Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 12 de 12
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Posts
    12

    Titan 99 Mesa de balancim estourou #tadificil #meajudem.

    Eae galera como estão ? sou novo aqui e gostaria de relatar os acontecidos e trocar experiencias.. me desculpem pelo
    texto, mas se puderem ler por favor eu agradeço.

    Bem ano passado eu comprei uma cg 125 titan 96 , mótinha boa nunca deixo na mão rodei muito mesmo com ela
    Acontece que não me recordo quando ela começou a dar umas batidinhas parecia com vavulas. Conferi a folga das mesmas
    que se encontravam dentro da medida, então resolvi trocar a mesa, balancins e varetas (tudo paralelo) ,mas o barulho persistiu
    deixei assim e rodei por mais uns 6 meses o barulho nem aumentou e nem diminuiu. domingo passado resolvi trocar a arvore
    de comando(marca scud) o pino (original honda) e os braços oscilantes (paralelos) montei, ao invés de diminuir o barulho aumentou muito. resolvi desmontar tudo de novo durante a semana, olhei a arvore de comando e a mesma tinha sinais nas laterais como se
    algo estivesse enconstando ali( a engrenagem velha tinha o mesmo sinal). EU acredito que era a lateral do braço oscilante
    paralelo muito largo que estava encosatando ali, procurei incansavelmente pro braços originais honda mais não encontrei.
    Comprei um par da marca wgk afinei as laterais e montei. quando fui montar a mesa dos balancins no cabeçote, o balancim
    de escape estava com folga zero mesmo sem o regulador. resolvi então esmerilhar o balancim deixando o mais fino e consequentemente criando mais folga , montei regulei as valvulas e funcionei .O barulho tinha diminuido mais havia mais
    barulho do que o barulho que me fez desmontar o motor da primeira vez. Eu acreditava que esta barulheira (que nao parecia
    mais com batidas , algo mais proximo de um chiado) poderia ser pelo fato de eu ter trocado somente a engrenagem de cima
    da arvore de comando, ou seja não troquei a do vira consequentemente os dentes não casaram direito.Eu achei que com o tempo os dentes podiam vir a casar.
    Resolvi então dar uma volta e em uma momento de furia (burrice) minha eu acelerei tudo e dexei o giro do motor subir muito
    de repente o motor fez ``pof´´ e apagou, levei pra casa empurrando e desmontei. a unica peça que eu achei quebrada até
    o momento foi a mesa dos balancim na valvula de escape. Minha suspeita é que o mas casamento das engrenagems tenha
    quebrado algum dente e desincronizou as valvulas, mais o pistão esta intacto assim como o cabeçote, a valvula eu fiz
    o teste da querosene e nem sequer merejou. mais tarde vou desmontar embaixo para ver a situação da arvore

    Bom é isso , galera minha vida inteira minha paixão foi mecanica ( não sou mecanico) um amor incondicional, mas este acontecimento me desmotivou muito sabe... é piadinha dos outros e tal, pensei ate em largar mão.
    Alguem ja passou por situação semelhante , alguem sabe o que pode estar dando tão errado ?
    desde ja agradecido e um forte abraço a todos.

  2. #2
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308
    Eita situação complicada heheheh.

    Primeiramente, provavelmente a causa de ter quebrado o balancim de escape é porque passou de giro e o pistão bateu na válvula, e como o balancim é paralelo ele quebrou ao invés de destruir o pistão e válvula.

    As engrenagens tem que ser as duas originais, paralelas já não funcionam, muito menos trocando somente uma delas, não tem como não fazer barulho...

    Os braços oscilantes pode pegar da 2000 ou da fan, mas pegue originais pra não se incomodar, e troque o eixo tbm.

    Lá encima no trem de válvulas, só se troca se estiver com folga ou fundido, senão deixa original.

    Qualquer coisa posta ai que vamos te ajudando, as titans 96-99 foram as últimas motos duráveis de verdade da Honda, são muito boas mesmo, um amigo meu tem uma com quase 140 mil originais!

  3. #3
    Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Posts
    12
    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    Eita situação complicada heheheh.

    Primeiramente, provavelmente a causa de ter quebrado o balancim de escape é porque passou de giro e o pistão bateu na válvula, e como o balancim é paralelo ele quebrou ao invés de destruir o pistão e válvula.

    As engrenagens tem que ser as duas originais, paralelas já não funcionam, muito menos trocando somente uma delas, não tem como não fazer barulho...

    Os braços oscilantes pode pegar da 2000 ou da fan, mas pegue originais pra não se incomodar, e troque o eixo tbm.

    Lá encima no trem de válvulas, só se troca se estiver com folga ou fundido, senão deixa original.

    Qualquer coisa posta ai que vamos te ajudando, as titans 96-99 foram as últimas motos duráveis de verdade da Honda, são muito boas mesmo, um amigo meu tem uma com quase 140 mil originais!
    Grande stone , mesmo não participando do forum eu sempre costumava ler, e tenho visto que voce é um dos, se não o que mais
    manja e esta disposto a ajudar o proximo, muito obrigado mesmo

    Pois bem desmontei para ver qual a situação das engrenagens da arvore de comando e aparentemente as duas estão intactas
    e o ponto batia perfeitamente.

    Estou planejando o seguinte :

    1 - Colocar a engrenagem velha,mais que aparenta estar em muito bom estado , incluindo o resalto ( vou conferir a altura com o resalto da engrenagem nova)

    2 - Comprar braços oscilantes originais honda ( o pino ja é original e novo)

    3 - Comprar se possivel uma mesa de balancins completa original da honda

    as minhas duvidas são :

    1 - Sera que os dentes da engrenagem velha ainda vão casar bem com a engrenagem do vira ? pois no filtro de redinha havia pó de ferro provavelmente vindo das engrenagens

    2 -devo colocar o pino da engrenagem de comando novo da scud ou por o velho que estava, pois aparentemente quando desmontei
    pela primeira vez, a unica péça gasta éra o pino dos braços oscilantes

    3 - Se eu não encontrar a mesa de balancins original honda , vou ter de por paralela. Teria alguma marca que da pra confiar na qualidade ?

    vlw desde ja agradeço.. forte abraço

  4. #4
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308
    1 - Engrenagem velha com engrenagem nova não casa, sempre vai fazer barulho.

    2 - O pino trabalha no ressalto do comando e não na engrenagem, se o ressalto ficou o mesmo e não tinha folga podes deixar o mesmo

    3 - Coloque uma usada original honda

    Você é de onde?

  5. #5
    Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Posts
    12
    1 - Então quero colocar a engrenagem do resalto velha junto com a do vira que tambem é velha , pos eu não mexi nela

    2 - Aparentemente o ressalto velho esta em ordem vou conferir sua altura para ter certeza, quanto ao pino devo por o velho então ?
    que estava desde o começo, no lugar do novo da marca scud ?

    3 - Sou de santo andré no abc paulista !

  6. #6
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308
    Monta com o pino velho e a engrenagem velha e vê se tem alguma folga, no pino e nos dentes das engrenagens, se tiver terá que substituir o conjunto

  7. #7
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    meu conselho e o seguinte, independente do q vc va fazer, trocar uma peca original usada por uma nova do paralelo geralmente piora...peca de dentro do motor tem que ter muita precisao, coisa q fabricacao do paralelo nao proporciona...entao, regra numero um: se for peca de dentro do motor, so coloque original.....as pecas de fora da moto, tipo banco, roda, buzina, pneu e coisas do tipo ate vai um paralelo...
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

  8. #8
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Citação Postado originalmente por emerson merighi Ver Post
    meu conselho e o seguinte, independente do q vc va fazer, trocar uma peca original usada por uma nova do paralelo geralmente piora...peca de dentro do motor tem que ter muita precisao, coisa q fabricacao do paralelo nao proporciona...entao, regra numero um: se for peca de dentro do motor, so coloque original.....as pecas de fora da moto, tipo banco, roda, buzina, pneu e coisas do tipo ate vai um paralelo...

    CG varetado num tem disso não.., quando eu li eu num acreditei, o povo trata o motor na barbaridade e funciona perfeito. =S
    refaz o motor com peça barata e ruim e ainda dura 100 mil km esses trem, acho que vou comprar outra, motor facil de abrir ainda..

    Como o tempo e o vento...

  9. #9
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Água Nova - RN
    Idade
    37
    Posts
    391
    Para tirar barulho no motor só peça original, peça paralela funciona mas fica barulhando galera!

  10. #10
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    cg com vareta ja nem considero mais, e coisa do passado e anda em extincao...varetado hj em dia so se for uma xing ling dessas pra la de ruim e atrasada...
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

  11. #11
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Pra ter dado tanto problema essas peças devem ter sido pra lá de xing ling mesmo! Não creio que tenha sido falha do mecanico, que ao menos me pareceu saber o que tá fazendo.
    Mesmo assim só mais uma dica complementando as do Stone: cuidado nos apertos dos parafusos. Nunca aperte com tudo um parafuso por vez em uma peça que use 2 ou mais, tem que ir dando aperto aos poucos, alternando (cruzando) a sequencia. É porque uma coisa que me passou na cabeça lendo seu texto foi que possa ter trincado a mesa por aperto errado, aí na pauleira que tu deu foi só questão de tempo pra quebrar o resto da peça.. Pode não ter sido, mas acho que a dica ainda assim é válida.

  12. #12
    Novato
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Posts
    12
    Opa boa noite galera , finalmente montei o motorzinho, kkkkkk e como deu trabalho viu , parecia mobilete de tanto xabu que deu !
    depois de montar , não vinha corrente , ae era a bobina do estator que deu pau .. vixe mais depois de tudo resolvido o resultado foi
    maravilhoso. A griladeira deixou de existir, vou passar a receita que usei

    1 - Engrenagem do comando velha com ressalto e pino novo da scud
    2 - braços oscilantes e pino originais honda
    3 - mesa de balancim e varetas usadas que eu comprei de um brother, não sei qual é a marca só sei que tem uma cornetinha

    E a motinha ficou zera . eu fiz um video do antes e depois só que no video da impressão que não mudou muita coisa... não sei por que :/ ao vivo e a cores a diferença foi grande , em lenta nem parece que ta ligado o motor .

    Entretanto ela tinha um outro barulho que ficou mais nitido agora que barulho de comando sumiu. É como se tivesse moendo pedra dentro do motor , eu acredito que seja algum rolamento . Entretanto eu nao pretendo fuçar no momento , vo ir atéééé kkkkk
    afinal o barulho ja é antigo e eu ando na mainha sem dar muita rotação no motor.

    É isso ae galera muito obrigado a todos.

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Pra ter dado tanto problema essas peças devem ter sido pra lá de xing ling mesmo! Não creio que tenha sido falha do mecanico, que ao menos me pareceu saber o que tá fazendo.
    Mesmo assim só mais uma dica complementando as do Stone: cuidado nos apertos dos parafusos. Nunca aperte com tudo um parafuso por vez em uma peça que use 2 ou mais, tem que ir dando aperto aos poucos, alternando (cruzando) a sequencia. É porque uma coisa que me passou na cabeça lendo seu texto foi que possa ter trincado a mesa por aperto errado, aí na pauleira que tu deu foi só questão de tempo pra quebrar o resto da peça.. Pode não ter sido, mas acho que a dica ainda assim é válida.
    Opa, então eu tenho alguma experiencia em motores, não necessariamente aplicados em motocicletas, e sempre
    aperto parafusos alternadamente, no mesmo esquema que se torqueia um cabeçote, aperto aos poucos e tal
    Mais compartilho da sua teoria que o motivo da mesa ter quebrado foi cagada minha , quando eu fui tirar ela da primeira
    vez , eu tava sem a chave certa. Ae eu tirei com martelo e talhadeira :/ ... acho que deve ter trincado a mesa e no pau quebro !

 

 

Tópicos Similares

  1. Ténéré 250 estourou mangueira de óleo
    Por helano no fórum Área de debate
    Respostas: 75
    Último Post: 07-08-11, 11:18
  2. Meu escape estourou todos rebites
    Por rocksul no fórum Área de debate
    Respostas: 17
    Último Post: 29-04-10, 08:01
  3. Estourou o cambio da web
    Por fernanet no fórum Área de debate
    Respostas: 17
    Último Post: 29-11-06, 07:23
  4. virabrequim e balancim aliviados para balancear motor cg200
    Por racer_chips no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 28-03-06, 07:14

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •