Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 13 de 13
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de guilhermeaugusto
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Posts
    315

    troca de combustivel

    Boa noite PNs! Bom, antes de mais nada, desculpem minha ignorancia quanto ao assunto, ja que esses ultimos dias tem sido muito turbulentos aqui ne? Mas ta de boa. Bom, vi aqui alguem comentando que trocou o combustivel da twister, passou a usar etanol em vez de gasosa. Isso eh possivel mesmo? Porque uma moto carburada, bom, sou um pouco leigo nesse assunto, aprendi muita coisa aqui, mas isso me deixou com uma pulga atras da orelha. Se for realmente possivel, trocar gasolina por etanol na tw, o que muda no sistema de alimentacao para que isso ocorra? E, quanto ao desempenho, bebe mais, corre mais, dias frios da muito trabalho?? Gostaria muuuuuuito que TODAS essas perguntas fossem respondidas, e ate outras que nao pude elaborar sobre o assunto. Compensa mesmo trocar, se for possivel? Gastos com manutencao para isso?? Bom, tem muita gente fera no assunto aqui nesse forum, por isso peco a ajuda de voces. No mais, muito obrigado! Jesus os abencoe!

  2. #2
    Motociclista experiente Avatar de chriskopsch
    Data de Ingresso
    Aug 2010
    Localização
    São Bento do Sul, SC
    Idade
    32
    Posts
    2.706
    Taxa de compressão e outras coisas que não lembro..

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Bauru
    Posts
    114
    Já vi uma 150 transformada pra etanol, o dono disse que pegava facil manhã e que fazia 30km/l.
    Mas sei lá, não acreditei muito nele não.
    Espera um pouco ai que jájá os experts aparecem ai e respondem suas duvidas.

    Abraço!

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por chriskopsch Ver Post
    Taxa de compressão e outras coisas que não lembro..
    Pois é, qndo vi a 150 a alcool perguntei como ele fez com a tx. de compressão e ele disse que não mexeu em nada.Estranhei muito!

  4. #4
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    O álcool pode trabalhar com taxa de compressão maior, esse é o recomendável. Vai ser mais eficiente se a taxa for maior. Se voce não mexer na taxa de compressão (rebaixando o cabeçote, por exemplo) sua moto vai funcionar, mas um pouco menos eficiente.
    O consumo certamente será maior, isso é com certeza. Já o desempenho, não sei dizer se será maior mesmo, porque ele depende de muitos fatores (regulagem do carburador, avanço de ignição, taxa de compressão e outros). O sistema de alimentação precisaria de mudanças pra resistir à corrosão do etanol (que tem água), então será preciso trocar giglês e outros componentes por onde o etanol passa que possa ser corroído.
    A partida só será dificil em dias muito frios.
    Sinceramente, acho que não compensa converter sua moto ao etanol. Além de perder a originalidade, corre o grande risco de voce ter uma moto muito mais ineficiente, gastona e que não ande o tanto que voce gostaria...
    Além do mais, não sei onde voce mora, mas aqui em BH, o preço do álcool não compensa.

    Espero ter ajudado um pouco. Grande abraço!
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  5. #5
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    qual o motivo de vc querer trocar o combustível ? andar mais, ou mais economia ?
    tem um amigo meu que diz que a dele faz 28~30, num sei como até hoje ja tentei de todo jeito, deve ser os 60kg que eu peso a mais do que ele.. =S

    Como o tempo e o vento...

  6. #6
    Motociclista Avatar de pedromartins
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Bahia
    Idade
    46
    Posts
    851
    Não compensa. A corrosão o valor da adaptação e o preço da gasolina em relacao ao alcool não compensa.

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de Alexandre RJ
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Rio de Janeiro
    Idade
    45
    Posts
    431
    Citação Postado originalmente por pedromartins Ver Post
    Não compensa. A corrosão o valor da adaptação e o preço da gasolina em relacao ao alcool não compensa.
    Concordo, no momento não vale o esforço.
    Use capacete, pois a multa você pode pagar, mas a vida não tem preço!

    Tenha uma vida equilibrada: ande sobre duas rodas

    (Clique na Imagem para ver minha moto)

  8. #8
    Usuário de motoneta Avatar de guilhermeaugusto
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Posts
    315
    Citação Postado originalmente por Diey Ver Post
    O álcool pode trabalhar com taxa de compressão maior, esse é o recomendável. Vai ser mais eficiente se a taxa for maior. Se voce não mexer na taxa de compressão (rebaixando o cabeçote, por exemplo) sua moto vai funcionar, mas um pouco menos eficiente.
    O consumo certamente será maior, isso é com certeza. Já o desempenho, não sei dizer se será maior mesmo, porque ele depende de muitos fatores (regulagem do carburador, avanço de ignição, taxa de compressão e outros). O sistema de alimentação precisaria de mudanças pra resistir à corrosão do etanol (que tem água), então será preciso trocar giglês e outros componentes por onde o etanol passa que possa ser corroído.
    A partida só será dificil em dias muito frios.
    Sinceramente, acho que não compensa converter sua moto ao etanol. Além de perder a originalidade, corre o grande risco de voce ter uma moto muito mais ineficiente, gastona e que não ande o tanto que voce gostaria...
    Além do mais, não sei onde voce mora, mas aqui em BH, o preço do álcool não compensa.

    Espero ter ajudado um pouco. Grande abraço!
    Ajudou bastante, valeu!

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    qual o motivo de vc querer trocar o combustível ? andar mais, ou mais economia ?
    tem um amigo meu que diz que a dele faz 28~30, num sei como até hoje ja tentei de todo jeito, deve ser os 60kg que eu peso a mais do que ele.. =S
    nao...nao quero passar para o etanol nao, apenas fiquei muito curioso, mas me passou pela cabeca sim de como que iria ser. A minha tw faz na cidade 24, na rodovia consegui ate agora 27, entao, to de boa ainda. no mais, obrigado!

  9. #9
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Dec 2006
    Localização
    BARRETOS / SP
    Idade
    36
    Posts
    1.271
    eu ja tive uma twister e passei a minha pro alcool, foi bem simples, apenas trokei os gicles por uns bem maiores, rodava de boa, mais pra pegar cedo dava um poukinho de trabalho, fiz isso quando o alcool custava 85 centavos o litro aqui na minha cidade, a moto fazia 14km/l

    mas depois o alcool aumentou muito e nao tinha mais razão pra manter a moto no alcool, entao voltei os gigles originais e pronto

    flws


    ATUAL - HONDA CB 500

    EX - HONDA CG 150 TITAN KS
    EX - HONDA NX4 FALCON
    EX - HONDA CBX250 TWISTER
    EX - HONDA CG 150 TITAN ES

  10. #10
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por guilhermeaugusto Ver Post
    Boa noite PNs! Bom, antes de mais nada, desculpem minha ignorancia quanto ao assunto, ja que esses ultimos dias tem sido muito turbulentos aqui ne? Mas ta de boa. Bom, vi aqui alguem comentando que trocou o combustivel da twister, passou a usar etanol em vez de gasosa. Isso eh possivel mesmo? Porque uma moto carburada, bom, sou um pouco leigo nesse assunto, aprendi muita coisa aqui, mas isso me deixou com uma pulga atras da orelha. Se for realmente possivel, trocar gasolina por etanol na tw, o que muda no sistema de alimentacao para que isso ocorra? E, quanto ao desempenho, bebe mais, corre mais, dias frios da muito trabalho?? Gostaria muuuuuuito que TODAS essas perguntas fossem respondidas, e ate outras que nao pude elaborar sobre o assunto. Compensa mesmo trocar, se for possivel? Gastos com manutencao para isso?? Bom, tem muita gente fera no assunto aqui nesse forum, por isso peco a ajuda de voces. No mais, muito obrigado! Jesus os abencoe!
    No caso da TW vai ter que trocar o bura,carburadores avacuo e etanol não se dão muito bem,te recomendo um mecânico de 30~32mm,aumentar a taxa para 11~12:1,adiantar o ponto em 8°,uma giromax oubobina do gol MI.

    Me manda uma MP que tiro todas suas duvidas,por que aqui fica dificiu dialogar !!!

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por guilhermeaugusto Ver Post
    Ajudou bastante, valeu!

    - - - Updated - - -


    nao...nao quero passar para o etanol nao, apenas fiquei muito curioso, mas me passou pela cabeca sim de como que iria ser. A minha tw faz na cidade 24, na rodovia consegui ate agora 27, entao, to de boa ainda. no mais, obrigado!
    Com a minha receita te garato de 16~18 km no litro de etanol,se não for um pouco mais !!!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  11. #11
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Citação Postado originalmente por Limabl Ver Post
    Com a minha receita te garato de 16~18 km no litro de etanol,se não for um pouco mais !!!
    e como é que eu faço pra minha tw fazer isso na gasolina ? com a bobina e pinhão 14 fez 18,5. mas antes era 16 cravado.

    Como o tempo e o vento...

  12. #12
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por pedromartins Ver Post
    Não compensa. A corrosão o valor da adaptação e o preço da gasolina em relacao ao alcool não compensa.
    Cada caso é um caso,quanto maior a taxa melhor vai ser a autonomia no etanol,taxas imferiores a 11:1 o motor fica uma merda,qyuanto ao preço depende do objetivo,se estiver buscando desempenho é o combustivel certo,quanto ao preço tem regiões do pais que vale apena em outras não.

    Ahh e para sua imformação o etanol só é um pouco corrosivo na forma liquida ,ou seja ,no tanque e cuba do carburador,isso em motos antigas realmente é um poblema,mas as fabricadas depois de 2000 já vem com tratamento anti-corrosivo no tanque e cubas devido a adção do etanol na gasolina.

    Se imformar antes de falar alguma coisa é muito bom,não é nada pessoal,só não acho legal descriminar um coisa sem esta a par da situação !!!

    Abs....

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por tayano Ver Post
    Já vi uma 150 transformada pra etanol, Espera um pouco ai que jájá os experts aparecem ai e respondem suas duvidas.

    Abraço!

    - - - Updated - - -



    !
    Gostei de sua atitude,serve de exemplos para muitos aqui,chegou deu sua opinião sem descriminar nada !!!!

    Parabens !!!

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    e como é que eu faço pra minha tw fazer isso na gasolina ? com a bobina e pinhão 14 fez 18,5. mas antes era 16 cravado.
    Me manda uma MP !!!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  13. #13
    Usuário de motoneta Avatar de guilhermeaugusto
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Posts
    315
    Citação Postado originalmente por Limabl Ver Post
    No caso da TW vai ter que trocar o bura,carburadores avacuo e etanol não se dão muito bem,te recomendo um mecânico de 30~32mm,aumentar a taxa para 11~12:1,adiantar o ponto em 8°,uma giromax oubobina do gol MI.

    Me manda uma MP que tiro todas suas duvidas,por que aqui fica dificiu dialogar !!!

    - - - Updated - - -

    Com a minha receita te garato de 16~18 km no litro de etanol,se não for um pouco mais !!!
    sabia que chegaria os feras aqui, valeu pela atencao e bela resposta, me ajudou bastante. Qualquer duvida, lhe mandarei uma MP. abracos!

 

 

Tópicos Similares

  1. Marcador de combustivel - FAN 150 ESI
    Por prado no fórum Área de debate
    Respostas: 24
    Último Post: 08-08-12, 14:15
  2. Preços de combustível
    Por Ovelha Negra no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 1
    Último Post: 21-10-08, 07:21
  3. Bi combustível
    Por Hunter 123 no fórum Área de debate
    Respostas: 27
    Último Post: 26-04-07, 15:49
  4. Respostas: 20
    Último Post: 16-04-07, 19:17
  5. Registro de combustivel...
    Por Bronislaw no fórum Área de debate
    Respostas: 24
    Último Post: 23-05-06, 10:00

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •