O tópico é bom.

A fragmentação de cilindros é mais ou menos isso que o pessoal falou: Em teoria, quando mais cilindros, mais potente e virador teria que ser o motor. Mas existem outras questões que interferem nisso:

  • A configuração dos motores: Em Linha ou V, ou então os radiais, em quadrado e outras configurações menos usuais hoje em dia.
  • A ordem de explosão: O exemplo atual é virabrequim crossplane que a Yamaha adotou na R1, mudando muito o comportamento do 4 cilindros
  • Relação de diâmetro e curso do pistão, onde se ganha ou perde giros , e onde se prioriza potência ou torque
  • Perfil de comando de válvulas, dutos de admissão, escape, ignição, etc... pode se ter um 4 canecos com um belo torque em baixa. Os carros estão ai para provar isso.


O bacana é que volta e meia ressurgem propostas: A moda agora é a volta dos "3 cilindros", que são quase tão "lisos" quanto os 4 canecos, mas tem menos peças móveis, rendendo quase tão bem e tendo um torque melhor que os 4 cilindros... nos anos 80, a moda era a delícia dos "V4", cheios de cavalos e com muito torque, mas que sucumbiram devido a complexidade mecânica.