Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 4 123 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 55
  1. #1
    Motociclista Avatar de Bruno Rafael
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Itapira - São Paulo
    Posts
    1.828

    Cair com a mão aberta ou fechada?

    Pessoal bom dia.
    Ontem estava indo pra escola e no balanço do busão me surgiu a seguinte dúvida: Ao cair de moto, seria menos prejudicial cair com as mãos abertas ou fechadas?
    Penso que aberta poderia sofrer menos danos, mas percebo que todas as proteções da maioria das luvas foram feitas para serem usadas quando a mão está fechada protegente principalmente esses ossinhos onde começam os dedos. Alguém tem experiencia ou alguma teoria que possa nos ajudar nessa hora?

    Foto para ilustrar como as proteções são posicionadas nas articulações, sendo usadas quando a mão se fecha.
    Última edição por Bruno Rafael; 24-07-13 às 08:29.

  2. #2
    Super Piloto Avatar de DOUGLAS 00
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Santa Cruz do Sul, RS
    Idade
    42
    Posts
    6.508
    Boa pergunta.
    Moto é uma doença. Depois que se contrae, se passa a vida com ela ou se morre dela.
    Visite o blog Garagem Cafe Racer e conheça mais sobre o mundo das Cafe Racers.

  3. #3
    Motociclista Avatar de sandro lara
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    presidente prudente
    Idade
    48
    Posts
    877
    Penso eu que na hora do tombo a gente nao pensa em mao aberta ou fechada , a gente cai do jeito que da.
    Armas não matam pessoas,pessoas,matam pessoas.

  4. #4
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    Imagino que com a mão aberta, os danos sejam menores pois a área que vai entrar em contato com o piso vai ser maior.
    E outra que cair com a mão aberta é mais intuitivo e natural, porque creio que é preciso um esforço pra pensar/agir na hora da queda: "preciso fechar a mão na hora de cair!"
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  5. #5
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103
    Bruno, nem sempre as coisas são como pensamos.
    Quem fez artes marciais quando jovem ou criança, terá como resultante de uma queda o rolamento. Isso será automático, pois, o cérebro estará condicionado para tal reação. Esse movimento não será pensado na hora em que se fizer necessário.
    A linha que devemos seguir será a de condicionar os irmãos para um momento de absurdo stress, medo e indecisão que acontece milésimos de segundos antes de uma batida ou queda.
    Daí, com certeza vem a sua pergunta!!!
    Desculpe, mas vou escrever um tratado, vai ficar chato de ler, mas poderá salvar algumas vidas.

    Como proceder quando percebemos que vamos bater?
    O pior acidente é a batida contra outro veículo ou qualquer objeto duro, resistente, que pare de forma imediata ou interrompa de forma imediata a trajetória de nosso corpo.
    Porque?
    Em toda batida temos na verdade tres.
    1ª é o nosso veículo contra outro objeto.
    2ª é o nosso corpo contra o nosso próprio veículo.
    3ª são os nossos órgãos internos contra a caixa toráxica, contra a caixa craniana e contra a nossa musculatura.

    Espero que esta parte esteja clara.

    Vamos seguir:
    Em um acidente de carro, no qual estamos presos pelo cinto de segurança, a melhor posição de nos protegermos é cruzar os braços sobre o peito, postura tomada pelos pilotos de competição.
    "JAMAIS" se agarrar ao volante como ponto de apoio e salvamento, os braços serão fraturados e o volante todo torto e ou quebrado poderá chocar-se contra o nosso peito, que não terá nenhuma proteção.
    Para que isso ocorra temos que treinar e condicionar o cérebro para este tipo de reação. NÃO TEM JEITO!!! Sem treinamento vamos agarrar o volante como se fosse uma tábua de salvação e vamos morrer.
    Não vou mencionar o efeito chicote, pois, acho que todos são inteligentes o suficiente para usar o CINTO DE SEGURANÇA!!! Desta forma se elimina o efeito chicote que mata por fratura do pescoço.
    Vamos para as nossas QUERIDAS motocicletas.
    1º Eu falo queridas, pois, sempre nos recusamos a abandoná-las, assim como não abandonamos nossas mulheres e pessoas queridas. A moto tem em nossas vidas uma posição que talvez o carro não tenha, é como se fosse um ente querido, tivesse vida própria, não sei explicar, mas quem é motociclista sabe do que eu quero falar.
    2º Temos que começar destruindo esse estereótipo, pois, se vemos que vamos bater, temos que abandoná-la ao próprio destino!!!
    3º As vezes é difícil pular da moto, não só pelo desejo de não abandoná-la, mas também por estarmos com garupa.
    Nesse caso a única saída é jogar o corpo para trás com toda a força, pois no momento do impacto seremos arremessados para cima, podendo nos chocar contra qualquer objeto.
    4º Nesse momento só podemos cruzar os braços sobre o peito, a mesma postura usada no carro.
    5º Temos a ilusão que nossas mãos colocadas a frente de nosso corpo nos protegerão. É PURA ILUSÃO!!! Serão quebradas!
    6º Em caso de queda, a posição dos braços será a mesma, SEMPRE!!! Por isso essas proteções estão colocadas na parte superior das mãos.

    Tudo o que postei aqui requer treinamento exaustivo até que se torne automático como no caso do rolamento que citei acima.
    Sugiro que não treinem com moto, pois, irão gastar uma boa grana para consertá-la. KKKKKKKKKKKKKKKKK.
    IMPORTANTE:
    Quem pensa que macacão protege contra batida, MORRE!!! Ele é uma excelente proteção contra quedas. Em caso de batidas nunca abra o macacão da pessoa, pelo menos ela será enterrada inteira!!! Só serve para isso. Por dentro estará toda quebrada.
    Sempre que puder abandone a moto, pule, a própria sorte. Uma queda é bem menos danosa que uma batida. Pule da moto e deixe ela chocar-se contra o outro objeto sozinha, suas chances de sobrevivência serão muito maiores!!!
    Ao tocar o solo não enrijeça o corpo relaxe e role, SEMPRE COM OS BRAÇOS CRUZADOS SOBRE O PEITO.
    Espero ter contribuído de alguma forma, essa é a nossa função no PN.
    Consertar motos é fácil se comparado a enorme dificuldade de salvar VIDAS!!!
    Um grande abraço a todos os irmãos.
    Última edição por Ivan RJ; 24-07-13 às 18:05.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  6. #6
    Super Piloto Avatar de DOUGLAS 00
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Santa Cruz do Sul, RS
    Idade
    42
    Posts
    6.508
    Perfeito Ivan, perfeito.
    Moto é uma doença. Depois que se contrae, se passa a vida com ela ou se morre dela.
    Visite o blog Garagem Cafe Racer e conheça mais sobre o mundo das Cafe Racers.

  7. #7
    Motociclista experiente Avatar de Diey
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Localização
    Belo Horizonte - MG
    Idade
    34
    Posts
    2.018
    Tenho orgulho de poder participar do PN por ter a oportunidade de ler textos excelentes como esse do Ivan.
    Não tem carro que consiga reproduzir a liberdade que uma moto proporciona.
    Conheça as minhas motos!


  8. #8
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por Diey Ver Post
    Tenho orgulho de poder participar do PN por ter a oportunidade de ler textos excelentes como esse do Ivan.
    2x....

    Pena que tem uns que meu deus do céu,é causa perdida,mas fazer o que néh,divercidade é isso ............


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  9. #9
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Apr 2009
    Localização
    Belém/Fortaleza
    Idade
    41
    Posts
    648
    Já caí de mão aberta e acabei com uma fratura num polegar e luxação no pulso.

    Um lugar que a gente bate bastante em caso de queda é o quadril. Dói pra burro e quase a gente não consegue andar.

  10. #10
    Iniciante Avatar de Dinomura
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Localização
    Cotia > São Paulo
    Idade
    36
    Posts
    78
    Sem Palavras!

  11. #11
    Super Piloto Avatar de Ivan RJ
    Data de Ingresso
    Sep 2006
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    66
    Posts
    6.103
    dibars, tem um jeito de não machucar!!!
    Engorda uns 20 quilos até formar aquele PNEU de CERVEJA na cintura. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Um grande abraço a todos os irmãos.
    É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.

    SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!

  12. #12
    Motociclista Avatar de Bruno Rafael
    Data de Ingresso
    Jun 2011
    Localização
    Itapira - São Paulo
    Posts
    1.828
    Muito obrigado pela explicação Ivan, pensando bem cruzar os braços e sair rolando realmente parece ser a maneira mais eficiente de se acidentar, até porque um braço não é capaz de segurar ninguém em um acidente. Sinceramente espero que eu não precise usar isso, mas se um dia eu precisar lembrarei disso.

  13. #13
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por Ivan RJ Ver Post
    Ao tocar o solo não enrijeça o corpo relaxe e role
    Essa teoria tenho há muitos anos já, vendo os bebados caindo de moto ou bicicleta. Já repararam que os pudins nunca se quebram em acidentes?? Se arranham, se esfolam, mas se levantam e saem cambaleando.

    Ivan, valeu pelo texto. Quebrou vários tabus que eu tinha. Abraço!

  14. #14
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    tudo que eu consigo pensar na hora do impacto e : Fude#!... teho outra regra comigo que e a seguite: se nao da pra resolver e o acidente e inevitavel, faca qualquer coisa menos bater a moto de frente com carro, caminhao, poste....caia e saia escorregando, va pro meio do mato, desca uma ribanceira ou qualquer coisa que nao seja um impacto muito violento....
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

  15. #15
    Usuário de motoneta Avatar de Luis_RJ
    Data de Ingresso
    Mar 2013
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Idade
    35
    Posts
    151
    Com certeza, tive uma queda boba a umas semanas atrás. Ralei só um pouco a cintura e foi o pior machucado. Dói pra dormir, dói pra andar, se ficar parado dói também.
    "Um passo a frente e você não estará no mesmo lugar."

 

 

Tópicos Similares

  1. Tamoios fechada das 0h as 5:30h nos dias 22 a 25/03
    Por Kell no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 0
    Último Post: 21-03-11, 19:03
  2. Levei uma fechada MAIS um tombo
    Por Rodolfo Henrique no fórum Área de debate
    Respostas: 21
    Último Post: 13-01-11, 10:10
  3. Fechada monumental !! eu sobrevivi....aeeeeeeee
    Por superkyo no fórum Área de debate
    Respostas: 18
    Último Post: 03-12-07, 13:34
  4. Levei uma fechada!
    Por LuiZão no fórum Área de debate
    Respostas: 30
    Último Post: 22-10-06, 11:11
  5. Fechada no trânsito
    Por PimEdu no fórum Área de debate
    Respostas: 15
    Último Post: 17-08-06, 13:44

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •