Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 67
  1. #1
    Motociclista Avatar de Motaro
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Idade
    33
    Posts
    1.482

    Pequenas Notáveis - Diferenças notáveis?

    Bom dia
    Gostaria de perguntar aos colegas motociclistas que já experimentaram bastante as diferentes opções que temos no mercado de 125 a 150cc.
    Elenquei alguns modelos aqui e alguns dados:

    Suzuki YES 125(12hp)
    Suzuki GSR 150(12hp)
    Suzuki Intruder 125 (11hp)
    Yamaha Factor 125 (10,2cv)
    Yamaha XTZ 125 (10cv)
    Honda CG 150 (14,1cv)
    Honda Bros 150 (14cv)

    Pessoal, vendo as motos acima vemos que a potência delas varia entre 10 e 14 de potência no motor. Gostaria de saber se é notável a diferença, por exemplo, entre a Factor e a CG 150, digo, algo realmente notável a ponto de classificarmos a Factor como fraca e a CG como uma boa moto.

    Observamos que na categoria acima (250/300) os cavalos 5cv da CB 300 e 0,8kgfm de torque pouco fazem diferença. Sendo essa uma diferença pouco notável, na categoria 125/150 justifica-se, por exemplo, um usuário sentir falta de potência em uma Factor ou YES em relação a uma CG, por exemplo? Uma viagem de CG pode ser considerável e uma de Factor não? A diferença de potência pode levar alguém a essa conclusão?

    Alguém sabe a potência na roda de cada uma delas? Pois os números mentem muito, já que a CB entraga 22 (26 declarados) e a Fazer 20 (21 declarados). Qual das montadoras é mais "mentirosa"?

    Já vi gente falando, por exemplo, que a Dafra Riva era mto fraca, e na sua ficha constam 12cv. Dizem que anda menos que a Factor. Alguém poderia expor a opinião em relação a essas variações de potência?

    Dafra - Next250
    Good guys go to heaven. Riders can go anywhere!

  2. #2
    Super Piloto Avatar de DOUGLAS 00
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Santa Cruz do Sul, RS
    Idade
    41
    Posts
    6.508
    Interessante a pergunta. Se faz ou não faz diferença é muito relativo isso.

    Por exemplo, uma CG 150 de fato "some" na frente de uma Riva. E numa viagem, esse tantinho de pique a mais, pode fazer a diferença.

    Mas em se tratando de motos pequenas, vou ser sincero: O peso do piloto e as condições de uso (Subidas ou plano, vento, etc) fazem muito mais diferença.

    Por exemplo, uma Riva pode ser o suficiente para um cara de 60 kg. Para mim, uma CG já apanha com meu peso. E tem que ver o uso que o cara vai dar: Se for pra ir sozinho pra lá e pra cá, na cidade ( e em especial na pequenas), qualquer moto 125 dá, não fazendo muita diferença na prática.

    Já se o cara pega estrada ou anda com muito peso, já e de se descartar as mais "mancas".

    Cada caso é um caso.
    Última edição por DOUGLAS 00; 02-06-13 às 11:58.
    Moto é uma doença. Depois que se contrae, se passa a vida com ela ou se morre dela.
    Visite o blog Garagem Cafe Racer e conheça mais sobre o mundo das Cafe Racers.

  3. #3
    Motociclista Avatar de augustothalison
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Idade
    30
    Posts
    502
    Cara, sinceramente axo as esses poucos cavalos dão diferença sim, pois tenho uma Suzuki Yes (12hp) ano 2012, e esses dias andei em uma titan 150 (14,1 hp), e cara a diferença de torque é muito notavel, não tive oportunidade de experimentar a velocidade final dela, mas em arrancadas o torque da 150 deu uma diferença enorme se comparado ao torque da minha Suzuki Yes.
    A velocidade que emociona é a mesma que mata.

  4. #4
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    Motaro, nesse tópico vai nascer um belo debate.

    Sobre a Factor eu posso falar. Ela anda menos, sim, que uma CG 150. Mas no ponto que voce levantou, sobre viajar com ambas, sei que a Factor é tão capaz quanto a 150 e a diferença de potencia nao é significativa; até porque numa viagem, a velocidade de cruzeiro de ambas é bem próxima.
    Indo para um lado que voce não comentou, a Factor é muito confortável e isso é essencial em viagens com motos pequenas.
    A diferença somente em cavalos não diz tudo sobre uma moto ser melhor que outra pra determinado fim.
    Abraços!
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  5. #5
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Faz diferença sim, e muito. Em uma moto de 12 CV um cavalinho faz muuita diferença, afinal é quase 10% de diferença. Agora se for uma moto de 100 CV, um cavalinho a mais ou a menos não faz diferença alguma.

    Por ex. Minha Bros tem 14 CV, uma dessas novas injetadas tem 13,8. Pra mim as duas motos tem uma diferença enorme, principalmente na arrancada!

  6. #6
    Motociclista experiente Avatar de Strada Prata
    Data de Ingresso
    May 2009
    Localização
    Jardim-MS
    Idade
    42
    Posts
    2.239
    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    Por ex. Minha Bros tem 14 CV, uma dessas novas injetadas tem 13,8. Pra mim as duas motos tem uma diferença enorme, principalmente na arrancada!
    E o que justificaria essa diferença em motos com potência praticamente idênticas? Torque? Escalonamento das marchas? Peso da moto? IE x carburador?

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de Alexandre RJ
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Rio de Janeiro
    Idade
    45
    Posts
    431
    Como experiencia própria, andei na Factor de um amigo do moto clube e ele na minha Yes e tanto ele como eu notamos a diferença de torque a favor da Yes.

    Não notei muita diferença não, mais tem sim. Acho que tem vários fatores que devem influenciar.

    Abçs.
    Use capacete, pois a multa você pode pagar, mas a vida não tem preço!

    Tenha uma vida equilibrada: ande sobre duas rodas

    (Clique na Imagem para ver minha moto)

  8. #8
    Motociclista Avatar de pedromartins
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Bahia
    Idade
    46
    Posts
    851
    Existem algumas questoes nao ar:

    O torque do motor ou da moto?

    A forma correta de declara a potencia é medir no motor e nao na roda. Quem produz a força é ele. Não se pode medir potencia desligando o motor e fazendo a roda girar. Quando o fabricante diz que sao 100 cavalos no motor entao ele esta medindo de maneira realista o que o motor produz, mesmo que so chegue na roda 1 cavalo.

    O torque é relativo, depende do desgaste da corrente, coroa e pinhao, do numero de dentes deles do escalonamento do cambio e tudo mais. Uma Yes com 14 dentes tem uma arrancada mais forte que uma mesma Yes com 15 dentes no pinhão.

    14cv pra 10cv numa moto urbana da uma diferença danada. É algo em torno de 20% de potencia de diferença. Essa diferença pode fazer falta na hora de tomar uma atitude rapida no transito.

  9. #9
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103
    A diferença a mais ou a menos de um pônei maldito, é enorme, principalmente quando se esta com garupa e muita bagagem.
    Salve a Yes antiga com 13 cavalinhos.
    Um grande abraço a todos os irmãos.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de kaiokold
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Localização
    Petrópolis-RJ
    Idade
    36
    Posts
    347
    Pra mim foi o que o Stone disse , 1 cavalo numa moto de 10 cavalos , faz sim a diferença.

    Das opções se eu tivesse liberdade para escolher entre elas iria de Bros > cg 150 , só não andei na GSR150 que eu me lembre. Não , não tenho menor preferência por marca , não sou aqueles 22 , apaixonados pela marca.

    Abs
    Suzuki GSXR-1000 2011
    Yamaha XTZ 125 Motard 2014

  11. #11
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Fazem diferença mas como disseram tem todo um conjunto de fatores envolvidos, só a potencia do motor não faz a moto ser mais forte. Peso da moto, cambio, relação, pneus, aerodinamica... tudo contribui pra melhorar um motor com menos cv, alem do uso destinado a ela, já que a maioria delas tem o uso restritamente URBANO. Tem moto que é mais faca mas tem boa arrancada compensado pela relação mais curta e elasticidade maior do motor.

  12. #12
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Belém/Fortaleza
    Idade
    41
    Posts
    648
    Em motos pequenas qualquer cavalinho faz diferença, assim como o peso da moto e peso do piloto.

    A diferença se nota mais na arrancada, nos passeios com garupa e nas subidas.

  13. #13
    Motociclista Avatar de Motaro
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Idade
    33
    Posts
    1.482
    Obrigado pelas postagens até aqui!
    Eu nunca andei tempo suficiente nas motos para afirmar se existe diferença ou não. Eu queria mto andar na YES para poder compará-la a GSR que eu tinha. A Factor vende bem, geralmente falam melhor dela do que da YES, mas talvez seja pelo conforto, mas dificilmente se ouve alguém falando da falta de potência da Factor.

    Alguém ai tem aquele Comparativo City da Revista Motociclismo? Ele era velhinho mas tinha bastante info. Tinha um das 250 mto bom tbm.

    Dafra - Next250
    Good guys go to heaven. Riders can go anywhere!

  14. #14
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    oia, a diferenca entre os 14 da cg150 e os 10 da ybr e muito notavel......teve uma epoca q tive uma ybr com um pinhao com um dente a mais...na epoca, tinha uma namorada gorda e peguei uma subida no centro da cidade...precisei parar no meio da subida por causa do transito e a moto nao subiu mais..foi vexame!... com 4 cv a mais, com certeza ela tinha conseguido arrancar com a gorda em cima.

    - - - Updated - - -

    quanto a esse negocio de declaracao de potencia, a honda gosta de "aumentar" a potencia das motos dela, e quando colocamos motos no dinamometro notamos bem a discrepancia entre o que ela declara e o que a moto da efetivamente.
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

  15. #15
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Belém/Fortaleza
    Idade
    41
    Posts
    648
    Tem subida que é fogo. Uma vez tava na estrada com a Lander numa viagem cruzando o estado de minas. Tinha uma subida tão íngreme que foi preciso eu reduzir a Lander pra 3ª marcha pra conseguir subir.

    Outra vez com a Intruder e a muié na garupa, passamos um perrengue pra subir no 2º andar no estacionamento do xópis. Foi devagarzinho de 1ª até chegar. Também eu pesava 110 e a muié 60kg, os 12cvs da trudi 2009 quase não deram conta. eheheheheh

 

 

Tópicos Similares

  1. Adesivo pequenas notaveis
    Por Vinimateus no fórum Área de debate
    Respostas: 20
    Último Post: 04-03-10, 15:31
  2. 01/12 - Pequenas Notáveis Record day
    Por moisespatriarca no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 148
    Último Post: 15-03-09, 14:11
  3. Olá a todos do pequenas notáveis!
    Por Filipe Sales no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 17
    Último Post: 29-01-06, 10:13

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •