Bom, não me vejo como parte desse povo, espero não estar incluído no pacote rsrs. Pois alem de ter 2t tenho 4t então sei muito racionalmente as vantagens, desvantagens, prazeres e desprazeres de cada uma.
O que defendo é simplismente que motor 2t, mesmo os nossos que foram produzidos aqui não eram essa desgraça toda que todo mundo costuma repetir.
Barulho e fumaça é gosto individual. Prefiro muito mais um ronco de um dimensionado 2t que um gemoto em CG, e o cheiro de óleo 2t digo e repito, é muito mais agradável ao meu nariz do que uma 4t fedendo gasolina no escape ou quando já tá queimando óleo... por exemplo.
O problema é que uma 4t pode andar desregulada, carburador pobre quase entupido, regulagem toda mal feita... de todos os jeitos errados possíveis ela vai, ou até nem vai... mas basta limpar e regular que tá tudo novo. Não faltando óleo nele tá tudo certo!
Já na 2t um carburador nessas mesmas condições já ''compromete'' o motor!
As vezes ela ''vai'' embora até mais fácil que a 4t... mas estando desregulada assim seria como andar sem óleo na 4t... chega um ponto que aquece tanto a camara de combustão por faltar combustível que danifica mesmo o motor.
Esse é o ponto principal que faz tanta gente dizer que 2t quebra fácil! Elas apenas toleram menos erros que um 4t. Porque estando tudo certo não terá problema nenhum!! Foi projetada pra ser usada, e é isso que a gente que tem uma faz.
Então na vida ''prática'' do dia a dia, um motor 4t sem dúvida é melhor. E é isso que importa pra maioria aqui.
Mas não tem como negar: a potencia e a resposta do motor 2t compensa qualquer cuidado a mais que tem que se ter! E basta cuidar que ele não decepciona. Principalmente o motor da RD135 por exemplo é muito durável! Já vi motor desses passar dos 80 mil k originais! Mas aí isso mais uma vez remete aos cuidados e atenção do dono. Apenas escutando como o motor acelera e desacelera em neutro já se tem um ''diagnóstico'' se ele tá funcionando de acordo. Então sendo feita a manutenção preventiva tem motor por muito tempo.
Consumo, outra polemica: ela gasta mais até por causa do óleo 2t... em compensação a 4t tambem tem que trocar o óleo. E o óleo do cambio que é separado, se troca em intervalos maiores e vai bem menos cc que o óleo do motor 4t. Então em questão de consumo de óleo fica quase elas por elas, se levar em conta as pessoas que ficam trocando o óleo a cada 1000, 1500 km.
E consumo de gasolina... ok, de novo a 4t vence. Mas não é tambem nenhum absurdo assim!
Uma RD135Z gasta praticamente o mesmo que uma Twister, mas a RDZ anda praticamente junto com ela.
Gastadeira seria se ela gastasse como uma 250 e andasse como uma 150.
Bom, acho que deu pra entender onde quero chegar. Sim, 4t tem mais vantagens pra maioria do povo e eu não quero provar pra ninguem o contrário disso. Mas tambem não admito preconceitos burros que um ouve do outro e repete sem conhecimento de causa. Não sou nenhum dono da verdade, mas já tenho experiencia suficiente com essas motos pra poder fazer uma análise mais verdadeira.
Pra finalizar (aliás o ponto principal na minha opinião): acho que voces é que tentam sempre de todos os jeitos negar que o motor 2t ter evoluíu lá fora.
Quantas e quantas vezes foram mostrados no PN textos, vídeos, fotos... tudo completamente simples de se entender de que existem sim 2t injetados que poluem menos, consomem menos e desempenham bem mais que 4t de mesma cilindrada? 2t comprovadamente bons (não vou nem dizer melhores pra não começar tudo denovo)... e que voces tentam desviar o foco sempre, não entendo até hoje por que... mas voces voltam sempre a bater nessa meeeeesma tecla de comparar as 2t nossas dos anos 80 com os 4t atuais.
Aí eu pergunto: alguma vez voces críticos xiitas desses motores, pararam o que estavam fazendo pra ler esses textos com mais atenção, ou assistir os vídeos de demonstração por completo, ou ler os posts que geralmente o Lima e o Corsani pesquisam pra poder falar aqui pra voces sobre esses 2t modernos??? Porque eu penso de verdade que voces apenas entram porque veem que o assunto é 2t e já passam reto pra caixa de respostas digitar a mesma opnião formada de sempre.
Abram as mentes ao menos! Se for pra falar mal, que ao menos façam isso tendo o maior conhecimento possível!
Se não interessa esse assunto sobre motores 2t modernos, a pessoa poderia se abster de comentar e até de entrar no tópico! E não é isso que a gente tem aqui no PN.
Tambem acho que aqui no Brasil infelzmente isso é um caso perdido. Resta pra nós que gostamos preservar as que sobraram e respeitar a opinião de todos, e convivermos em harmonia > espírito de motociclista, lembram? <
Então quando o assunto envolve motos 2t no mundo afora por favor esqueçam essa história de comparar os 2t Yamaha dos anos 80 daqui pra poder criticar.

Responder com Citação