Welcome guest, is this your first visit? Click the "Create Account" button now to join.

User Tag List

Resultados 1 a 14 de 14
  1. #1
    Novato Avatar de nielp103
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Idade
    40
    Posts
    26

    Lightbulb CG - Motul x Genuíno

    Fala rapaziada.
    Essa semana devido minha CG Fan ES 125 2009 estar queimando óleo, a levei em uma loja honda e o mecânico me orientou a não utilizar o óleo motul 3000 pois segundo ele, devido a viscosidade do produto, o mesmo é indicado para motos mais rodadas, visto que nas CG mais atuais (não lembro se de 2008 ou 2009 para cá) que estiverem com menos de 100mil km rodados, o óleo terá dificuldade em chegar em determinadas áreas do motor.

    O Manual orienta utilizar óleo 20w50 SF e este motul 3000 é 20w50 SJ (ou SL, não recordo), ou seja, teoricamente melhor do que o indicado pelo próprio fabricante.
    Alguém que trabalha na área sabe se esta orientação do mecânico procede?
    Sempre li que o Motul 3000 é superior ao genuíno da Honda, mas agora com o próprio funcionário da Honda falando isso fiquei em dúvida...

  2. #2
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Parana
    Posts
    4.860
    Acho um desperdício esse Motul para uma Fan 125, ainda mais que já está queimando óleo, melhor vc mandar fazer o motor e depois usar um óleo de valor mais condizente, há óleos mais baratos que fazem o mesmo serviço nela.
    Suzuki Intruder azul 2011, voltando a pilotar apos muitos anos

    Fiat Idea 2008 - Esse é da familia

  3. #3
    Novato Avatar de nielp103
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Idade
    40
    Posts
    26
    Halvaro, não entendi seu argumento.
    Por que desperdício?
    Devido baixo valor da moto não vale a pena cuidar do motor?!
    Se o óleo mais barato faz o mesmo serviço nela, fará em qualquer outra moto, não?!


    (foi realizado serviço na parte superior do motor, e ao me devolver o mecânico me passou tais instruções sobre óleo a ser utilizado).

    - - - Updated - - -

    Halvaro, não entendi seu argumento.
    Por que desperdício?
    Devido baixo valor da moto não vale a pena cuidar do motor?!
    Se o óleo mais barato faz o mesmo serviço nela, fará em qualquer outra moto, não?!


    (foi realizado serviço na parte superior do motor, e ao me devolver o mecânico me passou tais instruções sobre óleo a ser utilizado).

  4. #4
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Parana
    Posts
    4.860
    Citação Postado originalmente por nielp103 Ver Post
    Devido baixo valor da moto não vale a pena cuidar do motor?!
    Se o óleo mais barato faz o mesmo serviço nela, fará em qualquer outra moto, não?!
    Eu não escrevi isso, foi interpretação sua

    Milhões de proprietários de CG e outras similares cuidam, e muito bem de suas motocas com utizando outros óleos, seguindo
    a especificação do fabricante e com bom custo/be

    Os motores de diversas motos não são todos iguais em suas especificações, regime de rotação, complexidade, etc

    O tal oleo genuito Honda, é fake, é um óleo de um outro fabricante que eles estampam o nome Honda e vendem mais caro nas CC, mas tb é bom, uma vez
    que atende a especificação da moto.

    Da uma olhada que tem boas discussões aqui no forum sobre marcas de óleo.
    Última edição por halvaro; 31-10-13 às 15:24.
    Suzuki Intruder azul 2011, voltando a pilotar apos muitos anos

    Fiat Idea 2008 - Esse é da familia

  5. #5
    Iniciante Avatar de Catelan
    Data de Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    São Bernardo do Campo - SP
    Posts
    55
    A Honda fabrica óleo não né então isso é um óleo qualquer que leva o nome dela que nem Mobil que passou anos sendo recomendado por ela, o negocio é fazer seu motor porque não tem óleo mágico que vai resolver seu problema, e se não pode fazer usaria um mais barato mesmo até o conserto vai queimar mesmo.

  6. #6
    Novato Avatar de nielp103
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Idade
    40
    Posts
    26
    rsrsrs

    Acho que ninguém leu...
    Galera, o motor já foi feito.
    A questão é que APÓS ter feito o motor o mecânico me indicou utilizar óleo genuíno ao motul 3000 devido este último não alcançar determinados locais do motor por sua viscosidade, e como eu sempre leio que o motul é o melhor, vim aqui pegar opinião de vocês.

  7. #7
    Super Moderador Avatar de Stone
    Data de Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Guabiruba - SC
    Idade
    38
    Posts
    12.308
    Cara usa um lubrax ou um bardahl, ambos API SL, troca a cada 3 mil km, com isso você economiza dinheiro e seu motor vai funcionar perfeitamente igual ao motul ou genuíno, ou até melhor. Cuida bem do filtro de ar, ele é mais importante para a durabilidade do motor do que o óleo

  8. #8
    Motociclista experiente Avatar de irai
    Data de Ingresso
    Apr 2012
    Localização
    Tramandaí - RS
    Idade
    37
    Posts
    2.614
    Acho o Motul 3000 uma boa escolha, para trocar a cada 3.000Km ele não se torna caro, acho que até o 5100, semi-sintético é uma opção interessante, eu usava dele até ano passado, mas onde estou morando agora é difícil encontrar. Um exagero seria um usar um 7100 ou coisa assim. Nas últimas vezes que troquei usei um Lubrax de base sintética, o rodar se mantém macio por um bom tempo, assim como com o Motul, e ao contrario do que ocorre com um Mobil, com o qual a moto já parece meio áspera depois de uns 1.000Km, principalmente o câmbio.
    Última edição por irai; 31-10-13 às 20:28.

  9. #9
    Piloto de moto Avatar de Limabl
    Data de Ingresso
    Dec 2010
    Idade
    40
    Posts
    3.940
    Citação Postado originalmente por irai Ver Post
    Acho o Motul 3000 uma boa escolha, para trocar a cada 3.000Km ele não se torna caro, acho que até o 5100, semi-sintético é uma opção interessante, eu usava dele até ano passado, mas onde estou morando agora é difícil encontrar. Um exagero seria um usar um 7100 ou coisa assim. Nas últimas vezes que troquei usei um Lubrax de base sintética, o rodar se mantém macio por um bom tempo, assim como com o Motul, e ao contrario do que ocorre com um Mobil, com o qual a moto já parece meio áspera depois de uns 1.000Km, principalmente o câmbio.
    Mobil MX 15w50 semi-sintético API/SL é outra boa opção!!!


    Se você ainda não fez a sua moto, você é só um cara com dinheiro suficiente para comprar alguma coisa.
    Não é legal até que você tenha algo que ninguém mais tem, mesmo que seja apenas a sua combinação de peças.

  10. #10
    Motociclista Avatar de dbastos
    Data de Ingresso
    Jul 2011
    Localização
    Salvador - Ba
    Idade
    37
    Posts
    692
    Cara, to com o Stone, coloca lubrax Essencial.

    Esse motul 3000 sempre vejo vendendo por tão caro, sempre acima dos R$20,00. Mas o que justifica o preço? Tem algum diferencial que os demais não tem? Ou é só grife mesmo?

    Por que pelo menos na certificação API ele é SG, o lubrax essencial é SL (ou seja, mais avançado que o sg) e custa no máximo R$13,00 o lubrax, que inclusive é o que uso na intruder.

  11. #11
    Motociclista
    Data de Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    Niterói - RJ
    Idade
    46
    Posts
    884
    Citação Postado originalmente por Limabl Ver Post
    Mobil MX 15w50 semi-sintético API/SL é outra boa opção!!!
    Na Yes Clandestina eu uso ele. Aprovado.

  12. #12
    Piloto de moto
    Data de Ingresso
    May 2012
    Localização
    Parana
    Posts
    4.860
    Citação Postado originalmente por nielp103 Ver Post
    rsrsrs

    Acho que ninguém leu...
    Galera, o motor já foi feito.
    A questão é que APÓS ter feito o motor o mecânico me indicou utilizar óleo genuíno ao motul 3000 devido este último não alcançar determinados locais do motor por sua viscosidade, e como eu sempre leio que o motul é o melhor, vim aqui pegar opinião de vocês.
    É melhor em que, acho que já foi respondido acima que tem outros óleos muito bons para sua moto por preço menor, então eu não usaria nem o Motul e nem o "genuino"
    Suzuki Intruder azul 2011, voltando a pilotar apos muitos anos

    Fiat Idea 2008 - Esse é da familia

  13. #13
    Usuário de motoneta
    Data de Ingresso
    Nov 2011
    Posts
    473
    pra essa moto use qualquer oleo 20w50 (mineral por favor!!! cê não vai botá óleo sintetico nesse motor, véio!!) com maior API e menor preco possivel.. e nem precisa de certificacao jaso-ma com essa potencia...

    nao importa se foi feio um brunimento violento e houve alteração das medidas do cilindro.. o resto ta igual.. entao nao precisa afinar oleo nao..
    Última edição por nando correa; 01-11-13 às 13:03.

  14. #14
    Novato Avatar de nielp103
    Data de Ingresso
    Aug 2013
    Idade
    40
    Posts
    26
    Halvaro, li em outros sites/foruns que o desempenho do motor, e a conservação dos componentes com ele é melhor.
    No Rio encontro ele por R$ 20,00, e no meu caso que rodo pouco, pagar R$ 13 ou R$ 20 na troca de óleo a cada 3.000KM é indiferente. Quero melhor conservação/desempenho para a magrela.

    Na próxima vou fazer um teste com esse Lubrax.

 

 

Tópicos Similares

  1. Óleo Motul 3000 - Quem usa?
    Por Fohg no fórum Área de debate
    Respostas: 106
    Último Post: 06-11-11, 12:25
  2. Óleo Motul
    Por Anderson C. no fórum Área de debate
    Respostas: 2
    Último Post: 06-05-11, 13:42
  3. Motul para motor 150cc é recomendado?
    Por romuloddf no fórum Área de debate
    Respostas: 17
    Último Post: 25-04-11, 11:33
  4. Mobil, Genuíno ou Motul para Trilhas?
    Por tatocross no fórum Área de debate
    Respostas: 4
    Último Post: 22-03-11, 10:49
  5. Abandonei o MOBIL agora uso MOTUL
    Por Cyber no fórum Área de debate
    Respostas: 12
    Último Post: 15-02-07, 15:02

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •