Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 21
  1. #1
    Motociclista experiente Avatar de Defeacer
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Posts
    2.241

    Viscosidade do óleo, filtro de óleo e "vazamento"

    Vou contar minha pequena epopéia no mundo dos óleos...

    Cerca de 2 meses atrás, eu estava sem tempo pra mandar a moto pra revisão, até que me toquei que estava passando da hora de trocar o óleo, fui em um mecânico e pedi o serviço, e pedi pra que trocasse o filtro também, quando o infeliz teve a coragem de me perguntar aonde ficava o filtro de óleo dela eu já fiquei cismado, depois o mesmo infeliz disse que não tinha Yamalube e muito menos o filtro, eu disse pra ele que iria comprar e já voltava... nunca mais voltei, todo dia passo lá em frente e as vezes ele fica me encarando HAHAHA.

    Fui em outro infeliz, pedi pra trocar o óleo e o filtro, quando ele me disse que o filtro era 34 reais (mais caro que na CC) eu pedi que trocasse só o óleo, levei lá pro fundo e fui lá fora fazer uma ligação, depois de terminar a ligação eu lembrei que recomenda-se trocar o filtro de óleo de forma alternada, ou seja, troca-se o óleo e filtro e depois troca-se apenas o óleo, então desencanei com filtro. Saí da oficina com o óleo supostamente trocado.

    Cerca de 1 semana depois de trocar o óleo, eu acabo passando com a moto em uma enchente fortíssima e na semana seguinte finalmente levei a moto pra revisão. Quando eu fui pegar a moto, o rapaz da oficina disse que havia trocado o óleo porque ele estava todo ruim (???) eu perguntei imediatamente qual óleo ele colocou, ele disse que foi o Mobil Preto e ainda disse que era o melhor, eu que nunca fui um bom entendedor de óleos, apenas aceitei e levei minha pequena embora. Fiquei em dúvidas se quando eu levei a moto pra trocar óleo, realmente foi trocado, ou se a força da enchente "estragou" o óleo. Fato era que dessa vez a moto realmente estava com o óleo trocado.

    Pois bem, dias atrás notei um vazamento nela, e isso me levou a abrir um tópico aqui que não houve muitas soluções. Desde então eu venho medindo o nível do óleo todo santo dia, e está normal todo dia. Mas hoje eu dei uma atenção melhor pro óleo, e vi que ele estava muito ralo, não sei se o Mobil é assim ou se há algum problema, mas eu lembro que o Yamalube não era ralo, ou melhor, é mais viscoso.
    Ainda não sei se eu realmente entendi o que é viscosidade :P

    Então, eu fico na dúvida, eu deveria trocar o óleo juntamente com o filtro? Já que pela ordem correta, o filtro deveria ter sido trocado na revisão. Deveria só trocar o óleo? Ou eu deveria deixar como está?

    Lembrando que ela não está vazando mais.
    ​​


    Se corro, logo existo...por pouco tempo

  2. #2
    Iniciante Avatar de Murilo_STZ
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Idade
    35
    Posts
    56
    Cara, sempre que possível troque o óleo você mesmo. Mas o pior de todos é trocar óleo em posto de combustível. Será que o frentista sabe de todas as quantidades e especificações de cada marca/modelo/ano de fabricação de todas as motos e carros??? Por essas e outras, já peguei biz em que o cara colocou 0,5L, outra com 1L, CB300 com 2L, carro que ia 4L com 3L... e por aí vai. Sem contar que normalmente espanam o parafuso do dreno e regaçam com a tampinha, além de nunca deixaram escorrer todo o óleo velho.

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de Ptr
    Data de Ingresso
    Feb 2011
    Localização
    MG
    Posts
    182
    Amigo ja aconteceu isto comigo, comprei uma twister pedi o mecanico para trocar o oleo e filtro, quando fui trocar o oleo Eu mesmo vi que ele não tinha trocado o filtro, Agora eu mesmo faço as trocas.
    em relação ao oleo mobil ja usei quando eu ia trocar o oleo saia ralo igual agua.
    so uso Lubrax ou shel advancand sl

  4. #4
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    SP-Interior
    Idade
    39
    Posts
    816
    Crypton tem filtro???? A biz tinha 2 filtros, dentro do motor. Um era uma peneira na captaÇao da bomba e outro era um filtro centrifugo junto com a embreagem.

    Cuidado se nao estao querendo te enrolar. Igual esses dias minha mae foi trocar o oleo do carro dela ( uno ), o cara falou que ia 4,5 litros. Peguei o carro, fui la e fiquei olhando o cara fazer. Ele que nao fosse besta me cobrar 4,5l...

  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de marchetti87
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    Ribeirão Preto - SP
    Idade
    36
    Posts
    409
    Pra que mandar trocar o óleo e passar por problemas, se é um procedimento tão simples e pode ser feito por conta própria? Basta ter uma bandeja, um funil, uma chave de boca e a quantidade certa de óleo e, claro, muita atenção pra não fazer bobagem. Pronto, só isso! Ah, não vá jogar o óleo velho no ralo, isso é crime ambiental.

  6. #6
    Motociclista experiente Avatar de Defeacer
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Posts
    2.241
    Citação Postado originalmente por 2weels Ver Post
    Crypton tem filtro???? A biz tinha 2 filtros, dentro do motor. Um era uma peneira na captaÇao da bomba e outro era um filtro centrifugo junto com a embreagem.

    Cuidado se nao estao querendo te enrolar. Igual esses dias minha mae foi trocar o oleo do carro dela ( uno ), o cara falou que ia 4,5 litros. Peguei o carro, fui la e fiquei olhando o cara fazer. Ele que nao fosse besta me cobrar 4,5l...
    Sim, a Crypton tem, não sei pra que, deve ser uma das unicas pequenas (menos de 250 cc) que tem filtro de óleo. É uma pergunta válida, mas o mecânico perguntar aonde fica o filtro de óleo é sacanagem, nunca vi uma moto com filtro de óleo em algum lugar diferente.

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por marchetti87 Ver Post
    Pra que mandar trocar o óleo e passar por problemas, se é um procedimento tão simples e pode ser feito por conta própria? Basta ter uma bandeja, um funil, uma chave de boca e a quantidade certa de óleo e, claro, muita atenção pra não fazer bobagem. Pronto, só isso! Ah, não vá jogar o óleo velho no ralo, isso é crime ambiental.
    Ontem mesmo pedi pra um amigo me ensinar a trocar o óleo, no fim eu me bati umas 30 vezes na cara, por ser algo tão simples
    ​​


    Se corro, logo existo...por pouco tempo

  7. #7
    Piloto de moto Avatar de cabra de brasilia
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília-DF
    Idade
    43
    Posts
    4.487
    Acho que o problema da sua moto está nas boca de porco que você leva.....nota-se o nível que que em uma nem sabia onde era o filtro e na outra o cara meteu Mobil preto numa Yamaha!!!!!!

    Moto Yamaha é "fresca" ela gosta é de Yamalube e fim de papo!!!!!!!!!!

    Manutenção de moto principalmente a básica tem de aprender e fazer em casa mesmo, não tem jeito.

    Colega do meu irmão acabou de trazer uma Biz 125 2012 aqui em casa...tá com 10.000 km.....putz corrente simplesmente solta porque o desgraçado do borracheiro não colocou de volta as porcas de contra aperto das porcas de regulagem da corrente de transmissão!!!!!!!!!!!!!!!

    Em meia hora ensinei pro cara o básico mas que faz muuuuuuuuuuuuuuuuuita diferença: regular tambores de freio, trocar óleo, regular corrente de transmissão e lubrificar com WD 40 alguns pontos.....

    E esse papo de que eu nuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuunca tenho tempo.....***** será que 1 hora a cada uns 2 meses o cara não consegue ter pra fazer essa manutenção hiper básica mas que aprende fácil fácil?

  8. #8
    Iniciante Avatar de felipe_jardim
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Campos/RJ
    Idade
    35
    Posts
    72
    Citação Postado originalmente por cabra de brasilia Ver Post
    Acho que o problema da sua moto está nas boca de porco que você leva.....nota-se o nível que que em uma nem sabia onde era o filtro e na outra o cara meteu Mobil preto numa Yamaha!!!!!!

    Moto Yamaha é "fresca" ela gosta é de Yamalube e fim de papo!!!!!!!!!!

    Manutenção de moto principalmente a básica tem de aprender e fazer em casa mesmo, não tem jeito.

    Colega do meu irmão acabou de trazer uma Biz 125 2012 aqui em casa...tá com 10.000 km.....putz corrente simplesmente solta porque o desgraçado do borracheiro não colocou de volta as porcas de contra aperto das porcas de regulagem da corrente de transmissão!!!!!!!!!!!!!!!

    Em meia hora ensinei pro cara o básico mas que faz muuuuuuuuuuuuuuuuuita diferença: regular tambores de freio, trocar óleo, regular corrente de transmissão e lubrificar com WD 40 alguns pontos.....

    E esse papo de que eu nuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuunca tenho tempo.....***** será que 1 hora a cada uns 2 meses o cara não consegue ter pra fazer essa manutenção hiper básica mas que aprende fácil fácil?

    WD40 em quais pontos!? me bateu a curiosidade! xD

  9. #9
    Piloto de moto Avatar de cabra de brasilia
    Data de Ingresso
    Jun 2006
    Localização
    Brasília-DF
    Idade
    43
    Posts
    4.487
    Citação Postado originalmente por felipe_jardim Ver Post
    WD40 em quais pontos!? me bateu a curiosidade! xD

    Uai próprio manual mostra pontos que precisam de uma lubrificadinha....mas enfim....

    Já reparou que miolo da ignição vai ficando meio "chatinho" de inserir a chave? com o caninho que vem no WD40 insere ele no miolo e dá uma leve borrifadinha.....voalá...miolo da ignição fica macio de inserir a chave que falta ela entrar sozinha.

    E assim outros pontos que vão ficando seco: manetes ali próximo onde conecta os cabos, pedal de troca de marcha, cavaletes, etc......

    Eu sei que irá provavelmente hiper entendidos dizer que o certo é usar isso ou aquilo.....mas se o cara só tem o bom e velho WD40 na mão com certeza absoluta é melhor que nada.

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de marchetti87
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    Ribeirão Preto - SP
    Idade
    36
    Posts
    409
    Citação Postado originalmente por cabra de brasilia Ver Post
    Uai próprio manual mostra pontos que precisam de uma lubrificadinha....mas enfim....

    Já reparou que miolo da ignição vai ficando meio "chatinho" de inserir a chave? com o caninho que vem no WD40 insere ele no miolo e dá uma leve borrifadinha.....voalá...miolo da ignição fica macio de inserir a chave que falta ela entrar sozinha.

    E assim outros pontos que vão ficando seco: manetes ali próximo onde conecta os cabos, pedal de troca de marcha, cavaletes, etc......

    Eu sei que irá provavelmente hiper entendidos dizer que o certo é usar isso ou aquilo.....mas se o cara só tem o bom e velho WD40 na mão com certeza absoluta é melhor que nada.
    Faço exatamente tudo isso que você descreveu com o WD40. Recomendadíssimo.

  11. #11
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Parana
    Posts
    4.860
    Citação Postado originalmente por Defeacer Ver Post
    Sim, a Crypton tem, não sei pra que, deve ser uma das unicas pequenas (menos de 250 cc) que tem filtro de óleo. É uma pergunta válida, mas o mecânico perguntar aonde fica o filtro de óleo é sacanagem, nunca vi uma moto com filtro de óleo em algum lugar diferente.
    Eu já imaginava que todas as motos tem o filtro de óleo, pelo menos a minha Intruder tem.

    Agora, se vc faz a troca de óleo na quilometragem recomendada no manual, aí deve trocar o filtro junto em toda troca, já para os que
    tem a mania doida de trocar a cada 1000km, aí da pra alternar mesmo

    Quanto às marcas de óleo, tanto o Yamalube como o Mobil são 20w50, porém o Yamalube é SL enquanto o Mobil é SG, então o primeiro é teoricamente um pouco superior na especificação, mas ambos podem ser usados normalmente
    Última edição por halvaro; 19-04-13 às 14:02.
    Suzuki Intruder azul 2011, voltando a pilotar apos muitos anos

    Fiat Idea 2008 - Esse é da familia

  12. #12
    Motociclista experiente Avatar de Defeacer
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Posts
    2.241
    Cabra de brasilia, aqui so tem mecanico porco mesmo. Os unicos que prestam sao os das ccs. A ultima vez que eu levei a moto pra revisao, o cara teve a coragem de me perguntar pra que eu queria fazer revisao.

    Eh deprimente viver numa cidade assim... Na proxima revisao ela vai pra cc, mesmo custando um roubo.
    ​​


    Se corro, logo existo...por pouco tempo

  13. #13
    Motociclista experiente Avatar de Defeacer
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Posts
    2.241
    Citação Postado originalmente por halvaro Ver Post
    Eu já imaginava que todas as motos tem o filtro de óleo, pelo menos a minha Intruder tem.

    Agora, se vc faz a troca de óleo na quilometragem recomendada no manual, aí deve trocar o filtro junto em toda troca, já para os que
    tem a mania doida de trocar a cada 1000km, aí da pra alternar mesmo

    Quanto às marcas de óleo, tanto o Yamalube como o Mobil são 20w50, porém o Yamalube é SL enquanto o Mobil é SG, então o primeiro é teoricamente um pouco superior na especificação, mas ambos podem ser usados normalmente
    Conheco poucas pequenas que tem filtro.

    O manual da minha recomenda a troca de 3 em 3 mil e a troca do filtro de forma alternada.
    ​​


    Se corro, logo existo...por pouco tempo

  14. #14
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Parana
    Posts
    4.860
    Citação Postado originalmente por Defeacer Ver Post
    Cabra de brasilia, aqui so tem mecanico porco mesmo. Os unicos que prestam sao os das ccs. A ultima vez que eu levei a moto pra revisao, o cara teve a coragem de me perguntar pra que eu queria fazer revisao.

    Eh deprimente viver numa cidade assim... Na proxima revisao ela vai pra cc, mesmo custando um roubo.
    Poraí da pra vc pensar em como estão as motos "usadas" que tem poraí pra vender, e que muitas vezes são "cuidadas" por essa turma
    Suzuki Intruder azul 2011, voltando a pilotar apos muitos anos

    Fiat Idea 2008 - Esse é da familia

  15. #15
    Motociclista Avatar de Banduleiro
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Ceará
    Idade
    37
    Posts
    1.195
    Não são mecânicos, são apertadores de corrente, trocadores de óleo e de lâmpadas queimadas, e pelo visto, nem isso estão fazendo direito. Mecânico é quem estuda a máquina, que se aprofunda.
    Esses só servem pra gerar má fama pra categoria.
    "Liberdade é pouco, o que eu desejo ainda não tem nome."

    Ex - Honda CBX200 Strada 1999

    Atual: Suzuki GSR125 2015


 

 

Tópicos Similares

  1. Vazamento - "agulha da bóia" ou algo assim!!
    Por Furious VIPER no fórum Área de debate
    Respostas: 20
    Último Post: 22-08-11, 15:22
  2. Biz "bem" cuidada com filtro de privacidade no painel
    Por Fohg no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 13
    Último Post: 12-05-11, 09:31
  3. Trocando Óleo e Filtro de Óleo da Suzuki YES 125cc
    Por RGBguima no fórum Manuais e tutoriais
    Respostas: 22
    Último Post: 15-12-10, 02:07
  4. Quanto é "normal" baixar óleo
    Por lirowjp no fórum Área de debate
    Respostas: 26
    Último Post: 08-09-10, 11:09
  5. Vazamento oleo
    Por deividbrito no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 14-03-09, 17:38

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •