Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 28
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Posts
    18

    Início do início da vida de motociclista

    Boa noite amigos,

    Acabei de me registrar na comunidade, apesar de que já leio os tópicos a alguns dias.
    Sou de Belo Horizonte, estou com o exame marcado para tirar carteira de moto e impressionado sobre como as aulas na moto escola não nos preparam para o mundo real.
    Eu nunca andei de moto fora da pista e isso quer dizer que nunca passei muito dos 30km/h e nunca engatei a segunda marcha. Isso para começo de conversa.
    Logo, por mais que eu me sinta preparado para passar no exame, não me sinto preparado, nem de perto, para pilotar na rua.
    E aí que preciso de ajuda.
    Essa semana eu vou comprar uma Riva da Dafra (pesquisei bastante sobre ela e me pareceu uma boa moto) e não quero deixar ela parada da minha garagem por medo, preciso começar a andar com ela na rua de alguma forma, já tenho carteira de carro a mais de 10 anos e sou acostumado com o trânsito, não acho que esse seria um problema muito grande. Estou certo? O que vocês recomendam? Como devo começar?

  2. #2
    Usuário de motoneta Avatar de marchetti87
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    Ribeirão Preto - SP
    Idade
    36
    Posts
    409
    É melhor você enfrentar esse medo e sair com ela na rua, mas procure sair num horário sem trânsito pesado, apenas para ir pegando a noção da coisa. Depois que você já se sentir confiante, vá adentrando aos poucos no trânsito, evite avenidas movimentadas e vá por ruas paralelas. Só quando conseguir controlar a máquina com perfeição é que você irá se arriscar no trânsito pesado, mas quando chegar nesse nível você já irá estar mais tranquilo, e nem irá lembrar que um dia teve medo de andar de moto. Vá com calma que tudo se resolve.
    Última edição por marchetti87; 09-04-13 às 23:16.

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de roggarcia
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Sarandi - PR
    Idade
    29
    Posts
    363
    Fala brother!

    Estou QUASE na mesma que a sua!
    Hoje foi meu primeiro dia com CNH em mãos (não quis arriscar dirigir após ser aprovado nos exames, já que tu perde todo o processo caso seja pego pelos marronzinhos ou coisa do tipo. No seu caso, a sua CNH B vai pro beleléu).
    Já dirigia lá pelos 13/14 anos (voltinhas no bairro), porém desde lá praticamente nunca mais relei em uma moto na rua.
    Até que finalmente o dia chegou.
    Peguei, dei as 'voltinhas no bairro' (que é bem paradão) e depois de uns 20 minutos arrisquei a avenida maior. Pouco depois já estava na rodovia movimentada daqui e, em instantes, lá estava eu no centrão de uma cidade de quase 400 mil habitantes (Maringá-PR), com chuva e um baita movimento. (Não sei se fui corajoso ou burro, mas ok).

    Meu conselho é: conseguiu andar com maestria no local afastado? Passe para algo mais movimentado. Andou com maestria no lugar movimentado? Passe para uma situação pior... e assim por diante (maestria = tranquilidade, seguro do que está fazendo, sem matar alguém, moto sempre em pé, etc).

    Como tu é experiente pra caramba no trânsito, creio que isso mais do que basta.

    Outra coisa: Treine usar o freio dianteiro + traseiro (50% cada, pelo menos). Auto escola só ensina a usar o traseiro que eu sei! Sobre preferenciais: infelizmente quem está em cima de uma motoca não tem preferencial. Sério, redobre a atenção. A galera no conforto de seus carros não respeitam mesmo, muitas vezes (pelo menos por aqui).

    Ouvir umas freadas bruscas de umas Scanias enormes na sua traseira também é uma experiência interessante, Hahahahahah.

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de kaiokold
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Localização
    Petrópolis-RJ
    Idade
    37
    Posts
    347
    Reflexo e o respeito para com motos é só com o tempo mesmo.

    Única dica que eu dou , atenção sempre , sempre olhando o cachorro comendo lixo no fim da rua entrando na curva a 2km rsrs.

    Já teve vez de me salvar pois vi a luz interna do carro acendendo e eu pude desviar da porta abrindo. Tem que estar sempre atento , SEMPRE rsrs.

    E uma dica legal que deram em outro topico parecido com esse , seja visto. Buzina mesmo , farol , eu uso o alto sem dó , nem ligo , aqui só tem imbecil cego , cano esportivo tinha que ser obrigatório , nem esportivo , tinha que ser sem nada , sem miolo , só tem idiota que não usa retrovisor , tenso demais.

    É isso , cuidado , cuidado sempre , bater de moto e cair não é naaaada legal.

    Abs
    Suzuki GSXR-1000 2011
    Yamaha XTZ 125 Motard 2014

  5. #5
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Parana
    Posts
    4.860
    Citação Postado originalmente por kaiokold Ver Post

    Única dica que eu dou , atenção sempre , sempre olhando o cachorro comendo lixo no fim da rua entrando na curva a 2km rsrs.
    ótima dica, cachorro é a desgraça dos motociclistas
    Suzuki Intruder azul 2011, voltando a pilotar apos muitos anos

    Fiat Idea 2008 - Esse é da familia

  6. #6
    Motociclista experiente Avatar de chriskopsch
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    São Bento do Sul, SC
    Idade
    32
    Posts
    2.706
    Carlos Gonzales fez um vídeo bem interessante ontem, falando como começar a andar de moto.

    Entra na página 'abriuofarol" no facebook e dá uma olhada.

    Abs.

  7. #7
    Motociclista Avatar de augustothalison
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Idade
    30
    Posts
    502
    Cara inicie andando devagar, atenção redobrada pq agora voce esta de moto, caiu machuca mesmo! comporte-se como se estivese de carro mesmo nas ruas, mas logico que as motos são mais ageis e conseguem entrar nos corredores dos carros, se for fazer isso, nao faça rapido! quanto ao uso dos freios use 70% o dianteiro e 30% o traseiro!
    Em uma freada brusca o peso da moto vai todo para frente, fazendo com que a traseira fique leve, se frear somente o freio traseiro, como a moto vai estar leve atras vai derrapar e voce pode ir pro chão (isso muda com o tempo, quando se acostumar com a moto e ganhar habilidade vai controlar ela como se fosse uma bicicleta mesmo derrapando) e como a frente vai estar pesada vai ter que usar mais o freio da frente como tinha dito se nao a moto nao para com agilidade, e nao vai derrapar pois o peso estara todo na roda da frente isso vai aumentar o atrito com o asfalto, ja na terra ai é diferente... Com o tempo tudo se ajeita, use sempre capacete (logico né) sapato fechado, e se derrepente for pegar estrada, compre uma boa luva e jaqueta.

    Ah e nao se esqueça de tirar umas fotos da pequena e postar aqui no forum pra gente ver hehe! SEJA BEM VINDO A COMUNIDADE, fique sempre atento aos posts, da pra aprender muuita coisa legal aqui!
    A velocidade que emociona é a mesma que mata.

  8. #8
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Idade
    30
    Posts
    1.406
    Citação Postado originalmente por kaiokold Ver Post
    Reflexo e o respeito para com motos é só com o tempo mesmo.

    Única dica que eu dou , atenção sempre , sempre olhando o cachorro comendo lixo no fim da rua entrando na curva a 2km rsrs.

    Já teve vez de me salvar pois vi a luz interna do carro acendendo e eu pude desviar da porta abrindo. Tem que estar sempre atento , SEMPRE rsrs.

    E uma dica legal que deram em outro topico parecido com esse , seja visto. Buzina mesmo , farol , eu uso o alto sem dó , nem ligo , aqui só tem imbecil cego , cano esportivo tinha que ser obrigatório , nem esportivo , tinha que ser sem nada , sem miolo , só tem idiota que não usa retrovisor , tenso demais.

    É isso , cuidado , cuidado sempre , bater de moto e cair não é naaaada legal.

    Abs
    Excelentes dicas, sou como vc no trânsito.. Sempre olhando qualquer situação que possa resultar em m3rda..

  9. #9
    Usuário de motoneta Avatar de Luis_RJ
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    35
    Posts
    151
    Bom dia novo irmão da PN.
    Que bom que veio para o mundo das duas rodas.
    Você vai curtir bastante.

    Kra, também estava na mesma situação que você no final do ano passado.
    Acho que você tem que ir andando em ruas mais tranquilas, pegar confiança nas curvas. De forma geral, neste começo, o mais importante é pegar o equilíbrio e agilidade com ela.

    Porém, quando começar a pegar transito um pouco mais pesado, lembre que moto não é carro.
    Os motoristas dos carros não vão te ver da mesma forma, algumas manobras vão ser bem diferentes e as freadas tem que ser bem mais comportadas e bem feitas.
    Mesmo se você já se sentir confiante daqui a alguns meses, não se distraia (este período é quando ocorre o maior numero de quedas).
    Mas indo bem devagar e com muita atenção você vai se divertir bastante andado de moto. É uma sensação muito mais gostosa que engaiolado no carro (minha opinião).

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por roggarcia Ver Post
    Fala brother!

    Estou QUASE na mesma que a sua!
    Hoje foi meu primeiro dia com CNH em mãos (não quis arriscar dirigir após ser aprovado nos exames, já que tu perde todo o processo caso seja pego pelos marronzinhos ou coisa do tipo. No seu caso, a sua CNH B vai pro beleléu).
    Já dirigia lá pelos 13/14 anos (voltinhas no bairro), porém desde lá praticamente nunca mais relei em uma moto na rua.
    Até que finalmente o dia chegou.
    Peguei, dei as 'voltinhas no bairro' (que é bem paradão) e depois de uns 20 minutos arrisquei a avenida maior. Pouco depois já estava na rodovia movimentada daqui e, em instantes, lá estava eu no centrão de uma cidade de quase 400 mil habitantes (Maringá-PR), com chuva e um baita movimento. (Não sei se fui corajoso ou burro, mas ok).

    Meu conselho é: conseguiu andar com maestria no local afastado? Passe para algo mais movimentado. Andou com maestria no lugar movimentado? Passe para uma situação pior... e assim por diante (maestria = tranquilidade, seguro do que está fazendo, sem matar alguém, moto sempre em pé, etc).

    Como tu é experiente pra caramba no trânsito, creio que isso mais do que basta.

    Outra coisa: Treine usar o freio dianteiro + traseiro (50% cada, pelo menos). Auto escola só ensina a usar o traseiro que eu sei! Sobre preferenciais: infelizmente quem está em cima de uma motoca não tem preferencial. Sério, redobre a atenção. A galera no conforto de seus carros não respeitam mesmo, muitas vezes (pelo menos por aqui).

    Ouvir umas freadas bruscas de umas Scanias enormes na sua traseira também é uma experiência interessante, Hahahahahah.
    Kra, sobre freadas, eu também sai da auto-escola acostumado a frear com o freio de traz. Aos poucos fui passando a usar mais o freio da frente e hoje posso te dizer que a forma mais segura de se frear é usar o freio de traz apenas em freadas mais leves. Talvez usar 50%-50% em freadas moderadas, mas quando você precisar fazer algo como 80Km/h para 0Km/h em alguns segundos, endireita a moto e chama o freio da frente.

    Isso é explicado por que, em casos de freadas muito fortes o peso da moto se transfere todo para a roda da frente. A roda de traz fica leve e ao frear com esta roda há uma boa chance de sua roda traseira patinar para os lados fazendo você cair.
    Isso é ainda mais valido para você que vai ter uma moto com freio a disco na dianteira. De qualquer forma, o poder de frenagem será muito maior com o freio da frente.

    Quando você, por acaso, chamar mais forte o freio de traz em uma redução você vai acabar percebendo que, principalmente em ruas asfaltadas com um pouco de areia por cima, é muito fácil patinar usando o freio de traz em uma moto desse porte.

    Abraço irmão!

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por augustothalison Ver Post
    Cara inicie andando devagar, atenção redobrada pq agora voce esta de moto, caiu machuca mesmo! comporte-se como se estivese de carro mesmo nas ruas, mas logico que as motos são mais ageis e conseguem entrar nos corredores dos carros, se for fazer isso, nao faça rapido! quanto ao uso dos freios use 70% o dianteiro e 30% o traseiro!
    Em uma freada brusca o peso da moto vai todo para frente, fazendo com que a traseira fique leve, se frear somente o freio traseiro, como a moto vai estar leve atras vai derrapar e voce pode ir pro chão (isso muda com o tempo, quando se acostumar com a moto e ganhar habilidade vai controlar ela como se fosse uma bicicleta mesmo derrapando) e como a frente vai estar pesada vai ter que usar mais o freio da frente como tinha dito se nao a moto nao para com agilidade, e nao vai derrapar pois o peso estara todo na roda da frente isso vai aumentar o atrito com o asfalto, ja na terra ai é diferente... Com o tempo tudo se ajeita, use sempre capacete (logico né) sapato fechado, e se derrepente for pegar estrada, compre uma boa luva e jaqueta.

    Ah e nao se esqueça de tirar umas fotos da pequena e postar aqui no forum pra gente ver hehe! SEJA BEM VINDO A COMUNIDADE, fique sempre atento aos posts, da pra aprender muuita coisa legal aqui!
    Eita, nem tinha visto a postagem do augustothalison. Respondi bem parecido.
    "Um passo a frente e você não estará no mesmo lugar."

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de coyoteboicote
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    São Paulo
    Idade
    41
    Posts
    367
    Creio que já disseram td q é preciso ao iniciar a experiencia com moto.

    E como vc já tem noção do transito não vai ser tão dificil, mas é bom ter uma boa jaqueta com proteções um bom capacete e uma capa e bota para chuva caso não for de carro quando estiver chovendo, pois tomar chuva de moto é horrível...

    Nunca esqueça que moto tem 3 freios e não 2 como muitos pensam, por aqui vc vai encontrar muita informação e técnica de pilotagem, tenha muito cuidado ande devagar boa sorte fique com Deus!


  11. #11
    Novato Avatar de joaomagalhaess
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    33
    Posts
    43
    Assim como você sou de Belo Horizonte e tirei carteira de moto recente mente, em Janeiro.
    Peguei minha moto faz 15 dias, e também só tinha andado na auto escola.

    Um conselho? Não faça o que eu fiz. Eu peguei a Yes na concessionária Suzuki na Pedro II, às 18:30.
    Ou seja, já estava escuro, um trânsito infernal e ainda chovendo. Não sei como não me borrei todo no caminho pra casa.
    Dê um jeito de pegar a moto num horário mais tranquilo, de preferência num sábado.

    E relaxe, com pouco treino você já vai sentir segurança, sem perder a prudência.

    Hoje, depois de apenas 15 dias, já estou andando numa boa, sem fazer besteiras. É só dar umas voltas num lugar tranquilo pra conhecer a moto e seu funcionamento, e depois encarar o trânsito pra perder o medo!

    E lembre-se sempre preste muita atenção em tudo à sua volta!!

    Edit:

    Citação Postado originalmente por coyoteboicote Ver Post
    Nunca esqueça que moto tem 3 freios e não 2 como muitos pensam, por aqui vc vai encontrar muita informação e técnica de pilotagem, tenha muito cuidado ande devagar boa sorte fique com Deus!
    Na chuva, o freio motor é imprescindível. Mesmo, com freio à disco, a moto freia menos na chuva. Não se esqueça de usá-lo no seco tbm.
    Última edição por joaomagalhaess; 10-04-13 às 14:10.

  12. #12
    Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Posts
    18
    Pessoal,

    Muito obrigado pelas boas vindas e, principalmente pelas dicas. Eu vou continuar lendo o fórum e acompanhando. Também não hesitarei em postar as dúvidas a medida que forem aparecendo.

    Não vou citar e responder todo mundo e tem algumas coisas que quero dizer.

    - Nunca imaginei que cachorros fossem um problema tão sério, achei até engraçado!
    - Muito esclarecedora a história dos freios, quando eu tiver a moto treino a usar o freio da frente sim. Só na curva que não pode de jeito nenhum, certo?
    - Muita atenção sempre e ser visto (ou ouvido) sempre, isso com certeza é o mais importante!
    - Quando eu Estiver com a Pequena, COM CERTEZA vou postar fotos. Aguardem.
    - E pode deixar que busco a moto em um sábado (ou peço para algum amigo buscar)
    - Freio motor eu já utilizo muito no carro. Assim que eu aprender a passar marcha com agilidade passo a usar na moto também.

    Inclusive, ninguém falou sobre as marchas, é algo tão fácil assim de aprender? Aos outros novatos que responderam, vocês tiveram alguma dificuldade? Na Moto escola é só primeira e neutro...

    Mais uma vez obrigado e boa noite a todos.
    Última edição por psic0; 10-04-13 às 21:57.

  13. #13
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    como o pessoal falou, não há grandes segredos, tu vai pegar as manhas no uso diário, mas é sempre bom conversar com gente mais experiente e pegar umas dicas, eu faço isso sempre que possivel, aprendi bastante coisa e ainda tenho muito para aprender.

    Dá pra usar o freio dianteiro na curva sim, o ideal é usar os dois para manter o equilíbrio do conjunto, mas a mão deve ir suave no freio, com o tempo tu irá descobrindo qual é o limite de aderência da tua moto e conseguirá freiar muto melhor e de forma mais segura.

    As marchas são barbada, como um cambio sequencial de carro, mas com embreagem, não tem misterio.

  14. #14
    Novato Avatar de joaomagalhaess
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Localização
    Belo Horizonte
    Idade
    33
    Posts
    43
    Com o tempo, você aprende a passar as marchas naturalmente. É só saber a ordem em que estão.

  15. #15
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Parana
    Posts
    4.860
    Citação Postado originalmente por psic0 Ver Post

    Inclusive, ninguém falou sobre as marchas, é algo tão fácil assim de aprender? Aos outros novatos que responderam, vocês tiveram alguma dificuldade? Na Moto escola é só primeira e neutro...

    Mais uma vez obrigado e boa noite a todos.
    Não tem segredo não, aprende fácil, acho que até mais fácil que carro, na época que eu aprendi, la pros idos dos anos 80, eu nunca tinha montado numa moto, aí meu pai comprou uma CG, um dia a moto tava la parada atras da casa, subi nela, liguei e sai andando pela rua, trocando as marchas normalmente, coisa mais natural do mundo
    Suzuki Intruder azul 2011, voltando a pilotar apos muitos anos

    Fiat Idea 2008 - Esse é da familia

 

 

Tópicos Similares

  1. Vou dar inicio no curso de programação DICAS
    Por Rodolfo Henrique no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 18
    Último Post: 23-08-10, 14:56
  2. Cbx 200 Strada, Início da restauração...
    Por Ronnytrials no fórum Área de debate
    Respostas: 13
    Último Post: 08-07-10, 18:23
  3. Respostas: 26
    Último Post: 12-06-07, 19:25
  4. Inicio de Ano e Bla bla bla
    Por Wanderson no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 1
    Último Post: 29-12-06, 11:54
  5. Fotos sensuais do início do séc. XX
    Por Bibes no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 7
    Último Post: 04-02-06, 16:08

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •