Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 15 de 15
  1. #1
    Novato Avatar de Vicbrud
    Data de Ingresso
    Jan 2012
    Localização
    Itabira-MG
    Idade
    30
    Posts
    45

    Question Dificuldade em ligar - Suzuki GSR 150i

    Estranhamente, essa semana, minha moto apresentou dificuldade em dar partida algumas vezes.
    Quando virava a chave a luz indicando FI ficou piscando algum tempo mas bastava desligar e virar a chave mais algumas vezes e parava.
    Enquanto piscava ela não dava partida, mas era só tentar dar partida , desligar na chave e ligar de novo que parava de piscar...

    *Nota: Não sei se influenciou, mas essa luz só piscou depois de ter andado num ritmo muito forte ou muito devagar...

    Fora isso, tem também o mesmo problema de algumas GSR's por causa do farol baixo que, hora fica aceso e ora apaga do nada. Mas isso vô resolver colocando um farol de Yes e uma Philips Cristal vision 55/60W.
    Atuais - Suzuki GSR 150i Preta 11/12 e Honda XLR 125es vermelha 01/01

    Futura - sonhando com as 250 (comet, next ou fazer)

  2. #2
    Motociclista Avatar de pedromartins
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Bahia
    Idade
    46
    Posts
    851
    Qual o codigo das piscadas?

  3. #3
    Novato Avatar de Vicbrud
    Data de Ingresso
    Jan 2012
    Localização
    Itabira-MG
    Idade
    30
    Posts
    45
    Como assim código?
    Não entendi bem, mas sei que ela fica piscando com intervalos de mais ou menos 1 segundo.
    Atuais - Suzuki GSR 150i Preta 11/12 e Honda XLR 125es vermelha 01/01

    Futura - sonhando com as 250 (comet, next ou fazer)

  4. #4
    A minha acontece a mesma coisa.... eh irritante!!!

  5. #5
    Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2015
    Idade
    45
    Posts
    2

    gsr 150i

    Tenho a minha deste 2012 e faz as vezes a mesma coisa. E só desligar a chave e ligar novamente que para muito estranho né! depois com o uso para só que parece ser o tipo de combustivel tenda trocar

    - - - Updated - - -

    Gosto muito da gsr 150i estou ja com 26000 km e nunca fui para a revisão só agora que lubrificou a caixa de direção trocou os retentores da bengala 120 Reais e o mais só o filtro de oleo + oleo

    - - - Updated - - -

    Olha uma coisa seria que notei e que o filtro de combustível custa 150 Reais um assalto então lavei o meu com car 80 e gasolina, saiu muita sujeira e parece que esta muito bom

  6. #6
    Saudações a todos!

    Me inscrevi no fórum só para relatar como consegui resolver a pane da luz FI piscando na minha GSR 150.
    Depois de muito procurar na internet vi que várias pessoas estão tendo o mesmo problema e acabam tendo que levar na autorizada, que considero a solução mais confiável mas não muito viável economicamente.
    Comprei a moto em janeiro de 2013 e estou gostando bastante. Com aproximadamente 6 meses de uso começou a aparecer a pane da luz FI ficar piscando, mas era só desligar e ligar a chave novamente que a pane era resolvida. Entretanto, um belo dia a luz FI começou a piscar e não parou mais. Após muita busca na internet, a dica que me ajudou foi o relato de uma pessoa dizendo que era necessário troca o miolo da ignição. Só que pensei: "o miolo não tem nada a ver com a parte elétrica, a não ser o chicote da ignição que fica embaixo do miolo." Ao verificar a parte debaixo do miolo vi que tem um buraco onde poderia entrar sujeira nos contatos da ignição, então joguei limpa-contatos pelo buraco sem desmontar nada e na sequência joguei WD. A pane sumiu na hora. Funcionou bem por bastante tempo e outro belo dia quando fui ligar a moto a luz voltou a piscar, mas desliguei e liguei a chave ela parou e a moto funcionou normalmente. Não pensei duas vezes, joguei limpa-contatos e novamente WD. Nunca mais apresentou o problema...
    ... até essa semana. Quando fui ligar a moto de manhã para ir trabalhar ela não pegou porque a bateria arriou, aí coloquei na rua e dei um "tranco" nela. Pegou na terceira tentativa e como já estava atrasado fui esticando um pouquinho para dar uma "carguinha". Quando cheguei no trabalho e fui ligar novamente a bateria continuava arriada. Daí tirei a bateria e deixei em uma oficina para carregar até eu ir embora do trabalho. No final do dia coloquei a bateria carregada de volta e ao tentar dar partida a luz FI começou a piscar. Catei um limpa-contatos e joguei no mesmo lugar e nada de funcionar. Depois de várias tentativas deixei a moto lá mesmo e fui embora de carona. Passei a noite toda na internet procurando o manual de serviço da GSR150 para tentar descobrir os códigos das piscadas e nada (se alguém puder postar ou souber o link eu agradeço).
    No outro dia fui propenso a ter que desmontar cada etapa do sistema de injeção para descobrir a pane e comecei pela ignição. Como os parafusos que fixam a ignição no guidom estavam travados, resolvi tirar apenas a parte do chicote. Ao desmontar vi que os contatos da contactora estavam todos oxidados, daí fiz uma boa limpeza e lixei os contatos. Também percebi que tinha um resistor com valor de 1000 ohms na contactora. Peguei um multímetro emprestado e verifiquei que o valor do resistor estava alterado para 480.000 ohms, ou seja, 48X a mais que o normal. Comprei outro resistor de 1000 ohms, soldei no lugar e remontei a ignição. Virei a chave, o painel fez a leitura dos instrumentos e...
    ... e funcionou tudo normalmente graças a Deus. A luz FI apagou e a moto pegou de estalo.
    Uma pequena peça que custa R$ 0,25 pode te deixar a pé. Acredito que a pane possa ter sido uma soma de fatores, como: muita chuva que peguei nos últimos dias podem ter oxidado os contatos, a bateria ter arriado e consequentemente o "tranco" pode ter influenciado para alterar a corrente, alterando o valor do resistor.
    Fica então essa minha dica do resistor da ignição para quem tem problemas parecidos com a luz FI.
    Felicidades.

  7. #7
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Esses contatos oxidam fácil mesmo, é uma falha no projeto. Tive uma GSR 150i que apresentou o mesmo problema, foi resolvido pela CC Yamaha em Tramandaí, e me custou 30 pilas (não sei se era pra ser barato assim, ou foi só porque o cara queria me vender uma Ténéré que eu estava namorando ha umas semanas ja, eheh...), fizeram exatamente isso que tu fez.
    Esse problema deve acontecer novamente, pois a oxidação vai voltar, a não ser que tu dê um jeito de isolar tudo muito bem.
    Última edição por irai; 08-12-15 às 23:13.
    Intruder 125
    GSR 150i
    Next 250
    GS 500
    Rumo às 1000cc, eheh...
    Hoje 4 rodas...: Vectra 2.2 8v

  8. #8
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Jul 2015
    Idade
    56
    Posts
    114
    Dicas valiosas. Às vezes a minha GSR150 também não dá partida. Aconteceu hoje. Ligava e desligava, tentava dar a partida e nada. Aí apertei o botão da partida empurando a moto para frente e ela pegou... vou ver se dou um jeito de fazer um isolamento nesse resistor, se arrumar uma solução legal, coloco aqui.

  9. #9
    Usuário de motoneta Avatar de marchetti87
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    Ribeirão Preto - SP
    Idade
    36
    Posts
    409
    Não é bom jogar WD em contatos, pois só favorece o acúmulo de sujeira a longo prazo e, consequentemente, a oxidação. Um bom limpa-contatos ou álcool isopropílico é suficiente.

  10. #10
    Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2016
    Idade
    43
    Posts
    1
    Peguei muita chuva esses dias e notei que no momento de dar a partida na minha GSR a luz FI permanecia ligado, de acordo com relatos isso se deve a oxidação. tem como fazer algum isolamento?

  11. #11
    Piloto de moto Avatar de Vulcan
    Data de Ingresso
    Oct 2014
    Localização
    algum lugar de São Paulo
    Idade
    34
    Posts
    4.039
    Citação Postado originalmente por renatoneomidia Ver Post
    Peguei muita chuva esses dias e notei que no momento de dar a partida na minha GSR a luz FI permanecia ligado, de acordo com relatos isso se deve a oxidação. tem como fazer algum isolamento?
    na minha biz eu cubro os conectores com fita isolante mas não fica lá essas coisas.
    se alguem tiver idéia melhor...
    Uma estrada em boas condições e clima agradável nunca treinará um bom piloto.
    moto: biz 125 remendada
    kasinski mirage 250 EFI carburadorizada
    Óleo: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49600
    http://www.pequenasnotaveis.net/threads/47126
    suspa: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49837
    buras: http://www.pequenasnotaveis.net/threads/49973

  12. #12
    Novato
    Data de Ingresso
    Feb 2016
    Localização
    São José dos Campos
    Idade
    65
    Posts
    19
    Use uma graxa própria para contatos, ou vede as entradas de ar com silicone. Jipeiros usam camisinha no distribuidor... Sem ar sem oxidação, sem água e pó melhor ainda.

  13. #13
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Idade
    27
    Posts
    2
    Boa tarde queridos. Estou com esse mesmo problema da ignição na minha. Já deu pra ver que a suzuki andou comendo bola! Acredito que o problema também seja o resistor queimado. Segui o cabo elétrico que sai da ignição e vi que o conector entra na carcaça do farol juntamente com outros conectores, no entanto, não consegui encontrar o bendito!
    Alguém saberia me dizer a localização do mesmo mais precisamente? Já estou me irritando com essa "viração" de chave até a luz parar de piscar.

    Abraços!

  14. #14
    Novato
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Idade
    43
    Posts
    18
    cara a minha da mesmo pane é o combustível que tá com muito alcool, troquei de posto, coloquei um tanque de aditivada, melhorou bem quase nem dá mais, sobre o farol o meu também dá isso o baixo apaga sozinho e volta acho que pode ser a lampada bamba, mas troco ela por honda nunca a minha tem 56 anos , não dá problema não, e é muito macia uma pena não ter como reguçar a altura dos amortecedores é muito baixa.

  15. #15
    Novato
    Data de Ingresso
    Jul 2017
    Idade
    27
    Posts
    2

    Problema resolvido!

    Boa tarde pessoal. Resolvi ir mais a fundo com relação ao problema da luz FI piscando de forma intermitente. Conforme em resposta anterior, eu não tinha encontrado o resistor conforme mencionado pelo Alexfer no tópico. Estava confiante de que no meu caso seria o mesmo problema, pois mesmo trocando de posto de gasolina e com combustível de melhor qualidade (que eu tenho minhas duvidas hahaha) o problema não havia sido resolvido.
    Como um bom acadêmico de engenharia elétrica, não seria um resistor que me venceria tão fácil, retirei o conjunto da ignição da moto para tentar resolver. Bati algumas fotos para caso alguém tenha o mesmo problema possa resolver de forma fácil.

    O conjunto da ignição fica preso por dois parafusos do tipo Allen. Com jeitinho, da pra tirar ele sem muito esforço e sem precisar remover painel nem nada. O conector elétrico fica localizado dentro da carcaça do farol.







    Estes dois parafusos do tipo Philips são da tampa inferior do conjunto da ignição. Devem ser removidos para ter acesso ao resistor e aos contatos.




    Essa peça preta em forma de cruz, é a gira junto com a chave para fechar os contatos. Deve-se ter atenção no encaixe, pois a mesma possui um canal de engaste para ser colocada sempre da mesma forma.




    Conjunto desmontado.


    No quadrado, o resistor que deve ser medido e trocado caso necessário.

    Neste ponto cheguei onde eu queria, o bentido resistor! Em alguns casos ele pode queimar, devido a picos de corrente elétrica. O seu valor é de 1.000Ω (1kΩ). Com um multímetro na escala apropriada deve ser medido a sua resistência, que pode variar até 10% para mais ou para menos. No meu caso, estava com uma resistência de 980Ω, ou seja, estava bom. (Caso o seu esteja ruim, recomendo a substituição por um de mesmo valor de potência entre 1W e 2W, menos que isso ele queimará facilmente).
    Visto que o resistor estava em boas condições e não precisaria se trocado, coloquei o multímetro no modo de teste de continuidade e testei a mesma entre os terminais do conector e os contatos de cobre para ver se nenhum fio estava arrebentado. Para minha surpresa estavam bons também. Nesse ponto, comecei a preparar o bolso para comprar um conjunto novo por aprox. R$80,00, visto que efetuando os testes tudo estava ok.

    Ao montar o conjunto novamente, notei um pequeno "grude" em um dos contatos como indicado pelas setas na imagem acima. Destemido, peguei uma haste flexível com pontas de algodão (bom e velho cotonete), e com ele seco mesmo removi a sujeira.


    Conjunto novamente montado.

    Com muita fé, montei novamente o conjunto e instalei na pequena, torcendo para que tivesse dado certo. Le voilà! Problema resolvido. Já faz duas semanas desde que efetuei todo esse procedimento cirúrgico de alto risco (sqn!), e até agora não tive mais problemas. Ao custo de meio cotonete (utilizei apenas uma das pontas) o problema que me dava dor de cabeça desde maio foi resolvido!

    Espero que esse post possa ajudar caso alguém tenha o mesmo problema. Não se assuste, é extremamente simples e barato.

    Abraços!

 

 

Tópicos Similares

  1. Motaro - Suzuki GSR 150i
    Por Motaro no fórum Fotos das Motocas
    Respostas: 112
    Último Post: 22-07-17, 15:53
  2. Respostas: 59
    Último Post: 14-05-13, 21:54
  3. Suzuki GSR 150i - Dúvidas
    Por ThiBecker no fórum Área de debate
    Respostas: 77
    Último Post: 03-10-12, 21:24
  4. Suzuki Yes 150i com Fotos e Anuncio no site da Suzuki
    Por Motorcycle Man no fórum Área de debate
    Respostas: 75
    Último Post: 26-07-11, 17:05
  5. yes na chuva + frio= extrema dificuldade em ligar
    Por César no fórum Área de debate
    Respostas: 19
    Último Post: 31-07-07, 23:17

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •