Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 27
  1. #1
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Idade
    30
    Posts
    288

    Trocar pinhao diminui gasto com combustivel?

    To pensando em colocar um pinhao com 14 dentes na minha CB300 (original é 13), só que surgiu uma duvida '-'

    o gasto com combustivel vai aumentar por a moto estar fazendo mais força, ou vai diminuir por que vou precisar deixar o giro mais baixo pra manter a velocidade de uma rodovia por exemplo?
    ou nem vai alterar nada =P?

  2. #2
    Usuário de motoneta Avatar de rafaelss007
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    conceição do jacuipe - BAHIA
    Posts
    298
    Citação Postado originalmente por luis_sbo Ver Post
    To pensando em colocar um pinhao com 14 dentes na minha CB300 (original é 13), só que surgiu uma duvida '-'

    o gasto com combustivel vai aumentar por a moto estar fazendo mais força, ou vai diminuir por que vou precisar deixar o giro mais baixo pra manter a velocidade de uma rodovia por exemplo?
    ou nem vai alterar nada =P?
    Pelo menos quando eu fiz uma modificação desse tipo na minha xr 200, ela passou a economizar mais. Provavelmente ocorra o msm com vooc bls ?

  3. #3
    Novato
    Data de Ingresso
    May 2013
    Idade
    32
    Posts
    49
    Com a minha twister , usava o de 14 tbm .e fico mais economica e mais solta pra andar...voltei o 13 pra teste andei 2 dias e retirei...ja pensou em diminuir a coroa?

  4. #4
    Motociclista Avatar de Diogo-RJ
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    1.012
    Citação Postado originalmente por RafaelTwister2008 Ver Post
    Com a minha twister , usava o de 14 tbm .e fico mais economica e mais solta pra andar...voltei o 13 pra teste andei 2 dias e retirei...ja pensou em diminuir a coroa?
    nao perdeu muito arrancada e retomada nao ??

  5. #5
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    na verdade, se o gasto vai aumentar ou diminuir, depende do uso que a moto tem:
    se a moto for usada no transito pesado..cheio de paradas e arrancadas, o pinhao menor e melhor...mas se ela e usada na estrada com trasito desimpedido, o pinhao maior vai dar uma certa diminuicao nos giros do motor..ou seja, uma alogada na relacao secundaria bem benefica pro motor e pra economia...

    mais eu vou logo avisando..eu tinha uma ybr com pinhao maior, na epoca tinha uma namorada gorda...tava subindo uma subida mais forte no centro da cidafe e precisei parar no meio da subida...na hora de arrancar de novo nao subiu mais...tive que pedir pra ela descer e encostei a moto, ate a gente descer a rua pelo acostamente e pegar uma lateral
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

  6. #6
    Motociclista Avatar de Diogo-RJ
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    1.012
    Citação Postado originalmente por emerson merighi Ver Post
    na verdade, se o gasto vai aumentar ou diminuir, depende do uso que a moto tem:
    se a moto for usada no transito pesado..cheio de paradas e arrancadas, o pinhao menor e melhor...mas se ela e usada na estrada com trasito desimpedido, o pinhao maior vai dar uma certa diminuicao nos giros do motor..ou seja, uma alogada na relacao secundaria bem benefica pro motor e pra economia...

    mais eu vou logo avisando..eu tinha uma ybr com pinhao maior, na epoca tinha uma namorada gorda...tava subindo uma subida mais forte no centro da cidafe e precisei parar no meio da subida...na hora de arrancar de novo nao subiu mais...tive que pedir pra ela descer e encostei a moto, ate a gente descer a rua pelo acostamente e pegar uma lateral
    cara, desculpe... mas como nao eh atual... to rindo litros aqui. ahuahuahauhau

  7. #7
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Idade
    30
    Posts
    288
    Citação Postado originalmente por RafaelTwister2008 Ver Post
    Com a minha twister , usava o de 14 tbm .e fico mais economica e mais solta pra andar...voltei o 13 pra teste andei 2 dias e retirei...ja pensou em diminuir a coroa?
    ja sim *-* mas optei pelo pinhao por ser mais barato e mais facil trocar ^^


    Citação Postado originalmente por emerson merighi Ver Post
    na verdade, se o gasto vai aumentar ou diminuir, depende do uso que a moto tem:
    se a moto for usada no transito pesado..cheio de paradas e arrancadas, o pinhao menor e melhor...mas se ela e usada na estrada com trasito desimpedido, o pinhao maior vai dar uma certa diminuicao nos giros do motor..ou seja, uma alogada na relacao secundaria bem benefica pro motor e pra economia...

    mais eu vou logo avisando..eu tinha uma ybr com pinhao maior, na epoca tinha uma namorada gorda...tava subindo uma subida mais forte no centro da cidafe e precisei parar no meio da subida...na hora de arrancar de novo nao subiu mais...tive que pedir pra ela descer e encostei a moto, ate a gente descer a rua pelo acostamente e pegar uma lateral
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK não tem como não dar risada disso veio, mas eu vo andar sempre sozinho com a moto, então ta sussa
    e eu vo usar mais ela em rodovias mesmo '-' por conta da faculdade

  8. #8
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    É bem o que o Emerson falou. Depende do uso da moto. A fábrica calcula a relação no projeto pra que fique um meio termo, que atenda bem qualquer situação. Mas é claro que se por exemplo a pessoa mora numa região muito montanhosa, pega subidas fortes todo o dia e ainda é pesado ou anda com garupa e tambem não pega estrada... uma relação mais curta vai ser muito melhor que a original!

    Aqui a cidade é plana, peso pouco mais de 65kg e nunca pego rodovia... coloquei um pinhão com 1 dente a mais e nunca mais retorno pro original! Melhorou em todos os sentidos, ''pra meu uso''.

    O melhor que se tem a fazer é testar. Se não ficar bom volta ao original. Pinhão é baratinho. Já a coroa se for trocar é bem mais caro!

  9. #9
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Idade
    30
    Posts
    288
    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    É bem o que o Emerson falou. Depende do uso da moto. A fábrica calcula a relação no projeto pra que fique um meio termo, que atenda bem qualquer situação. Mas é claro que se por exemplo a pessoa mora numa região muito montanhosa, pega subidas fortes todo o dia e ainda é pesado ou anda com garupa e tambem não pega estrada... uma relação mais curta vai ser muito melhor que a original!

    Aqui a cidade é plana, peso pouco mais de 65kg e nunca pego rodovia... coloquei um pinhão com 1 dente a mais e nunca mais retorno pro original! Melhorou em todos os sentidos, ''pra meu uso''.

    O melhor que se tem a fazer é testar. Se não ficar bom volta ao original. Pinhão é baratinho. Já a coroa se for trocar é bem mais caro!
    sim sim =P outra duvida, pra trocar o pinhao vou precisar soltar o eixo da roda pra afrouxar a corrente, ou tem como trocar sem mexer na roda e na corrente???

  10. #10
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    Citação Postado originalmente por luis_sbo Ver Post
    sim sim =P outra duvida, pra trocar o pinhao vou precisar soltar o eixo da roda pra afrouxar a corrente, ou tem como trocar sem mexer na roda e na corrente???

    Até tem cara.., mas a tem que ver com akeles mágicos que fazem as coisas se mexerem sozinhas..

    Como o tempo e o vento...

  11. #11
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Feb 2013
    Idade
    30
    Posts
    288
    Citação Postado originalmente por chiccoli Ver Post
    Até tem cara.., mas a tem que ver com akeles mágicos que fazem as coisas se mexerem sozinhas..
    senti um pequeno tom de ironia U___________________U
    Última edição por luis_sbo; 28-07-13 às 14:19.

  12. #12
    Super Piloto Avatar de chiccoli
    Data de Ingresso
    Aug 2009
    Localização
    Araçatuba - SP
    Idade
    33
    Posts
    7.371
    agora falando sério..
    já usei já.., mas é akele esquema, se vc quer andar de boa na cidade, 13, se vc num liga muito pra levar multa, ele entra na faixa de economia de combustível a uns 70, 80km/h
    o que é bom pra andar na pista, tipo, sossegado e de boa, se for numa serra, subidinha mais brava.., preparasse pra por até 4ª, pq aquela puxada de meio acelerador pra embalar num segura não.
    é bom só pra andar sozinho ou até acompanhado em reta, descida.., via de 80km/h ou da pra andar de boa a 100~110km/h tbm o motor aceita. embala uns 120~130 que vc chega la em cima a 100 com o punho cheio ^^ kkk
    consumo melhora pouca coisa.., nunca cheguei a fazer média não. voltei pro 14 pq é chato ficar que nem 125/150(em 1 pessoa), tendo que acelerar um pouco e dar aquela fritadinha de embreagem básica pra sair quando ta em 2.
    quem tem 250 sabe.., acelerou e solta a embreagem, num precisa ficar dosando aceleração e embreagem não.

    Como o tempo e o vento...

  13. #13
    Motociclista Avatar de Diogo-RJ
    Data de Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    1.012
    Citação Postado originalmente por luis_sbo Ver Post
    sim sim =P outra duvida, pra trocar o pinhao vou precisar soltar o eixo da roda pra afrouxar a corrente, ou tem como trocar sem mexer na roda e na corrente???
    Basta afrouxar o eixo da roda... assim vc deixa a corrente frouxa empurrando a roda traseira.. lembrando d afrouxar os esticadores tb... ae solta a corrente do pinhao e troca... depois coloca, regula a corrente com os esticadores e pronto.... falando parece difícil, mas nao eh...

    Agora sem afrouxar.. como o amigo disse.. so magico. Kkkkkk

  14. #14
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Nov 2009
    Localização
    Caçu
    Posts
    228
    Pneus um pouquinho mais cheiose com o pinhão melhora um pouquinho o consumo, mas acredito que no caso da CB 300 poderá agravar mai a bateção da corrente.

  15. #15
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Parana
    Posts
    4.860
    Citação Postado originalmente por emerson merighi Ver Post
    na verdade, se o gasto vai aumentar ou diminuir, depende do uso que a moto tem:
    se a moto for usada no transito pesado..cheio de paradas e arrancadas, o pinhao menor e melhor...mas se ela e usada na estrada com trasito desimpedido, o pinhao maior vai dar uma certa diminuicao nos giros do motor..ou seja, uma alogada na relacao secundaria bem benefica pro motor e pra economia...
    Exatamente, vai depender do uso, pode ser benéfico ou não
    Suzuki Intruder azul 2011, voltando a pilotar apos muitos anos

    Fiat Idea 2008 - Esse é da familia

 

 

Tópicos Similares

  1. guidon diminui velocidade
    Por willian kloss no fórum Área de debate
    Respostas: 24
    Último Post: 15-06-11, 20:00
  2. Trocar pinhão [dúvida]
    Por *lelo no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 19-11-10, 16:40
  3. Pinhão 15 diminui a vida util do motor?
    Por BEIKER no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 06-10-10, 18:33
  4. consumo e gasto de combustivel no celular
    Por Roni Breda no fórum Área de debate
    Respostas: 11
    Último Post: 23-06-09, 14:45
  5. trocar pinhão...
    Por lim@ no fórum Área de debate
    Respostas: 7
    Último Post: 03-06-05, 10:41

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •