Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 2 de 3 PrimeiroPrimeiro 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 16 a 30 de 37
  1. #16
    Motociclista experiente Avatar de Defeacer
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Posts
    2.241
    Alguém me corrija se eu estiver errado, mas a refrigeração a ar é a responsável pela moto esquentar tanto na tampa do motor?

    Com refrigeração a água, este calor não acontece?

    Eu li isso em algum lugar
    ​​


    Se corro, logo existo...por pouco tempo

  2. #17
    Motociclista Avatar de Rafael WF
    Data de Ingresso
    Apr 2011
    Localização
    São Leopoldo-RS
    Idade
    31
    Posts
    1.553
    Citação Postado originalmente por Defeacer Ver Post
    Alguém me corrija se eu estiver errado, mas a refrigeração a ar é a responsável pela moto esquentar tanto na tampa do motor?

    Com refrigeração a água, este calor não acontece?

    Eu li isso em algum lugar
    Nas tampas laterais? Esquenta do mesmo jeito, só que geralmente refrigeração liquida é em motos maiores, em que as pedaleiras ficam bem longe do motor, por isso não sente o calor das tampas hehe. (minha lógica)

  3. #18
    Motociclista Avatar de coreanas
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Idade
    64
    Posts
    1.272
    Citação Postado originalmente por emerson merighi Ver Post
    tenho a gs500 a ar total, nem radiador tem....e bom no sentido q e uma coisa q nao preocupa, o motor nao queima junta, nao tem cebolinha de radiador...se nao deixar faltar oleo no motor ta tudo blz....o lado ruim e a limitacao de potencia a ser extraida do motor pela limitacao de refrigeracao, durabilidade dos componentes do motor e menor devido a alta variacao de temperatura de trabalho, o motor e mais barulhento por causa das folgas internas maiores, mas o custo de manutencao e baixissimo,

    ja a agua e mais eficiente, os motores podem ser bem mais potentes, mas tem custo de manutencao maior e o sistema pode falhar gerando superaquecimento do motor.....
    a AR e igual a vlokswagem disse no comeco de tudo...NAO FERVE!
    Exitem motores a ar potentíssimos, como os aeronáuticos Rotax 912 com 4 cil 1.2L e mais de 100 cv. O ruído excessivo é mais por causa das aletas, que agem como amplificadores enquanto a água age como atenuador das vibrações sonoras, nem tanto por causa das tolerâncias internas, Emerson. No exterior conhecí uma Pick-up Ford F100 turbo-diesel 6 cil em linha refrigerado a ar, por uma turbina parecida com a dos Porsche 911 "a ar" ícones de air cooled muito potentes.

    Última edição por coreanas; 06-06-13 às 19:58.

  4. #19
    Usuário de motoneta Avatar de Optimus Prime
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    125
    Citação Postado originalmente por Defeacer Ver Post
    Alguém me corrija se eu estiver errado, mas a refrigeração a ar é a responsável pela moto esquentar tanto na tampa do motor?

    Com refrigeração a água, este calor não acontece?

    Eu li isso em algum lugar

    Bom, ao menos na Agrale eu não sentia diferença nenhuma,acho que até era mais quente,era de dar reumatismo no pé ,rsrsrs.

    Não sei se é que o motor 2T esquenta mais. Nas 4T a agua ,o pouco que eu andei não deu pra perceber essa diferença.

  5. #20
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    "a melhoria no sistema de refrigeração tende a potencia tirada do motor por um todo."

    exemplo, um motor de 50cc 4t com 18cv.., sem uma boa refrigeração ele num da a 1ª volta.
    ja os vw 1600 tinha qts cv ? uns 50~60cv ?
    Acho que esse é o quesito. Cada refrigeração é necessária de acordo com a potencia extraída do motor.

    Um exemplo simples entre motos semelhantes e potencia extraída bem diferentes:

    RD135cc - 16 cv - AR
    DT180cc - 16,5cv - AR
    DT200cc - 25cv - ÁGUA

    Apesar de 45 cilindradas a mais, a DT180 tem só 05cv a mais de pontencia que a RD.
    Já a DT200 com só 20 cilindradas a mais que a DT180 consegue extrair mais 8,5cv. Não é pouco! Essa extração maior de potencia precisa de refrigeração melhor.
    Assim como as Agrales Elefantre, que com tambem 200 cilindradas tinha 30cv, tambem com refrigeração líquida.

    A Biz125cc rende 9,1cv, se colocassem refrigeração líquida em um motor desses era capaz dele congelar no inverno kkkk
    Última edição por magrao tk; 06-06-13 às 19:46.

  6. #21
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Acho que esse é o quesito. Cada refrigeração é necessária de acordo com a potencia extraída do motor.

    Um exemplo simples entre motos semelhantes e potencia extraída bem diferentes:

    RD135cc - 16 cv - AR
    DT180cc - 16,5cv - AR
    DT200cc - 25cv - ÁGUA

    Apesar de 45 cilindradas a mais, a DT180 tem só 05cv a mais de pontencia que a RD.
    Já a DT200 com só 20 cilindradas a mais que a DT180 consegue extrair mais 8,5cv. Não é pouco! Essa extração maior de potencia precisa de refrigeração melhor.
    Assim como as Agrales Elefantre, que com tambem 200 cilindradas tinha 30cv, tambem com refrigeração líquida.

    A Biz125cc rende 9,1cv, se colocassem refrigeração líquida em um motor desses era capaz dele congelar no inverno kkkk

    mas voltando a minha teoria, um motor de 50cc 4t pra tirar 18 cv.., qq iria precisar ^^ 4 agulhas girando a 25 mil rpm com refrigeração a nitrogênio ?? ^^

    Como o tempo e o vento...

  7. #22
    Motociclista Avatar de coreanas
    Data de Ingresso
    Jan 2013
    Idade
    64
    Posts
    1.272
    Um bom exemplo é a RD350LC que tinha 63 cv no exterior (55cv no Brasil) enquanto a RD350R5 a ar tinha cerca de 40 cv, dependendo do ano. É muita diferença para motores semelhantes. As LC andavam 'frias' .
    Última edição por coreanas; 06-06-13 às 20:17.

  8. #23
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308
    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    mas voltando a minha teoria, um motor de 50cc 4t pra tirar 18 cv.., qq iria precisar ^^ 4 agulhas girando a 25 mil rpm com refrigeração a nitrogênio ?? ^^
    Aí eu não sei, mas para tirar 40hp de um motor 25cc dois radiadores bastam!

  9. #24
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Belém/Fortaleza
    Idade
    41
    Posts
    648
    Eu entendo de calor na perna

    A XT660 (refrigeração líquida) esquenta muito mais que a XT600E (refrigeração a vento)

  10. #25
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308
    Vejam bem, andarem mais frias não quer dizer ter mais potência...

    Da energia total que a queima do combustível produz cerca de 1/3 sai pelo escape, 1/3 é dissipado em forma de calor e apenas 1/3 empurra o pistão pra baixo. Quanto mais frio o motor anda mais energia é dissipada.

    Aí chegamos na eficiência térmica do motor. Quanto mais taxa de compressão melhor é a eficiência térmica. Quanto mais taxa mais calor e com muito calor temos a detonação do combustível, o que destrói o motor, então temos que ter uma refrigeração mais eficiente pra dar conta do recado

    Por ex. Em uma DT 180 podemos atingir uma taxa "X" pois ela tem a limitação na refrigeração. Já numa DT 200 essa taxa pode ser muito mais alta devido a refrigeração líquida, e se colocarmos dois radiadores podemos aumentar ainda mais a taxa sem derreter o pistão. (Não me lembro dos números, mas a ideia é essa)

    Outro exemplo disso... As motos de rua refrigeradas a ar tem um taxa em média 9,5:1, já as mais esportivas Ex. CBR600 ou uma CRF 250 tem taxa de 12:1.

    Se querer aumentar a potência do motor temos apenas duas maneiras, melhorar a eficiência térmica ou melhorar a eficiência volumétrica, ou as duas juntas!

  11. #26
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Citação Postado originalmente por Stone Ver Post
    Aí eu não sei, mas para tirar 40hp de um motor 25cc dois radiadores bastam!
    25, ou 125 ?

    Stone, se não me engano a taxa de eficiência da gasolina no ciclo Otto já ta em 42%, num é mais só 33%, tinha visto umas pesquisas 2011 que chegaram em 51% na Europa, mas se isso ja chegou nas ruas eu não sei.

    Como o tempo e o vento...

  12. #27
    Motociclista experiente Avatar de corsani
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Guabiruba-SC
    Idade
    51
    Posts
    2.761
    melhor rerigeração é a combindada agua e óleo. o sistema de agua lubrificando o cilindro e cabeçote e radiador de óleo como ja diz o nome para deixar o óleo tambem na temperatura ideal de trabalho.

  13. #28
    Motociclista Avatar de Banduleiro
    Data de Ingresso
    Sep 2010
    Localização
    Ceará
    Idade
    37
    Posts
    1.195
    Arrefecimento líquido é o melhor sem dúvida.
    "Liberdade é pouco, o que eu desejo ainda não tem nome."

    Ex - Honda CBX200 Strada 1999

    Atual: Suzuki GSR125 2015


  14. #29
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308
    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    25, ou 125 ?

    Stone, se não me engano a taxa de eficiência da gasolina no ciclo Otto já ta em 42%, num é mais só 33%, tinha visto umas pesquisas 2011 que chegaram em 51% na Europa, mas se isso ja chegou nas ruas eu não sei.
    125 falha minha uhauhauha

    O termo 1/3 é só pra dar um exemplo pq sou ruim de lembrar números de cabeça, sempre anoto tudo!

  15. #30
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    SP-Interior
    Idade
    40
    Posts
    816
    Considero a refrigeracao liquida o melhor, pois contando com valvula termostatica ( para nao deixar a temperatura cair em excesso ) e radiador de ventilacao forçada ( para nao subir em excesso ) o motor pode ter suas folgas e acerto mais bem afinados, ja que trabalha num range de pouca variacao de temperatura. Além de a agua circulando nas galerias "distribuir" o calor deixando o motor inteiro em temperatura parecida, oque evita problemas de dilataçao entre as peças.

    Motor a ar cada dia tem uma condicao, de acordo com a quantidade e temperatura do ar que passa nas aletas. Nao tem controle nenhum...

 

 

Tópicos Similares

  1. 125? qual a melhor custo x benefício? qual comprar
    Por GuiAntunesSouza no fórum Área de debate
    Respostas: 47
    Último Post: 09-08-11, 01:16
  2. refrigeração liquida X refrigeração a ar.
    Por marcelofreitas no fórum Área de debate
    Respostas: 16
    Último Post: 10-03-09, 01:04
  3. Qual a melhor moto trail qual a mais em conta???
    Por MAO_SANTA no fórum Área de debate
    Respostas: 26
    Último Post: 25-09-08, 13:41
  4. Respostas: 29
    Último Post: 23-11-07, 09:35

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •