Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 15 de 16
  1. #1
    Usuário de motoneta Avatar de Vailson_Silva
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Localização
    Luís Eduardo Magalhães - BA
    Idade
    32
    Posts
    146

    Lightbulb Dicas para pilotar em areia com moto de passeio?

    Fala galera PN. Venho aqui humildemente, pedir dicas para os mais experientes de como pilotar uma moto em estradas de muita areia, ou mesmo ovir relatos des sua experiencia nesse tipo de terreno, tipo em que velocidade devemos pilotar mais ou menos, em que marcha, modo de usar os freios, etc. Pergunto isso por anda em uma fan 150, e algumas vezes vou acampar e acabo pegando um pedaço de estrada só de areia, e já tombei a moto duas vezes com minha namorada na garupa. Sei que essas motos não são próprias pra isso, mas não é todo mundo de dispõem de uma moto pra pegar estrada e outra pra fazer trilha. Agradeço desde já a contribuição de todos...

  2. #2
    Motociclista Avatar de somniu
    Data de Ingresso
    Oct 2011
    Localização
    SP
    Idade
    33
    Posts
    555
    as vezes pego um trecho aqui que tem bastante areia.. nunca cai.. mais já cheguei no quase.. pelo que percebi, se vc não tem um pneu adequado, o ideal é passar devagar e evitar de inclinar o corpo.. agora se for decida esquece.. quase certeza de ir pro chão
    -----------------------------------------
    Honda Titan EX 2014
    Yamaha XT 225 2001

  3. #3
    Motociclista Avatar de romanex
    Data de Ingresso
    Feb 2010
    Localização
    Carapicuíba
    Idade
    57
    Posts
    1.177
    Murchar os pneus (deixar com pouca calibragem) é uma técnica usada tanto por carros como motos para evitar o atolamento na areia...quando voltar a pista normal, você deve calibrar os pneus de novo...além de ser adequado uma boa limpeza da corrente após o uso em areia, pois senão a relação vai sofrer as consequências....
    http://2.bp.blogspot.com/-VXA60br7_KM/UgUHrODc6vI/AAAAAAAA-d0/lTT3jpFzSNk/s1600/Russian_Truck_Driver.gif

  4. #4
    Viajante experiente Avatar de magrao tk
    Data de Ingresso
    Mar 2008
    Localização
    Taquari - RS
    Idade
    44
    Posts
    9.855
    Citação Postado originalmente por romanex Ver Post
    Murchar os pneus (deixar com pouca calibragem) é uma técnica usada tanto por carros como motos para evitar o atolamento na areia...quando voltar a pista normal, você deve calibrar os pneus de novo...além de ser adequado uma boa limpeza da corrente após o uso em areia, pois senão a relação vai sofrer as consequências....
    Ia dizer isso, e usar uma rpm um pouco mais alta, tipo deixar a moto numa faixa de giro o mais próximo da faixa de torque máximo da moto, andando com o motor mais ''cheio'' e com uma marcha mais baixa. Não sei se serve de comparação, mas no barro eu faço isso.

  5. #5
    Usuário de motoneta Avatar de Vailson_Silva
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Localização
    Luís Eduardo Magalhães - BA
    Idade
    32
    Posts
    146
    Citação Postado originalmente por magrao tk Ver Post
    Ia dizer isso, e usar uma rpm um pouco mais alta, tipo deixar a moto numa faixa de giro o mais próximo da faixa de torque máximo da moto, andando com o motor mais ''cheio'' e com uma marcha mais baixa. Não sei se serve de comparação, mas no barro eu faço isso.
    Quando o areiam é brabo mesmo eu não tenho escolha, coloco na primeira marcha boto o pé no chão e vou acelerando até sair. E mesmo assim a moto ainda derrapa, o fada é que o cara força o motor pra *******. As duas vezes que tombei foi por simplesmente frear a moto na areia, tipo eu acabo ficando com medo e vou reduzindo a velocidade ai o pneu dianteiro acaba derrapando e a moto cai por cima de mim, dizem que nesses trecho o bom é vc passar bem rápido pra moto não derrapa, mas não tenho toda essa confiança então freio e é chão na hora...

  6. #6
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Posts
    473
    firmeza no guidon.. vc sente a moto com um desejo incontrolavel de cair, mas persistindo ela se comporta.. quem ceder primeiro (moto caindo x piloto equilibrando) perde a disputa!!

  7. #7
    Motociclista Avatar de dbastos
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Salvador - Ba
    Idade
    37
    Posts
    692
    Já tive a oportunidade de pegar um trecho com muita areia para chegar numa cachoeira, estava de garupa e ainda por cima o pneu que eu estava usando era o michelin piloty sport, imagine o quanto a moto derrapou? cheguei a cair pro lado, mas como estava bem devagar nem eu nem minha esposa tivemos nada, foi tranquilo e até engraçado! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    tinha momentos que dava pra ir numa certa velocidade (comparando com a velocidade que dava para manter naquele terreno, ou seja, nada de mais) e a moto ia jogando pro lado e pro outro, era massa! Levei varias porradas da patroa por isso!

    Mas tive varios momentos de quase queda, e a maioria deles era quando freiava, a dianteira se perdia muito facil, derrapava demais. Tem que ter cuidado, freiar de forma mais suave e progressiva por assim dizer, não pode se afobar e freiar de vez. E sempre ter o cuidade de limpar a transmissão depois.

  8. #8
    Usuário de motoneta Avatar de Vailson_Silva
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Localização
    Luís Eduardo Magalhães - BA
    Idade
    32
    Posts
    146
    Citação Postado originalmente por dbastos Ver Post
    Já tive a oportunidade de pegar um trecho com muita areia para chegar numa cachoeira, estava de garupa e ainda por cima o pneu que eu estava usando era o michelin piloty sport, imagine o quanto a moto derrapou? cheguei a cair pro lado, mas como estava bem devagar nem eu nem minha esposa tivemos nada, foi tranquilo e até engraçado! kkkkkkkkkkkkkkkkk

    tinha momentos que dava pra ir numa certa velocidade (comparando com a velocidade que dava para manter naquele terreno, ou seja, nada de mais) e a moto ia jogando pro lado e pro outro, era massa! Levei varias porradas da patroa por isso!

    Mas tive varios momentos de quase queda, e a maioria deles era quando freiava, a dianteira se perdia muito facil, derrapava demais. Tem que ter cuidado, freiar de forma mais suave e progressiva por assim dizer, não pode se afobar e freiar de vez. E sempre ter o cuidade de limpar a transmissão depois.

    kkkk, de certa forma é até hilario pois não são quedas feias, são tombos e como é areia, acaba não machucando muito. Levei dois tombos fazendo um percurso para o rio de minha cidade, eu cai simplesmente por pressionar o freio dianteiro, o ruim era a namorada na garupa que quando via que a moto ia cair se jogava, hehe agora imagina a preocupação com ela? o pior é que um olhava pro outro e começava a rir, kkk mas o pior mesmo era tentar levantar a moto com as mão tremendo pelo susto da queda. kkk era um sacrificou.

  9. #9
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Sep 2012
    Idade
    43
    Posts
    413
    Marcha baixa, giro alto e sangue no olho! kkkkk
    Mantenha o pulso firme e a aceleração constante, que a moto rebola mais não cai.
    Jamais use o freio dianteiro, e se puder também evite de usar o traseiro.

  10. #10
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Acho que o pessoal ja disse quase tudo. Andar com garupa na areia é complicado mesmo, isso porque a atitude basica para andar nesse tipo de terreno torna-se inviavel, que é ficar em pé nas pedaleiras. Então o negocio é murchar os pneus, usar marcha baixa e giro alto, e manter a estabilidade firmando o tanque com os joelhos. Ainda que não seja possivel levantar, tente trasferir um pouco mais de peso para as pedaleiras, issi baixa o centro de gravidade e facilita o controle.

    E uma unica dica contraditoria, normalmente a idéia é entrar forte nos atoleiros, mas com garupa as coisas mudam um pouco, entre com giro alto, mas em primeira marcha mesmo, o comportamento da moto com garupa já não é bim nessas situações, e o comportamento de uma garupa inexperiente no fora de estrada é ainda menos previsivel. Então vai mais na calma, antes atolar que cair, eheh...



    Outra coisa, no offroad esqueça o freio dianteiro, ele até pode ser usado em situações expecíficas, mas para o motociclista medio, como a maioria de nós, freio dianteiro na areia é tombo quase certo.
    Última edição por irai; 25-09-13 às 12:58.

  11. #11
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Mar 2012
    Idade
    30
    Posts
    1.406
    Pisa na pedaleira(externa à curva que vc for fazer, por exemplo, uma curva pra direita, tu pisa com força, fazer uma pressão, na pedaleira esquerda, ok?) com força na hora da curva e fica com o corpo mais ereto possível, inclinando somente a moto na hora da curva..
    e pra frenar é só usar mais o freio traseiro e menos o dianteiro, mas tem que ser usado também, mas com cuidado.. Se vc não tem muita prática é melhor nem usar o dianteiro, mas o ideal é usar os dois, numa proporção de +- 30/40% o dianteiro e +- 60/70 % o traseiro.. Se for descer alguma descida de areia, coloque a primeira marcha(o freio motor vai se encarregar da roda traseira nao travar) e pise de LEVE no freio traseiro, e vá controlando a velocidade na descida com o freio dianteiro.. NUNCA use a embreagem para descer.. E pra subir um morro de areia, não fique com o giro tão alto, pois a chance da roda destracionar é grande, use um giro um POUCO alto pra moto não perder força..
    OBS: Se estiver com garupa use menos o freio dianteiro e mais o traseiro..
    Última edição por Carlos Henrique; 25-09-13 às 13:12.

  12. #12
    Piloto de moto Avatar de emerson merighi
    Data de Ingresso
    Nov 2012
    Localização
    joao pessoa
    Posts
    3.182
    bom, eu ja peguei areia com minha moto pesada e com muie na garupa pra fazer um passeio numa lagoa la.....enfim, nao volto na lagoa mais nao ..so se for de carro mesmo....areia com moto e garantia de receita ruim .....a nao ser que vc esteja pra fazer trilha com moto apropriada, macacao etc..
    Emerson Merighi email: [email protected] motos atuais: Gsx1300R/ Vstrom650A / GSX650F.

  13. #13
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    bah Emerson, tu provavelmente foi com a Busa, né? Acho que não existe moto pior pra areia, talvéz uma Road King, eheh... Certeza que com a GS passaria menos trabalho. A CG encara bem umas aventuras, da pra meter no areião sem muito receio.

  14. #14
    Motociclista Avatar de augustothalison
    Data de Ingresso
    Oct 2012
    Idade
    30
    Posts
    502
    Citação Postado originalmente por Vailson_Silva Ver Post
    Fala galera PN. Venho aqui humildemente, pedir dicas para os mais experientes de como pilotar uma moto em estradas de muita areia, ou mesmo ovir relatos des sua experiencia nesse tipo de terreno, tipo em que velocidade devemos pilotar mais ou menos, em que marcha, modo de usar os freios, etc. Pergunto isso por anda em uma fan 150, e algumas vezes vou acampar e acabo pegando um pedaço de estrada só de areia, e já tombei a moto duas vezes com minha namorada na garupa. Sei que essas motos não são próprias pra isso, mas não é todo mundo de dispõem de uma moto pra pegar estrada e outra pra fazer trilha. Agradeço desde já a contribuição de todos...

    Cara é o seguinte, as veses aos fins de semana vou pra uma pousada um pouco longe daqui da minha casa, pego uns 15 km de BR e 11 de estrada de chão muito arenosa com muitas subidas e descidas e curvas, como pego a BR fica meio ruim de baixar a calibragem da moto então tenho que resolver tudo na base do braço mesmo e dos pés AUHAUAHUHA, nunca jamais neves necaas!!! torça o guidon quando estiver rapido muuuito menos incline a moto em curvas, mantenha uma velocidade constante não muito rapida nem muito lenta, quando voce esta lento é mais facil de cair! isso em terrenos pouco arenosos quando for passar pelo areião meeesmo, ai a unica saida é baixar a velocidade e passar de boa se passar rapido de mais com uma moto street é chão meesmo! não tem jeito, pra isso voce tem que conhecer o trecho por onde esta indo né... eu quando vou pra la na maioria do tempo consigo manter 70 a 80km/h alguns poucos trechos consigo até mais! se estiver sozinho, com garupa nem adianta pois se precisar frear o peso da moto não vai deixar... no mais é isso amigo, firme o braço e não exite em colocar os pés no chão de precisar! por isso use tenis! e sempre a viseira é claro, um dia desses fui pra la sem viseira e tomei um cisco no olho e perdi o controle da moto e fui para o chããão daquele jeeeito!
    A velocidade que emociona é a mesma que mata.

  15. #15
    Super Piloto Avatar de DOUGLAS 00
    Data de Ingresso
    Nov 2006
    Localização
    Santa Cruz do Sul, RS
    Idade
    41
    Posts
    6.508
    Eu numa viagem que fiz a praia, pegava todo dia um trecho com areia fofa... não cai, mas foi por pouco.


    O bonito disso é ver os "nativos" dando lhe pau com as Cgzinha, mas a Strada (com os pneus esportivos) sofria demais e se apertasse o ritmo, atravessava.

    As dicas que o pessoal deu ai são essas mesmo. Mas eu, podendo evitar areia fofa, o evitarei com certeza...
    Moto é uma doença. Depois que se contrae, se passa a vida com ela ou se morre dela.
    Visite o blog Garagem Cafe Racer e conheça mais sobre o mundo das Cafe Racers.

 

 

Tópicos Similares

  1. Pilotar em locais que tenha muita areia!
    Por Sport 150 no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 22-04-13, 20:20
  2. Top,10:Dicas,para,pilotar,no,frio,(MSN)
    Por Rodolfo Henrique no fórum Área de debate
    Respostas: 26
    Último Post: 20-07-12, 12:54
  3. Pilotar moto faz bem para o cérebro e rejuvenesce
    Por Alan Ranieri no fórum Área de debate
    Respostas: 12
    Último Post: 30-06-09, 14:57
  4. Dicas para o próximo passeio !! Galera do Rio de Janeiro-RJ
    Por paulinho-rj no fórum Encontros, Festas e Viagens
    Respostas: 25
    Último Post: 03-10-05, 20:23

Tags para este Tópico

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •