Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 5 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 71
  1. #1
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940

    Óleos lubrificantes (explicação difinitiva).....

    Bom amigos do PN,observei que não só aqui, mas os motociclistas no geral tem um grande tabu em relação aos lubrificantes,e isso se deve á falta de conhecimento no assunto ou até mesmo por falta de imformações mais esclarecedoras.Pois bem,hoje isso pode acabar, este artigo que vou postas pode tirar suas duvidas de uma vez por todas.

    Espero que seja util para o forum,parte desse texto foi retirado do documentário do Duke Williams engenheiro automotivo e aeroespacial....
    http://www.cvmarj.info/uploads/Engin...-_Tradu__o.pdf

    Abs a todos do PN .....

    Óleo Lubrificante

    Existe provavelmente mais discussão sobre óleo lubrificante para motor do que
    sobre qualquer outro assunto automotivo. Existem até sites inteiros na Internet
    dedicados a esse assunto. Infelizmente mais de 90% do que se lê e se ouve é
    baseado em mito, desinformação ou jogada de marketing.
    Há mais de 50 anos as indústrias automobilística e de petróleo, através do
    American Petroleum Institute (API), estabeleceram padrões de óleo lubrificante.
    Como resultado disso o óleo lubrificante se tornou um produto genérico. No
    entanto é sempre necessário avaliar os diversos óleos disponíveis antes de
    usá-los, para se assegurar que eles são apropriados para a utilização em vista.
    O API emprega um sistema que remonta a 1969 para identificar as
    características de serviço. Há duas categorias básicas:
    - Categorias que começam com "S" - atuais, antigas ou obsoletas - que são
    destinadas a motores com ignição por centelha (nota do tradutor: Spark - daí o
    S), os motores a gasolina; e
    - Categorias que começam com "C", que são destinadas a motores com
    ignição por compressão (nota do tradutor: Compression, daí o C), os motores
    diesel.
    As categorias de serviço evoluiram até as atuais SM, com base nos requisitos dos motores produzidos
    em cada época. Eu enfatizo os motores produzidos em cada época pois a atual
    categoria SM não é o melhor óleo lubrificante para motores antigos, por razões
    que vou explicar.
    Como regra geral os requisitos de desempenho tanto das categorias S como
    das C aumentaram significativamente ao longo dos anos. No entanto,
    mudanças recentes reduziram a concentração de aditivos anti-desgaste em
    razão dos sub-produtos de sua queima reduzirem a vida dos catalisadores.
    Essa redução se deve aos padrões mais apertados impostos pela EPA
    (Environment Protection Agency) para emissão de poluentes e para garantia
    dos sistemas de controle de emissão. Ao mesmo tempo os projetos modernos
    de motores também reduziram a necessidade de aditivos anti-desgaste.
    Aditivos, que são críticos para o desempenho e durabilidade dos motores,
    incluem detergentes, dispersantes, inibidores de corrosão, inibidores de
    formação de espuma e inibidores de desgaste. O aditivo anti-desgaste mais
    efetivo, que data de mais de 50 anos atrás, é o DialquilDitioFosfato de Zinco,
    conhecido como ZDDP (de Zinc DialkylDithioPhosphate). Esse aditivo é crítico
    para prevenir desgaste de superfícies deslizantes sujeitas a atrito, e os motores
    antigos em particular tem muitas superfícies deslizantes no mecanismo de
    válvulas. A maioria dos motores modernos tem tuchos e comandos roletados,
    daí não necessitarem tanto de ZDDP como os motores antigos.
    Dos anos 50 até 2004, quando a especificação SL foi adotada, muitas
    categorias de óleos tinham dupla qualificação, atendento tanto os tipos S
    (centelha/gasolina) como os tipos C (compressão/diesel). (Nota: A categoria
    principal era a primeira letra mas isso frequentemente era apenas uma decisão
    comercial)
    O nível típico de concentração de ZDDP nesses óleos, baseado na fração da
    massa de Fósforo (símbolo "P" na Tabela Periódica), evolui até
    aproximadamente 0.12%, que também pode ser expresso como 1.200 ppm
    (ppm = partes por mihão - 0.10% são 1.000 ppm). Ao longo dos anos esse
    nível se mostrou ideal para a proteção de superfícies deslizantes. Redução
    significativa de ZDDP pode permitir desgaste mais rápido das superfícies
    deslizantes, porém mais do que 0.14% a longo prazo pode ter efeitos negativos
    como a corrosão de alguns mecanismos.



    A próxima pergunta invariavelmente é: Que marca de óleo devo usar? Ocorre
    que a marca não faz qualquer diferença. Não existe marca "melhor". Se o
    rótulo tem o símbolo do API (a "rosca")o produto, com razoável tolerância, é essencialmente o
    mesmo que qualquer outro API SM
    Existe uma infinidade de óleos categoria C no mercado mas tipicamente serão
    encontradas (nota do tradutor: o artigo é americano) marcas comercializadas
    por companhias grandes como Chevron, Texaco, Exxon-Mobil e Shell, bem
    como marcas de fábricas de automóveis ou de cadeias de lojas ("house"
    brands).
    O público em geral costuma ignorar completamente o sistema de categorias do
    API e mesmo muitos entusiastas de automobilismo parecem conhecer pouco
    ou nada do assunto, de modo que comece sua educação lendo os rótulos. A
    primeira guia no rótulo frontal pode ser uma palavra como diesel, Delo, Delvac,
    Rotella, universal e 15W-40. Não se deve ter medo de comprar óleo com a
    marca de um varejista de boa reputação como o WalMart; o conteúdo é óleo
    certificado de categoria C, embalado por uma empresa licenciada pelo API sob
    contrato com o titular da marca.
    A faixa de viscosidade 15W-40 usualmente encontrada é adequada para
    partidas a frio em temperaturas de até -10°C e deve atender as necessidades
    de mais de 99% dos proprietários de carros antigos.
    Se partidas a frio abaixo de -10°C forem costumeiras, deve ser usado o SW-40
    em versão sintética, que é mais misturado com bases hidro processadas de
    índice de viscosidade dos Grupos II e III. A viscosidade 10W-30 também é
    produzida em algumas marcas, mas pode não estar disponível nos
    revendedores, principalmente em climas mais quentes.

    .......................
    Última edição por Limabl; 04-07-13 às 18:28.


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  2. #2
    Usuário de motoneta Avatar de roggarcia
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Sarandi - PR
    Idade
    29
    Posts
    363

    Intruder 2008 - Gertrudys

  3. #3
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por roggarcia Ver Post
    Muito tambem,obrigado pela contribuição parceiro !!!

    Assim vamos diminuir a quantidade de tópicos sobre o mesmo assunto,eu queria pedir para os senhores moderadores ´para fixar este tópico na area de debates,assim todas os usuarios com duvidas teriam onde pesquisar e fazer perguntas sem conjestionar o forum copm tópicos do mesmo assunto.Desde já agradeço !!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  4. #4
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    43
    Posts
    3.485
    Bem, realmente lubrificantes para motores diesel at niveis ci-4 ou inferiores tinham nivel de zzdp maiores. E é isso que uso nos meu motores...sem dó. Uso no meu bom e velho civic ano 2000 e na minha yes lubrificantes br top turbo 15w40 ou ursa tdx premium 15w40, que atendem as especificações api Ci-4 e SL... e custam em torno de 10 a 11 reais o litro. E aguentam o tranco.
    Lima, bom topico
    Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
    Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
    Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!

    "Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
    Confucio

    "A vida não segue um horário, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitário precisa de muito tempo sozinho"
    Melhor Sem Você - Matanza

  5. #5
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por mdorigon Ver Post
    Bem, realmente lubrificantes para motores diesel at niveis ci-4 ou inferiores tinham nivel de zzdp maiores. E é isso que uso nos meu motores...sem dó. Uso no meu bom e velho civic ano 2000 e na minha yes lubrificantes br top turbo 15w40 ou ursa tdx premium 15w40, que atendem as especificações api Ci-4 e SL... e custam em torno de 10 a 11 reais o litro. E aguentam o tranco.
    Lima, bom topico
    Obrigado...

    Mas lembrando que lubrificantes de motocicletas e automoveis tem formulas diferentes devido ao sistema de embreagem e câmbio no motores de motocicletas !!!!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  6. #6
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103
    PARABÉNS PELA POSTAGEM LIMA, E A TODOS QUE ESTÃO DANDO A SUA CONTRIBUIÇÃO.

    AGRADECIMENTO SE FAZ COM LETRAS MAIÚSCULAS!!!

    Um grande abraço a todos os irmãos.
    Última edição por Ivan RJ; 29-06-13 às 16:57.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  7. #7
    Usuário de motoneta Avatar de roggarcia
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Sarandi - PR
    Idade
    29
    Posts
    363
    Sobre os detalhes da relação viscosidade x temperatura, as siglas 10W40, 20W50 e aquelas velhas dúvidas do tipo "posso misturar sintético com semi-sintético, tio?" Guia: Óleos para motores - Autozine

    Intruder 2008 - Gertrudys

  8. #8
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  9. #9
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    43
    Posts
    3.485
    Citação Postado originalmente por Limabl Ver Post
    Obrigado...

    Mas lembrando que lubrificantes de motocicletas e automoveis tem formulas diferentes devido ao sistema de embreagem e câmbio no motores de motocicletas !!!!
    Sim, com certeza...não é qq lubrificante que aguenta. Mas tb não são todos que não aguentam. Vc vai encontrar varias experiencias de uso de lubrificantes uso misto como o br top turbo em motocicletas com sucesso. Alias...esses tipo de lubrificante como top turbo, aguenta pq realmente é produzido para um fim muito severo. Apesar de serem minerais, são muito bem refinados e são usados aditivos de extrema qualidade para realçar e melhorar a qualidades do mesmo, e tem uma boa carga de ZZDP. Alguns lubrificantes top sinteticos não se sairiam tão bem em motores como das pequenas notaveis...mas em outros tipos são otimos. Não é qq um que da certo. Eu tb era cético anos atras qdo um usuario de outro forum lançou isso...mas em fim, usei e rodei algumas dezenas de milhares de kilometros com top turbo e ursa tdx premium na minha yes, trocando de 3000 e 3000 mil sem dó...meu motor ta vivo, minha embreagem é original e economizei bastante em lubrificante. Fora que rodo com molykote a2 tb...e a embreagem não patina. E tem mais de 85 mil km.
    Lembrando...não é qq lubrificante...um comum de se encontrar, 15w50 api sl shell helix hx5, embalagem amarela. Pra carro vai bem...mais ja encontrei dois usuarios que tentaram em moto e não aguentaram o tranco. Degradaram rapidamente, consumiu oleo...em fim, não deu certo. Pq...aditivos usados no mesmo e a qualidade do lubrificante base usado...não aguentam o tranco de um motor a ar que gira alto com cambio e embreagem lubrificados com o mesmo oleo. Mas no carro...é muito bom, ja usei e nunca tive problema.
    Fiz...e digo, funciona. Quem quiser fazer...ta ai meu relato. Claro...em motores que precisem de lubrificantes api sf, sg, sj e sl... os que pedem sm e sn é outra historia.
    Última edição por mdorigon; 29-06-13 às 14:41.
    Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
    Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
    Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!

    "Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
    Confucio

    "A vida não segue um horário, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitário precisa de muito tempo sozinho"
    Melhor Sem Você - Matanza

  10. #10
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por mdorigon Ver Post
    Sim, com certeza...não é qq lubrificante que aguenta. Mas tb não são todos que não aguentam. Vc vai encontrar varias experiencias de uso de lubrificantes uso misto como o br top turbo em motocicletas com sucesso. Alias...esses tipo de lubrificante como top turbo, aguenta pq realmente é produzido para um fim muito severo. Apesar de serem minerais, são muito bem refinados e são usados aditivos de extrema qualidade para realçar e melhorar a qualidades do mesmo, e tem uma boa carga de ZZDP. Alguns lubrificantes top sinteticos não se sairiam tão bem em motores como das pequenas notaveis...mas em outros tipos são otimos. Não é qq um que da certo. Eu tb era cético anos atras qdo um usuario de outro forum lançou isso...mas em fim, usei e rodei algumas dezenas de milhares de kilometros com top turbo e ursa tdx premium na minha yes, trocando de 3000 e 3000 mil sem dó...meu motor ta vivo, minha embreagem é original e economizei bastante em lubrificante. Fora que rodo com molykote a2 tb...e a embreagem não patina. E tem mais de 85 mil km.
    Lembrando...não é qq lubrificante...um comum de se encontrar, 15w50 api sl shell helix hx5, embalagem amarela. Pra carro vai bem...mais ja encontrei dois usuarios que tentaram em moto e não aguentaram o tranco. Degradaram rapidamente, consumiu oleo...em fim, não deu certo. Pq...aditivos usados no mesmo e a qualidade do lubrificante base usado...não aguentam o tranco de um motor a ar que gira alto com cambio e embreagem lubrificados com o mesmo oleo. Mas no carro...é muito bom, ja usei e nunca tive problema.
    Fiz...e digo, funciona. Quem quiser fazer...ta ai meu relato. Claro...em motores que precisem de lubrificantes api sf, sg, sj e sl... os que pedem sm e sn é outra historia.
    Mas qualquer motor de uma 125cc vai pedir um API/SF pra cima !!!!

    Motores de motos usam folga menores que motores de carro,por isso precisam de óleos multiviscosos !!!!!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  11. #11
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    Jan 2010
    Localização
    Jundiaí-São Paulo
    Idade
    43
    Posts
    3.485
    Mas ha anos motores de carro usam multiviscosos Lima...e a alguns anos usam 5w30 em alguns modelos nacionais. Estava vendo o novo civic...lubrificante passou de 10w30 para 0w20.
    Suzuki Intruder 2006/2006 125cc prata - 2006 a 2009
    Suzuki Yes 2008 125cc azul - 02 de fevereiro de 2009 até 11 de abril de 2014 - adeus velha amiga !!!
    Suzuki Intruder 2001 250cc marron - novo brinquedo a partir 30/10/2013 !!!

    "Você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer."
    Confucio

    "A vida não segue um horário, faz cada um seu caminho, quem nasceu para ser solitário precisa de muito tempo sozinho"
    Melhor Sem Você - Matanza

  12. #12
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por mdorigon Ver Post
    Mas ha anos motores de carro usam multiviscosos Lima....
    Sei disso parceiro,vc vui o video que postei,o que o cara diz é a mais pura verdade !!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  13. #13
    Motociclista Avatar de sandro lara
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    presidente prudente
    Idade
    48
    Posts
    877
    Muito bom o tópico , se tivesse esse tópico quando eu comprei minha motoca eu não tinha sentido vergonha de mim mesmo em ficar meia hora na prateleira escolhendo a foto da melhor e mais bonita moto na embalagem kkkk , achando que se colocasse o óleo da moto mais legal minha fanzinha ia virar aquela moto .
    Armas não matam pessoas,pessoas,matam pessoas.

  14. #14
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por sandro lara Ver Post
    Muito bom o tópico , se tivesse esse tópico quando eu comprei minha motoca eu não tinha sentido vergonha de mim mesmo em ficar meia hora na prateleira escolhendo a foto da melhor e mais bonita moto na embalagem kkkk , achando que se colocasse o óleo da moto mais legal minha fanzinha ia virar aquela moto .
    Então,isso é que acontece com amioria,mas o óleos da mesma qualificação tem o mesmo desempenho independente da marca,já que o orgão que aprova a qualificação deles é um só !!!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  15. #15
    Motociclista experiente Avatar de Defeacer
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Posts
    2.241
    No fim das contas, os óleos são todos iguais - dentro de suas especificações -, só muda a marca?


    Isso que eu não acho certo (não estou dizendo que seja mentira), pode-se dizer que um óleo Mobil é a mesma coisa de um óleo desconhecido que venda num supermercadinho ou num posto de gasolina também desconhecido? Seria tudo apenas marketing?

    Concordo que esse tópico deveria ser fixo, já que esse assunto rende mais briga do que conhecimento propriamente dito, mas uma correção ortográfica no título seria bom pra não enfeiar o nome do PN.

    Eu já estava desanimado com Yamalube por conta da dificuldade em achar ele, mas todo santo mecânico que eu converso, toda pessoa que tem moto e eu falo sobre óleo, sempre dizem que Yamalube é o melhor, nego tem Honda e diz que usa só Yamalube. Seria isso tudo realmente apenas marketing?
    ​​


    Se corro, logo existo...por pouco tempo

 

 

Tópicos Similares

  1. Oléos - Mobil ou Yamalube?
    Por Manoel Araujo dos Passos no fórum Área de debate
    Respostas: 109
    Último Post: 02-08-11, 20:40
  2. Desmistificando os óleos
    Por RaposaDePrata no fórum Área de debate
    Respostas: 30
    Último Post: 03-08-10, 08:25
  3. Óleos API SM?? A bola da vez dos óleos lubrificantes?
    Por fabiogarros no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 30-07-10, 09:33
  4. duvidas com oleos da bengala
    Por guinomo da pratinha no fórum Área de debate
    Respostas: 20
    Último Post: 22-10-08, 15:33

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •