Fala rapaziada, tudo bem?
Meu primeiro contato com motocicleta está sendo com uma CGFan 125 ES 2009, e tenho aprendido muito com o fórum, e amigos.
Por se tratar de uma moto usada que esteve parada por muito tempo, assim que peguei troquei o óleo, filtro de ar, filtro de gasolina, vela e dei uma limpeza no carburador.
Logo no início quando liguei teve muita fumaça saindo do escape com forte cheiro de combustível. Fumaça e cheiro que forum reduzindo até um nível imperceptível.
Neste último fim de semana, ao passar em um borracheiro próximo para dar uma calibrada nos pneus resolvemos dar uma conferida no nível do óleo, que para minha surpresa estava praticamente na metade (não encostava medido de óleo!!)!!
Não havia me preocupado em olhar antes pois não completou nem 2 meses que eu troquei o óleo, e utilizo a moto no máximo 4x na semana e assim mesmo percursos curtos.
Pois bem, fomos então trocar novamente o óleo (motul) que estava completamente preto (acredito que tenha desempenhado a função de limpeza do motor), e tinha cerca da metade do que eu havia colocado na 1ª vez (coloquei 1l, e tinha cerca de 500ml).
Após a troca, vimos que a moto continua com o cheiro de queimado e a fumaça. Não tanto como ocorreu na primeira troca, porém ainda tem.
Estou pensando em levar para dar uma olhada no motor, porém tb não sei se isso pode ser resultado da troca do tipo de óleo, ou até mesmo por ela ter ficado muito tempo parada (cerca de 6 meses).
Obs.: não sei qual marca de óleo era utilizada. Na primeira vez troquei por um motul e nesta segunda novamente motul.
O que acham? Devo levar logo para olhar o motor ou monitorar este nível de óleo para saber se irá descer rápido tb?

Responder com Citação