    Atual CG Titan 1998 "Azul Abrolhos" a famosa roxinha

    ex CG Titan 2004 Vermelha
    ex Hunter 125 2005 Vermelha
    ex Twister 2007 Preta

  10. #10
    Motociclista Avatar de coreanas
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Idade
    64
    Posts
    1.272
    Como velho eu te digo: È a mesma coisa, ensine o que ensinaria a um jovem, só que com mais paciência, mais devagar. Ensine as diferenças de carros e motos. Faça-o lembrar de quando andava de bibicleta.

    Leve em consideração que ele já dirige carros, então muitas coisas comuns aos dois veículos ele já sabe. O maior problema vai ser ele se adaptar aos comandos: Embreagem e acelerador na mão, marchas nos pés e dois freios.

    IMPORTANTÍSSIMO: LEMBRE SEU AMIGO QUE A MOTO TEM DOIS FREIOS, NÃO O DEIXE HABITUAR A USAR O PÉ COMO EM CARROS, SE NÃO QUER QUE ELE SOFRA UM ACIDENTE.


    Eu recomendo seu amigo começar com uma CUB como Biz.

  11. #11
    Motociclista Avatar de Motaro
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Idade
    33
    Posts
    1.482
    Acredito que sendo mais velho ou não, o procedimento é o mesmo. Escolinha, tira a carta, compra uma 125/150 anda um ano no trânsito que ja ta craque. Passa pra uma 250 (pode começar com ela tbm) e depois parte pra 600. Não importa o método que se use, sem experiência não adianta nada. Se ele não tem paciência, então não deve andar de moto.

    Estou no mundo das duas rodas ha mais ou menos um ano e meio e se eu olhasse como eu piloto hoje, me acharia um ninja da moto, mas na verdade piloto normalmente, e antes é q eu não tinha noçao de nada. Eu tinha medoa té de moto que nao indicava marcha. Hoje ando tranquilo em qualquer lugar.

    Dafra - Next250
    Good guys go to heaven. Riders can go anywhere!

  12. #12
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    acho melhor ele ficar no carro msm... so tem dois tipos de gente, os q cairam e os que vao cair.....35 anos pra cair nao e boa coisa..,,acho q moto e o tipo de coisa q se aprende novo.... lembrando sempre q toda regra tem excessao...
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

  13. #13
    Motociclista experiente Avatar de corsani
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Guabiruba-SC
    Idade
    51
    Posts
    2.761
    amigo de 35 anos eu não sei, mas ensinei uma amiga de 30 anos a dirigir carro e moto e em menos de um ano ela ja dirigia melhor do que quelquer marmanjo e por desaforo é umas das maiores arruaceiras na moto por aqui. ela foi comigo, stone e mais um amigo para serra do rio do rastro e passou por cada estrada que muito neguinho não passava.

  14. #14
    Super Piloto Avatar de DOUGLAS 00
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Santa Cruz do Sul, RS
    Idade
    42
    Posts
    6.508
    Citação Postado originalmente por emerson merighi Ver Post
    acho melhor ele ficar no carro msm... so tem dois tipos de gente, os q cairam e os que vao cair.....35 anos pra cair nao e boa coisa..,,acho q moto e o tipo de coisa q se aprende novo.... lembrando sempre q toda regra tem excessao...
    Mas 35 anos... é praticamente um "piá" rsrsrsrs.
    Moto é uma doença. Depois que se contrae, se passa a vida com ela ou se morre dela.
    Visite o blog Garagem Cafe Racer e conheça mais sobre o mundo das Cafe Racers.

  15. #15
    Piloto de moto Avatar de Caique
    Data de Ingresso
    Dec 2009
    Localização
    Duque de caxias RJ
    Posts
    4.866
    Cara na minha opiniao o melhor jeito é o q me ensinaram,
    primeiro mostra onde fica o freio embreagem etc,despois manda ele subir na moto ai vc vai ditando os comandos freio da frente de traz embrebreagem etc pra ver se ele vai se lembrar se sim,arruma uma 125 acha um lugar tranquilo com uma rua q tenha subida descilas e reta mas leves, deixa ele subrir na moto vc sobe na garupa sai com a moto e deixa ele controlando o acelerador e os freio,depois q vc achar q ele ja estiver bem,ensina ele a sair nas retas,nas subidas,descidas e depois passar marchas.depois ensina como o cara do carro pode acabar com o cara da moto.
    http://www.pequenasnotaveis.com.br/i...c,29820.0.html
    Restauração Honda cg 125 1981 "moto antiga não anda nem voa,moto antiga desfila."

    Campanha => "[glow=red,2,300]Ando Devagar Pra Não Ver Chorando Quem me espera Sorrindo." Entre também[/glow] ! !

 

 

Tópicos Similares

  1. Ensinar amiga a pilotar moto
    Por ThiBecker no fórum Área de debate
    Respostas: 24
    Último Post: 25-09-12, 23:04
  2. Fui tentar ensinar minha mina a pilotar!
    Por Mano Sony no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 27
    Último Post: 15-11-10, 15:12
  3. Como se vingar de um amigo....
    Por jobarte no fórum Manobras
    Respostas: 13
    Último Post: 16-10-10, 11:46
  4. Como pilotar bem nas rodovias?
    Por fred_black no fórum Área de debate
    Respostas: 25
    Último Post: 31-05-09, 11:58

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •