Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 35
  1. #1
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    Question Pergunta aos motociclistas mais antigos - Yamaha RS125

    Bom, apelo ao conhecimento de quem já está nesse mundo de 2 rodas há mais tempo que eu e que viveu a época das Yamahas, lá nos idos de 78, 79...

    Minha dúvida é justamente sobre as Yamahas 125cc desse período, em especial a tão pouco conhecida, mas bem falada pelos poucos que lembram: a Yamaha RS 125.




    A dúvida que eu tenho é sobre o motor dessas motos, e o motor da sua sucessora, bem mais conhecida: a RX 125.

    Os que conheceram afirmam que o motor da RS era muito bom! Cilindro de alumínio com 7 janelas, aletas grandes que resfriavam bem o motor, volante do magneto de alumínio e virabrequim liso. Era um canhãozinho! Já o da RX foi feito bem inferior em comparação a esse: cilindro de ferro, de 5 janelas, virabrequim furado, e magneto de ferro.

    Se o motor da RS era tão melhor que o da RX, por que a Yamaha mudou? E por que a RX125 foi tão mais bem sucedida em vendas? Ainda se ve RX125 por aí... aqui no PN mesmo tem umas 3 ou 4... e é só falar nela que todo mundo lembra de alguem que teve uma. Já a RS125 a maioria nem sabe que existiu, e ver uma ao vivo? puts!!!!!! cade???? Nem no PN!

    Tive essa curiosidade tambem por outro motivo: vi um anúncio no ML sobre um motor de RS a venda, e as fotos são de um cilindro RS em um bloco exatamente igual o da RX/TT125. Será que existiu RS com bloco de RX ou isso é uma adaptação? Yamaha Rs 125 Motor Completo - R$ 329,00 no MercadoLivre

    Todas as motos RS que pesquisei na internet tem a parte de baixo diferente, mais arredondada. É outro motor bem diferente. Tambem já tive em mãos um cilindro de RS, lindo! E já tive a vontade de adaptar na RX, mas pelo que vi teria que abrir o bloco pra ele caber. Mas se existiu outro motor desses com o bloco de RX como o do anúncio era só conseguir esse cilindro e por na minha RX, sem se preocupar em mexer no bloco original.

    Com a palavra quem entende.

    E pra quem não se interessa em motos antigas por favor não precisa comentar (do jeito que anda o fórum ultimamente, pessoas caçando discussão). Afinal não to fazendo comparações, insinuações e nem desmerecendo ninguem. Fiquem nos vários tópicos sobre as motos atuais e deixe quem gosta das velharias tentar ajudar.
    Última edição por magrao tk; 26-05-13 às 20:30.

  2. #2
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308
    Nem conhecia essa moto Magrão, vou acompanhar!

  3. #3
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    É isso que não entendo! Se essa moto era tão boa por que sumiu do mapa e ficou só a versão piorada, RX125?

  4. #4
    Motociclista Avatar de Cachorro
    Data de Ingresso
    Jun 2009
    Posts
    1.784
    Magrones, se não me engano na época essa RS era importada...

    Pra nacionalizar (e baratear) fizeram a RX.

    Abs,
    Carregando...

  5. #5
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por Cachorro Ver Post
    Magrones, se não me engano na época essa RS era importada...

    Pra nacionalizar (e baratear) fizeram a RX.

    Abs,
    É... é o Brasil ficando com o refugo desde o início!

  6. #6
    Super Moderador Avatar de FabricioFabuloso
    Data de Ingresso
    Oct 2005
    Localização
    Sorocaba/SP
    Idade
    38
    Posts
    4.071
    Acompanhando tb...

    Abraços
    . ******** Apaixonado Por MOTO Como Todo Brasileiro !!! ********

    RD STATUS : Com pouco tempo para aproveitar...

    Fique por dentro, leia as REGRAS antes de postar !!!
    Dúvidas/Perguntas/Reclamações ? Fale Comigo

  7. #7
    Motociclista Avatar de coreanas
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Idade
    64
    Posts
    1.272
    Que eu saiba, RS era só o motorzinho arredondado mesmo. A RX fez mais sucesso por uma questão simples: a RS abriu o mercado, conquistou clientes, dái veio a RX e o marketing e a RS era quase toda importada. Tive a RS e ela andava um pouco mais sim, mas não era tudo isso. Em compensação dava impressão de ser mais frágil, era mais vibradeira. Quanto à adaptação não sei te dizer, minhas 2 RS foram novas e nunca abrí. Mas se quer fazer a RX melhor, pôe motor de RDZ com pistão de DT. Orginalzinho a RDZ135 gira muito mais gostoso, silencioso, vibra menos e anda mais que a RS. A diferença pra RX é enorme.
    Última edição por coreanas; 26-05-13 às 22:46.

  8. #8
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    Cada vez mais me interesso por motos antigas lendo voces aqui no PN...
    Quantos anos voce tem, coreanas?
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  9. #9
    Motociclista Avatar de coreanas
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Idade
    64
    Posts
    1.272
    Vou fazer 54 mês que vem, mas dirijo desde os 08 e tive meu 1º carro aos 15. Só que sou apaixonado por máquinas.

  10. #10
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por coreanas Ver Post
    Que eu saiba, RS era só o motorzinho arredondado mesmo. A RX fez mais sucesso por uma questão simples: a RS abriu o mercado, conquistou clientes, dái veio a RX e o marketing e a RS era quase toda importada. Tive a RS e ela andava um pouco mais sim, mas não era tudo isso. Em compensação dava impressão de ser mais frágil, era mais vibradeira. Quanto à adaptação não sei te dizer, minhas 2 RS foram novas e nunca abrí. Mas se quer fazer a RX melhor, pôe motor de RDZ com pistão de DT. Orginalzinho a RDZ135 gira muito mais gostoso, silencioso, vibra menos e anda mais que a RS. A diferença pra RX é enorme.
    Minha RX tá boa até, fiz o motor tambem ano passado. O pistão já tava em 1,50 aí já aproveitei e abri para o pistão standar da RD135 com a biela da DT180 pra poder dar certo. Pelo comprimento da biela maior dá menos desgaste na gaiola superior como vantagem, e ficou mais fortinha em baixa. Tem um trabalho leve nas janelas de admissão e do escape, e tambem na base do cilindro, ali na entrada das transferencias. E redimensionei as janelas no pistão da RD, pra casar melhor com a admissão desse cilindro. Carburador e coletor de RD135, aí já aproveitei e fiz um YEIS pra aproveitar a entradinha do coletor. Ficou com bom torque em baixa!

    Mas apesar disso gosto de especular essas coisas, e sempre vejo pessoas das antigas elogiando tanto essa moto, que faz me parecer que a RX era um lixo em desempenho comparando a essa RS. Mas fico mais tranquilo então. Com essas mudanças que fiz provavelmente ela hoje anda melhor que uma RS.

    Sobre o motor da RDZ, nossa senhora! kkkk Mas é que aí a mudança é mais punk! Descaracteriza muito e ainda tem de acertar legalmente essa mudança. Nem sei se ainda fazem isso em motor 2t. A não ser que fosse uma RDZ125 e de qualquer modo tem a numeração do motor no DETRAN.

    O que ainda me irrita profundamente nesses motores é o acionamento da embreagem, porcaria por fora do motor que tem que ficar engraxando! Nessas horas dá vontade de arrancar esse motor e por um de RDZ mesmo! Platinado era outro problema, mas isso já resolvi usando a elétrica com CDI da DT180, caiu como uma luva na RXola!
    Última edição por magrao tk; 26-05-13 às 23:38.

  11. #11
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Parana
    Posts
    4.860
    Será que ainda existe alguma dessas RS 125 conservadas ? Fiquei curioso, lembro delas, foi lançada antes da CG 125 se não me engano
    Suzuki Intruder azul 2011, voltando a pilotar apos muitos anos

    Fiat Idea 2008 - Esse é da familia

  12. #12
    Motociclista Avatar de pedromartins
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Bahia
    Idade
    46
    Posts
    851
    Pra quem curte motos antigas --> http://www.motosclassicas70.com.br/‎

  13. #13
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por halvaro Ver Post
    Será que ainda existe alguma dessas RS 125 conservadas ? Fiquei curioso, lembro delas, foi lançada antes da CG 125 se não me engano
    Lá no grupo do face tem um cara vendendo essa aqui, toda original por 5000.
    Foi depois de ver a foto lá que me ressurgiu essa dúvida sobre motor de RS x motor de RX.




    Até que pelo aparente estado de conservação desse modelo não achei caro. Docs em dia inclusive.

  14. #14
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Porto Alegre
    Posts
    877
    Essa foto acima mostra o verdadeiro motor da RS 125. O motor da RX 125 é mais quadradinho, tanto no bloco como no cabeçote.
    Eu tive RX 125 e RX 180, boas motos, andavam bem, embora fumacentas demais, pelo menos nas que eu tive tudo foi tentado de ajuste para fumacear menos. Inútil. Depois, tive uma RD 125 que era um espetáculo de motor, muito torque em baixa, e esta sim, fazia menos fumaça.
    Um amigo na época tinha uma variação da RS 125, a RS 125 Z, andava mais que a RX 125. Andei naquela moto, que motorzinho capeta!

    A RS 125 Z dele era verdinha com grafismo em preto, uma bela moto, acabamento caprichado.
    Era igual a esta aqui:

  15. #15
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Parana
    Posts
    4.860
    Parece que ta bonita mesmo, quanto ao motor creio que o da RX era melhor, uma evolução, além de bem mais bonito quadradinho, a suspensão dianteira da RX tb parece que é mais evoluida, então discordo que nesse caso os brasileiros tenham ficado com o refugo, pelo contrário
    Suzuki Intruder azul 2011, voltando a pilotar apos muitos anos

    Fiat Idea 2008 - Esse é da familia

 

 

Tópicos Similares

  1. Pros mais antigos das 2t
    Por chapolinrt8 no fórum Área de debate
    Respostas: 13
    Último Post: 06-10-10, 18:30
  2. Pergunta aos mais experientes
    Por buneco no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 38
    Último Post: 25-07-10, 21:41
  3. Respostas: 5
    Último Post: 06-04-10, 23:38
  4. Lançada a Aprilia RS125 2009
    Por Huss3f3lt no fórum Motos do Mundo
    Respostas: 13
    Último Post: 17-03-09, 19:23
  5. Pergunta às mulheres motociclistas.
    Por lion no fórum Área de debate
    Respostas: 45
    Último Post: 05-11-06, 23:44

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •