Suzuki Intruder azul 2011, voltando a pilotar apos muitos anos
Fiat Idea 2008 - Esse é da familia
Lembro de quando eu comprei minha NEO usada em 2009 e troquei o óleo dela em 2011. O óleo deveria ser bom já que a moto ainda estava redondinha kkkkkkkkkkkkk
- - - Updated - - -
Existe alguns frascos de 500 ml e 250 ml, mas eles são quase o mesmo preço do de um litro.
Velhinhos, sou um novo forista, resolvi me cadastrar devido a duvida sobre qual óleo deveria por nas “canelas” da minha XTZ125.
Sobre minha pequena experiência com o motociclismo. Comecei aos 14 anos com uma cinquentinha, CG, TT125, RX125, RX180, RDZ350, CB550F... É! Fui evoluindo com o tempo; hoje, aos 51 anos, sou proprietário de três CBs, duas 400 e uma 450 e a guerreirinha do dia a dia a XTZ 125 E 2003, comprada em 2004, então com 2.000 Km, hoje está com 160.000 Km. Por acreditar estar fazendo o certo, sempre usei MOLYKOTE A-2, juntamente com o óleo, que variaram até ao Magnatec (automotivo), o qual deixei de usar por simples desnecessidade no gasto, haja vista, o uso do Molicote. Pois bem, por lapso, deixei de fazer algo essencial que é limpar a tela filtro do óleo do motor, resultado; um risco no cilindro e dois conjuntos de engrenagens do câmbio, comprometidos. Todo o conjunto de rolamentos e retentores está íntegro; e os discos de embreagem, que foram trocados em 2006, estavam dentro da medida padrão. O problema é que houve um acúmulo de resíduos que criaram uma fina película no filtro e impedia a passagem de pelo menos 70% do óleo que deveria lubrificar o sistema. Motor feito passou a ter 0.25 e engrenagens trocadas, válvulas assentadas e retentores trocados; tudo OK.
Agora vamos às bengalas (canelas). Na busca pelo óleo adequado, me foi oferecido o óleo LUBRAX ATF TA, que serve entre outras aplicações, para nossos “garfos” como especificado no rótulo. Um detalhe só paguei R$15,00.
Fiz uma pesquisa para verificar a equivalência entre óleos, e encontrei esse linc que pode ajudar os amigos.
Tabela de Equivalência - Texsa Lubrificantes
GRANDE ABRAÇO
VELHINHO.CHACON
FACÇÃO SUBURBANA
MOTO CLUBE - RJ
Muito interessante essa tabela. Mais interessante ainda a história do motorzinho da XTZ. Nunca duvidei da robustez dos 125 da yamaha. Tive duas YBR e hoje tenho uma XTZ 2012 com pouco mais de 5mil rodados. Espero mesmo não mais trocar de 125 hehe. No motor coloco Militec ao invés de Molykote e o Lubrax Essencial 20w50.
Velinho, conte mais desse motorzinho experiente. Ele batia alguma coisa quando vc o fez? Tratava ele com mais calma ou exigia muito dele? Gosto demais de ver essas histórias de motores originais quebrando a barreira dos 100, 120 mil, já que hoje se fala em motores de moto tendo que serem feitos com mízeros 30 mil.
Abraços!
aqui na oficina quando trocamos o óleo de uma moto com 1.3 ou 1.5 litros nós cobramos 2 litros e se o cliente quiser leva o resto. se vender óleo agranel o cliente fica suspeito achando que o cara coloca óleo barato dentro do tambor.
Pois é meu Velho, pelo que me consta, o MILITEC é muito superior ao MOLYCOTE, entretanto por ser morador do RJ, o preço junto com o valor do frete dificulta em adquirir produtos como esse. Temos que "tirar o chapéu" para SP, seus comerciantes estão uma era a frente em termos de comércio, enfim; fazer oquê?
Velhinho o motor fazia um barulho parecido com a folga na corrente de comando e, fumava um pouco, quase imperceptível, mas, como narrei, foi devido a falta de manutenção da tela filtro, que fica do lado direito, e que estava com um bloqueio de aproximadamente 70% (uma "nata"). A corrente de comando era original, troquei por uma DAIDO (DID), e o barulho que parecia ser dela, na verdade era das engrenagens do cambio, que por falta de lubrificação ficaram parcialmente comprometidas.
Quanto a utilização dessa motocicleta, apesar de ter CB400/450 (que estão no "estaleiro") optava por vôos solo para diversos lugares, tais como MG, Campos do Jordão, Região dos Lagos/RJ, Costa Verde/RJ, Volta Redonda/RJ, entre outros passeios que, por vezes era acompanhado pela minha "copiloto".
É por isso que resolvi reformar a Tzinha, pois seu valor de mercado, pelo ano, não renderia o suficiente para aquisição de outra. Fiz um investimento de aproximadamente R$1.400,00 e estarei com a moto toda em condições de uso.Alguns itens que foram trocados:
Cubo de roda dianteiro (desgaste das travas do desmultiplicador (caracol) - manutenção mal feita por "mexanico/borracheiro")
Cubo de roda traseiro (ovalização do encaixe do rolamento - manutenção mal feita por "mexanico")
Rolamentos da caixa de direção
Raios de 4mm, cromados
Guidão da YES
Manetes curtos (prata)
Cabos de acelerador e embreagem
Pintura do quadro, balança e "tubos das canelas"
Troca da caixa de câmbio
Troca da corrente de comando
Limpeza e troca do diafragma do carbura
Retífica de cilindro (0.25)
Pinhão de 15 dentes
Cabeçote (comando de válvulas) acamado e troca dos retentores
Troca da forração do banco
Pintura com verniz vitral dos aros cubos de rodas e mesa inferior e superior
Raspagem e revitalização das carenagens
Adesivos novos
Bem, ZERO de NOVO, pronta para mais 160.000Km
GRANDE ABRAÇO
Última edição por VELHINHO.CHACON; 01-09-13 às 12:38.
VELHINHO.CHACON
FACÇÃO SUBURBANA
MOTO CLUBE - RJ
VELHINHO.CHACON
FACÇÃO SUBURBANA
MOTO CLUBE - RJ
Velhinho, quando vc quiser vamos marcar aquela ida a Bom Jardim, o nosso irmão Luis RJ já estevê lá, gostou muito da cidade e até colocou o pessol que eu conheço para falarem comigo ao telefone.
Vê se a Cacau também vai. Agora que vc tem todo o tempo do mundo e não precisa ficar "correndo" atras dos amigos do alheio, vamos marcar pelo menos uma vinda até a minha casa. O Helinho Correa estava falando a pouco comigo no tel e pediu que mandasse um abraço à vc.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Saudades irmãozinho, é uma grande honra ter uma pessoa que já era um grande irmão para mim agora entrar para as nossa família do PN, são motociclistas como vc que todo fórum precisa!!!
Me perdoem pelo off topic.
Última edição por Ivan RJ; 01-09-13 às 22:26.
É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.
SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!
Me lasquei. Comprei um Yamalube para por na motoca (20W50). Domingão vou ficar de boa, trocar o oleo da motoca e dar uma geral nela.
Cheiguei em casa e resolvi dar uma olhada no manual. PQP!!! o óleo recomendado para a Bros 125 é 10W30, PQP que droga. Agora estou com um Yamalube aqui parado. Alguém quer comprar? rsrsrsr
Yamalube - 18,00 e troca a cada 2.000 quilômetros,a maioria dos outros tem que trocar com 1.000 quilômetros.
Em nenhuma moto a troca de óleo deve ser feita a cada 1000 ou 2000Km, LEIAM o MANUAL. É tão difícil ler um Manual?
Parem de poluir o planeta sem necessidade!!!
Um grande abraço a todos os irmãos.
É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.
SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!
as pessoas pegaram o habito de trocar o oleo a cada 1mil por causa que essas motos 150 vão 1l de oleo.. e da menos trabalho.. na minha eu nunca consegui ver direito a medida oleo.. sempre coloco la 1L quando vou medir com o negocio na tampa não consigo ver nada.. nem deixando a moto parada um tempão.. troca em 1mil ai não tem erro
-----------------------------------------
Honda Titan EX 2014
Yamaha XT 225 2001
somniu, vc tem que aprender a medir o nível de óleo de sua moto. Apenas isso.
Coloque a moto reta, pode encostar em uma parede, espere uns 10 minutos, retire a vareta, limpe a vareta com um pano coloque novamente a vareta sem atarrachar, retire a vareta e veja se o nível que está marcando na mesma está entre a marcação máxima e a mínima. Só isso.
Qualquer dúvida é só perguntar.
Esqueçam esses óleos com marca do fabricante da moto, isso é um embuste, usem o óleo 20W 50W de preferência o SL ou o mais moderno que encontrarem, mineral, e troquem a cada 3000km ou como consta do manual do fabricante.
Volto a fazer a mesma pergunta que já fiz em outro tópico:
Quero que me digam o endereço da fábrica da honda motor oil ou da Yamaha motor oil!!!
Vão de Petrobras Essencial à R$10,00 o litro, melhor do que ser enganado pelas fabricas de motocicletas.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Eu só aconselho algo que eu uso!
Última edição por Ivan RJ; 02-09-13 às 11:26.
É fácil conviver com as igualdades, a arte de viver é saber conviver com as diferenças.
SEJA EDUCADO, PALAVRÕES SÃO DESNECESSÁRIOS!!!