Eu estou com o Diogo, pessoalzinho fica falando de I.E. como se fosse de outro mundo e carburador como se fosse a lenha. É um pouco melhor sim, UM POUCO. SE: Tudo na I.E. estiver 100000% em ordem pega melhor, não precisa afogador, funciona um pouquinho mais redondo que carburador e é um pouquinho mais econômica. Mas dá sim mais manutenção que carburador. Tiro a base pelo meu carro, aqui na praia, com maresia, basta deixar o carro parado uns dias e já algum sensorzinho funciona mal.
E quanto à economia, se for pra andar com mistura pobre até trincar cabeçote como na CB300 e perder potência como quase todas perderam, de Burgman 125 à Falcon (na Falcon 26cv é piada, a XLX 250 carburada tinha 25CV há 30 anos atrás com 150 cc a menos e gastava a mesma coisa), então vamos empobrecer os carburadores que ficam econômicas como com I.E. até porque fazer 1 ou 2 km/l a mais e gastar uma fortuna por qualquer probleminha na I.E onde é que está a economia? M A R K E T I N G !

Já carburador, mesmo com baita frio aqui do sul é só dar uma afogadinha de manhã, pegou, pode desafogar, esquenta uns 15 segundos e a moto está funcionando redondinho. E no caso da minha fazia uns dias que estava parada porque estou doente, hoje tá um frio de rachar e pegou bem, uma reladinha no botão. Não lembro quando foi a última vez que mexí no carburador da minha, está redondinho, mesmo depois de dias parado.

Agora já que injeção é de o mais moderno que há e carburador é da idade da pedra, então vamos abolir essas PORCARIAS de motores à combustão interna porque é coisa de dois séculos passados. O mesmo princípio com pouquíssimas melhorias.

Contino afirmando que para motos pequenas o custo não justifica, é puro marketing, a pífia melhora no funcionamento não justifica o absurdo custo de aquisição e manutenção, por enquanto. Se tiver valores idênticos ou menores que carburador, daí voltamos a conversar. Já para veículos de alto desempenho, a história é outra, como já são caras, justifica a I.E e seu confortos como opções de mapeamento.