Citação Postado originalmente por irai Ver Post
Olha, eu não tenho muito tempo de motociclismo, apenas 6 anos, então ainda tenho muito oque experienciar, mas são seis aninhos bem rodados, viajei bastante em todo o tipo de rodovia pelo Sul do Brasil, principalmente com motos pequenas e pouquissimas vezes passei aperto por ponta de caminhoneiros. Ando confome manda a regra, ocupando o centro da pista e as vezes um pouco para a esquerda. Os caminhoneiros não são essas criaturas vís e crueis que ficam tentando atropelar os pobres motociclistas, em geral eu não saio para o acostamento e nem dou "cantinho" para quem vem querendo ultrapassar, o cara vai me passar se houver espaço, mas é claro que é necessário ter um pouco de bom senso, um caminhão descendo uma ladeira a mais de 100Km/h não consegue reduzir com facilidade, se um desses vem crescendo no retrovisor o negócio é dar passagem mesmo, pois será dificil para ele freiar.

Com base na minha experiência pessoal, tive mais sustos em estradas com motos médias e grandes que com as pequenas.
O problema de dar passagem, ir pro acostamento, é que muitas rodovias tem um baita desnível pro acostamento, e sai pro acostamento a 80km/h ou algo assim que vc está, desestabilza completamente a moto, é bem perigoso, então ficamos num mato se cachorro