Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!
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mdorigon não to generalizando. Aliás, gosto bastante de seus comentários,mas tem muita gente aqui pagando de politicamente correto. Eu tbm poderia dizer que troco óleo de 3 em 3 mil,mas estaria mentindo... E vou dizer pq faço isso. Simplesmente pq adoro mexer na moto,mas não tenho neura de 1000 em 1000. Aliás essa é uma idiotice absurda... tenho um primo que troca de 800 em 800KM, pra mim ele não passa de um retardado... e já usei óleo "pra carro", "pra caminhão" e nunca patimou embreagem e nem fundiu meu motor. Já usei óleo 10w30 e não baixou, nem vazou,e nem fundiu meu motor como me disse o cara do posto quando eu comprei o óleo kkkk e o óleo eu troco em casa pq sou mecânico, mas não exerço a profissão. Quando tem uns 4 ou 5 litros aqui eu levo no posto pra coleta
Bruno Almeida, eu só posto alguma que eu já tenha feito em minha moto, ou estudado exaustivamente sobre o assunto.
Mas, se vc puder me dizer o que especificamente achou errado, eu lhe agradeço. Desta forma poderei me corrigir.
Um grande abraço a todos os irmãos.
É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.
SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!
Ivan,não gostei da idéia de jogar gasolina no cárter... isso é totalmente contra indicado
Bruno o que posso lhe dizer é que as peças que lá estam podem ser lavadas sem nenhum problema com gasolina até os discos da embreagem. Basta esperar secar bem, sem as tampas para que o vapor da gasolina desapareça. Depois coloque o óleo.
O que eu posso lhe relatar é que nunca tive nenhum problema usando esse procedimento para retirar algum produto usado de forma errada em um motor, como por exemplo o excesso de algum aditivo no óleo usado por clientes fazendo com que a embreagem patinasse.
Esse é outro ponto que sempre deixo claro, o militec foi testado pelo Stone, eu testei o bardhal B12 que é muito mais barato, mas sempre usando percentuais que não prejudicassem os discos. As vezes aparece algum desavisado que usou em excesso e a embreagem está patinando. Eu uso como 1º recurso lavar com gasolina, se não adiantar desmonto e troco os discos.
Repito, nunca aconteceu nenhum problema, espero que continue assim.
Um grande abraço irmão, obrigado pela sua atenção.
PS: Esqueci, Bruno, muitas vezes nos aconselham a não usar tal procedimento, nos cursos eu sempre pergunto aos professores o porque não usar. A resposta é meio enigmática, eles respondem que aprenderam assim, aí o aluno fica com a dúvida. Por isso eu sempre testo o que teoricamente não daria certo em minha própria moto.
As vezes não dá, realmente, mas testei na minha antes de aconselhar alguém a realizar o mesmo procedimento.
Ótimo debate Técnico. Parabéns Bruno.
Última edição por Ivan RJ; 04-04-13 às 21:14.
É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.
SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!
Confio na sua experiência pratica Ivan, mas é sempre bom explicar da forma correta pois vc sabe como é né!! Vai que algum maluco aqui coloca gasolina no cárter pra "lavar" o motor por dentro e faz cagada,depois queima o fórum...Quanto ao Bardhal eu gosto de usar ele na montagem de alguma peça do motor. Minha 150 que está com 97 mil km tava com barulhinho chatinho típico de válvula,então desmontei a mesa do comando e lavei tudo com gasolina e lubrifiquei os rolamentos e o comando com bardhal puro... ficou zera um grande abraço Ivan
Exatamente CkOFan. O óleo além de lubrificar as partes internas do motor, faz parte do sistema de arrefecimento do mesmo. Inclusive por isso que a Twister por exemplo tem radiador de óleo.
E uma coisa que me deixou curioso, pois não entendo nada de mecânica foi a questão da nova BMW R1200 Gs: Apesar do novo motor ter refrigeração líquida, a BMW afirmou que o principal sistema de arrefecimento da moto é a ar/óleo, pois o sistema de água é responsável por apenas 20% do arrefecimento do motor, pelo fato dele estar concentrado apenas na área das válvulas e do virabrequim, liberando o outro sistema para trabalhar melhor no resto do motor. Achei super curioso isso .....
No mais acho que esse é um dos melhores tópicos que surgiram nos últimos tempos aqui no PN, pois o nível técnico está muito bom e todos estão ajudando e procurando informações para dessa maneira aprender um pouco mais, inclusive esse NOOB que vôs fala hehe .....
Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."
Homer Simpson
No mais acho que esse é um dos melhores tópicos que surgiram nos últimos tempos aqui no PN, pois o nível técnico está muito bom e todos estão ajudando e procurando informações para dessa maneira aprender um pouco mais, inclusive esse NOOB que vôs fala hehe .....[/QUOTE]
A minha intencao em abrir um topico foi sempre essa, confesso que quando abri ele pensei que iria ser zuado pra caramba, mas quando vi profissionais da area nos ensinando, fique sobremodo feliz! que sempre continue assim, atraves disso posso confiar mais na motoca quanto sua performace e durabilidade. Como eh o ditado, conselho se fosse bom, nao era dado, mas discordo totalmente, acredito na biblia que diz, onde ha conselhos, ha multidao de sabedoria. abracos!
Valeu Guilherme, por suas palavras. É isso que nos faz continuar mesmo estando cansados ou com muito trabalho.
Bruno faça um pequeno teste, totalmente reversível se vc quiser.
Coloque de 10% à 15% de Bardhal B12 quando trocar o óleo do motor de sua moto e veja se o resultado será satisfatório.
Eu, também, tenho o hábito de lubrificar peças com o Bardhal B12 ou Moliokote com bissulfeto de molibidênio, dependendo do caso.
Contra esses dois lubrificantes, somente o preçoooooooooooooo. Mas o resultado é ótimo.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Vamos continuar desenvolvendo o tópico, quem tiver dúvidas ou tenha descoberto um novo lubrificante para uma determinada situação, POSTE para debatermos.
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SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!
Respondendo ao amigo Ivan RJ; Quando comprei minha moto o óleo recomendado era o lubrax gp moto, porém percebi que conforme o motor ia amaciando após algumas trocas, o óleo mesmo novo, não estava bom, e por "bom" quero dizer que conforme o motor esquentava , ficava mais dificil passar as marchas, chegando ao ponto de ter que desligar a moto no semáforo para engatar o neutro. Desisti do lubrax e passei a usar o Ipiranga que no inicio até que ficou bom, mas duas trocas depois, ficou igual ao lubrax. Então resolvi testar o Castrol semissintético 10w 30 trizone e todos esses problemas acabaram, todo dia rodo em media 80 km ou mais, sempre a 80 km/h ou mais e não tive mais nenhum desses sintomas que relatei aqui, então pretendo permanecer nele.
Desculpe a demora pra responder, meu dia devia ter 36 horas.
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Respondendo ao amigo RafaelWF: Quando comprei minha yes o recomendado era o Lubrax GP moto, mas agora o recomendado é o Mobil MX alguma coisa que usei uma vez e não quero nunca mais. Agora to no Castrol que está se mostrando ótimo, pois já uso a mais de um ano.
Perfeito Shayki, realmente eu não sei lhe responder. Sempre usei o Lubrax GP Moto que era o SG. Depois lançaram o Essencial Moto SL que é o que estou usando. Minha moto nunca teve esse tipo de problema.
Quanto ao óleo indicado pela fábrica, vai depender do contrato com quem oferece mais e no menor preço para que seja colocado e indicado no manual, ou seja, "NEGÓCIOS" / negociata.
Se algum mecânico do PN souber reponder seria ótimo.
Um grande abraço a todos os irmãos.
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IvanRJ me tire uma dúvida:
Certa vez aqui no PN vi alguém comentando que a margem de segurança para utilização desses aditivos sem que a embreagem patinasse era de 100 à 150 ml, logo se eu adicionar essa porcentagem que vc indicou na Yes eu não poderia ter algum tipo de problema (pois ficaria acima da margem de segurança? Isso é se existir realmente margem de segurança), sempre tive dúvidas com relação a esses aditivos.......
Está chegando a hora de trocar o óleo da Yes e queria ver se eu fazia um teste com um desse aditivos, pois estou usando a moto mais intensamente e estou sentindo dificuldade nas trocas de marcha e também sinto que ela está esquentando muito.
Sei que a pergunta pode ter sido muito idiota, mas como falei sou totalmente noob e prefiro perguntar do que fazer alguma Hgada.......rsrs
Última edição por FelipeLiposo; 06-04-13 às 12:41.
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