Há um tempo eu quero "evoluir" do segmento 125/150 para 250/300. Tenho uma Factor, mas já sinto que preciso pilotar uma moto que me dê melhores repostas de aceleração, retomada, maior estabilidade, etc..

Tenho em vista, basicamente 2 modelos: A Fazer, da Yamaha, pois sou meio Yamaníaco mesmo, e a Roadwin, da Dafra, porque achei a moto muito bonita.

Eu conheço a Fazer de "cabo a rabo", tenho alguns amigos que têm, já pilotei, etc... Já a Roadwin, eu li basicamente tudo que eu achei na internet. Desde aqui no PN, no fórum da Dafra, no comparativo na página da Ninja 300, outras matérias, etc.. Mas eu nunca pilotei uma. Nem conheço alguém que tenha.

Então, como hoje estava de folga, decidi dar uma passada numa CC da Dafra, aqui em Madureira. Chegando lá atravessei a loja toda e nenhum vendedor veio procurar saber o que eu queria lá. Achei meio estranho porque me passou a falsa impressão de que a Dafra se vende (porque tem nome) e não a realidade: O vendedor tem que te fazer, num ato quase miraculoso, mudar de idéia de comprar uma CG pé-duro, pra comprar uma Speed ou uma Riva.

Mas tudo bem, abordei um dos vendedores que estava sentado e disse que tinha interesse em comprar uma 250 e tal..

O cara falou que tinha a Next e a Roadwin. E apontou lá pra fora, dizendo que tinha as duas lá. Perguntei quanto tava, ele disse que estavam o mesmo preço. Eu disse que queria fazer um test-drive, ele me disse que lá não fazia. Depois disso, ele continuou demostrando 0 de interesse em me vender qualquer coisa.

Aí eu agradeci (só por educação mesmo) e fiquei olhando as motos. Me surpreendi com a Next 250, é muito bonita de perto. Tem um bom acabamento e seu "porte" aparenta ter mais de 250cc. A Roadwin já era o que eu esperava. Peguei minha moto, e fui pra casa.

O vendedor poderia ter se levantado, dado umas explicações sobre os modelos, diferenças básicas, especifidades e vantagens de cada modelo, todo o "pai-bolinha" de venda mesmo. Deveria me mostrar a moto, me acompanhar no tour, falando delas. Poderia dizer "Não tem test-drive mas você pode sentar nela, pra sentir a ergonomia da moto" etc.. Ou seja, ser vendedor realmente. E não uma cara "ah, se quiser compra isso aí" e que não dá a mínima.

Entre as muitas coisas que eu estava lendo nos fóruns, vi o de um cara falando que foi numa loja e achou uma jaqueta cara mas por causa do atendimento, ele terminou levando a jaqueta pra casa. Eu nunca vendi um chiclete sequer, mas acho que isso é o básico pra se conseguir vender: tratamento.

Achei o atendimento ruim. Depois a Dafra fica aí se perguntando porque as vendas são baixas. Pode adicionar o fator "atendimento" à causa. Sei que pode não ser assim em todas as CC, mas como dizem: a primeira impressão é a que fica. E essa impressão de ser mal-atendido, eu não tive em uma CC Yamaha e nem numa Honda.