Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 8 de 8
  1. #1
    Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Posts
    3

    A Ignição da Yes, teimosa, não funciona. Já fiz .

    Olá pessoal,

    Hoje minha yes tem 73000 km e desde 2007 ela só viu mecânico 4 vezes ( 3 na revisões de 0km, 3km e 6km e um na troca da junta no cabeçote - mecânico de anos de intruder e motos acima de 250cc).

    Aprendi e estou aprendendo o funcionamento da parte elétrica da moto (manual, fórum, circuito elétrico, experiência e etc).
    Sempre usei gasolina de boa procedência, mesmo pagando um pouco mais.
    Em junho de 2012, dificuldade de partida a frio e não podia andar com farol acesso. Período de aprendizado e paciência, o defeito era o estator. Aqui aprendi o que é eletricidade nesta moto. Consertei e revisei tudo (carbura, válvula, rele, bobina, chicote, lubrificação, apertos, limpeza de contatos, cx de direção, rolamentos e mais coisas). Ficou bala. - Melhor que mulher que com o tempo não volta a ser menina, rsrs...

    Agora, junho 2013, deu pane. Bom, começou a falhar na partida a frio por 2 dias seguidos. Daí, no final do segundo dia resolvi ver a guarnição do carbura. Estava "relaxada", arrumei e deu partida na 1 tentativa "motor quente". Aproveitei e comprei a guarnição paralela.
    No dia seguinte, não pegou. Nem no tranco suave, "sei que não pode". Farol e setas normal.
    Bom verifique todas as medições do manual da Yes. Já testei com um rele e bobina de ignição que tenho como reserva e nada de funcionar. Fiz carga lenta na bateria (que esta segurando a carga), testei rele-ok, bobina de ignição-ok (primário e secundário), CDI - ok, cabo de vela-ok, coloquei vela nova e o motor de partida gira o motor mas quase não há faísca. Constatei que a bobina de pulso estava fora das especificações do manual (peguei a bobina daquele estator com defeito que esta bom) e troquei (cortei o fio e soldei com estanho e isolei). Nas primeiras tentativas sai um faísca melhor mas ainda não pega. Um detalhe: também regulei as válvulas e vi que a gasosa chega até a vela.


    Lembrando, estes procedimentos que citei fiz em 2010 pela primeira vez. Precisei ter paciência e rever o ajuste de válvulas 2 vezes até que peguei o macete e a moto pegou... Depois de várias partidas (recarregando bateria) e ajustes, pegou.. Fiz isto tudo agora em junho de 2013 e nada... Só que fui bem mais objetivo e rápido....


    Minhas dúvidas:


    1- Na regulagem de válvulas, com motor gelado (dias bem frio), minha moto sempre funcionou na regulagem padrão de 2,5 voltas (na mistura) e 3.75 a 4,5 ( na lenta). No momento da regulagem das válvulas demora pra ligar o motor pois preciso colocar com mais voltas "o paraf. da mistura" até que ligue e começo o ajuste pra chegar nas 2,5 voltas, com isso, precisando dar carga na bateria por causa das tentativas de ajuste no parafuso da mistura. É assim com vocês?


    2 - Por estar com 73000 rodados pode ser a "compressão do ar" ou "pressão do óleo"no motor que esta dificultando a partida mesmo não tendo vazamento ou cilindros, anéis gastos (assim acho)?


    3 - Fazer ajustes das válvulas pode demorar para pegar o macete e fazer o motor pegar?


    4 - O que mais posso fazer pessoal?




    Espero que possam me ajudar. Adoro fazer isto e não me vejo daqui 50 anos levando minha moto pro mecânico a menos que seja motor.




    Abç a todos,

  2. #2
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Apr 2013
    Localização
    Sao Paulo/S.P.
    Posts
    221
    Puuuttttzzzzzzzzzzzzzzzzz!
    Citação Postado originalmente por kami Ver Post
    olá pessoal,

    hoje minha yes tem 73000 km e desde 2007 ela só viu mecânico 4 vezes ( 3 na revisões de 0km, 3km e 6km e um na troca da junta no cabeçote - mecânico de anos de intruder e motos acima de 250cc).

    aprendi e estou aprendendo o funcionamento da parte elétrica da moto (manual, fórum, circuito elétrico, experiência e etc).
    sempre usei gasolina de boa procedência, mesmo pagando um pouco mais.
    Em junho de 2012, dificuldade de partida a frio e não podia andar com farol acesso. Período de aprendizado e paciência, o defeito era o estator. Aqui aprendi o que é eletricidade nesta moto. Consertei e revisei tudo (carbura, válvula, rele, bobina, chicote, lubrificação, apertos, limpeza de contatos, cx de direção, rolamentos e mais coisas). Ficou bala. - melhor que mulher que com o tempo não volta a ser menina, rsrs...

    agora, junho 2013, deu pane. Bom, começou a falhar na partida a frio por 2 dias seguidos. Daí, no final do segundo dia resolvi ver a guarnição do carbura. Estava "relaxada", arrumei e deu partida na 1 tentativa "motor quente". Aproveitei e comprei a guarnição paralela.
    no dia seguinte, não pegou. Nem no tranco suave, "sei que não pode". farol e setas normal.
    bom verifique todas as medições do manual da yes. Já testei com um rele e bobina de ignição que tenho como reserva e nada de funcionar. Fiz carga lenta na bateria (que esta segurando a carga), testei rele-ok, bobina de ignição-ok (primário e secundário), cdi - ok, cabo de vela-ok, coloquei vela nova e o motor de partida gira o motor mas quase não há faísca. Constatei que a bobina de pulso estava fora das especificações do manual (peguei a bobina daquele estator com defeito que esta bom) e troquei (cortei o fio e soldei com estanho e isolei). Nas primeiras tentativas sai um faísca melhor mas ainda não pega. Um detalhe: Também regulei as válvulas e vi que a gasosa chega até a vela.


    lembrando, estes procedimentos que citei fiz em 2010 pela primeira vez. Precisei ter paciência e rever o ajuste de válvulas 2 vezes até que peguei o macete e a moto pegou... Depois de várias partidas (recarregando bateria) e ajustes, pegou.. fiz isto tudo agora em junho de 2013 e nada... Só que fui bem mais objetivo e rápido....


    minhas dúvidas:


    1- na regulagem de válvulas, com motor gelado (dias bem frio), minha moto sempre funcionou na regulagem padrão de 2,5 voltas (na mistura) e 3.75 a 4,5 ( na lenta). No momento da regulagem das válvulas demora pra ligar o motor pois preciso colocar com mais voltas "o paraf. Da mistura" até que ligue e começo o ajuste pra chegar nas 2,5 voltas, com isso, precisando dar carga na bateria por causa das tentativas de ajuste no parafuso da mistura. É assim com vocês?


    2 - por estar com 73000 rodados pode ser a "compressão do ar" ou "pressão do óleo"no motor que esta dificultando a partida mesmo não tendo vazamento ou cilindros, anéis gastos (assim acho)?


    3 - fazer ajustes das válvulas pode demorar para pegar o macete e fazer o motor pegar?


    4 - o que mais posso fazer pessoal?




    espero que possam me ajudar. Adoro fazer isto e não me vejo daqui 50 anos levando minha moto pro mecânico a menos que seja motor.




    abç a todos,

  3. #3
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.307
    Ela dá faísca azul? Já trocasse a vela?

    Você notou se o motor está girando mais rápido do que o normal? (Quando dá na partida)

  4. #4
    Motociclista Avatar de augustothalison
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Idade
    30
    Posts
    502
    Cara leva em um mecanico experiente, duas cabeças pensam melhor que uma!
    A velocidade que emociona é a mesma que mata.

  5. #5
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Bragança Paulista. - SP
    Idade
    44
    Posts
    99
    Citação Postado originalmente por Kami Ver Post
    Olá pessoal,

    Hoje minha yes tem 73000 km e desde 2007 ela só viu mecânico 4 vezes ( 3 na revisões de 0km, 3km e 6km e um na troca da junta no cabeçote - mecânico de anos de intruder e motos acima de 250cc).

    Aprendi e estou aprendendo o funcionamento da parte elétrica da moto (manual, fórum, circuito elétrico, experiência e etc).
    Sempre usei gasolina de boa procedência, mesmo pagando um pouco mais.
    Em junho de 2012, dificuldade de partida a frio e não podia andar com farol acesso. Período de aprendizado e paciência, o defeito era o estator. Aqui aprendi o que é eletricidade nesta moto. Consertei e revisei tudo (carbura, válvula, rele, bobina, chicote, lubrificação, apertos, limpeza de contatos, cx de direção, rolamentos e mais coisas). Ficou bala. - Melhor que mulher que com o tempo não volta a ser menina, rsrs...

    Agora, junho 2013, deu pane. Bom, começou a falhar na partida a frio por 2 dias seguidos. Daí, no final do segundo dia resolvi ver a guarnição do carbura. Estava "relaxada", arrumei e deu partida na 1 tentativa "motor quente". Aproveitei e comprei a guarnição paralela.
    No dia seguinte, não pegou. Nem no tranco suave, "sei que não pode". Farol e setas normal.
    Bom verifique todas as medições do manual da Yes. Já testei com um rele e bobina de ignição que tenho como reserva e nada de funcionar. Fiz carga lenta na bateria (que esta segurando a carga), testei rele-ok, bobina de ignição-ok (primário e secundário), CDI - ok, cabo de vela-ok, coloquei vela nova e o motor de partida gira o motor mas quase não há faísca. Constatei que a bobina de pulso estava fora das especificações do manual (peguei a bobina daquele estator com defeito que esta bom) e troquei (cortei o fio e soldei com estanho e isolei). Nas primeiras tentativas sai um faísca melhor mas ainda não pega. Um detalhe: também regulei as válvulas e vi que a gasosa chega até a vela.


    Lembrando, estes procedimentos que citei fiz em 2010 pela primeira vez. Precisei ter paciência e rever o ajuste de válvulas 2 vezes até que peguei o macete e a moto pegou... Depois de várias partidas (recarregando bateria) e ajustes, pegou.. Fiz isto tudo agora em junho de 2013 e nada... Só que fui bem mais objetivo e rápido....


    Minhas dúvidas:


    1- Na regulagem de válvulas, com motor gelado (dias bem frio), minha moto sempre funcionou na regulagem padrão de 2,5 voltas (na mistura) e 3.75 a 4,5 ( na lenta). No momento da regulagem das válvulas demora pra ligar o motor pois preciso colocar com mais voltas "o paraf. da mistura" até que ligue e começo o ajuste pra chegar nas 2,5 voltas, com isso, precisando dar carga na bateria por causa das tentativas de ajuste no parafuso da mistura. É assim com vocês?
    R:Cara, acredito que você esta sem confundindo! Regulagem de válvulas não tem nada haver com carburador e esse lance de 2,5 voltas é referente a mistura do carburador.
    Outra coisa, aprendi q a maioria das motos a abertura padrão é 2,5 voltas, mas no caso da Yes são absurdas 6 voltas. Pelo menos na minha é assim. Tanto que estranhei e o próprio mecânico da Suzuki me disse que era 6 voltas.
    Outro detalhe, independente de quantas voltas vai ser bom pra SUA moto, vc desse fazer a regulagem da lenta e mistura com o motor quente e não frio! Motor frio é só pra regular válvulas mesmo.


    2 - Por estar com 73000 rodados pode ser a "compressão do ar" ou "pressão do óleo"no motor que esta dificultando a partida mesmo não tendo vazamento ou cilindros, anéis gastos (assim acho)?
    R: Pressão do óleo não deveria interferir na partida, já q o motor deveria ligar até mesmo sem óleo. (claro q iria fundir depois de alguns minutos)

    3 - Fazer ajustes das válvulas pode demorar para pegar o macete e fazer o motor pegar?
    R: Mais uma vez esclarecendo, válvula não tem macete, existe uma medida padrão que deve ser seguida a risca. ao contrario da mistura do AR q tem macete sim.

    4 - O que mais posso fazer pessoal?
    R: aperte o parafuso da mistura até o fim, mas com delicadeza. assim que escostar, pare!
    A partir daí abra no mínimo 3 voltas e tente ligar o motor. Se não ligar tente com 4, 5 voltas.
    Assim q a moto ligar, espere esquentar por uns 10 min e regule a marcha lenta pra 1500 RPM.
    Ai comece a abrir mais o parufuso da mistura bemmmmm pouquinho mesmo! 1/8 (um oitavo) de volta. E cada vez q virar 1/8 de volta espere uns 3 segundos entre cada virada e veja se o motor sob de giro. Se subir o giro passando dos 1500 RPM, vc vai continuar abrindo de pouco em pouco enquanto o giro subir. Quando vc virar e não subir nada, achou o ponto certo! Ai vc volta pro ponto anterior e pronto! Ta regulado!
    Não esqueça de deixar a rotação entre 1200 e 1500 RPM depois da regulagem, conforme sua preferencia.
    Espero ter ajudado.





    Espero que possam me ajudar. Adoro fazer isto e não me vejo daqui 50 anos levando minha moto pro mecânico a menos que seja motor.




    Abç a todos,
    Resposta no corpo da mensagem citada!
    Abraços

  6. #6
    Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Posts
    3
    Stone,

    Depois que troquei a bobina de pulso e com vela nova (original) apareceu faísca azul. Foi melhor do que antes da troca da bobina de pulso, que saía pouca faísca e não era azul como agora. obs1: a bobina anterior esta com ohm abaixo do especificado no manual, por isso, troquei. Pois, se não estava nos valores padrão do manual não passaria para o CDI a informação do PMS para liberação da faísca (CDI - BOBINA DE IGNIÇÃO - VELA). obs2: rele, bobina de ignição e cdi, todos estão com valores ohm dentro do padrão do manual de serviço.

    Notei em determinado momento que fiz a regulagem do parafuso da mistura o motor de partida funciona normalmente pois, ouvia-se o som do ar sendo aspirado pelo motor. Neste momento, retirei a vela e vi que havia um pouco de gasolina, ou seja, chega gasosa mas não houve faísca para queima. Por isso, postei aqui.

    Quanto a bateria tenho um carregador de bateria eletrônico (usado em aeromodelismo) e tem segurado as cargas até o momento, seja rápida ou lenta.
    Última edição por Kami; 05-06-13 às 11:52.

  7. #7
    Novato
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Posts
    3
    KakarutoBR,

    Sempre que regulo/verifico as válvulas, refaço a regulagem do carburador. Desde as primeiras revisões havia notado a coloração da vela muito escura e porosa. Isto era mistura rica, feita pela concessionária. E quando o mecânico particular trocou a junta no cabeçote pedi pra verificar a necessidade de regulagem de válvulas e falei da mistura rica. Bom, me devolveu a moto e disse que está num bom funcionamento. Como sou um cara que gosto de entender como funciona as coisas e quero aprender e aperfeiçoar, decide eu mesmo fazer a regulagem. Foi aí que percebi que a regulagem por voltas das 5 a 6 voltas passou para 3,25 e depois para 2.5 voltas e funcionou assim por 1 ano. Inclusive, notei uma melhora no torque da moto e diminuiu o consumo de 32 para 36 km/l. Até o afogador passou a funcionar adequadamente, quando o moto esquentava subia a rotação ai eu fechava o afogador, isto em poucos minutos em movimento.
    Não havia tentado nesta regulagem de 6 voltas, vou tentar e posto aqui.

    "Outro detalhe, independente de quantas voltas vai ser bom pra SUA moto, vc desse fazer a regulagem da lenta e mistura com o motor quente e não frio! Motor frio é só pra regular válvulas mesmo"
    Aqui percebi uma coisa... como eu verifico/regulo as válvulas e já regulo os parafusos do carbura, neste caso tudo frio por causa das valvulas. Então, vou subindo o parafuso da mistura até as 4 voltas e a moto não pega. Achei isto muito estranho porque antes da pane estava com 2.5 voltas e as valvulas estavam ok, pois tinha pouquissima folga pois a lâmina 0,5 mm na ADM passava suave e no ESC 0,15 não sofreu mudança. Então, regulei as válvulas e fui dando partida e vi que não pegava.

    Como era antes no frio: A Yes tem dificuldade em pegar com motor frio, no máximo, na 3 partida se for apressadinho. Então, ligo e nao dou partida e espero 1 minuto aí pega em até 2 partidas.

  8. #8
    Iniciante
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Bragança Paulista. - SP
    Idade
    44
    Posts
    99
    Então Kami, tenho um teoria.
    O parafuso de mistura controla a "quantidade de ar" que vai misturar junto com a gasolina quando a moto estiver em marcha lenta pois nesse momento o pistonete ta totalmente pra baixo, fechando a passando principal de ar, certo?
    Então pode ser que quem regulou na concessionária afundou o parafuso da marcha lenta até o talo, deixando a moto meio acelerada e compensando a falta de ar.
    É uma teoria....
    Enfim.. vc só vai saber a quantia ideia de voltas do parafuso fazendo o teste que falei. Enquanto vc abrir o parafuso da mistura e a aceleração subir, é pq esta no caminho certo. Na yes infelizmente 2,5 voltas ela nem para ligada, pelo menos na minha é assim desde zero. A minha é 2007 e esta com mais de 50 mil.
    Boa sorte e vai postando o andamento das coisas!

    OBS: vc comentou que não é bom pegar a moto no tranco. Mas no caso de moto carburada não tem problema pro motor não. no máximo a relação que sofre uma pancadinha, mas nada demais. Não é o ideal, mas ajuda nos momentos de pane.
    Última edição por KakarutoBR; 05-06-13 às 13:26.

 

 

Tópicos Similares

  1. Chave de ignição!
    Por kingvidal no fórum Área de debate
    Respostas: 3
    Último Post: 18-05-11, 17:14
  2. ignição motoplat
    Por marcio fernando no fórum Preparação
    Respostas: 4
    Último Post: 21-10-10, 20:45
  3. ignição Magnetron e ignição motoplat ,qual a melhor?
    Por jabiro no fórum Área de debate
    Respostas: 2
    Último Post: 02-10-09, 21:49
  4. Bloqueador ignição CG 150
    Por _Mauricio_ no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 10-07-07, 16:06
  5. Chave de ignição
    Por Diego.fcs no fórum Área de debate
    Respostas: 6
    Último Post: 14-06-07, 08:51

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •