Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 38
  1. #1
    Motociclista experiente Avatar de Defeacer
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Posts
    2.241

    Freio a tambor dianteiro - eficiência? física? aerodinâmica?

    Reparei ultimamente que o freio traseiro da minha moto beira a inutilidade, ela não freia, simplesmente reduz suavemente e lentamente. Vivo praticamente de freio dianteiro. Acho que todos que tem moto com freio a tambor passam por isso.

    Mas uma coisa me intriga, por que o freio dianteiro é incrivelmente melhor que o traseiro? Por que o traseiro não pode ter metade da eficiência do dianteiro?

    Em outras motos que andei, é sempre a mesma coisa, o freio traseiro é basicamente um enfeite.

    Seria isso realmente proposital ou a física da moto com o corpo do piloto força mais o dianteiro?
    Ou seria a aerodinâmica, já que a dianteira da moto é quem mais sofre com a aerodinâmica?

    Isso pra mim não faz sentido, freio a tambor já é horrível, por que o traseiro não pode ser um pouco melhor?

    Quando ando a mais de 80 km/h e se eu precisar fazer uma freada de emergência, é bem mais provável que eu me arrebente todo do que os freios serem realmente úteis.
    ​​


    Se corro, logo existo...por pouco tempo

  2. #2
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Idade
    30
    Posts
    288
    não é falta de regulagem? quando eu estava com a minha FAN depois de regular certinho os freios, dependendo da intensidade que se pisava, a roda traseira chegava a travar O.O e o freio dianteiro e bem mais eficiente porque durante a frenagem todo o peso da moto vai pra roda dianteira


    eu quando vou freiar tenho o costume de usar os 2 freios =P

  3. #3
    Usuário de motoneta Avatar de Kirisute Gomen
    Data de Ingresso
    Jul 2013
    Posts
    170
    Aqui tem uma materia bem interessante sobre frenagem defensiva se é que a galera já não viu. Ta certo que moto usada no video tem freio a disco mas o principio deve ser o mesmo
    Moto Sem ABS - Como frear com segurança | Motonline

  4. #4
    Usuário de motoneta Avatar de Neto SP
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    São Paulo SP
    Idade
    43
    Posts
    479
    Creio que é proposital ja que o freio traseiro dependendo do tipo de moto só é usado em entre 30% e 0% da frenagem se ele tivesse a mesma potencia do dianteiro seria um capote atrás do outro se você observar todas as motos sempre tem freios traseiro muito menores porque de acordo do tipo de moto ele sequer é usado para frear apenas para estabilizar a moto (esportivas) e quando usado é sempre de leve... isto ocorre devido a transferência de peso para a frente na frenagem

  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de roggarcia
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Localização
    Sarandi - PR
    Idade
    29
    Posts
    363
    Fisicamente é simples: o peso da moto + piloto vai pra frente na frenagem. Mais peso, mais atrito com a pista e, assim, o freio dianteiro mostra mais trabalho. Mesma coisa com os carros (por isso que nos 1.0 da vida, o freio dianteiro é a disco e o traseiro a tambor). Nas motos grandes também: discos duplos na frente, e simples atrás.

    Intruder 2008 - Gertrudys

  6. #6
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    freio traseiro pode ser disco duplo com 12 pinças cada, se freiou, ele travou, o peso foi pra frente.., vc vai embora deslisando.., por isso que freio traseiro não é dada tanta atenção, é mais pra controlar a moto msm,
    vai dar mais diferença em motos em que o peso fica mais atras, ou dividido, como estradeiras.., ai sim ele segura alguma coisa, mas em conjunto, se não num vale muita coisa tbm não.
    agora.., se vc tem freio dianteiro a tambor e um caminhão te fexou.., vc sabe que morreu, o a disco se vc ja domina a sua moto vc sobrevive de boa.., se não que tem pega é o carro de tras.

    Como o tempo e o vento...

  7. #7
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103
    Tudo explicado, na física dá-se o nome de transferência de massa. Lembram?
    A roda traseira trava porque não existe peso suficiente para mantê-la em contato com o solo. O peso é transferido para a frente da moto ou seja lá que veículo for.
    Um grande abraço a todos os irmãos.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  8. #8
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Devia até ser o contrário, quando tu freia o peso da moto vai todo pra frente, maior parte da pressão sobre o freio fica na dianteira, pode ver que a suspensão agacha quando freiamos, e no RL a traseira até sai do chão. Enfim, mesmo freiando só o freio de trás a pressão continua na frente, mesmo que menor que freiando o freio dianteiro.

    Somando isso ao fato da alavanca de freio maior e a força do pé teoricamente maior, o freio traseiro tinha que ser bem mais sensível. Nas minhas ao menos o traseiro é bom, na RX dá até medo! O que não gosto em freio tambor não é ele freiar pouco, mas a instabilidade dependendo do clima. Em dia de chuva ou umidade a primeira freada é tão forte que basta encostar o pé que a roda já quer travar, e depois de quente fica menos sensível, mas continua freando forte. Mesmo caso do dianteiro a tambor da RX, to pra ver freio tambor segurar como aquele! Parece freio a disco, sem exageros. Pena mesmo esse sistema tambor ser assim, meio de lua.

  9. #9
    Motociclista Avatar de augustothalison
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Idade
    30
    Posts
    502
    Quando voce freia, todo o peso da moto vai pra frente, fazendo com que a traseira fique leve e sem aderencia ao solo, e sem aderencia ao solo não tem como frear mesmo, ja a roda da frente fica com muuuito mais aderencia, por isso que o freio da frente é melhor, é por isso que em motos de alta CC tem 2 discos de freio na dianteira...
    A velocidade que emociona é a mesma que mata.

  10. #10
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por Defeacer Ver Post
    Reparei ultimamente que o freio traseiro da minha moto beira a inutilidade, ela não freia, simplesmente reduz suavemente e lentamente. Vivo praticamente de freio dianteiro. Acho que todos que tem moto com freio a tambor passam por isso.

    Mas uma coisa me intriga, por que o freio dianteiro é incrivelmente melhor que o traseiro? Por que o traseiro não pode ter metade da eficiência do dianteiro?

    Em outras motos que andei, é sempre a mesma coisa, o freio traseiro é basicamente um enfeite.

    Seria isso realmente proposital ou a física da moto com o corpo do piloto força mais o dianteiro?
    Ou seria a aerodinâmica, já que a dianteira da moto é quem mais sofre com a aerodinâmica?

    Isso pra mim não faz sentido, freio a tambor já é horrível, por que o traseiro não pode ser um pouco melhor?

    Quando ando a mais de 80 km/h e se eu precisar fazer uma freada de emergência, é bem mais provável que eu me arrebente todo do que os freios serem realmente úteis.
    primeiramente é fisica pura e segundo noção de "pilotagem"mais de 80% dos motociclistas não sabem pilotar uma moto corretamente,quando vc vai ao um curso de pilotagemde avançado ou de direção defenciva vc praticamente a´prender a pilotar de novo,alguns pegam o geito da coisa sem explicação alguma com se fosse estitinto já outros precisam de uma aulinhas para abrir a mente....

    As unicas motos que tem um pequena melhora no frio traseira são as custons e scuters grande devido ao maior peso na traseira mas essas motos não são ageis em curvar seja lá qual for elas,o freio dianteiro tem maior eficência devido ao deslocamento de peso de todo o conjunto da moto e do piloto com isso a roda dianteria terá mais carga sobre ela,com isso a suspençaõ amortece,o pneu se achata aumentando a area de contato com o solo e com isso tera mais aderencia e um poder de frenagem maior que dependo da velocida e terreno chaga a ser 95% reponsavel de todoa freada de uma moto,na moto gp em alguns momento o freio diantero chega 100% responsavel de uma freada no final da reta.Lembrando queuma boa frenagem não é aquela que faz a roda travar e sim a que freia progressivamente sem travar,freio traseiros em motos são rasuavelmente bom em velocidades abaixo de 35km/H onde o deslocamento de peso é menor para aroda dianteria.

    Uma lição rapida:

    Em quanquer veiculo quando vc acelera mais de 70% do peso vai para a roda traseira e com isso a traseira tera mais aderencia e poder de arrancada e de tração,por isso que veiculos com traçaõ dianteira é uma bosta para quando se quer sair rapido,com o peso lá atraz as rodas dianteira perdem poder de tração..

    E tambem em qual quer veiculo quando freio de novo quase 70% do peso vai para adianteira do veiculo aumentando a aderencia do pneus ao solo, e com isso vem maior poder de frenagem,sempre vai ser assim independente da tecnologia impregada nos freio,a unica coisa que ajuda em pilotos menos abeis digamos assim é o sistema de ABS que evita que a rodas travem.


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  11. #11
    Motociclista experiente Avatar de corsani
    Data de Ingresso
    May 2010
    Localização
    Guabiruba-SC
    Idade
    51
    Posts
    2.761
    o freio traseiro é perfeito quando vc sabe usa-lo em conjunto com o freio motor o que evita travamento da roda dando uma frenagem mais segura em curvas e estradas de barro. nas 2t de rua por ter menos freio motor geralmente a gente reduzia uma, duas ou até tres marchas pra se conseguir o mesmo efeito. alem do que ja foi citado o freio dianteiro é bem diferente pela distribuição de peso e por tambem não ter toda essa inercia da relação e motor.mas nunca esqueça que o dianteiro é o mais usado. se cada vez que vc precisar do traseiro e puxar a embreagem vai notar que a roda vai travar e a moto não para justamente pelo o que o pessoal ja citou.

  12. #12
    Viajante experiente Avatar de Diego.fcs
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Arapongas - Paraná
    Idade
    41
    Posts
    9.783
    Eu uso bem pouco o freio traseiro, para mim é mais um complemento em freadas mais fortes, é como explicaram, se você se lembra das aulas de física vai entender o porque disso. Se acha que seu freio traseiro tá ruim, mande dar um "passe" nele internamente com o sentido oposto ao de giro da roda, fica bom.
    Parem o mundo que eu quero descer...

  13. #13
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    bom, fora a distribuicao de peso alterada pra parte dianteira da moto durante as frenagens, as minhas duas motos arrastam a roda trazeira facilmente sem precisar por mais forca no pedal de freio....tem ate que ter um certo grau de cuidado pra nao ficar arrastando a roda....entao, creio que todo o problema e o fato de ineficiencia causada pelo sistema a tambor....
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

  14. #14
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    Bem regulado, até que o freio a tambor atende as necessidades do dia-a-dia, quando se roda em baixas velocidades.
    Mas em situações de emergência não há tambor que segure como freio a disco.

    Seguem duas matérias explicando bem sobre freios a tambor. Conhecimento nunca é demais.
    Por que os freios a tambor ainda são fabricados?
    Por que os freios a tambor ainda estão entre nós? - Jalopnik Brasil

    A real eficiencia dos freios a disco e a tambor.
    Autonews - NOTÍCIAS - Segurança: a real eficácia dos freios a disco e a tambor

    Abraços!
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  15. #15
    Novato
    Data de Ingresso
    Dec 2011
    Idade
    33
    Posts
    20
    Bem, como já foi explicado acima pelos outros membros, é uma questão de física, mas o dimensionamento também conta, até o ajuste correto auxilia (e muito) na frenagem. Eu tenho uma Titan e ela tinha freios a tambor, depois de vários sustos (meus freios eram sempre bem regulados) resolvi trocar pelo sistema a disco, agora sim eu digo que a minha moto para, porque antes era uma merda caso eu precisasse.

 

 

Tópicos Similares

  1. Freio à disco -- Vs -- Freio à tambor
    Por Cachorro no fórum Área de debate
    Respostas: 134
    Último Post: 30-12-16, 00:24
  2. Trocar freio tambor para freio a disco
    Por brunobros no fórum Área de debate
    Respostas: 16
    Último Post: 04-04-11, 20:51
  3. freio a disco vs tambor
    Por junior_itj no fórum Área de debate
    Respostas: 82
    Último Post: 28-09-10, 17:36
  4. Mudança de freio à tambor para freio à disco ?
    Por Bruno Boo no fórum Área de debate
    Respostas: 9
    Último Post: 11-03-09, 23:56
  5. Respostas: 4
    Último Post: 22-02-07, 10:48

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •