Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 25
  1. #1
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306

    Obsolescência programada

    Obsolescência programada é uma "frase" binita que muitos escutam em letras de música mas nem todos sabem o que quer dizer

    Antigamente se comprava um eletrodoméstico, por ex. e o mesmo durava por dezenas de anos, hoje em dia um mesmo eletrodoméstico dura 4~5 anos e estraga, e geralmente nem compensa consertar.... E asim é com tudo.

    Vejam esse link: Dicas & Direitos - Entenda o que é obsolescência programada | Idec - Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

    Pensem nisso!!

  2. #2
    Usuário de motoneta Avatar de marchetti87
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    Ribeirão Preto - SP
    Idade
    36
    Posts
    409
    Pois é, hoje é tudo descartável e feito para durar pouco. Tenho um receiver de 1978 da Kenwood que até hoje funciona perfeitamente, se fizer uma revisão vai durar mais uns 30 anos.

  3. #3
    Piloto de moto Avatar de César
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Campinas-SP
    Idade
    47
    Posts
    4.262
    Meu notebook é da Hp comprei em 2011, será que vai durar pouco? Ele é muito bom. Só vou trocar quando quebrar.
    Moto é tudibão!

  4. #4
    Motociclista Avatar de Eduardo Toda
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Santo André - São Paulo - Brasil
    Idade
    55
    Posts
    1.549
    Já nascem assim, onde trabalho, alguns modelos de aparelhos (conjunto de som, homes e receivers) ficam no máximo 1 a no e meio na linha de depois, um modelo novo já está no lugar, o pior que as peças depois de 3 anos são descontinuadas, se aparecer alguém reclamando de falta de peças com aquela balela de CDC e talz, a fábrica faz um acordo de oferecer um aparelho novo da marca, oferecido pela metade do preço. A descartabilidade (se é que existe uma palavra dessas) é alta, comprou passou um tempo e quebrou, joga fora e compra outro novo, de novo.


    Poços de Caldas- Amigos de viagem, amigos para sempre...

    From Santo André - S.P. Brasil - Honda CG Titan 150 ESD 2007 -

  5. #5
    Piloto de moto Avatar de César
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Campinas-SP
    Idade
    47
    Posts
    4.262
    Comprar, jogar fora e comprar, documentário muito bom sobre a obsolescência programada
    http://<a href="http://youtube.com/w...6V6-hBbkgg</a>



    http://youtube.com/watch?v=E6V6-hBbkgg
    Última edição por César; 13-04-13 às 23:39.
    Moto é tudibão!

  6. #6
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306
    Bombas de combustível queimando, cabeçotes rachando.... preciso falar mais alguma coisa???

  7. #7
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Compra novo, quebra, joga fora... Compra novo, quebra, joga fora... Compra novo, quebra, joga fora... parcelas em n vezes de dezenas de reais... e assim todo mundo sempre tem produtos novinhos!

    Quero ver onde vai parar é todo esse lixo!!!!!!

    E pior é que não demora muito aparece alguem aqui defendendo tudo isso! Porque a tecnologia... a evolução... a praticidade... bla bla bla. Muito bom!! Mas a tecnologia precisa passar como um rolo compressor por cima de tudo no mundo?

    A meu ver o avanço tecnológico deveria ser focado mais na medicina. De resto deixa o povo se mexer mais! Bater pedal, levantar do sofá pra fazer as coisas... investir no conserto de um equipamento... isso gera emprego em vez de mais produto novo robotizado. Alem disso tá todo mundo virando sedentário por conta de tanto ''conforto'' pro ser humano nas suas residencias, no carro, na moto... mas daí eles acham solução até pra isso: vai malhar! as academias estão aí pra isso kkkkk

    E sobre a obsolencia programada, provavelmente muitos vão discordar sobre carros e motos, mas sobre aparelhos eletronicos, especialmente aparelhos de som e rádios portáteis é pior do que se imagina. O cacaiada braba!!! Verdadeiros equipamentos com qualidade e feitos pra durar ficaram lá nos anos 80 até início dos 90 mesmo.
    Última edição por magrao tk; 14-04-13 às 22:11.

  8. #8
    Motociclista Avatar de Banduleiro
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Ceará
    Idade
    37
    Posts
    1.195
    Tem coisas que realmente são ruins, mas existem muitos e muitos produtos de qualidade. Bons fabricantes sempre vão fazer bons produtos, e sempre serão mais caros. Produtos que usam materiais de qualidade, vão durar mais, a questão é que há muitas e muitas pessoas que estão dispostas a pagar pouco em um produto de menor qualidade.

    Outra coisa que temos que levar em conta é a questão psicológica, A mídia nos empurra de goela abaixo, que temos que ter sempre o mais moderno, que precisamos, o resultado disso é que não usamos os nossos eletrônicos, motos, carros e demais coisas até o fim de sua vida útil, isso vai aos poucos incrustando na cabeça que as coisas não duram.
    Há também a falta de conhecimento das pessoas que as vezes não sabe fazer uso e manutenção daquilo que possui.

    É um pouquinho do que eu penso a respeito, muito bom tópico, de alto nível de debate.
    "Liberdade é pouco, o que eu desejo ainda não tem nome."

    Ex - Honda CBX200 Strada 1999

    Atual: Suzuki GSR125 2015


  9. #9
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Acho que o exemplo mais grave disso tudo são os celulares. Eles não chegam a quebrar pra precisar ser substituído, eles simplismente ficam ultrapassados, ou fora de moda mesmo. Tem gente que troca só por trocar, pra ficar atual. Enquanto muito poucos mantem ou até consertam um velho quando dá problema.

    Tenho um Nokia 5610 já fazem uns 4 anos eu acho. Agora a bateria dele já era, tá estufada que a tampa criou até uma fresta, e não dura um dia isso se não ficar mexendo. Mas não necessito celular melhor, estou acostumado com esse, que tem camera boa, flash enfim me atende bem para o que eu necessito de um celular. Vou comprar uma bateria nova pra ele e dar uma geralzinha como limpeza interna, troca do alto falante, isso se eu ainda encontrar peças pra ele!

    Uma situação dessas já é suficiente pra eu ser chamado de maluco ou burro por querer fazer uma loucura dessas! O ''correto'' é jogar ele no lixo e comprar um novo pra grande maioria da população.

  10. #10
    Motociclista Avatar de Banduleiro
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Ceará
    Idade
    37
    Posts
    1.195
    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Acho que o exemplo mais grave disso tudo são os celulares. Eles não chegam a quebrar pra precisar ser substituído, eles simplismente ficam ultrapassados, ou fora de moda mesmo. Tem gente que troca só por trocar, pra ficar atual. Enquanto muito poucos mantem ou até consertam um velho quando dá problema.

    Tenho um Nokia 5610 já fazem uns 4 anos eu acho. Agora a bateria dele já era, tá estufada que a tampa criou até uma fresta, e não dura um dia isso se não ficar mexendo. Mas não necessito celular melhor, estou acostumado com esse, que tem camera boa, flash enfim me atende bem para o que eu necessito de um celular. Vou comprar uma bateria nova pra ele e dar uma geralzinha como limpeza interna, troca do alto falante, isso se eu ainda encontrar peças pra ele!

    Uma situação dessas já é suficiente pra eu ser chamado de maluco ou burro por querer fazer uma loucura dessas! O ''correto'' é jogar ele no lixo e comprar um novo pra grande maioria da população.
    Também ainda tenho meu nokia3310, funcionando que é uma beleza.
    "Liberdade é pouco, o que eu desejo ainda não tem nome."

    Ex - Honda CBX200 Strada 1999

    Atual: Suzuki GSR125 2015


  11. #11
    Iniciante Avatar de Cesar Augusto
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Divinolandia - SP
    Idade
    29
    Posts
    68
    voce tem razao companheiro... mais pense bem, qual a intençao dos fabricantes fazer um produto que dure o resto da vida? o que eles querem sao produtos que durem uns 5 anos, e que quebrem e voce nao ache peça de reposiçao, induzindo voce a comprar outro produto... Pura jogada de marketing

  12. #12
    Motociclista Avatar de Banduleiro
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Ceará
    Idade
    37
    Posts
    1.195
    Citação Postado originalmente por Cesar Augusto Ver Post
    voce tem razao companheiro... mais pense bem, qual a intençao dos fabricantes fazer um produto que dure o resto da vida? o que eles querem sao produtos que durem uns 5 anos, e que quebrem e voce nao ache peça de reposiçao, induzindo voce a comprar outro produto... Pura jogada de marketing
    Mas mesmo assim, enquanto eu puder, eu vou contra a maré, contra a boiada.
    "Liberdade é pouco, o que eu desejo ainda não tem nome."

    Ex - Honda CBX200 Strada 1999

    Atual: Suzuki GSR125 2015


  13. #13
    Piloto de moto Avatar de César
    Data de Ingresso
    May 2005
    Localização
    Campinas-SP
    Idade
    47
    Posts
    4.262
    E o iphone, quando arria a bateria? O meu é um 3GS, ta em uso desde 2009, já ta no cinco, a bateria arriou e deveria jogar fora mas achei um video no youtube que ensina como abrir ele e troquei a bateria, sacanagem agora nada mais da apple tira a bateria e tudo dentro do aparelho e colado na carcaça com uma cola super forte é bem pra não trocar mesmo. Mas eu faço questão de eu mesmo trocar.
    Moto é tudibão!

  14. #14
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.306
    Citação Postado originalmente por Cesar Augusto Ver Post
    voce tem razao companheiro... mais pense bem, qual a intençao dos fabricantes fazer um produto que dure o resto da vida? o que eles querem sao produtos que durem uns 5 anos, e que quebrem e voce nao ache peça de reposiçao, induzindo voce a comprar outro produto... Pura jogada de marketing
    Exatamente disso que estou falando!

    Cézar, o bom que vc achou a bateria, e se nem isso não achasse??


    Antigamente tinha uma fábrica de despertadores, infelizmente a fábrica faliu. Os despertadores eram ótimos, tão bons que duravam por toda a vida sem incomodar, então o cliente comprava apenas um durante a vida toda, o que gerava poucas venda, por isso a fábrica faliu.

  15. #15
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    O problema é que hoje tá escancarado demais isso! Na cara dura!!! Só não ve quem não quer.

    As montadoras fazem as coisas pra durar pouco tempo, não ter conserto e tu comprar um novo!
    Deveria ter um meio termo, como era antigamente.

    O que seriam das marcas renomadas se não fosse a qualidade e confiança que as colocaram no mercado??
    Será que existiriam produtos da Philips, Semp Toshiba, Nokia, Honda, Wolkswagen, Brastemp até hoje, se as coisas que eles fabricassem desde o começo fossem descartáveis? Acho que essa conquista não lhes dá o direito de hoje em dia serem assim, empurrando o consumismo goela abaixo na gente. Enfim é o dinheiro que domina as mentes e o mundo.

 

 

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •