Como todas as dicas padrão foram dadas e seguidas, sem um resultado satisfatório... vou apelar pra sugestão gambitécnica.

Acaso tu seja do estilo Professor Pardal, ou conheça alguem bom nessas paradas, vai uma sugestão:

Se a tua moto for assim como a da foto, tu pode tentar fazer essa peça circulada em vermelho um pouco mais comprida, acho que 1 a 1,5 cm maior já de uma bela melhora! Pode ou comprar um pedal comum e refazer o pino, ou serrar esse bracinho soldando um ferro nessa medida que sugeri entre as 2 metades, assim vai manter os 2 encaixes originais.

[IMG][/IMG]


Fiz isso na minha velha RX125, o cambio tambem era muito duro, aí nesse caso foi mais complicado, pois ela era de pedal comum, fiz toda essa articulação.
[IMG][/IMG]

[IMG][/IMG]






O princípio da coisa é simples: se o braço que impulsiona for mais curto que o impulsionado tem um efeito de alavanca. A consequencia é que vai ser mais leve pra acionar... em compensação o movimento do pedal vai ficar maior.

Se a sua alavanca de cambio tiver movimento curto vai melhorar nesse quesito tambem! Mas se tu já achar meio longo o curso do pedal, não recomendo pois vai ficar mais longo.