Postado originalmente por
Agil
Das 18 motos que tive até hoje em 40 anos de motociclismo, 11 foram 2 tempos e 7 4 tempos. Então acho que tenho experiência suficiente para falar alguma coisa sobre as 2 motorizações.
Se o dono da moto fizer as manutenções adequadamente as 2 tempos terão uma vida útil tão boa quanto qualquer 4 tempos.
As 2 tempos requerem mais “carinho”, perdoam menos a falta de manutenção, mas em contrapartida te dão muito mais satisfação na tocada. São leves, sobem de giro rapidamente e andam muito mais que uma 4 tempos de mesma cilindrada.
O consumo é um pouco maior, mas nada que assuste, até porque em cima de uma 2 tempos você acaba acelerando mais. A moto pede isso.
Agora gosto não se discute. Quem gosta mais de 4 tempos também tem sua razão. Por exemplo, um motoboy que tem pouco tempo para manutenção, nesse caso acho uma 4 tempos melhor, tanto para o dia a dia quanto para a integridade física do sujeito (eles já voam de 4 tempos e 2 tempos irão entrar em órbita).
Quanto ao famigerado freio motor que tanto falam é só uma questão de costume, até porque a tocada na 2 tempos é diferente da tocada nas 4 tempos. E na hora do sufoco, o que importa é ter freio, independente do tipo de motorização utilizada.
Hoje gosto das 2 motorizações, na verdade gosto de modelos específicos independente de marca e tipo de motor.
Se as fábricas e montadoras lançassem novas motos 2 tempos e a moto me agradasse, certamente compraria uma, como existem modelos 4 tempos de que gosto muito (acho as 4 canecos sensacionais).
Abraços à todos.