Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 9 de 9
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de roggarcia
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Sarandi - PR
    Idade
    29
    Posts
    363

    Freio motor x embreagem patinando

    Pessoal,

    Estou dando uma pesquisada sobre embreagem patinando (não, a minha não está ainda). E a dúvida é a seguinte: Utilizar muito o freio motor pode ferrar a embreagem da moto a ponto disso acontecer? Pergunto isso porque pelo que eu vi, pelo menos em carros, manter o mesmo parado segurando na embreagem faz isso... fora que sou muuuito adepto do freio motor tanto na moto quanto no carro!


    Abs!

    Intruder 2008 - Gertrudys

  2. #2
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por roggarcia Ver Post
    Pessoal,

    Estou dando uma pesquisada sobre embreagem patinando (não, a minha não está ainda). E a dúvida é a seguinte: Utilizar muito o freio motor pode ferrar a embreagem da moto a ponto disso acontecer? Pergunto isso porque pelo que eu vi, pelo menos em carros, manter o mesmo parado segurando na embreagem faz isso... fora que sou muuuito adepto do freio motor tanto na moto quanto no carro!


    Abs!
    Em motos freio motor não estraga os discos e separadores de embreagem,eu mesmo quando estou em ritimo forte e vou entrar em uma curva e as vezes acontece eu reduzir para uma marcha muito forte eu eu uso a embregem na reduçaõ para evitar um freio motor muito forte,esse processo funciona como uma embregem deslizante !!! !!!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  3. #3
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Idade
    30
    Posts
    288
    primeiramente: ficar controlando o carro com o pedal da embreagem numa subida pra deixar ele parado, NÃO É FREIO MOTOR, é queimar embreagem (ou como costumo dizer BURRICE).
    segundo: freio motor é voce deixar o carro/moto engatado numa descida, o motor não vai deixar ele adequirir velocidade conforme ele desce.

    usar o freio motor não afeta em nada a embreagem, desde que se respeite o giro do motor em cada marcha(se nao vai engatar a primeira com a moto a 80 por hora tambem ne), se voce usar o freio motor numa descida por exemplo, a embreagem nem vai estar sendo usada, muito menos vai estar sendo gasta, é praticamente a mesma coisa que se voce tivesse andando com a moto numa reta, só que ao contrario: ao invez do motor acelerar a moto, o motor vai estar desacelereando a mesma.
    Última edição por luis_sbo; 29-06-13 às 18:34.

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de roggarcia
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Sarandi - PR
    Idade
    29
    Posts
    363
    Citação Postado originalmente por luis_sbo Ver Post
    primeiramente: ficar controlando o carro com o pedal da embreagem numa subida pra deixar ele parado, NÃO É FREIO MOTOR, é queimar embreagem (ou como costumo dizer BURRICE).
    segundo: freio motor é voce deixar o carro/moto engatado numa descida, o motor não vai deixar ele adequirir velocidade conforme ele desce.

    usar o freio motor não afeta em nada a embreagem, desde que se respeite o giro do motor em cada marcha(se nao vai engatar a primeira com a moto a 80 por hora tambem ne), se voce usar o freio motor numa descida por exemplo, a embreagem nem vai estar sendo usada, muito menos vai estar sendo gasta, é praticamente a mesma coisa que se voce tivesse andando com a moto numa reta, só que ao contrario: ao invez do motor acelerar a moto, o motor vai estar desacelereando a mesma.
    Valeu Luis! Um complemento à dúvida: Quando utilizo o freio motor, eu costumo descer de marcha beeem suave ou seja, demoooro pra largar totalmente a embreagem (daí acabo controlando um pouco da velocidade ali no manete mesmo, antes de engatar totalmente a marcha mais baixa). Isso sim pode fazer algum mal?

    Intruder 2008 - Gertrudys

  5. #5
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Idade
    30
    Posts
    288
    acredito que a longo prazo faça mal sim, vai diminuir a vida util dos discos da embreagem (só que não vai ser tanto assim tambem), eu quando vejo a descida, eu ja engato uma marcha pra cima e desço com ela ja totalmente engatada, e vo usando o freio pra controlar a velocidade.

    uma dica que ja vi em outros forum é a seguinte:
    quando for descer uma descida, engata uma marcha acima do que voce usaria pra subir a mesma.

  6. #6
    Motociclista Avatar de Eduardo Toda
    Data de Ingresso
    Mar 2010
    Localização
    Santo André - São Paulo - Brasil
    Idade
    55
    Posts
    1.549
    Citação Postado originalmente por roggarcia Ver Post
    Valeu Luis! Um complemento à dúvida: Quando utilizo o freio motor, eu costumo descer de marcha beeem suave ou seja, demoooro pra largar totalmente a embreagem (daí acabo controlando um pouco da velocidade ali no manete mesmo, antes de engatar totalmente a marcha mais baixa). Isso sim pode fazer algum mal?
    Fazer a embreagem ficar patinando, aí sim, ela pode ir para o vinagre


    Poços de Caldas- Amigos de viagem, amigos para sempre...

    From Santo André - S.P. Brasil - Honda CG Titan 150 ESD 2007 -

  7. #7
    Motociclista Avatar de jorgetfs
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Localização
    rio de janeiro - rio de janeiro
    Idade
    27
    Posts
    1.342
    freio motor não, mas queimar embreagem sim,, isso que você faz quando esta reduzindo é queimar embreagem tambem. com o tempo a embreagem vai ficar alta. só vai dar tração lá no final da manete.
    assim como acontece com carro de mulher. depois de 1 ano a embreagem ta lá no ceu kkk
    abs

  8. #8
    Motociclista Avatar de pedromartins
    Data de Ingresso
    Mar 2011
    Localização
    Bahia
    Idade
    46
    Posts
    851
    Freio motor é uma coisa tao util e segura que ate o manual da moto recomenda.

  9. #9
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Pra embreagem patinar cedo só se usar demais ou por muito tempo o manete de embreagem entre as posições todo apertado e todo solto. Apertou sem chegar no fim, tá gastando.
    Se usar normal, vai gastar o normal. Se usar demais, vai gastar mais rápido. Simples assim.

 

 

Tópicos Similares

  1. Dúvida: cabos de embreagem e freio da YBR
    Por magrao tk no fórum Área de debate
    Respostas: 8
    Último Post: 28-08-10, 23:14
  2. Embreagem patinando
    Por magrao tk no fórum Preparação
    Respostas: 5
    Último Post: 03-08-10, 09:11
  3. Embreagem patinando mesmo com calços
    Por magrao tk no fórum Área de debate
    Respostas: 49
    Último Post: 31-07-10, 22:43
  4. Troca do fluido de freio e dos discos de embreagem
    Por Mostarda_69 no fórum Área de debate
    Respostas: 2
    Último Post: 20-11-08, 14:18
  5. Embreagem patinando
    Por pmpaulista no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 21-10-08, 11:03

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •