Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 6 de 6
  1. #1
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855

    O enigma da embreagem

    Embreagem de motos tem seus mistérios. Ontem tava conversando com um amigo pelo face e ele me perguntou como seriam distribuídos os discos separadores da RD135 na montagem, pois eles tem uma espécie de corte e uma pontinha em uma parte dele. Eu sempre aprendi que a gente distribui isso por igual, em vez de montar todos apontados pro mesmo lado.




    O problema é como distribuir?

    No caso por exemplo de uma DT180 isso é fácil! São usados 5 separadores, e cada um tem 20 dentes. Então basta encaixar o 1º, e ir colocando a parte da pontinha sempre 4 casas adiante no cubo de embreagem, que vai fechar o ciclo e ficar bem distribuído. Afinal 4 casinhas x 5 separadores = 20.




    No caso da RX125 fácil tambem, ela usa o mesmo separador, mas em vez de 5 vão 4 discos separadores na embreagem. Então em vez de 4 casas é só pular 5 casas de um para o outro, que do mesmo jeito 5 x 4 =20.

    Entenderam a lógica da coisa? Até aí tudo faz sentido.


    Agora me expliquem se puderem: como distribuir por igual seguindo essa lógica uma embreagem de RD135, se os discos separadores e o cubo de embreagem possuem não 20 dentes, mas sim 23 DENTES?

    Última edição por magrao tk; 22-09-13 às 09:48.

  2. #2
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Essa não é uma regra a ser seguida religiosamente magrão,só é preciso distribuir as pontinhas regularmente pelo a plator e não é necessário ser milimetricamente preciso só basta não deixas as pontas muito próxima uma da outra !!!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  3. #3
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por Limabl Ver Post
    Essa não é uma regra a ser seguida religiosamente magrão,só é preciso distribuir as pontinhas regularmente pelo a plator e não é necessário ser milimetricamente preciso só basta não deixas as pontas muito próxima uma da outra !!!
    Pois é Lima, é uma conclusão que chegamos. Mas que é uma coisa curiosa isso é! Por que usaram esse número de dentes em vez de um número divisível, pra simplificar? Acho que os engenheiros tinha tomado muito saque quando projetaram essa embreagem. O fato é que alem disso a Yamaha continuou com esse conjunto na YBR não é verdade? Sabe lá se ainda não usa nas Factor novas tambem...

    Aliás me surgiu uma luz! Vou procurar os manuais de serviço dessas motos, quem sabe alguma indica essa montagem. Só por curiosidade mesmo!

  4. #4
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Posts
    473
    dependendo do numero de discos é possivel o equilibrio perfeito!!
    por exemplo, se fossem 5 discos (tambem deve ser primo):

    nos dentes 1,6,12,13,19!!

  5. #5
    Motociclista
    Data de Ingresso
    May 2007
    Localização
    Toledo Pr
    Idade
    42
    Posts
    937
    Pois é Magrão, sei que o certo é montá-los separados exatamente, mas se eu te disser que já montei eles de qualquer jeito de propósito mais de uma vez e fiquei procurando diferença no funcionamento e não achei nada! eu imagino que essas pontinhas sirvam pra ajudar a descolar os discos no acionamento, mas não notei diferença nenhuma!
    [img width=234 height=130]http://i17.photobucket.com/albums/b65/guidewes/TITANMOTOS2-1.jpg[/img]

  6. #6
    Motociclista experiente Avatar de Zanca
    Data de Ingresso
    Aug 2005
    Localização
    Salto/SP
    Idade
    42
    Posts
    2.588
    tem essa ainda, mas isso não funciona para as CGs né pois troquei uma vez de uma cg e não notei nada disso desmontei e montei o conjunto sem olhar nada, cabaço tbem kkkkk
    Atual CG Titan 1998 "Azul Abrolhos" a famosa roxinha

    ex CG Titan 2004 Vermelha
    ex Hunter 125 2005 Vermelha
    ex Twister 2007 Preta

 

 

Tópicos Similares

  1. Quem encara este enigma?
    Por Maxmiliano no fórum Área de debate
    Respostas: 25
    Último Post: 16-05-13, 13:28
  2. Decifre o enigma e ganhe uma viagem a Tóquio....
    Por Guigo no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 11
    Último Post: 12-06-07, 17:35
  3. O enigma de Tó
    Por Fran no fórum Boteco da Esquina
    Respostas: 13
    Último Post: 28-03-06, 10:08

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •