Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 26
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de roggarcia
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Sarandi - PR
    Idade
    29
    Posts
    363

    Rosca do Carter espanada

    Pessoal, tô meio no desespero...


    Ia trocar o óleo, porém ao fechar o parafuso do carter, ele roda... roda e não fecha. Parece que eu forcei demais. =/

    E agora?

    Abs

    - - - Updated - - -

    *ele chega a fechar bem, mas se forçar, volta a rodar. Não sei se é o parafuso ou o carter. =/

    - - - Updated - - -

    Nesse caso, o máximo que terei de fazer é comprar uma nova tampa, tipo essa?

    http://produto.mercadolivre.com.br/M...mpa-carter-_JM

    Intruder 2008 - Gertrudys

  2. #2
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103
    Essa é uma das vantagens da Suzuki, mas não teria o menor problema se essa peça não existisse. Bastava fazer o helicoil, um fio de aço é colocado dentro da rosca espanada e a mesma fica perfeita com o mesmo parafuso.
    Se vc quiser quebrar um galho, pode usar silicone em volta da cabeça do parafuso, Para Quebrar Galho, não vaza NUNCA.
    Um grande abraço a todos os irmão.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de roggarcia
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Sarandi - PR
    Idade
    29
    Posts
    363
    Então basta trocar a tampa do cárter, Ivan?

    Acabei de virar fã da suzuki! Fui pesquisar e a galera das CG's da vida estavam indicando tirar o motor da moto pra refazer a rosca o.O!

    Muito obrigado! Salvou meu dia!

    Intruder 2008 - Gertrudys

  4. #4
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103
    Também não precisa tirar o motor para fazer rosca nas "ondas", nem fazer rosca, como eu disse acima, basta colocar o helicoil. Fica melhor que fazer rosca nova.
    Um grande abraço a todos os irmãos.
    PS: Como eu disse, para quebrar o galho, vc pode passar um pouco de silicone, mesmo o vagabundo que vende em papelaria, em volta da cabeça do parafuso e aperta-lo até onde possa. Deixe secar, coloque o óleo que estará pronta. Não irá vazar de forma alguma. É uma gabiarra que pode ser feita até que o conserto correto possa ser efetuado.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de roggarcia
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Sarandi - PR
    Idade
    29
    Posts
    363
    Aham, sim!

    Mas amanhã já irei comprar uma nova tampa para o carter! Aproveito e limpo o filtro de tela dele!

    Intruder 2008 - Gertrudys

  6. #6
    Motociclista Avatar de Lampada
    Data de Ingresso
    May 2013
    Posts
    597
    Tenho uma intruder 2008 como você e pensave que so eu dava esse azar. Ja troque o parafuso do carter 3X e a moto so esta com 20mil. Parecia que estava tudo ok, quando a moto esquentava vazava todo óleo.

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de roggarcia
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Sarandi - PR
    Idade
    29
    Posts
    363
    Citação Postado originalmente por Lampada Ver Post
    Tenho uma intruder 2008 como você e pensave que so eu dava esse azar. Ja troque o parafuso do carter 3X e a moto so esta com 20mil. Parecia que estava tudo ok, quando a moto esquentava vazava todo óleo.

    Vou trocar por um novo justamente pelo medo de dar merda quando o motor esquentar. =/

    Intruder 2008 - Gertrudys

  8. #8
    Iniciante Avatar de Dinomura
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    Cotia > São Paulo
    Idade
    36
    Posts
    78
    Isso ai roggarcia troca a tampa de vez, uma vez espanou o da minha yes e comprei essa tampa ai , solta os 3 parafusos em volta e substitui, só espera o motor ta bem frio para não espanar esses tres pq ele são presos no motor e se espana ja viu ^^.. paguei 35 na Suzuki.. e vê se da proxima não aperta tanto e sempre com o motor friooo..

  9. #9
    Motociclista Avatar de pedromartins
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Bahia
    Idade
    46
    Posts
    851
    Pessoal, parafuso de moto nao é parafuso de roda de caminhão. O parafuso do carter não precisa ficar apertado como quem aperta uma roda de trator, é so fechar com a mao e apertar com a forca de uma crianca de 4 anos. Se ficar apertando desse jeito nao tem moto que aguente porque ali é aço com aluminio. Ja troquei o oleo de minha moto 28 vezes (esta com 28 mil km e troco de mil em mil, é 2009) e a rosca esta perfeita e nunca folgou ou caiu.

  10. #10
    Usuário de motoneta Avatar de roggarcia
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Sarandi - PR
    Idade
    29
    Posts
    363
    Vou aproveitar o que aconteceu e deixar o carter aberto a noite toda pra tirar o máx. possível do óleo velho (mexi um pouco com a moto e pingou bastante, mesmo após horas deixando escorrer). Há algum problema nisso?

    Abs!

    - - - Updated - - -

    Citação Postado originalmente por pedromartins Ver Post
    Pessoal, parafuso de moto nao é parafuso de roda de caminhão. O parafuso do carter não precisa ficar apertado como quem aperta uma roda de trator, é so fechar com a mao e apertar com a forca de uma crianca de 4 anos. Se ficar apertando desse jeito nao tem moto que aguente porque ali é aço com aluminio. Ja troquei o oleo de minha moto 28 vezes (esta com 28 mil km e troco de mil em mil, é 2009) e a rosca esta perfeita e nunca folgou ou caiu.

    Eu tive é sorte de não fazer o mesmo com os parafusos do filtro de óleo!
    Falando nisso, de quantos em quantos km é bom dar uma olhada no aperto dos parafusos, pedromartins? Dá pra fazer isso em casa mesmo?

    Abs!

    Intruder 2008 - Gertrudys

  11. #11
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Se nesse parafuso das Suzuki tem algum tipo de arruela de metal ou borracha vedante... tá aí a pecinha fundamental! Quando se tira esse parafuso tem que trocar essa arruela. Acontece que depois que ela foi apertada perde a função de vedar. Aí cada vez mais tem de arrochar o aperto pra não vazar, é tipo torneira de pia gasta, cada vez tem que apertar mais. É aí que acontece de espanar a rosca, excesso de aperto. E o vedante baratinho evita isso, pois basta dar um apertinho firme que já não vaza.

  12. #12
    Usuário de motoneta Avatar de roggarcia
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Sarandi - PR
    Idade
    29
    Posts
    363
    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Se nesse parafuso das Suzuki tem algum tipo de arruela de metal ou borracha vedante... tá aí a pecinha fundamental! Quando se tira esse parafuso tem que trocar essa arruela. Acontece que depois que ela foi apertada perde a função de vedar. Aí cada vez mais tem de arrochar o aperto pra não vazar, é tipo torneira de pia gasta, cada vez tem que apertar mais. É aí que acontece de espanar a rosca, excesso de aperto. E o vedante baratinho evita isso, pois basta dar um apertinho firme que já não vaza.

    Depois que forcei demais, tirei e vi umas "rebarbas" de metal em forma de rosca. Isso indica que não há nenhuma borracha ou coisa do tipo?

    Intruder 2008 - Gertrudys

  13. #13
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    Citação Postado originalmente por Ivan RJ Ver Post
    Essa é uma das vantagens da Suzuki, mas não teria o menor problema se essa peça não existisse. Bastava fazer o helicoil, um fio de aço é colocado dentro da rosca espanada e a mesma fica perfeita com o mesmo parafuso.
    Se vc quiser quebrar um galho, pode usar silicone em volta da cabeça do parafuso, Para Quebrar Galho, não vaza NUNCA.
    Um grande abraço a todos os irmão.
    Ivan, meu caro, tudo bem?
    Já te mandei uma MP no passado sobre esse assunto e aqui estou eu de novo.
    Voce poderia me mostrar como fazer esse helicoil? Consigo fazer eu mesmo, em casa? Do que preciso?
    Ou tenho que levar numa oficina?

    Minha factor espanou a rosca do carter tem uns 5 meses e tenho feito a troca colocando veda rosca no bujão do óleo.
    Está funcionando, mas quero sanar o problema de uma vez sem ter que mandar refazer a rosca colocando um bujão maior.
    Muito obrigado pela sua ajuda constante!
    Grande abraço!
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  14. #14
    Iniciante Avatar de Dinomura
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    Cotia > São Paulo
    Idade
    36
    Posts
    78
    Citação Postado originalmente por roggarcia Ver Post
    Depois que forcei demais, tirei e vi umas "rebarbas" de metal em forma de rosca. Isso indica que não há nenhuma borracha ou coisa do tipo?
    Como a parte de baixo é de alumínio e o parafuso de aço realmente acontece isso quando força. O parafuso na verdade ele tem uma arruela de alumínio que faz a vedação... porem com o tempo o mesmo fica muito amassado e para de vedar ai tem que trocar essa arruela.
    O segredo para não espanar é soltar o parafuso com o motor frio e não apertar muito.

  15. #15
    Motociclista Avatar de pedromartins
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Bahia
    Idade
    46
    Posts
    851
    A minha Factor 2009 tem uma arruela de cobre e é a original aperto com o torque necessario e nunca vazou uma gota sequer..

 

 

Tópicos Similares

  1. Rôsca Espanada da Tampa do Filtro de Óleo....
    Por lucas_cionek no fórum Área de debate
    Respostas: 15
    Último Post: 19-04-09, 22:02
  2. Vazamentinho de óleo no carter da YES...
    Por Fernando Oliveira no fórum Área de debate
    Respostas: 15
    Último Post: 28-05-08, 22:07
  3. Um acessorio muito importante (protetor de cárter)
    Por leonoronha no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 28-05-07, 15:34
  4. rosca da vela
    Por Stone no fórum Área de debate
    Respostas: 14
    Último Post: 19-04-07, 12:47
  5. rosca do cabeçote espanada
    Por biker no fórum Área de debate
    Respostas: 2
    Último Post: 12-11-06, 23:02

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •